(101) CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
Augusto César
Página inicial
20+
Solicitações
Mensagens
99+ Notificações
Atalhos de privacidade
Configurações da conta
Editar
CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
Publicado por Augusto César Ribeiro Vieira · 17 de novembro de 2014 às 13:04
CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
Veja SP
Veja RJ
Exame
Info
Contigo!
MdeMulher
Modaspot
Capricho
Revistas e sites
Assine
Clube
SAC
Grupo Abril
VEJA
Notícias
Temas
Vídeos
Fotos
Colunistas
Assine VEJA
Reinaldo Azevedo
Lauro Jardim
Augusto Nunes
Ricardo Setti
Fernanda Furquim
Todos os colunistas
Veja SP
Acervo Digital
VEJA International
/ Blogs e Colunistas
Assine o Feed RSS | Saiba o que é
Coluna do
Ricardo Setti
Este espaço pretende apresentar boas histórias e opinião independente. Não será neutro diante dos descalabros do Brasil e das dores do mundo, mas rejeitará qualquer compromisso com o azedume e o mau humor.
Home
Política & Cia
Vasto Mundo
Tema Livre
Bytes de Memória
Disseram
Música no Blog
Livros & Filmes
16/11/2014 às 19:00 \ Política & Cia
CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
O pivô da guerra: José Eduardo Cardozo acusou delegados da PF de parcialidade (Foto: Antônio Cruz/ABr)
Notas de Carlos Brickmann publicadas em diversos jornais neste domingo
Todos negarão o inegável, faz parte do jogo. Mas os desdobramentos da Operação Lava-Jato confirmam a guerra entre Poder Executivo e Polícia Federal.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusa delegados da PF que estão no comando da operação de ter apoiado o candidato oposicionista Aécio Neves, do PSDB, e feito comentários depreciativos sobre líderes políticos do PT – embora em perfis fechados, a que só têm acesso os membros do grupo, embora sem uso de equipamento público.
E mandou abrir sindicância sobre seu comportamento.
Bobagem: a Constituição garante a livre opinião e os delegados podem votar em quem quiserem, desde que isso não interfira em seu trabalho.
Mas o governo acha que há má-vontade do pessoal da Lava-Jato em relação a seus amigos e aliados. E já mobilizou suas tropas contra os federais: jornalistas, internautas, o mesmo grupo que martelou os adversários de Dilma durante a campanha, começaram ao mesmo tempo a bater nos novos adversários.
O objetivo é demonstrar a parcialidade dos delegados e, a partir daí, tentar anular a Lava-Jato, ou de pelo menos parte dela. Outra possibilidade é identificar a ação dos delegados com golpismo e organizações paramilitares, como o CCC, Comando de Caça aos Comunistas, que existiu há pouco mais de 40 anos.
Há profissionais especializados em character assassination tentando montar dossiês não apenas dos delegados, mas também do juiz federal Sérgio Moro, que cuida do caso Lava-Jato.
E há a luta por posições no novo mandato de Dilma. Mas essa é outra história.
Anula mas não anula
Vamos admitir que, por algum motivo, toda a Operação Lava-Jato seja anulada e sepultada, que os detidos sejam soltos com os respectivos pedidos de desculpas, que o juiz Moro e os delegados da Polícia Federal sejam transferidos para posições em que deixem de causar incômodos. E daí?
Daí, nada. Há investigações internacionais sobre a administração da Petrobras; e essas investigações, se concluírem pela existência de irregularidades, podem levar a consequências graves para a empresa e seus dirigentes. A Petrobras é negociada na Bolsa de Nova York. Quem compra seus papéis tem direito a dividendos e aposta na valorização do investimento.
Se algum desvio for comprovado, os dividendos não terão atingido o valor que deveriam atingir; e a valorização dos papéis certamente não será a mesma. Isso pode levar à proibição de negociar na Bolsa nova-iorquina e a ações de investidores que se julgarem lesados. E lá não há MAV, o Movimento de Arregimentação Virtual petista, pressionando os adversários do governo.
O lance inicial
Nos países de Primeiro Mundo o controle da circulação de dinheiro é rígido, originalmente para dificultar o financiamento de organizações terroristas. Mas vai mais longe, para punir empresas que, em outros países, adotem práticas proibidas na matriz, como suborno, propina, etc.
Por isso uma empresa da Holanda, a SBM Offshore, acaba de ser multada em US$ 240 milhões por pagar propinas em três países, o Brasil, a Guiné Equatorial e Angola (segundo a Procuradoria holandesa, os subornos no Brasil alcançaram US$ 139 milhões entre 2007 e 2011). A SBM Offshore, que confirmou os pagamentos e concordou com a multa, opera com plataformas de petróleo. No Brasil, aluga plataformas à Petrobras.
Tags: Aécio Neves, Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, Operação Lava-Jato, Petrobras, SBM Offshore
Share on Tumblr
Links Patrocinados
KIT Alarme Residencial
Desconto Exclusivo Online. Monitoramento 24H + Garantia!
www.alarme-casa.com
Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
Nome (obrigatório)
Email (não será publicado) (obrigatório)
14 Comentários
Erasmo Moraes Oliveira -
17/11/2014 às 12:33
O Problema é chegar as Supremas Cortes , lá tudo se arranja , até cumprir pena em casa , antes de Devolver o que foi DESVIADO .
domenico -
17/11/2014 às 10:29
Ora, ora, o PT sempre está querendo tapar o sol com a peneira, mas se esquece que um dia a casa cai ! Fora, PT ! Os 51 milhões de brasileiros, estão de olhos bem abertos e não vão permitir mais tantas roubalheiras e imoralidades no Brasil !
Alex Wie -
17/11/2014 às 10:29
A PF tem que lutar muito, pois a policia Ptralha a NKVD, está marcando em cima
Toninho Malvadeza -
17/11/2014 às 10:12
O PT ainda não percebeu que,quanto mais fustiga a PF,mais eles tem seus podres descobertos.
Aquele “jornalista” que a Meire Posa denunciou,que o diga…
Ismael Pescarini -
17/11/2014 às 9:54
O Brickman colocou algo muito relevante, e que vem no mesmo sentido do que disse Gilmar Mendes: a possibilidade do aparelhamento do Estado pelo PT e da destruição de nossas instituições ter chegado a tal ponto que já estejamos no limiar de um regime semi ditatorial. Que iremos fazer? ir às ruas, enfrentar elementos do MTST armados em motocicletas, como na Venezuela, ou mandar um abaixo assinado para o Obama?
Se comprovadamente uma parte do Congresso está vendida, desde o mensalão, e uma parte do STF está politicamente comprometida com um projeto de poder e não de país, acho que só resta mesmo as forças armadas. Só nesse caso eu seria a favor do restabelecimento da ordem pública no país. Lamentável, mas será isso ou ver nossa democracia ser assassinada covardemente pelas costas e não fazer nada.
Hanah -
17/11/2014 às 9:42
Mas a polícia ñ precisa ser imparcial somente o juiz
XPanzé -
17/11/2014 às 7:51
Idiota ele não é. Então…
Ronaldo Braga -
17/11/2014 às 7:24
roubar e roubar e roubar e…roubar. ISTO É PT
Alguns ministros sabem que são medíocres e como bons medíocres ficam em seus cantos, e em silêncio ganham seus dinheiros e esperam o tempo passar, mas alguns se acham gênios e se não me engano Walter Benjamim, disse que o pior mal do século 21, seria o fato do medíocre, não ter mais vergonha de ser medíocre, pelo contrário, sentir orgulho de sua mediocridade e considerar a mediocridade uma glória.
Cardozo é não somente um medíocre é também uma pessoa sem nenhum respeito à verdade e que tem como pratica maltratar a verdade e a democracia, contra o PT qualquer prova não é prova o suficiente, contra a oposição qualquer documento anônimo é prova cabal e sem erros. Cardozo merece mais é uma camisa de força e uma platéia de surdos, pois o que ele fala ofende a inteligência, ofende a democracia, e ofende aos trabalhadores que não se deixam dominar por ideias confusas e idiotas, que tem como objetivo exclusivamente a exploração, a escravização dos trabalhadores.
O PT é um partido de nanicos mentais e de gente que pelo crime chega longe, mas o longe deles vai a cada dia se encurtando e mais dia ou menos dia ele terão o que merece: cadeia e ostracismo.
http://www.ronaldobragas.blogspot.com
R.B.Santana
Rafael Rodrigues -
16/11/2014 às 20:02
A coisa mais impressionante é que a Dilma não parece estar nem aí com tudo isso. E o PT já está pressionando o ministro Gilmar Mendes para soltar o processo sobre o financiamento privado em capanhas eleitorais. Eles são profissionais mesmo!
Sinn-Klyss -
16/11/2014 às 19:25
A Corrupta e o PilanTra jamais podiam estar no governo neste momento. O séquito daninho e criminoso que se mexe no meio da Sociedade Brasileira, comandado pelo chefeta-mor da corrupção e por sua boneca assassina.
Está a Mentirosa hedionda a dizer que o país não será o mesmo depois do Petrolão, e não será; pois antes vinham matando pessoas justas que não se curvaram à patifaria de apodrecimento da Sociedade Brasileira, mas agora é a hora do Desenlace.
É incrível que o tráfico junto com o pT esteja acuando pessoas até no modo de vestir para difamá-las como “com falta de respeito”; o tráfico que fomenta tudo que é bizonhamente sem escrúpulo, nocivo, e põe bem à mostra na frente de todos, o pT faz a mesma coisa ‘politicamente’, mas na hora de se postarem como “protetores” dos bairros, jogam o tal “respeito” em cima de quem querem destruir. E o mais sórdido é que contam com a falsidade que reina no meio dos evangélicos, pois contam com a manipulação da bancada podre de pastutos patifes para engendrar a destruição de pessoas que não se deixam escravizar.
Mas tudo está inevitavelmente traçado, e a erva daninha cresceu demais no meio social, e não há como deixar de cuidar rápido do canteiro; e o canteiro é o Brasil.
Teresa -
16/11/2014 às 19:21
Dessa quadrilha a gente espera tudo. Não duvido que consigam quebrar o sigilo da urna onde há o voto do juiz para dizer que ele não votou na Dilma, portanto, a operação está sob suspeita.E portanto, tem de ser anulada…
VALTER ORTEGA -
16/11/2014 às 19:20
Nosso Brasil agora já faz parte de um novo clube em termos internacionais “” CLUBE DO SUBORNO E PROPINA””, e assim damos os parabéns aos nossos mandatários maiores ===LULA e DILMA====
Ronaldo Força -
16/11/2014 às 19:19
E este cidadão pleiteia cargo no TSF. Quer encobri ronque está na boca do povo -a corrução na Petrobras e a résponsabilidade de Lulai e Dilma.
Isaias -
16/11/2014 às 19:17
Como disse o senador Aécio Neves, o petrolão já tem vida própria e não depende de situação ou oposição. O PT criou um monstro indomável.
Política & Cia
Lula e Dilma sabiam da roubalheira na Petrobras, diz o “Estadão” em editorial. Como VEJA publicou há 20 dias, aliás
Política & Cia
O mercado se agita, o dólar dispara, os investimentos param, o terremoto do Petrolão se acentua: e Dilma, com passividade bovina, não consegue dizer quem conduzirá a economia como ministro da Fazenda
Política & Cia
As desconfianças sobre a lisura das eleições se devem ao absurdo de fazer o país inteiro esperar pelos resultados do Amazonas e do Acre. Enquanto isso, só Toffoli, presidente do TSE, e apenas 22 funcionários da Justiça Eleitoral sabiam o que se passava. É esse tipo de coisa que não pode mais ocorrer! E há, sim, formas de evitar a barbaridade
Política & Cia
CESAR MAIA: Como criar um ministério “sombra”, da oposição, que fiscalize (bem) o governo
Política & Cia
Um monte de ministros já entregou o cargo a Dilma. E “Gilbertinho”? O espião de Lula não larga o osso… mas critica Dilma, sem fazer a “autocrítica” de que a esquerda tanto gosta
Política & Cia
PERGUNTAR NÃO OFENDE: Quer dizer, então, que o presidente Aécio Neves já começou a bagunçar os bancos públicos? Bem que a Dilma avisou…
Enquete
Em relação ao escândalo de roubalheira descoberto pela PF na Petrobras para alimentar o caixa de partidos da base do governo, você acha que:
• vai acabar como o mensalão -- punições, mas logo em seguida todo mundo em prisão domiciliar
• vai acabar, se tudo ficar comprovado, no impeachment de Dilma
• no final, não vai dar em nada
Ver resultado
Política & Cia
Petição à Casa Branca para que os EUA “ajudem” contra a “marcha para o comunismo bolivariano” no Brasil quer que os EUA resolvam problema que é dos brasileiros. E tem o sinal da vocação para capacho
Vasto Mundo
Miguel Otero, dono do último jornal de oposição da Venezuela: “O Brasil está caminhando rumo ao populismo autoritário, cujos líderes querem perpetuar-se no poder”
Política & Cia
TVEJA: Sabatinas no Senado de indicados ao Supremo pelo governo precisam deixar de ser uma comédia, digo eu a Augusto Nunes e Joice Hasselmann
Política & Cia
Em um país com o sistema de votação tão falho quanto o do Brasil, uma auditoria das urnas eletrônicas pode ser muito bem-vinda
Tema Livre
VÍDEOS INCRÍVEIS: o “Armani da roupa blindada” já blindou até batina de padre!
Tema Livre
AMENIZANDO SEU DIA: fotos da bela Flávia Alessandra — arma de sedução em massa
Vasto Mundo
O “não” dos escoceses à separação do Reino Unido impede o enfraquecimento de uma nação de bravos que é baluarte do Ocidente em tempos de barbárie
Tema Livre
MULHERES LINDAS — As musas das séries americanas de TV
Tema Livre
Um espanto: fotógrafa documenta diariamente um lanche do McDonald’s que, mais de QUATRO ANOS depois de comprado, ainda não se deteriorou
Vasto Mundo
Vejam as fotos de mulheres soldados de diversos países. É uma conquista, mas problemas e preconceitos continuam a existir
Tema Livre
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados
Ricardo Setti no
• Acompanhe a coluna
Política & Cia
TVEJA: O ministro Ayres Britto, que presidiu o julgamento do mensalão, analisa o Petrolão e diz que “vem aí um terremoto”
Tema Livre
Allianz Parque: a nova e majestosa casa do Palmeiras ganha vida
Vasto Mundo
VÍDEO ASSUSTADOR: O treinamento absurdo dos guarda-costas da elite norte-coreana
Política & Cia
SARDENBERG: Para 2015, Lula quer que Dilma faça na economia o que ele fez em 2003, ou seja, o contrário do que pratica a presidente
Política & Cia
A charge de SPONHOLZ: Até eles querem ser ministros
Tema Livre
Mesmo fora do período de seca, mais de 2 bilhões de pessoas dependem de água retirada de aquíferos para sobreviver — e as reservas podem estar acabando
Música no Blog
Para começar bem a tarde: gigantes do mundo da música prestam uma homenagem fenomenal a Paul McCartney
Vasto Mundo
Estado Islâmico: como os assassinos decapitadores se tornaram o grupo terrorista mais rico do mundo
Bytes de Memória
GAVETA DE PRESIDENTES: de como Collor, no debate decisivo com Lula, em 1989, evitou ficar com a mão estendida no ar para o adversário, sem ser cumprimentado
Tema Livre
ATENÇÃO, LEITORES: CONHEÇAM AS REGRAS DO BLOG PARA COMENTÁRIOS
Últimas notícias
Francês aparece como um dos terroristas em vídeo de decapitações do EI
+ Lidas
115 causas que impedem um casal de engravidar
2Magoado por perder braçadeira para Neymar, Thiago Silva critica Dunga
3Procurador prevê delações de executivos: 'Se um abrir a boca, abre todo mundo'
4Lava Jato mudará o Brasil 'para sempre', afirma Dilma
5Lista: dez coisas para NÃO se fazer antes de morrer
Blogs e colunistas
Blog Reinaldo Azevedo
Coluna do Augusto Nunes
Disseram
"Prefiro atingir um rico de 70 anos. Não há motivo para tentar atingir esses moleques, porque elas não vão comprar nenhum dos produtos que anunciamos nas corridas. Se os marqueteiros estão mirando este público, talvez devessem anunciar na Disney."Bernie Ecclestone, dirigente da Fórmula 1, sobre o fato de o interesse dos jovens pela categoria estar diminuindo
(Confira outras frases e comente)
Arquivo
novembro 2014 S T Q Q S S D « out1234567891011121314151617181920212223 24252627282930
Mais comentados
BOLSONARO CANDIDATO A PRESIDENTE? É uma piada, mesmo. PIADA! (5285)
ESPECIAL PARA O BLOG -- Deputado Jair Bolsonaro explica porque quer ser candidato à Presidência: "Se este governo conseguir mais um mandato, o que de 'melhor' nos poderá acontecer será nos transformarmos numa Venezuela e, de pior, numa Cuba" (4487)
PEC-300: emenda que aumenta salário de PMs continua mobilizando deputados (1909)
ENQUETE: Se a eleição para presidente da República que ocorrerá em outubro de 2014 fosse agora, como você votaria? (1770)
Não, eu não me orgulho de ter tido um presidente semianalfabeto (1290)
Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados (1247)
QUE ABSURDO! A Câmara aprovou hoje um golpe de Estado! Nada menos do que isso! (1170)
Post do Leitor: Herança maldita e tragédia pessoal dos aposentados da Varig agora esbarra em não cumprimento de decisão da Justiça (694)
FORÇAS ARMADAS: Depoimentos dramáticos de militares mostram as razões de frustração com a carreira (684)
PERGUNTAR NÃO OFENDE: o que, afinal, significa o punho levantado de Dirceu, no momento de ir para o xadrez? DÊEM AQUI SUA OPINIÃO (666)
ELEIÇÕES: em São Paulo não se trata apenas de escolher um prefeito -- é preciso brecar um projeto hegemônico do PT que ameaça a democracia (595)
UM ESPANTO E UM ABSURDO: há um Centro de Difusão do Comunismo em uma importante Universidade federal -- pago com nosso dinheiro. O currículo inclui até "militância anticapitalista" (575)
Lula tem legado importante, mas deixa atrás uma herança maldita -- e já vai tarde (556)
MENSALÃO: Hoje é dia de LUTO. Supremo Tribunal comprova que as leis, no Brasil, estão pensadas e feitas para NÃO punir os poderosos (512)
Mais recentes
O interesse da Fórmula 1 não é nos jovens
A ditadura militar no Chile
Trabalho humanitário e política
FOTOS E VÍDEOS ESPANTOSOS: mais de 4 mil aparelhos no maior cemitério de aviões do mundo
CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
Tags
AlemanhaAécio NevesBarack ObamaBarcelonaBrasilCopa do MundocorrupçãoCâmara dos DeputadosDEMdemocraciaDilma RousseffditaduraEduardo Camposeleiçõeseleições 2014EspanhaEstados UnidosFernando CollorFernando HaddadFHCfutebolGeraldo AlckminHugo ChávezinflaçãoJoaquim BarbosaJosé DirceuJosé GenoinoJosé SarneyJosé SerraLulalulalatoMarina SilvamensalãooposiçãoPetrobrasPMDBPolícia FederalPSBPSDBPTRio de JaneiroSeleção BrasileiraSenadoSupremo Tribunal FederalSão Paulo
Serviços
Tablet
Android
Foursquare
Google+
RSS
Newsletter
Anuncie
Tempo
Cotações
iba clube
Assine
Assinaturas
Nome: Nasc.: E-mail: CEP: Apenas 8x R$ 64,50
Notícias
Brasil
Ciência
Economia
Educação
Entretenimento
Esporte
Mundo
Saúde
Vida Digital
RSS
Infográficos
As Listas de VEJA
Saber +
Na História
Em profundidade
Perguntas e Respostas
Conheça o país
Cronologia
Quem é Quem
Testes
Vídeos e Fotos
Vídeos
Galerias de fotos
Galerias de vídeos
Revistas
VEJA
Os livros mais vendidos
Edições especiais
Expediente
VEJA São Paulo
VEJA Rio
Comer e Beber
VEJA na Sala de Aula
Temas
Reportagens, vídeos,
infográficos e cronologia
de assuntos em
destaque no noticiário
Blogs e colunistas
Antonio Ribeiro, de Paris
Augusto Nunes, coluna
Caio Blinder, de Nova York
Felipe Moura Brasil, blog
Fernanda Furquim, séries de TV
Geraldo Samor, mercados
Isabela Boscov, cinema
Lauro Jardim, Radar on-line
Leonel Kaz, cultura
Lucia Mandel, dermatologia
Patrícia Villalba, Quanto Drama!
Paula Pimenta, Fazendo meu blog
Reinaldo Azevedo, blog
Ricardo Setti, coluna
Rodrigo Constantino, coluna
Sérgio Rodrigues,
livros e escritores
Cidades Sem Fronteiras,
Mariana Barros
Parceiros
Contas Abertas
Excelências
Blogs da redação
Impávido Colosso, infográficos
Viver Bem, saúde
VEJA nas Olimpíadas
Maquiavel, política
VEJA Acompanha
VEJA Meus Livros,
literatura
Dez Mais, variedades
Vida em Rede, internet
Acervo Digital, história
+ Tech, tecnologia
Sobre palavras,
Sérgio Rodrigues
Enquetes, opinião
Sobre Imagens, fotografia
Imperdível, variedades
Conversa em Rede, internet
Testes,
conhecimentos gerais
Serviços
Assine VEJA
iba
Busca
RSS
iPhone
Celular
Newsletter VEJA
Fale conosco
Para anunciar
Abril SAC
Aponte erros
Tempo
Cotações
Redes Sociais
Termo de uso
Política de
Privacidade
Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhas
CurtirCurtir · · Compartilhar
Principais comentários
1 compartilhamento
Escreva um comentário...
Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhashttp://veja.abril.com.br/.../2014/04/carlos_brickmann.jpg
veja.abril.com.br
Curtir · Responder · Remover visualização · Comentado por Augusto César Ribeiro Vieira · 4 min
Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhas O pivô da guerra: José Eduardo Cardozo acusou delegados da PF de parcialidade (Foto: Antônio Cruz/ABr) http://veja.abril.com.br/.../jose-eduardo-cardozo-Abr...
veja.abril.com.br
Curtir · Responder · Remover visualização · Comentado por Augusto César Ribeiro Vieira · 4 min · Editado
Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhashttp://veja.abril.com.br/.../carlos-brickmann-nasce-da.../
CARLOS BRICKMANN: Nasce da investigação do Petrolão uma guerra entre o governo e a Polícia Federal
O pivô da guerra: José Eduardo Cardozo acusou delegados da PF de...
veja.abril.com.br
Curtir · Responder · Remover visualização · Comentado por Augusto César Ribeiro Vieira · 5 min
Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhas
Notas de Anti-comunismo e Doutrinas Vermelhas
Todas as notas
Marcados
Editar
Marcados
Obter notas via RSS
Incorporar publicação
Pessoas que você talvez conheçaVer todas
Pessoas que você talvez conheça
Fábio Fábbio
4 amigos em comum
PatrocinadoCriar Anúncio
Patrocinado
Chegou Regenerate
www.onofre.com.br
9 anos de pesquisa. 5 patentes internacionais. Experimente a evolução do cuidado bucal.
Quer viajar mais?
itau.com.br
Peça o cartão TAM Itaucard e ganhe até 5.000 pontos multiplus no programa TAM Fidelidade.
SobreCriar AnúncioCriar PáginaDesenvolvedoresCarreirasPrivacidadeCookiesTermosAjuda
Facebook © 2014
Português (Brasil)
Bate-papo - (2)
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário