Caro(a) Senhor(a),
acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
Audiência: O amor de Deus não anula o sofrimento no mundo, mas nos ajuda a superá-lo
Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:
English
Español
Français
Italiano
Português
Facebook
Twitter
Youtube
RSS
Flickr
Agência Fides
L'Osservatore Romano
Sala de Imprensa
VIS
Rádio Vaticana
CTV
Palavras do Papa
Audiência: O amor de Deus não anula o sofrimento no mundo, mas nos ajuda a superá-lo
3
26
Imprimir
2013-01-30 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Quarta-feira é dia de Audiência Geral. Bento XVI recebeu milhares de fiéis e peregrinos na Sala Paulo VI e em sua catequese propôs novamente a oração do Credo, neste Ano da Fé.
Em especial, o Papa refletiu sobre a primeira e fundamental definição que o Credo nos apresenta de Deus: Ele é Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
Nem sempre é fácil falar hoje de paternidade, disse o Papa. Sobretudo no mundo ocidental, as famílias desagregadas, os compromissos de trabalho sempre mais exigentes, as preocupações e frequentemente a dificuldade de enquadrar as contas familiares, a invasão dos meios de comunicação de massa são alguns dos fatores que podem impedir uma relação serena e construtiva entre pais e filhos.
Muitas vezes a comunicação é difícil, falta confiança e a relação com a figura paterna pode se tornar problemática; e problemático se torna imaginar Deus como um pai, não tendo modelos adequados de referência. Quem teve a experiência de um pai demasiado autoritário e inflexível, ou indiferente e pouco afetuoso, ou até mesmo ausente, non é fácil pensar com serenidade a Deus como Pai e abandonar-se a Ele confiança.
Mas a revelação bíblica nos ajuda a compreender esta relação paterna. Deus é Pai porque nos escolheu e abençoou antes da criação do mundo; nos fez realmente seus filos em Jesus; porque acompanha nossa existência, dando-nos sua Palavra, seus ensimanentos, sua graça e seu Espírito, e porque podemos confiar em seu perdão quando erramos o caminho. Ele é um Pai bom, que não abandona, mas que ampara, ajuda e salva com uma fidelidade que supera infinitamente a dos homens. Ele nos deu seu Filho para que sejamos seus filhos e nos oferece o Espírito Santo para que possamos chamá-lo «Abbá, Pai».
"Mas poderíamos nos perguntar: como é possível pensar num Deus onipotente olhando para a Cruz de Cristo?", questiona o Papa.
Nós gostaríamos de uma onipotência divina segundo os nossos esquemas mentais e nossos desejos: um Deus "onipotente" que resolva os problemas, que nos evite qualquer dificuldade, que mude o andamento dos fatos e anule a dor.
Mas não é assim. Sua grandeza como Pai onipotente se manifiesta plenamente sobre a cruz gloriosa de seu Filho. Não é uma força arbitária que muda o rumo dos acontecimentos, mas que se expressa na misericórdia, no perdão, no incansável chamado à coversão e numa atitude de paciência, mansidão e amor.
No final da catequese, Bento XVI fez um resumo da mesma em várias línguas, entre as quais, o português:
Queridos irmãos e irmãs, ao recitar o credo, iniciamos com estas palavras: "Creio em Deus Pai todo-poderoso". Assim, a primeira definição fundamental da profissão de fé é que Deus é Pai. Neste sentido, se por um lado é difícil falar hoje de paternidade, devido a tantos fatores que impedem uma relação construtiva entre pais e filhos, por outro lado, a Revelação ao falar de Deus, nos ensina o que significa verdadeiramente ser pai. Deus é um Pai misericordioso, cujo amor é eterno, e que nos perdoa através do sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo, para nos conduzir à alegria plena, que brota de sermos feitos seus filhos adotivos pela ação do Espírito Santo. Contudo, como afirmar que Deus é um Pai todo-poderoso quando se experimenta a presença do mal e do sofrimento no mundo? A onipotência de Deus não é uma força arbitrária, mas sim a força do amor, que em Jesus Cristo, morto e ressuscitado, vence o ódio, o mal, o pecado e nos abre as portas da vida eterna.
Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! Saúdo de modo particular os brasileiros vindos do Rio de Janeiro e de Brasília. Fortalecidos com a certeza de que sois filhos de Deus, anunciai Cristo crucificado e ressuscitado a todas as pessoas com quem tenhais contato, dando testemunho d'Ele através do amor a Deus e ao próximo. E desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades.
(BF)
Compartilhar
NEWS.VA ARCHIVE
Fonte ALL FIDES OSSERVATORE-ROMANO PRESS-OFFICE VATICAN-INFORMATION-SERVICE VATICAN-RADIO CTV VATICAN-VA
Publish date Day 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Month Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Year 2011 2012 2013
TWITTER @PONTIFEX_PT
Todo ser humano é amado por Deus Pai. Que ninguém se sinta esquecido, pois o nome de cada um está escrito no Coração amoroso do Senhor.
Qual é o significado do domingo,dia do Senhor, para nós? É um dia para o descanso e para a família, mas em primeiro lugar é um dia para Deus
Muitos são hoje os ídolos falsos que se levantam. Os cristãos, se querem ser fiéis, não devem ter medo de seguir em contracorrente.
Que nos pede o Senhor para fazer pela unidade dos cristãos? Rezar com constância, praticar a justiça, amar a bondade e caminhar com Ele.
Se tivermos amor ao próximo, conseguiremos descobrir a face de Cristo no pobre, no indefeso, no doente e no atribulado.
VER TODOS OS TWEETS
EVENTOS DO VATICANO
29/01/2013
Presentazione Messaggio per Giornata Mondiale del Malato
Sala Stampa della Santa Sede, Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim 12:30 p.m.
30/01/2013
Audiencia general
Aula Paolo VI, Vaticano
iniciar 10:25 a.m. fim meio-dia
31/01/2013
Presentazione di Culture giovanili emergenti
Sala Stampa della Santa Sede, Vaticano
iniciar 11:30 a.m. fim 12:30 p.m.
EVENTOS DO VATICANO
L'OSSERVATORE ROMANO
Última edição
RÁDIO VATICANA
Vaticano
Bento XVI: comunhão em Cristo, exemplo para uma sociedade necessitada de reconciliação
Igreja
"Ajuda à Igreja que Sofre" recorda seu fundador, Pe. Werenfried van Straaten
Mundo
Boletim de Notícias
Listen
Mais lidos
Mais compartilhados
Consternado, Bento XVI consola famílias das vítimas em Santa Maria
Papa concederá indulgência plenária no Dia Mundial do Enfermo
Motu Proprio de Bento XVI: Seminários na Congregação para o Clero e a Catequese na Nova Evangelização
Recordado hoje 'Dia da Memória', às vítimas do holocausto nazista
Audiência: O amor de Deus não anula o sofrimento no mundo, mas nos ajuda a superá-lo
Bento XVI: comunhão em Cristo, exemplo para uma sociedade necessitada de reconciliação
Biblioteca dos Papas disponibiliza documentos online
Boletim de Notícias
A união entre os cristãos facilita a paz no Médio Oriente
JMJ Rio2013: o maior dos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos
SALA DE IMPRENSA
Boletim diário
Vatican Information Service
L'OSSERVATORE ROMANO
Últimas notícias
Arquivo Fotográfico
RÁDIO VATICANA
Últimas notícias
CENTRO TELEVISIVO VATICANO
Sobre CTV
A SANTA SÉ
www.vatican.va
AGÊNCIA FIDES
Últimas notícias
AO VIVO
Transmissão
SEGUIR NEWS.VA
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
NEWS.VA | © Copyright News.va & all Vatican media sources | Termos e condições | Contatos | Sobre nós
http://www.gloria.tv/?media=393253
Que Deus te abençoe,
Gloria.tv
Gloria Patri et Fílio et Spirítui Sancto. Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen CONSAGRADO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Banner
Marcadores
Jesus Início
addthis
Addrhis
Canal de Videos
Rio de Janeiro |
Santa Sé |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Curtir
Apoio
Immaculata mea
In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.
Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim
“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”
(Diário de Santa Faustina, n. 1037)
Nenhum comentário:
Postar um comentário