CREDO DOS APÓSTOLOS!
***********************
CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO,
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA !.
(010).-DEUS É AMOR !
Deus tem uma natureza pessoal e, portanto, também tem as Suas qualidades pessoais.
Certamente, o maior Atributo de Deus é o Seu Amor, que Ele exerceu para comI Seu Povo, Israel, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica :
218. – No decorrer da sua história, Israel pôde descobrir que Deus só tinha uma razão para Se lhe ter revelado e o ter escolhido, de entre topdos os povos, para ser o Seu povo : o Seu amor gratuito. E Israel compreendeu, graças aos seus profetas, que foi também por amor que Deus não deixou de o salvar e de lhe perdoar a sua infidelidade e os seus pecados.
Na sua primeira carta, S. João diz apenas :
-"Deus é amor:.(1.Jo.4,7).
E a Bíblia repetidamente o testemunha, dizendo que a vida íntima de Deus – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – é especialmente caracterizada pelo seu Amor natural.
O Filho é constantemente honrado pelo Pai que O enviou :
-"Agora a Minha alma está perturbada; e que direi Eu ? Pai, salva-Me desta hora ? Mas por causa disto é que cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do Céu que dizia : Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l'O".(Jo.12,27-28).
E João diz ainda para os que rejeitavam a Palavra de Deus :
-"Porque Eu não falei por Mim mesmo; o Pai que Me enviou, foi Quem determinou o que devo dizer e anunciar. Eu sei que o Seu mandamento é vida eterna. Portanto, as coisas que digo, digo-as como o Pai mas comunicou a Mim".(Jo.12,49-50).
O Pai diz bem alto :
-"Este é o Meu Filho muito amado no Qual pus toda a Minha complacência".(Mt.4,17).
E o Espírito Santo também glorifica a Jesus :
-"Quando vier o Espírito de Verdade, Ele guiar-vos-há para a verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, anunciar-vos-á o que há-de vir. Ele glorificar-Me-á, porque há-de receber do que é Meu, para vo-lo anunciar".(Jo.16,13-14).
E o Pai e o Filho enviam-nos o Espírito Santo para partilhar connosco o seu perfeito e mútuo amor :
-"A esperança não nos deixa confundidos, porque o Amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi concedido".(Rom.5,5).
Assim nós podemos compreender que as Pessoas da Santíssima Trindade, por causa do Seu Perfeito e Mútuo Amor, constantemente se exaltam e glorificam mutuamente.
O Amor de Deus deve ser compreendido na sua total dimensão.
O Amor de Deus não é apenas uma emoção ou um sentimento passageiros, não é um amor que permita uma injustiça sem arrependimento, um pecado ou uma rebelião sem punição.
O Amor de Misericórdia de Deus não contradiz ou condena a Sua justiça.
Para compreendermos o que é realmente o verdadeiro amor de Deus, devemos saber primeiro como Deus age com as Suas criaturas.
A Biblia fala constantemente no Amor de Deus :
-"É graças ao Senhor que não fomos aniquilados; sim, não se esgotou a Sua Misericórdia. Cada manhã ela se manifesta : é grande a Sua fidelidade. O Senhor é a minha herança, disse minha alma, por isso esperarei".(Lam.3,22-23).
Jesus mostra-nos que o Amor envolve e supõe a obediência, tal como Ele foi obediente à vontade de Seu Pai, aceitando a morte como a maior prova do Seu Amor por nós :
-"Nisto consiste o Seu amor : Não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados".(1 Jo.4,10).
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário