Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

    Dom Santoro se despede da Diocese de Petrópolis

    HomeRádio Vaticano
    Rádio Vaticano 16 dicembre 2011  
    Outras línguas  


         Home > Igreja > 22/11/2011 10.52.25
    A+ A- imprimir e-mail esta notícia Share on Facebook Tweet this Follow us on Twitter



    Dom Santoro se despede da Diocese de Petrópolis



    Petrópolis (RV) – O recém-nomeado Arcebispo de Taranto (Itália), Dom Filippo, através de um comunicado se despediu da Diocese de Petrópolis (RJ). Eis a íntegra da mensagem:

    Recebo com obediência e espírito de fé a nomeação do Santo Padre Bento XVI para a Arquidiocese de Taranto consciente de uma nova etapa que se abre na minha vida. Desde que me foi comunicada a notícia, fiquei com o coração agitado e apertado pelo fato de ter que interromper o caminho muito positivo que estamos percorrendo juntos desde o dia em que entrei na querida Diocese de Petrópolis, em 11 de julho de 2004.

    Na minha chegada recebi uma acolhida calorosa por parte dos padres, dos religiosos e religiosas, dos fiéis leigos e das autoridades das nossas cidades e do Estado do Rio de Janeiro. Conhecendo as pessoas e trabalhando com elas, cresceu a estima e a amizade e o compromisso comum para o bem da Igreja e do nosso povo. Em todas as minhas atividades me moveu o desejo de comunicar a beleza de Cristo que, vivo entre nós, transforma a vida. Isso se expressou no nosso Plano Pastoral de Conjunto que contribuiu a dar unidade à nossa Diocese e que inspirou todas as atividades pastorais. A grande Assembléia Diocesana deste ano, culminada em Teresópolis com a solene liturgia no ginásio "Pedrão", testemunha a unidade da nossa Igreja e sua vitalidade.

    Sinto muito em ter que deixar os nossos padres, religiosos, religiosas, diáconos, seminaristas, candidatos ao diaconato permanente e fiéis de todas as comunidades. Sinto desde já muita saudade em ter que deixar o Seminário Nossa Senhora do Amor Divino. Agradeço sinceramente pela colaboração que me foi dada, particularmente pelos padres, que permitiu desenvolver um projeto unitário e incentivar o espírito missionário desejado pela V Conferência do Episcopado Latino-americano de Aparecida. Sem a colaboração de todos isso não seria possível. Aproveito desta circunstancia para pedir perdão das minhas fraquezas e faltas que, porém não foram intencionais, mas fruto de limitações humanas.

    Grande parte do meu tempo e das minhas energias foi dada para a recuperação da Universidade Católica de Petrópolis, que encontrei sujeita a intervenção pública e que agora esta em pleno crescimento. Consegui recursos da Europa, fechei convênios com o Governo do Estado e do Município e conseguimos, entre outras conquistas, uma nova pós-graduação, em Direito. Agradeço os reitores, os professores e todos os meus colaboradores. Deixo a Universidade em boas mãos, com perspectivas animadoras.

    Neste ano de 2011, em janeiro, tivemos a catástrofe das chuvas na nossa Região Serrana. Nas várias cidades atingidas incentivei os nossos fiéis a se empenhar em favor dos flagelados e da reconstrução. Para dar continuidade ao trabalho do primeiro momento, formamos na Diocese uma entidade de atendimento aos desabrigados: a "Presença Samaritana". Em Petrópolis promovemos quatro audiências públicas para estimular continuamente as autoridades em vista de uma reconstrução humana e urbanística das áreas de risco da Cidade. Para dar continuidade a este trabalho nasceu a Frente Pro Petrópolis, composta por varia entidades da nossa sociedade que trabalham para o bem comum. Fico mais sereno sabendo que o trabalho começado está sendo continuado por pessoas sérias e comprometidas com o bem comum.

    Aos pés de Nossa Senhora do Amor Divino comecei o meu ministério de Bispo em Petrópolis e agora, deixando a Diocese, termino com a grande satisfação de ter instituído o nosso "Santuário Mariano" na Paróquia de Nossa Senhora. do Amor Divino em Corrêas. Renovando a oferta da vida a Maria quero terminar este meu serviço episcopal. Agradeço à Mãe de Deus pelo auxilio que constantemente me ofereceu durante estes anos e Ela ficará sempre ligada ao meu ministério.

    Ao seu amor de Mãe entrego a querida Diocese de Petrópolis, certo que a obediência ao Santo Padre e à Igreja, mesmo no sacrifício, é fonte de paz e de crescimento na fé para mim, para os meus colaboradores e todos aqueles que encontrei durante estes anos.

    Muito obrigado pela amizade que me ofereceram e rezem pela minha nova missão.
    Na certeza que a Diocese de Petrópolis tem um lugar cativo no meu coração, saúdo a todos com uma afetuosa bênção.

    + Filippo Santoro

    Petrópolis, 21 de novembro de 2011
    Festa da Apresentação de Nossa Senhora







    Igreja





    Quem somos Horário dos programas Escreva à redação Produção RV Outras línguas Santa Sé Cidade do Vaticano Celebrações litúrgicas do Papa

    All the contents on this site are copyrighted ©. Webmaster / Credits / informações legais / Publicidade



    --
    1.Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
    2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
    3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
    12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo