Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 8 de outubro de 2012

    A revelação de Deus a Adão e os mistérios do Egito e das civilizações desaparecidas (IV)


    Ciência confirma a Igreja


    Posted: 07 Oct 2012 01:30 AM PDT
    Busto do faraó Amenhotep IV (do Museu Egípcio, Cairo, exposto em Viena)
    Busto do faraó Akhenaton (chamado Amenhotep IV ou Amenófis).
    Do Museu Egípcio, Cairo, exposto em Viena.
    Continuação do post anterior

    A óptica dos antigos

    As investigações do Pe Moreux nas pirâmides deram resultados inesperados. O método empregado era rigoroso e os resultados sólidos.

    Porém, o sacerdote-astrônomo, como cientista que põe em sã dúvida os seus próprios achados, perguntava-se se não haveria uma outra explicação possível.

    Ele avançou os resultados de seus estudos a colegas especializados em outras faixas do saber. Uma dúvida o assaltava especialmente.

    Se os sacerdotes que construíram Quéfren, ou Grande Pirâmide, e se tinham um conhecimento tão avançado da esfera celeste, eles em qualquer caso, precisariam de instrumentos de observação para aplicar corretamente o seu saber na hora de erguer o monumento.

    Mas, o Pe Moreux não vira indícios da existência desse instrumental. Problema análogo, e tal vez mais cruciante, põe-se a respeito da astronomia dos caldeus, altamente desenvolvida: e os instrumentos de observação?

    Por certo, não pode se duvidar que os antigos conhecessem o vidro e a óptica. No seu tratado da Óptica, Ptolomeu inseriu uma Tábua de Refrações cujos números divergem pouco das tábuas modernas.

    Estátuas da Caldéia, British Museum
    Estátuas da Caldéia, British Museum, Londres
    No Cabinet des Médailles, em Paris, existe um selo que contém 15 figuras gravadas numa superfície circular de 7 milímetros, não sendo visíveis a olho nu.

    Cícero fala de uma Ilíada de Homero escrita num pergaminho leve que cabia numa casca de noz. Plinio, o historiador, menciona uma escultura em marfim representando uma quadriga "que uma mosca encobria com suas asas".

    As lupas de Cartago e Nínive

    A conclusão dos cientistas é que ao menos na Grécia e Roma, conhecia-se a propriedade amplificadora das lupas e a técnicas para fabricá-las.

    Em 1905, o Pe. Moreux foi designado pelo governo francês para estudar um eclipse total de Sol, visível desde Sfax, Tunísia. Ele aproveitou a ocasião para visitar um museu mantido pelos Padres Brancos e dirigido pelo Pe. Delattre.

    Pirâmides na cidade real de Meroe, Sudão
    Pirâmides na cidade real de Meroe, Sudão
    Diante de camafeus minúsculos da antiga Cartago, o Pe. Moreux perguntou a queima-roupa se não havia lupas no acervo do museu.

    O Pe. Delattre lhe apresentou várias, que atendiam às diversas exigências.

    O Pe. Moreux comunicou o achado a cientistas amigos e tomou uma surpresa.

    Já em 1852, Sir David Brewster, célebre físico inglês, tinha apresentado em Bedford, Inglaterra, uma lente descoberta em Nínive. Fabricada, portanto, em tempos bíblicos.

    As lentes achadas em Cartago e Nínive mostram um grau de tecnologia superior às usadas por Galileu Galilei ou por seu predecessor nas observações astronômicas, John Lippersey.

    Arquimedes utilizou no sitio de Siracusa espelhos côncavos que incendiavam os navios do inimigo Marcellus, concentrando a luz solar. Ptolomeu montou no século III a.C. um instrumento que permitia ver navios a grande distância.

    Grafito num muro do observatório de Meroe
    Grafito num muro do observatório de Meroe
    Os grafites do observatório de Meroe

    O professor John Garstang, de Liverpool, fez escavações na antiga cidade real de Meroe.

    Lá tirou à luz os fundamentos de um monumento que atentamente analisado revelou ser um observatório astronômico.

    Numa coluna estão inscritas as direções do Sol num período determinado do ano na latitude de Meroe.

    Nos muros há "grafites" que contem equações numéricas descrevendo fenômenos astronômicos acontecidos 200 anos antes da era cristã.

    Numa das muralhas encontra-se um desenho feito às pressas que representa a silhueta de dois personagens. Um deles parece ocupado em analisar a posição dos astros usando um instrumento que lembra fortemente nossos observatórios e seu instrumental azimutal.

    Os instrumentos então existiram.





    Na Antiguidade encontra-se sempre homens inteligentes e religiosos

    O Pe. Moreux registra uma contradição e tira uma conclusão relevante.

    A contradição consiste em que por um lado, se fazem todos os esforços para provar que o homem descende de um animal por via de evolução. Mas, de outro lado:
    "por mais longe que nós nos remontemos no passado, o homem nos aparece sempre com o mesmo grau de inteligência e religiosidade. (...) que homens entregues a si próprios, obrigados a lutar por sua supervivência material contra uma natureza hostil, tenham podido formar esses aldeamentos cujos restos nos vemos em volta das cavernas pré-históricas; que eles nos tenham deixado sinais de uma indústria e de uma ciência rudimentares, isso não prova absolutamente nada pro ou contra sua inteligência.".
    Pintura rupestre, Montes Akakus, Libia
    Pintura rupestre, Montes Akakus, Líbia
    As pinturas das cavernas mostram que entre seus freqüentadores havia artistas que competem com os modernos.

    Há desenhos que reproduzem com realismo e vivacidade impressionante a vida cotidiana.

    Tratou-se de artistas de notável talento. eram homens de altas qualidades, embora tal vez materialmente muito decaídos.

    "Então, de duas coisas uma: ou bem os homens ascenderam do estado selvagem até a civilização, ou bem nós estamos diante de linhagens degradadas", conclui o sacerdote cientista.

    "Todas as religiões ligadas ao Cristianismo, inclusive a religião judaica, ensinaram que o homem foi criado por Deus num estado de perfeição, portanto de avançada civilização (...) aparece como sendo mais natural considerar os homens da idade de pedra como autênticos decadentes do que acreditar que eles estejam ainda num estado selvagem primitivo".
    Estátua do faraó Ramsés II, Cairo
    Estátua do faraó Ramsés II, Cairo
    Falam nesse sentido também os trabalhos antropológicos na Polinesia (poderíamos nós no século XXI acrescentar os índios amazônicos).

    Os partidários da evolucão pretendem que as tribos da Nova-Guiné (ou da Amazônia) vivem num estado primordial.

    Mas, observa o Pe. Moreux, se hoje há homens que vivem como na pré-história, logo "a Idade de Pedra é de todas as épocas" e não uma fase da "evolução".

    "A Idade da Pedra" não se identifica com um período determinado do tempo, mas com um estado cultural, que normalmente se define com o termo "decadência".

    Decaídos de onde? Do quê?


    Continua no próximo post

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo