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    domingo, 7 de outubro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Fwd: [dv-catolico] Pedro é a pedra?

    ---------- Forwarded message ----------
    From: Claudinha <clau.md25@gmail.com>
    Date: Sun, 7 Oct 2012 17:06:23 -0300
    Subject: [dv-catolico] Pedro é a pedra?
    To: estudando_a_biblia@yahoogrupos.com.br

    http://www.veritatis.com.br/images/stories/apologetica/jesus_pedro_260_195.j
    pg
    É sabido que os cismáticos nutrem uma tenra aversão ao catolicismo romano,
    provavelmente porque reconhecem por dentro que a Igreja encabeçada por Roma
    tem aquilo que eles nunca terão; a integralidade da fé cristã. Com isso,
    muitos bizantinos ressentidos se lançam numa cruzada, por mais latina e
    católica que ela seja, em combate a pureza da Esposa de Cristo.

    Aqui mesmo eu publiquei uma tradução livre que fiz de ditos de Santos e
    Patriarcas Orientais que endossam o papado e sua supremacia, soando bem
    diferente da primazia de honra que os cismáticos tanto defendem. Será que
    algum bizantino teria a coragem de lançar anátemas a São Máximo o Confessor,
    um dos Padres mais exaltados pelos orientais, por ter dito que "sem medo,
    mas com toda a confiança sagrada e conveniente, aqueles ministros (os Papas)
    são da rocha realmente firme e imóvel, que é da Igreja mais grandiosa e
    Apostólica de Roma." (Santo. Maximus, em JB Mansi editor Amplissima
    Collectio Conciliorum, volume 10), ou então a São Teodoro Estudita, chefe do
    mais importante Mosteiro de Constantinopla, que escrevendo a São Leão Magno
    disse; "oh mais divina Cabeça das Cabeças, o Chefe Pastor da Igreja do Céu."
    (Santo. Theodore, Reserve I, Epístola 23)". O que não faltam são citações
    que confirmam a universalidade e supremacia de Roma, mas que combatidas de
    maneira mesquinha por ardilosos religiosos orientais, fomentou o cisma.
    Fócio, que é santo lá por aquelas bandas, e um dos grandes responsáveis pela
    queda dos bizantinos, escreveu ao Papa; "Se mandares venerar o meu nome numa
    só igreja de Roma, eu me comprometo a mandar venerar o teu em todo o
    universo'', provavelmente não sabia que essa sua presunção nada cristã o
    daria a "santidade" e a alcunha de "o Grande". Realmente, só se for
    padroeiro da picaretagem.

    Os cismáticos deformam a promessa de Cristo feita a São Pedro. Eles a
    interpretam dizendo que a Pedra não era Pedro, mas sim sua fé. Um grande
    erro, Pedro é a Pedra, só que esta procede de Cristo. Pedro não é pedra por
    si só, mas em função de Cristo e de sua fé ortodoxa, a qual sempre está no
    Príncipe dos Apóstolos, a fim de que confirme seus irmãos.

    Falar que Cristo é Rocha, que Pedro é feito pedra em função da fé em Cristo
    não tira em nada o entendimento que Pedro é a pedra sobre a qual é edificada
    a Igreja, em função de Cristo e não de si mesmo. Alguns chegam ao extremo,
    utilizando teses protestantes para afirmar que o termo usado por Nosso
    Senhor para designar Simão não era o mesmo que Ele utilizou para chamar a
    Pedra.

    São João Crisóstomo, considerado pelos cismáticos o maior Padre da Igreja,
    ajuda a colocar um ponto final nessa questão. Ele diz:

    Jesus disse [a Pedro] 'Alimenta minhas ovelhas'. "Por que Jesus não leva em
    conta os demais Apóstolos e fala do rebanho somente a Pedro? "Porque ele foi
    escolhido entre os Apóstolos, ele foi a boca de seus discípulos, o líder do
    coro. Foi por essa razão que Paulo foi procurar a Pedro antes que os demais.
    E também o Senhor fez isso para demonstrar que ele devia ter confiança uma
    vez que a negação de Pedro havia sido perdoada. Jesus lhe confia o governo
    sobre seus irmãos... Se alguém perguntar "Por que então foi Santiago quem
    recebeu a Sé de Jerusalém?", eu lhe responderia que Pedro foi constituído
    mestre não de uma Sé, mas do mundo todo" (Homilia 88 (87) in Joannem, I. Cf.
    Orígenes, "In epis. Ad Rom.", 5, 10; Efrém da Síria "Humn. In B. Petr.", en
    "Bibl.Orient. Assema.)

    Eles poderiam rebater citando por exemplo São Cipriano de Cartago, que
    disse; "Este Trono de Pedro é mantido por todo episcopado, de modo que cada
    bispo é sucessor de Pedro" (mesmo santo que escreveu; "A cátedra de Roma é a
    cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade
    sacerdotal" (Cipriano, +258, Epístola 55,14), o que confirma o fato de que é
    a interpretação obtusa dos cismáticos que deforma o conteúdo patrístico),
    ora, aí eles entram num erro de interpretação. São João Crisóstomo é claro,
    ele se refere especificamente a Pedro e a promessa feita por Cristo,
    frisando a relevância do Príncipe dos Apóstolos perante os outros irmãos.
    Tão ilustre Padre grego ainda salienta a supremacia de Pedro e a
    universalidade de seu primado, que mesmo não se localizando em Jerusalém, Sé
    Apostólica chamada de "Mãe de todas as Igrejas", tem sua maestria fincada em
    todo o mundo.

    Foi a falta de humildade de certos religiosos orientais que deu início ao
    cisma do oriente, e hoje, o mesmo déficit persiste em estender suas
    influências nas mentes ci


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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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