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From: Claudinha <clau.md25@gmail.com>
Date: Sun, 7 Oct 2012 17:06:23 -0300
Subject: [dv-catolico] Pedro é a pedra?
To: estudando_a_biblia@yahoogrupos.com.br
http://www.veritatis.com.br/images/stories/apologetica/jesus_pedro_260_195.j
pgÉ sabido que os cismáticos nutrem uma tenra aversão ao catolicismo romano,
provavelmente porque reconhecem por dentro que a Igreja encabeçada por Roma
tem aquilo que eles nunca terão; a integralidade da fé cristã. Com isso,
muitos bizantinos ressentidos se lançam numa cruzada, por mais latina e
católica que ela seja, em combate a pureza da Esposa de Cristo.
Aqui mesmo eu publiquei uma tradução livre que fiz de ditos de Santos e
Patriarcas Orientais que endossam o papado e sua supremacia, soando bem
diferente da primazia de honra que os cismáticos tanto defendem. Será que
algum bizantino teria a coragem de lançar anátemas a São Máximo o Confessor,
um dos Padres mais exaltados pelos orientais, por ter dito que "sem medo,
mas com toda a confiança sagrada e conveniente, aqueles ministros (os Papas)
são da rocha realmente firme e imóvel, que é da Igreja mais grandiosa e
Apostólica de Roma." (Santo. Maximus, em JB Mansi editor Amplissima
Collectio Conciliorum, volume 10), ou então a São Teodoro Estudita, chefe do
mais importante Mosteiro de Constantinopla, que escrevendo a São Leão Magno
disse; "oh mais divina Cabeça das Cabeças, o Chefe Pastor da Igreja do Céu."
(Santo. Theodore, Reserve I, Epístola 23)". O que não faltam são citações
que confirmam a universalidade e supremacia de Roma, mas que combatidas de
maneira mesquinha por ardilosos religiosos orientais, fomentou o cisma.
Fócio, que é santo lá por aquelas bandas, e um dos grandes responsáveis pela
queda dos bizantinos, escreveu ao Papa; "Se mandares venerar o meu nome numa
só igreja de Roma, eu me comprometo a mandar venerar o teu em todo o
universo'', provavelmente não sabia que essa sua presunção nada cristã o
daria a "santidade" e a alcunha de "o Grande". Realmente, só se for
padroeiro da picaretagem.
Os cismáticos deformam a promessa de Cristo feita a São Pedro. Eles a
interpretam dizendo que a Pedra não era Pedro, mas sim sua fé. Um grande
erro, Pedro é a Pedra, só que esta procede de Cristo. Pedro não é pedra por
si só, mas em função de Cristo e de sua fé ortodoxa, a qual sempre está no
Príncipe dos Apóstolos, a fim de que confirme seus irmãos.
Falar que Cristo é Rocha, que Pedro é feito pedra em função da fé em Cristo
não tira em nada o entendimento que Pedro é a pedra sobre a qual é edificada
a Igreja, em função de Cristo e não de si mesmo. Alguns chegam ao extremo,
utilizando teses protestantes para afirmar que o termo usado por Nosso
Senhor para designar Simão não era o mesmo que Ele utilizou para chamar a
Pedra.
São João Crisóstomo, considerado pelos cismáticos o maior Padre da Igreja,
ajuda a colocar um ponto final nessa questão. Ele diz:
Jesus disse [a Pedro] 'Alimenta minhas ovelhas'. "Por que Jesus não leva em
conta os demais Apóstolos e fala do rebanho somente a Pedro? "Porque ele foi
escolhido entre os Apóstolos, ele foi a boca de seus discípulos, o líder do
coro. Foi por essa razão que Paulo foi procurar a Pedro antes que os demais.
E também o Senhor fez isso para demonstrar que ele devia ter confiança uma
vez que a negação de Pedro havia sido perdoada. Jesus lhe confia o governo
sobre seus irmãos... Se alguém perguntar "Por que então foi Santiago quem
recebeu a Sé de Jerusalém?", eu lhe responderia que Pedro foi constituído
mestre não de uma Sé, mas do mundo todo" (Homilia 88 (87) in Joannem, I. Cf.
Orígenes, "In epis. Ad Rom.", 5, 10; Efrém da Síria "Humn. In B. Petr.", en
"Bibl.Orient. Assema.)
Eles poderiam rebater citando por exemplo São Cipriano de Cartago, que
disse; "Este Trono de Pedro é mantido por todo episcopado, de modo que cada
bispo é sucessor de Pedro" (mesmo santo que escreveu; "A cátedra de Roma é a
cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade
sacerdotal" (Cipriano, +258, Epístola 55,14), o que confirma o fato de que é
a interpretação obtusa dos cismáticos que deforma o conteúdo patrístico),
ora, aí eles entram num erro de interpretação. São João Crisóstomo é claro,
ele se refere especificamente a Pedro e a promessa feita por Cristo,
frisando a relevância do Príncipe dos Apóstolos perante os outros irmãos.
Tão ilustre Padre grego ainda salienta a supremacia de Pedro e a
universalidade de seu primado, que mesmo não se localizando em Jerusalém, Sé
Apostólica chamada de "Mãe de todas as Igrejas", tem sua maestria fincada em
todo o mundo.
Foi a falta de humildade de certos religiosos orientais que deu início ao
cisma do oriente, e hoje, o mesmo déficit persiste em estender suas
influências nas mentes ci
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In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.
Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim
“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”
(Diário de Santa Faustina, n. 1037)
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