FÉ SEM OBRAS
(09).- A EUCARISTIA E A FAMÍLIA HUMANA !
"A glória de Deus é o fim último de tudo quanto existe".
Embora a nossa comunhão esteja fundamentada no Baptismo e na Eucaristia, como é óbvio, mais ontologicamente em relação com os outros Cristãos, ela está também relacionada com as outras crenças religiosas.
Jesus veio para salvar a todos !
O Vaticano II diz-nos que o Espírito actua através de outras Igrejas, e que Cristo salva o povo com fé noutras tradições religiosas, pelo que a Igreja deve ter isso em atenção :
- "Hoje, que o género humano se torna cada vez mais unido, e aumentam as relações entre os vários povos, a Igreja considera mais autenticamente qual a sua relação com as religiões não-cristãs".(NA 1).
Isto é particularmente verdade no Judaísmo, uma vez que a Aliança com Deus nunca foi revogada.
As promessas de Deus para a salvação permanecem para o povo da Aliança original.
O nosso desejo de alcançar o Reino de Deus necessita de encontrar uma expressão concreta na cooperação com todos os que partilham os valores religiosos, e compreender que o mundo é uma Criação de Deus e nós somos os administradores.
Da mesma maneira a nossa relação e cooperação, estendem-se também aos que não têm fé.
Nós não rezamos por eles apenas na Liturgia de Sexta-Feira Santa, mas também devemos trabalhar com eles para o melhoramento de tudo o que é humano no mundo, isto é, devemos juntar as nossas obras à nossa fé.
No coração da nossa fé e nas Escrituras hebraicas existe o facto de que Deus é o Criador de tudo.
Nesta panorâmica do mundo todo o ser humano é uma parte da família humana e da família de Deus.
Neste contexto tudo o que é humano é precioso aos nossos olhos porque é precioso aos olhos de Deus Pai.
Todo o ser humano está repleto da existência divina.
A Eucaristia é a antecipação do banquete celeste para o qual todos somos convidados.
A nossa esperança de uma "escatologia realizada", isto é, do Reino de Deus reflectido no mundo que nos rodeia, assenta no nosso conhecimento de que somos os administradores da Criação de Deus.
Como tal, nós cooperamos com todos os homens e mulheres de boa vontade, que procuram tornar melhor o mundo em que nós vivemos.
A glória de Deus é o fim último de tudo o que existe.
A nossa celebração eucarística ora e agradece a Deus pelas maravilhas da Criação, da Redenção, da Santificação e da Glorificação.
A Eucaristia é também a fonte da nossa energia espiritual para continuarmos os nossos esforços, com a nossa fé e as nossas obras, para a vinda do Reino de Deus ao nosso mundo, como uma reflexão de que o Reino de Deus venha na sua plena glória.
É pelas nossas obras que nós damos a prova da nossa fé porque, de que vale a nossa fé se ela não transforma a nossa vida ?
E se na nossa vida não transformamos as nossas atitudes, somos um mau testemunho da nossa fé.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário