NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(020) A RETRIBUIÇÃO DOS JUSTOS !
"Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E serás feliz por eles não terem com que retribuir; ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos".(Lc.14,13).
Isto vem na sequência dos que procuram os primeiros lugares nos banquetes.
Um fariseu importante tinha convidado Jesus para jantar com ele no sábado.
Era muito normal, nos banquetes, os convidados procurarem os primeiros lugares.
Este fariseu era suficientemente rico para poder oferecer um banquete e Jesus era, naquela situação, o centro das atenções e, provavelmente um convidado de honra.
A competição pelos melhores lugares seria provavelmente nos lugares em volta de Jesus, tal como era costume quando havia qualquer outro convidado de honra.
E Jesus, vendo a preocupação pela escolha dos primeiros lugares, aproveitou para dizer a quem o rodeava :
- "Quando fores convidado para um banquete nupcial, não ocupes o primeiro lugar, não tenha sido convidado alguém, mais digno do que tu e venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga : Cede a este o teu lugar. Ficarias envrgonhado e passarias a ocupar o último lugar".(Lc.14,8-9).
Esta lição de Jesus está dentro do espírito de "quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado".
E foi depois disto que Jesus se dirigiu ao fariseu para lhe dizer :
- "Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e o cegos".(Lc.14,13).
Isto só por si já pode parecer estranho tanto para o tempo de Jesus, como também para o nosso tempo em que, normalmente ninguém faz isso, para não misturar pessoas mal apresentadas com outras de mais elevado nível social.
Mas Jesus tinha mais alguma coisa para dizer que também ninguém esperava e continuou com estas palavras :
- "E serás feliz por eles não terem com que te retribuir".(Lc.14,14).
É que, normalmente como ainda hoje, quem dá um banquete, por qualquer motivo especial fica à espera de retribuição, e quem é convidado para um banquete, depois sente-se na obrigação de retribuir da mesma maneira ou de maneira melhor.
Ser feliz por não esperar retribuição é uma dádiva do coração enquanto, não querer retribuir uma dádiva recebida é falta de educação ou de generosidade.
E Jesus termina assim :
- "Ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos".
Grande verdade para a qual poucos olham e todos deviam ter em conta.
Quando não seja possível, por razões de ordem social, convidar para um banquete, as pessoas mais mal apresentadas, em razão das suas necessdades, os que podem dar banquetes também podiam, em dias especiais chamar os pobres a oferecer-lhes um banquete em que eles se sentissem confortados e não envergonhados junto dos mais aperaltados.
Jesus disse-nos :
- "Em verdade vos digo : Sempre que fizestes isto a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes...Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer".(Mt.25,40; 25,45).
E é desta maneira que podemos já cá na terra contribuir com a nossa caridade para ajudar os mais necessitados de harmonia com as palavras de Jesus, que reserva para a ressurreição dos justos a retribuição do que fazemos pelos mais necessitados, os que precisam da nossa ajuda material e os que precisam das nosas orações e boas obras para o tempo da sua purificação no Purgatório.
Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário