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    domingo, 20 de janeiro de 2013

    Dezembro de 1941: Pio XII denuncia a totaler Krieg, de Hitler. E The New York Times repercute.

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    Dezembro de 1941: Pio XII denuncia a totaler Krieg, de Hitler. E TheNew York Times repercute.

    20/01/2013 por Everth Queiroz Oliveira
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    Na mensagem radiofónica natalícia de Dezembro de 1941, o Papa fala
    novamente da guerra. «A ideia da força sufoca e perverte a norma do
    direito. Se se oferece uma porá aberta aos indivíduos e aos grupos
    sociais e políticos para lesarem os bens da vida alheia; se se deixa
    que todas as outras destruições morais perturbem e incendeiem
    tempestuosamente a atmosfera civil; veremos as noções de bem e de mal,
    de direito e de injustiça perder os seus contornos definidas [sic],
    embotarem-se e ameaçarem desaparecer.

    «A majestade e a dignidade da pessoa humana e das sociedades
    particulares é humilhada, aviltada e é suprimida a ideia de força que
    cria o direito; a propriedade privada torna-se para uns um poder
    directo de explorar a obra dos outros; nestes cria inveja,
    intolerância e ódio…

    «No campo de uma nova ordem fundada sobre princípios morais, não há
    lugar – depois de eliminados os mais perigosos focos de conflito –
    para uma guerra total nem para uma desenfreada corrida aos armamentos…

    «Portanto, torna-se inexplicável porque é que nalgumas regiões
    múltiplas disposições se atravessam no caminho da mensagem da fé
    cristã, enquanto concedem passagem ampla e livre a uma propaganda que
    a combate. Roubam a juventude à benéfica influência da família cristã
    e afastam-na da Igreja; educam-na num espírito adverso a Cristo,
    instilando nela concepções, máximas e práticas anticristãs; tornam
    árdua e perturbada a obra da Igreja na cura das almas e nas acções de
    beneficência; desconhecem e rejeitam a sua influência sobre o
    indivíduo e sobre a sociedade…»

    É de notar, antes de mais, a referência à "guerra total", totaler
    Krieg, uma expressão comum entre os nazis, repetida muitas vezes pelo
    próprio Adolfo Hitler. Ademais, observa Rosario Esposito, «não existem
    possibilidade de aplicar estas denúncias a mais ninguém que não seja à
    Alemanha. É de excluir a Rússia, já que, aqui e noutras passagens, Pio
    XII se refere à Igreja Católica que ali não está presente; são de
    excluir os Estados Aliados, porque em nenhuma das suas nações havia
    perseguição… Só na Alemanha existiam as condições a que Pio XII se
    referia, salvo nos poucos meses que seguiram imediatamente a conquista
    nazi do poder»1.

    O "New York Times": Pio XII, voz solitária

    A 25 de Dezembro de 1941, no dia seguinte à difusão da mensagem
    radiofónica, no editorial do "New York Times" (jornal liberal,
    tradicionalmente próximo da comunidade judaica americana) pode-se ler
    um significativo reconhecimento ao Papa: «A voz de Pio XII é a uma voz
    solitária no silêncio e na escuridão em que caiu a Europa neste Natal.
    Ele é o único soberano do continente europeu que tem a coragem de
    levantar a sua voz… Só o Papa exigiu o respeito pelos tratados, o fim
    das agressões, um tratamento igual das minorias e a libertação da
    perseguição religiosa. Ninguém mais além do Papa é ainda capaz de
    falar a favor da paz»2. Também neste caso, como nas palavras de
    Einstein, deve-se fazer notar o apreço pelos pronunciamentos do Papa,
    que evidentemente não se prestavam a nenhum mal-entendido.

    (TORNIELLI, Andrea. Trad. António Maia da Rocha. Pio XII, il Papa
    degli ebrei. Porto: Civilização, ANO. pp. 169-171.)

    _______________________________________________________________________

    1. Esposito R. F., Processo al Vicario, Editrice Saie, Turim 1965.

    2. Editorial do "New York Times", de 25 de Dezembro de 1941. Cfr.
    ANTÓNIO GASPARI, Nascosti in convento, Ancora, Milão, pág. 106.



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    segunda guerra mundial, the new york times | Deixe um comentário
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    1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
    discípulos aproximaram-se dele.
    2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
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    4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
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    7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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