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    terça-feira, 8 de outubro de 2013

    [Catolicos a Caminho] MÊS DO ROSÁRIO (09) RELIGIOSIDADE POPULAR Som !

     















    • MÊS DO ROSÁRIO




    (09) RELIGIOSIDADE POPULAR






    Sobre este assunto limitamo-nos a transcrever o Catecismo da Igreja Católica :

    1674. - Fora da liturgia dos Sacramentos e dos sacramentais, a catequese deve ter em consideração as formas de piedade dos fiéis e a religiosidade popular. O sentimento religioso do povo cristão desde sempre encontrou as sua expressão em variadas formas de piedade, que rodeiam a vida sacramental da Igreja, tais como a veneração das relíquias, as visitas aos santuários, as peregrinações, as procissões, a Via-Sacra, as danças religiosas, o Rosário, as medalhas, etc.

    1675. - Estas manifestações são um prolongamento da vida litúrgica da Igreja, mas não a substituem. Devem ser reguladas, tendo em conta os tempos litúrgicos e de modo a harmonizarem-se com a liturgia, de certo modo dimanarem dela e nela introduzirem o povo; porque, por sua natureza, a liturgia lhes é, de longe, superior. (SC 13).

    1676. - Para manter e apoiar a religiosidade popular, é necessário possuir um grande descernimento pastoral. O mesmo se diga, se for caso disso, para purificar e corrigir o sentimento religioso que anima essas devoções e fazê-las progredir no conhecimento do mistério de Cristo. O seu exercício está submetido ao cuidado e às decisões dos bispos e às normas gerais da Igreja.

    A religiosidade popular é essencialmente um conjunto de valores que, com sabedoria cristã, responde às grandes inter­rogações da existência.

    O bom senso popular católico tem a ca­pacidade de síntese existencial.

    E assim faz, de modo criativo, que caminhem juntos :

    - O divino e o humano.

    - Cristo e Maria.

    - O espí­rito e o corpo.

    - A comunhão e a instituição.

    - A pessoa e a comunida­de.

    - A fé e a pátria.

    - A inteligência e o sentimento.

    Esta sabedoria é um humanismo cristão :

    - Que afirma radi­calmente a dignidade de toda a pessoa como filho de Deus.

    - Que ins­taura uma fraternidade fundamental.

    - Que ensina a encontrar-se com a natureza.

    - Que ensina a compreender o trabalho.

    - Que fornece ra­zões de viver na alegria e na boa disposição.

    - Que ajuda a vencer mesmo no meio das dificuldades da existência.

    Esta sabedoria é também para o povo um princípio de descernimento, um instinto evangélico que lhe faz perceber espontaneamente quando é que o Evangelho é servido em primeiro lugar na Igreja, ou quando é desviado do seu con­teúdo e asfixiado por outros interesses. (Documento de Puebla 1979,448).

    Diz o Direito Canónico :

    Cân. 839 § 2. - Procurem os Ordinários dos lugares que as orações e demais exercícios piedosos e sagrados do povo cristão sejam perfeitamente conformes com as normas da Igreja.

    E diz também a Constituição Sacrosanctum Concilium :

    13. – São muito de recomendar os exercícios piedosos do povo cristão, desde que estejam em conformidade com as leis e as normas da Igreja, e especialmente quando se fazem por mandato da Sé Apostólica.

    Gozam também de espedial dignidade as práticas religiosas das Igrejas particulares, celebradas por mandato dos bispos e segundo os costumes ou os livros legitimamente aprovados.

    Importa, porém, ordenar essas práticas tendo em conta os tempos litúrgicos, de modo que se harmonizem com a Sagrada Liturgia, de certo modo derivem dela, e a ela, que por sua natutreza é muito superior, conduzam o povo.



    A reza do Rosário, ou simplesmente do Terço, é, sem dúvida, uma das práticas mais populares e que foi insistentemente recomendada nas Aparições de Fátima, para que se faça todos os dias.



    REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS.



    John

    Nascimento


















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    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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