Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 24 de julho de 2012

    Credo in Unum Deum...




    ZELO ZELATUS SUM


    segunda-feira, 23 de julho de 2012

    Credo in Unum Deum...

    Artigo do saudoso Gustavo Corção no livro A TEMPO E CONTRA TEMPO, Coleção Permanência, ano 1969

    Foi no ano 325 que trezentos bispos da Igreja se reuniram em Niceia para responder definitivamente ao desafio do arianismo. E quando tudo parecia indicar que a heresia penetrava nos vasos capilares da Igreja, e que estavam isolados e em minoria os seguidores da doutrina tradicional que afirmava a divindade do Cristo Jesus, o Concílio proclama solenemente a verdadeira doutrina e anatematiza o erro dos arianos. O pronunciamento tomou o nome de Símbolo de Niceia, e constitui um resumo, uma condensação da verdade revelada, não mais no tom tranquilo e expositivo do Símbolo dos Apóstolos, mas no novo tom exigido pelas procelas da história.
    Mais tarde, o Concílio de Constantinopla retomou o texto e deu-lhe nova redação com um desenvolvimento maior relativo à teologia do Espírito Santo. Mas foi somente no século VIII que veio à baila, tempestuosamente, a necessidade de adicionar o termo filioque relativo à processão do Espírito Santo. Foi em 809 que o Concílio de Aix-la-Chapelle consagrou o uso litúrgico que tem até hoje o Credo que rezamos na missa, depois da leitura do Evangelho.
    Essas datas, essas reminiscências da história da Igreja passavam-me pela mente, ontem, enquanto lia com emoção e gratidão o Credo que nosso bom Papa Paulo VI pronunciou solenemente no encerramento do Ano da Fé. ( * ) O mundo inteiro ouviu as ressonâncias da grande foz que continuava a longa e viva tradição.
    "Credo in unum Deum..." disseram no ano 325 os padres conciliares reunidos em Niceia; "Credo in unum Deum..." diz o Papa Paulo VI no centro de torvelinho de ideias, de lutas, de confusões levantadas dentro da Igreja pelos inimigos internos da Igreja. E o desenvolvimento majestoso da grande oração ao mesmo tempo suplicante e explicativa, impetratória e ensinante, e ao mesmo tempo pacificadora e lutadora, prossegue na mesma linha adotada e fixada há mais de um milênio.
    Preocupado com o frenesi e a "inquietação de certos meios" que "se deixam dominar por uma espécie de sede da mudança e da novidade", o Papa fez questão de frisar, de acentuar, de reafirmar que o Credo de Niceia é perfeitamente apto, sem necessidade de retoque, à famosa mentalidade de nosso tempo. E é nisto que se reconhece o dinamismo de constante renovação da Igreja.
    Uma coisa é "renovação" e outra é "inovação". Para nós, em todas as passagens mais decisivas da Sagradas Escrituras, novo é sinônimo de íntegro e até de santo, e renovar é sinônimo de restaurar a primitiva integridade. Renovar não é transformar uma coisa em outra, não é substituir uma coisa por outra, é recuperar e voltar ao que a coisa era em sua pureza. A Igreja peregrina, que passa no mundo "entre as aflições dos homens e as consolações de Deus", cobre-se de pó e até de lama, sem que essas manchas penetrem sua substância una e santa.
    Renovar é purificar, renovar é limpar. Não digo que a Igreja tenha necessidade intrínseca de penitência e de purificação, ou que ela precise lavar-se naquilo que constitui propriamente o seu ser sobrenatural, encabeçado por Cristo e animado pelo Espírito Santo. Digamos entretanto que precisa purificar e lavar o seu manto, isto é, os sinais exteriores com que passa no mundo.
    A grande oração de Paulo VI, no encerramento do Ano da Fé, neste sentido foi um ato de purificação e de renovação. Aí tem o mundo a Santa Igreja como mostrada em sua virginal maternidade, em sua onipotência suplicante: unam, sanctam, catholicam e apostolicam... E aí temos o imenso conforto de saber, de sentir que as grandes verdades que balbuciamos a repeito de Deus não hão de sofrer inflexões e deflexões pelo fato de estarem transistorizados os gravadores de som, e pelo fato de conseguir o homem fazer a análise espectral das estrelas.
    Essas coisas afetarão, sem dúvida alguma, o andamento geral da vida humana. Os padre andarão em automóveis e não a cavalo, mas seria um pouco ridículo, um pouco pueril demais, supor que essas coisas viessem modificar a vida profunda da Igreja, e viessem alterar nosso Credo. Fala-se demais em adaptar isto ou aquilo às exigências dos tempos modernos que realmente se tornaram o deus ciumento, o mais ciumento dos deuses.
    Ora, o exemplo principal que a Igreja deve dar não é este. Há evidentemente um aspecto exterior da vida da Igreja que se presta a tal adaptação, mas não é essa flexibilidade a nota essencial e principal da Igreja. Ao contrário, a nota principal é a de um testemunho de perenidade, sem o qual não pode viver a alma humana, não apenas para a Fé, mas também para a contemplação natural.
    A alma precisa não perder noção de sua fidalguia, de sua transcendência, de sua dignidade. A grande permanência da Igreja, a virgindade da Mãe e Mestra, a integridade e a perenidade são as arestas luminosas que nos permitem, de longe, distinguir das outras casas mal fundadas, a Casa de Deus fundada na Pedra.
    E foi este testemunho de perenidade e de transcendente constância que nos deu o nosso Papa Paulo VI quando retomou em Roma de hoje a mesma grande oração que há mais de mil anos todos nós rezamos depois da leitura do Evangelho. E retomou-a não apenas no lugar litúrgico que ainda tem, mas com um desenvolvimento de lição que deu ao texto venerável uma inesperada grandeza.
    Lendo a tradução, e através de suas deficiências, parecia-me ouvir o eco de mil abóbodas e de muito mais de mil vozes a insistir, a ensinar, a suplicar, a declarar: Credo in unum Deum Patrem Omnipotentem...
    11-7-68

    ( * ) Transcrevemos em Anexo a íntegra do texto da Profissão de Fé, proclamada por Paulo VI, no dia 30-6-68. (Nota da Editora).

    NB. Transcreveremos, se Deus quiser, toda a Profissão de Fé de Paulo VI, em várias postagens seguidas.
    Postado por Zelo zelatus sum às 12:03
    Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
    Marcadores: Credo in Unum Deum
    http://zelozelatussum.blogspot.com.br/2012/07/credo-in-unum-deum.html


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Links para esta postagem

    Criar um link
    Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)
    Translate
    Powered by Google Tradutor
    Apresentação de slides
    Nossa Senhora do Monte Carmelo
    Nossa Senhora do Monte Carmelo
    Mosteiro "Stella Maris" - Carmelo
    Profeta Elias, na Basílica de S. Pedro no Vaticano.
    Profeta Elias, na Basílica de S. Pedro no Vaticano.
    "Surgiu o profeta Elias como um fogo, e as suas palavras ardiam como um facho". ( Eclesiástico,XLVIII,1 ). O Profeta Elias foi reconhecido por toda Ordem Carmelitana como seu Fundador.
    Monte Carmelo, Convento "Stella Maris"
    Monte Carmelo, Convento "Stella Maris"
    É um promontório, isto é, cabo elevado formado de rochas que avançam sobre o mar, no caso, o Mediterrâneo.
    Escudo do Carmo
    Escudo do Carmo
    Zelo zelatus sum pro Domino Deo Exercituum
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Foto de uma parte da fachada que ainda está sendo construída
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Construído pelo Padre Elcio Murucci à 10 km de Varre-Sai, Rj. - Brasil.
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Claustro do Carmelo que está sendo construído pelo padre Elcio Murucci
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Carmelo de Nossa Senhora do Carmo
    Parte do desenho da fachada em linhas gerais como ficará depois de concluída
    Outro blog que uso: VIA-VERITAS-VITA

    Filme de Santa Teresa dos Andes, Paulinas Vídeo

    Filme de Santa Teresa dos Andes- Paulinas Vídeo
    Filme de Santa Teresa dos Andes- Paulinas Vídeo
    Este filme é providencial. Já suscitou inúmeras vocações carmelitanas. Caríssima jovem que se sente chamada à Ordem Carmelitana, não deixe de assistir este filme!
    Quem sou eu
    Minha foto

    Zelo zelatus sum
    Varre-Sai, Sudeste, Rio de Janeiro, Brazil
    Sou da Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney- Campos, RJ, Brasil. Pela graça de Deus, sou sacerdote católico, conservando íntegra a Sagrada Tradição,com a aprovação, porém, do Santo Padre, o Papa. Sigo exclusivamente a Liturgia Tradicional, em plena comunhão com a Santa Sé. A finalidade deste blog é a de evangelizar, procurando a salvação das almas; tudo para maior glória de Deus. Estou construindo um Carmelo aqui em Varre-Sai, a 10 kms da cidade. Neste Carmelo de Nossa Senhora do Carmo, seguiremos, com a graça de Deus, o carisma de Santa Teresa d'Ávila e de Santa Maravilha de Jesus; portanto as Constituições de 1990 e toda a liturgia tradicional. Peço todos os dias na Santa Missa santas vocações carmelitanas.

    Visualizar meu perfil completo
    Seguidores
    Minha lista de blogs

    DICI
    Suisse : Le grand séminaire de Bâle devenu trop grand !
    4 dias atrás
    Fratres in Unum.com
    Dom Müller à FSSPX: Vaticano II é vinculante.
    2 horas atrás
    Institut du Bon Pasteur | Forme extraordinaire du Rite Romain
    COMMUNIQUÉ OFFICIEL de L'INSTITUT du BON PASTEUR
    2 semanas atrás
    VIA-VERITAS-VITA
    SACRAMENTO DA CONFISSÃO - CONTRIÇÃO
    3 horas atrás

    Postagens populares

    Pensamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus
     Teresinha aos 3 anos e meio  "Jesus! quero amá-Lo , amá-Lo como nunca foi amado". "Que Ele me dê um amor sem limites!". "A ciência d...
    NOÇÃO DE ÍDOLO E DE IMAGEM
    Quem vai entrar em discussão sobre uma questão qualquer (e principalmente quem vai lançar contra outrem uma GRAVE ACUSAÇÃO) precisa ter u...
    A INFALIBILIDADE - OS DECRETOS DISCIPLINARES E AS LEIS LITÚRGICAS
    Já mostramos que a Santa Igreja é infalível quando define solenemente verdades por si reveladas, isto é, verdades de fé e moral contidas ...
    RIR E CHORAR
    Todo domingo à noite, após ficar muito atarefado durante o dia, sento-me ao computador e acesso o conceituado blog "Fratres in Unum" para...
    CARTA APOSTÓLICA "MOTU PROPRIO" "SUMMORUM PONTIFICUM"
    Considerações como complemento dos últimos posts É lícito, diz o "Motu Proprio", celebrar o Sacrifício da Missa de acordo com a edição ...
    Como S. Francisco converteu a fé o Sultão da Babilnônia - I FIORETTI -
     São Francisco, instigado pelo zelo da fé cristã e pelo desejo do martírio, atravessou uma vez o mar com doze de seus companheiros san...
    NEM PROGRESSISMO NEM SEDEVACANTISMO ( I )
    Em primeiro lugar queria pedir desculpas aos meus caríssimos e amados leitores por ter demorado um pouco em escrever. Um irmão meu está c...
    São Miguel Arcanjo na Bíblia.
    Apocalipse, XII, 7-9: "Houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pe...
    POR ELE, COM ELE, NELE
    Extraído do Livro JESUS, REI DE AMOR, pelo Pe. Mateo Crawley-Boevey, SS. CC. Para que se compreenda bem a imponente majestade da Missa, ...
    ORAÇÃO DE SANTA CATARINA DE SENA PELO MUNDO E PELA IGREJA
    "Rogo-Vos, agora, Pai Eterno, tende piedade do mundo e da Santa Igreja. Não demoreis em usar de misericórdia para com o mundo. Escutai e...

    Pesquisar este blog

    Arquivo do blog

    ▼ 2012 (23)
    ▼ Julho (7)
    Credo in Unum Deum...
    Profunda crise da fé no seio da Igreja (Continuaçã...
    Profunda crise da fé no seio da Igreja
    CONCÍLIO VATICANO I - "Pastor Aeternus"
    CONCÍLIO VATICANO I - Pastor Aeternus
    CONCÍLIO VATICANO I - "Pastor Aeternus"
    CONCÍLIO VATICANO I - "Pastor Aeternus"
    ► Abril (5)
    ► Fevereiro (6)
    ► Janeiro (5)

    ► 2011 (196)

    Total de visualizações de página
    Sparkline 13,970
    Páginas de CATECISMO

    Início
    CATECISMO: INTRODUÇÃO

    Marcadores

    "Opportune (1)
    "Unidos em defesa da Fé ( II ) (1)
    ( IV ) (1)
    ( V ) (1)
    3 (1)
    4 e 5. (1)
    5. (1)
    A adoração em espírito e verdade (1)
    A Baronesa Erikke Rosenoern-Lehn narra sua conversão (1)
    A canonização dos santos (1)
    A COMUNHÃO NA MÃO... (1)
    A consumação do sacrifício: a comunhão. (1)
    A CONVERSÃO DE AFONSO RATISBONNE ( I ) (1)
    A CONVERSÃO DE AFONSO RATISBONNE ( II ) (1)
    A CONVERSÃO DE AFONSO RATISBONNE ( III ) (1)
    A conversão de Santo Agostinho (1)
    A figura de Jesus por uma carta da sua época (1)
    A Infalibilidade ( I ) (1)
    A Infalibilidade ( II ) (1)
    A Infalibilidade ( III ) (1)
    A Infalibilidade - Cânon 212 (2)
    A Infalibilidade - O objeto da Infalibilidade ( IX ) (1)
    A Infalibilidade: Magistério Eclesiástico (VI) (1)
    A Infalibilidade: Magistério Vivo ( VI ) (1)
    A Infalibilidade: Tipos de Magistério ( VIII ). (1)
    A MISSA: Oração oficial da Igreja (1)
    A Missa: Perguntas e Respostas (1)
    A Oblação constante de Cristo (1)
    A PAIXÃO DE JESUS CRISTO ( I ) (2)
    A PAIXÃO DE JESUS CRISTO ( II ) (1)
    A PAIXÃO DE JESUS CRISTO ( III ) (1)
    A PAIXÃO DE JESUS CRISTO ( IV ) (1)
    A Santa Missa (1)
    A SANTA MISSA:Pergunta e Resposta (1)
    A VERDADE (1)
    a verdade e a vida. (1)
    A Última Ceia foi um verdadeiro Sacrifício (1)
    Administração Apostólica (1)
    Amizade (1)
    As Imagens (1)
    ATO DE PERFEITO AMOR A DEUS (1)
    cap. III (1)
    Capítulo II. (1)
    Carta de S. Francisco aos governantes (1)
    Carta de Santo Atanásio (1)
    com Ele e n'Ele (1)
    Concilio Vaticano I (3)
    Concílio Vaticano I sobre a Fé (2)
    Concílio Vaticno I sobre a Fé (1)
    Condições requeridas para o sacerdócio (1)
    Conformidade com a vontade de Deus. (1)
    Constiuição Pastor Aeternus. (1)
    Continuando a Prece de S. Luís G. de Montfort (3)
    Coração e Mãos Sacerdotais (1)
    Credo in Unum Deum (1)
    Crise da fé (1)
    Crise da fé (continuação) (1)
    CUIDADO COM OS MODERNISTAS (1)
    CVI (1)
    CVI - Const. Pastor Aeternus (3)
    CVI - O Magistério infalível do Romano Pontífice (1)
    cânones (1)
    D. Antônio de Castro Mayer (1)
    DESPAUTÉRIO ULULANTE (1)
    Deus Criador. (1)
    Discurso do papa Pio XII na beatificação do venerável Papa Pio X (1)
    Discurso do Papa Pio XII na beatificação do venerável Papa Pio X ( II ) (1)
    Discurso do papa Pio XII na beatificação do venerável Papa Pio X ( III ) (1)
    Dogma da Assunção de Nossa Senhora (1)
    Dom Bosco fala do Juízo Particular (1)
    Em defesa da Fé (1)
    Em defesa da Fé ( VI ) (1)
    Esperar ir para o céu (1)
    Espírito de Infância: Conselhos e Lembranças. (1)
    Evolução do dogma?; Pode haver progresso no Dogma/. (1)
    Excerto do discurso do papa Pio XII na canonização de Pio X (1)
    Festa de Nossa Senhora do Rosário - História- (1)
    Fins da Santa Missa (1)
    Fora da Igreja não há salvação (1)
    fé e razão. (2)
    fé. (1)
    Honório I (1)
    I FIORETTI de S. Francisco de Assis - Cap. VIII. (1)
    importune". (1)
    Infalibilidade (1)
    Infalibilidade ( IV ) (1)
    infalibilidade. (2)
    Jesus oferece as condições para o sacerdócio (1)
    Jesus Rei de Amor e de Paz (1)
    Jesus Rei dos reis. (1)
    Jesus Sacrificador e Vítima (1)
    Jesus se imola como vítima (1)
    Jesus se oferece como vítima (1)
    Jesus é o caminho (1)
    Jesus é tudo para nós. (1)
    Liceidade e conveniência (1)
    Lutero mostrado pelas suas palavras e pelas dos seus primeiros discípulos. (1)
    mas mostra-o. (1)
    MEDITAÇÃO DE S. FRANCISCO DE ASSIS. (1)
    Monotelismo. (1)
    Motu Proprio - Summorum Pontificum (1)
    Muito cuidado com os Neo-modernistas. (1)
    Na China: O Viático da Mártir (1)
    No mundo das idéias. (1)
    No purgatório (1)
    Nossa Senhora Aparecida (1)
    Noção de adoração e latria (1)
    Noção de ídolo e imagem (1)
    O apostolado de S. Francisco de Assis - ( II ) - (1)
    O Calvário e a Missa (1)
    O Celibato Sacerdotal (1)
    O Celibato Sacerdotal ( II ) (1)
    O Celibato Sacerdotal ( III ) (1)
    O culto das imagens (1)
    O dogma da Imaculada Conceição (1)
    O Espírito Apostólico das três Teresas Carmelitas (1)
    O hábito não faz o Monge (1)
    O ideal apostólico de Santa Teresa d'Ávila (1)
    O Ministro do Sacrifício da Santa Missa (1)
    O PADRE MARIA AFONSO RATISBONNE (1)
    O Pe. Dr. Expedito Schmidt (1)
    O reinado social de N. S. Jesus Cristo. (1)
    O SACERDOTE CONFESSOR. (1)
    O sacerdote pregador (1)
    O Sacerdócio Comum dos fiéis ( I ) (1)
    O Sacerdócio Comum dos fiéis ( II ) (1)
    O Sacrifício de Cristo foi único... (1)
    O SANTO ROSÁRIO (1)
    O SANTO ROSÁRIO (continuação). (1)
    O zelo pelas almas (1)
    O ídolo do dinheiro (1)
    O.F. M. (1)
    Oração de Santa Catarina de Sena pelo mundo e pela Igreja (1)
    Oremos após a Ladainha de todos os Santos. (1)
    Origens da Ordem Carmelitana (1)
    Os apóstolos do Protestantismo - pelo Padre Rivaux. (1)
    Os decretos disciplinares e leis litúrgicas (1)
    Os exercícios espirituais de Santo Inácio (1)
    Os Fatos Dogmáticos ( X ) (1)
    Os Sacerdotes de Cristo (1)
    padres de Campos. (1)
    Participar da Missa (1)
    Paz e pazes (1)
    Pe. Teodoro Ratisbonne falando sobre a Oração (1)
    Pensamentos de S. Teresinha do Menino Jesus. (1)
    Perdão de Assis (1)
    Pode haver progresso no Dogma/ (1)
    Por Ele (1)
    progressismo (2)
    Quem foi Lutero (1)
    Rainha e Padroeira do Brasil (1)
    Responsabilidade terrível. (1)
    Retiro no carnaval. (1)
    revelação. (2)
    RIR E CHORAR (1)
    Rudolph A. Mndawel relata sua conversão (1)
    S. Francisco converte o Sultão. (1)
    S. Máximo (1)
    SANTO ATANÁSIO (1)
    SANTO NATAL (1)
    sedevacantismo (1)
    sedevacantiso (1)
    segundo São João Bosco. (1)
    São João Bosco prega sobre a morte. (1)
    São Miguel na Bíblia (1)
    São Pio X indica as causas do modernismo. (1)
    São Pio X: "O Sillon deixou de ser católico e dá uma idéia desfigurada do Divino Redentor". (1)
    São Pio X: "Um dos graves erros do "Sillon" é o interconfessionalismo". (1)
    Terminando a Prece de S. Luís Grignon de Montfort - ( VI ). (1)
    Um plano em grande parte realizado... (1)
    Uma Filha de Maria (1)
    Uma página de São Pio X (1)
    Uma página do B.P. João XXIII (1)
    Uma página do Papa Beato Pio IX (1)
    Uma página do Papa Pio XI (1)
    Unidos em defesa da Fé ( III ) (1)
    Unidos em defesa da Fé ( IV) (1)
    Unidos em defesa da Fé ( V ) (1)
    Vida de São Pio X ... ( I ) (1)
    Vida de São Pio X ... ( II ) (1)
    Vigário de Crsito (1)
    ZELO SACERDOTAL (1)
    Êxodo XX (2)
    Último dia do ano (1)


    Comunidade Carmelitana de Nazaré.
    Comunidade Carmelitana de Nazaré.
    Com muita alegria, as Irmãs Carmelitas estão em tôrno de uma neoprofessa.

    Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo