Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 10 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] FÉ SEM OBRAS (25) A EUCARISTIA E A ECLESIOLOGIA Som !

     

     

                                FÉ SEM OBRAS

     

                                                               A EUCARISTIA E A ECLESIOLOGIA. (25)

     

    Seguindo o ensinamento de S. Tomás de Aquino, a Eucaristia não é uma aproximação individualista a  Deus em Cristo, mas uma Páscoa da Igreja.

    Tal como todos os outros sacramentos, ela está enraizada na vida da Igreja.

    Este é precisamente o valor importante da Eucaristia, a sua última aspiração, res tantum, é a unidade da Igreja.

    Isto atinge a sua finalidade (negativamente), afastando a nossa inclinação  para o pecado e (positivamente), dando-nos uma vida divina e eterna.

    A imortalidade é-nos dada pelo Senhor Ressuscitado cujo corpo se tornou um "espírito vivificante" através da sua ressurreição.

    Assim, com S. Tomás de Aquino, nós vimos a causa da nossa morte para o pecado na morte de Jesus, e a nossa divinização e ressurreição, causada pela ressurreição de Jesus.

    Este ensinamento foi repetidamente apresentado igualmente pelos Padres do Oriente e do Ocidente, pelos Padres da Alexandria  e da Antioquia, pelos Padres gregos e latinos.

    Ele está no coração de toda a Tradição e tem sido renovado por toda a convergência ecuménica do tempo presente.

    Neste contexto, a Eucaristia está no coração de toda a Igreja

    A Eucaristia "faz" a Igreja porque ela aplica a salvação (soteriologia) de Cristo merecida pela sua paixão e morte no seu "primeiro momento da salvação", dando uma vida divina e eterna.

    Neste "segundo momento", a comunhão com o Pai em Cristo e no Espírito Santo está no coração de toda a Redenção.

    Através desta união com a Trindade em Cristo os membros da Igreja estão unidos uns aos outros (pelo Espírito) como membros do Corpo de Cristo.

    Assim a Eucaristia torna-se o sinal da unidade.

    Mas esta unidade não é apenas entre os cristãos vivos; é também uma unidade entre todos aqueles que antes viveram (e que vivem para sempre) em comunhão com os santos.

    Na Lirurgia eucarística o céu e a terra estão unidos num hino universal de louvor e de acção de graças.

    Na nossa cultura há uma certa dificuldade para apreciar a Liturgia, porque há uma certa dificuldade em apreciar a arte.

    Para muitos, a arte é uma perda de tempo, e o mesmo se diga dos desportos, numa apreciação de valores  em ordem ao bem comum.

    Todavia as artes como os desportos são também importantes para o melhoramento do nosso mundo e das ciências. (Devemos dizer que os desportos – se não lhe derem uma importância exagerada – têm uma tarefa importante a desempenhar).

    A música, a poesia e as artes têm uma missão purificadora, nem sempre devidamente apreciada.

    Assim é também com a Liturgia; todavia há muito mais em relação à Liturgia do que à estética.

    A Liturgia é o culto do povo e é tão necessária ao espírito humano como o canto para os pássaros e a vida ao ar livre para os animais.

    Num mundo que está ego-centrado e voltado só para os valores materiais e apetitosos, o louvor e a adoração são uma perda de tempo.

    Mas os Religiosos que vivem em contacto com a natureza, podem apreciar a ligação entre o louvor a Deus e a vivência no mundo dos homens, como uma respiração necessária.

    Meditando sobre a Eucaristia  nós podemos começar a compreender o mundo numa perspectiva de Deus, dum Deus que louvou o mundo e a todos nós desde toda a eternidade.

    Foi por isso que Deus enviou Jesus que nos amou "até ao fim".

    - "Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele que amara os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo o Seu amor por eles".(Jo.13,1).

    Ele deixou-nos o memorial do Seu amor, para que nós saibamos quanto Ele nos amou e como nós devemos também amar os outros.

    A Eucaristia é o hino do universo, é o Filho de Deus numa oração eterna ao Pai em nosso nome e convidando a juntar-se a Ele toda a criação numa magnífica Sinfonia de  Deus.

    Nós temos a oportunidade de nos juntarmos em coro, ou simplesmente ignorar a música, mas não o podemos fazer isentos de uma final punição.

    Nós fomos chamados, e recebemos talentos para um cântico de louvor, e havemos de ser chamados a dar contas do que fizemos com os nossos talentos.

    Assim vamos compreendendo que não podemos ficar apenas abrigados à sombra da fé, mas que devemos traduzir em obras aquilo em que acreditamos.

                                       

                                                              John

                                                          Nascimento

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo