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    quarta-feira, 26 de junho de 2013

    CATEDRAIS MEDIEVAIS






    CATEDRAIS MEDIEVAIS






    A indispensável posição monárquica do presbitério. “Feias como o pecado” X antecâmaras do Céu – 5

    Posted: 25 Jun 2013 09:00 PM PDT





    Altar-mor da catedral Santo Estévão de Viena, Áustria


    continuação do post anterior




    A igreja–arca de salvação está ordenada em função do presbitério, local do altar do sacrifício e do tabernáculo, que está dirigido para o Oriente.




    É o equivalente cristão ao Santo dos Santos dos hebreus, no deserto e no Templo de Salomão.




    O nível do presbitério é mais alto que o da nave. A ele se destinam os mais ricos materiais e a arte mais elaborada.




    Desta forma, lembra-se ao fiel que a Igreja é hierárquica, composta de membros diferentes, sendo Nosso Senhor a cabeça, representado pelo Papa, bispos e sacerdotes, e com os religiosos e leigos cumprindo suas funções na Igreja militante.




    O arquiteto Ralph Adams Cram explicou que "cada linha, cada massa, cada detalhe deve ser concebido e disposto para exaltar o altar, conduzir a ele" (U, 84).




    Outro elemento indispensável no presbitério é um Crucifixo, que o Abade Suger chamava de "estandarte da salvação".





    As funções do coro e dos vitrais nas igrejas







    Vitrais da capela de Nossa Senhora, catedral de Amiens, França


    O Concílio de Trento dispôs que o coro e os instrumentos ficassem na galeria acima do nártex. Não é desejável que músicos e coristas sejam visíveis.




    Eles devem ir à igreja como fiéis, e não como artistas. As "vozes desencarnadas" do coro evocam o canto dos anjos, proveniente de cima para baixo e ressoando de modo belo nas abóbadas da igreja.




    Os vitrais ocupam um lugar especial na arquitetura eclesiástica.




    O Abade Suger, na Idade Média, chamou-os "janelas radiantes que iluminam as mentes dos homens de maneira que, por meio da luz, possam chegar à percepção da luz divina".




    Ele dizia serem "sermões que tocavam o coração, através dos olhos, ao invés de entrar pelo ouvido" (U, 77). Toda outra forma artística no recinto sagrado, como pintura e escultura, está concebida para ser vista sob uma luz filtrada.




    O artista deve pintar com a luz de Deus, explica o Dr. Rose. Quando o sol se põe, através dos vitrais a luz projeta figuras multicolores no interior da igreja, criando uma sensação do além, uma faísca da beleza do Céu.







    Projeto de nova catedral de Belo Horizonte



    O contraste do modernismo: igrejas "sem-rosto"




    A seguir, o autor fornece exemplos da revolução da arquitetura eclesiástica moderna em seu país, os EUA, e que apresenta casos análogos no Brasil.




    A igreja moderna não pode ser localizada a olho nu nem pelo som dos sinos. Uma sinalização Church Parking (estacionamento da igreja) avisa que a estrutura ao lado é uma "casa de culto", e o mapa confirma que é uma moderna igreja católica.




    A fachada dessa igreja é sem-rosto. Não evangeliza, não ensina, não catequiza. Até se confunde com outros prédios da rua.




    A fachada é sem-rosto porque concebida para ser só uma "pele da ação litúrgica", no linguajar da nova arquitetura. É uma estética agnóstica, que não reflete nem a tradição católica nem a História.




    Arquitetos e consultores de projeto litúrgico — LDC, sigla do inglês Liturgical design consultant — de igrejas modernas evitam os símbolos católicos como o Crucifixo ou a cruz latina.




    No máximo, quando colocam a cruz, ela aparecerá como um signo a ser decifrado –– por exemplo, na estrutura metálica que sustenta a vidraça exterior.







    Portas da catedral de Oakland, Califórnia,

    "falam" que o prédio não é sagrado



    Espaços interiores mudam, segundo o capricho da moda




    A arquitetura moderna apresenta portas semelhantes às de um prédio público ou supermercado.




    Sandra Schweitzer, LDC na renovação da catedral dos SS. Pedro e Paulo, em Indianápolis, EUA, explicou:




    "Substituímos as portas pesadas, grossas, de metal, pelas portas de vidro que dizem 'vocês são sempre bem-vindos aqui'" (U, 101). Essas portas inculcam a idéia de que o prédio não é sagrado, observa Rose.




    Após essas portas, a igreja moderna inclui um espaço vasto e vazio. É um local de reunião após a Missa, bem iluminado e despojado.







    Nossa Senhora Rainha da Polônia, Cracóvia.

    O monstruoso ateu em lugar do belo religioso


    Se há algum objeto de devoção, situa-se num canto, junto a um bebedouro, às toaletes ou a um telefone público. Nesse espaço pode encontrar-se uma fonte batismal estilo banheira.




    Nos anos 80, o progressismo exaltou o batismo de imersão. A forma preferida foi a sauna, conhecida pelo nome comercial Jacuzzi.




    Na verdade, como escreveu a consultora de desenho litúrgico Christine Reinhard, a pia batismal "desde o Vaticano II, tem girado um pouco por toda a igreja. De início, os litúrgicos julgavam fundamental que ela ficasse bem visível. Agora, o consenso é que a visibilidade é o menos importante..." (U, 105).







    Baptistério do conjunto paroquial Santo Inácio,

    Ampurias, Itália (projeto aprovado)

    pode ser interpretado como outra coisa.


    Um muda-muda caprichoso e errático, próprio de uma religiosidade em contínua evolução rumo ao ignoto.




    A partir dos anos 90, tornou-se moda incluir obras de arte temporárias de "símbolos universalmente reconhecíveis", como o pagão e gnóstico yin-yang, quadros de "modelos contemporâneos", de "testemunhas do batismo", projeções ou encenações.




    Os personagens e os temas vão mudando sobre um fundo laicizante ou esquerdizante: Martin Luther King ou o teólogo contestatário Hans Kung, por exemplo.







    continua no próximo post

















    GLÓRIACRUZADASCASTELOSORAÇÕESHEROISCONTOSCIDADESIMBOLOS










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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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