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From: John A. Nascimento
To: John Nascimento
Sent: Monday, June 03, 2013 10:40 AM
Subject: LITURGIA DA PALAVRA 10o DOMINGO COMUM - C Som !
É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.
10º DOMINGO COMUM - ANO C !
A Liturgia da Palavra deste 10º Domingo Comum C, diz-nos que Cristo que vence a morte, é a Salvação.
O Cristo mediador único e perfeito da Salvação, é o Cristo que venceu a morte.
Para Lucas, a ressurreição do jovem de Naim é um sinal da chegada dos tempos messiânicos.
A ressurreição do jovem da Naim, é um milagre que revela o domínio de Cristo sobre a morte, como uma vitória momentânea, mas que deixa antever o mesmo poder de Deus numa vitória final.
A Ressurreição de Jesus, não foi apenas uma reanimação de um cadáver, mas sim uma nova, diferente e gloriosa encarnação.
Foi assim que Cristo venceu a morte, que não mais terá poder sobre Ele.
Será assim a nossa ressurreição final.
A 1ª Leitura do I Livro dos reis, diz-nos que Elias é o profeta de Deus junto dos homens.
A sua missão é mostrar ao povo que só Deus é soberano, só Ele tem poder sobre a vida e a morte, poder que os próprios Judeus, à imitação dos povos vizinhos, atribuíam às divindades pagãs.
- «Senhor, meu Deus, fazei que a alma do menino volte a entrar nele»(...) Aí o tens; o teu filho está vivo !". (1ª Leitura).
Hoje em dia os ídolos pagãos são outros : o dinheiro, o comodismo, a instalação social, o egoísmo, a fama por qualquer preço, a ostentação e a vanglória, etc.
Mas nenhum destes ídolos é digno de louvor porque nenhum deles concede a salvação, como proclama o Salmo Responsorial :
- "Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes".
Na 2ª leitura, S. Paulo lembra aos Gálatas que antes tinha sido um perseguidor de Cristo e queixa-se de que, por esse motivo, eles sentem uma certa relutância em aceitar a sua pregação.
Por isso S. Paulo lhes diz a eles, e hoje também a todos os que têm relutância em receber a Boa Nova de Cristo, que a Boa Nova por ele pregada, a recebeu mediante a revelação do próprio Cristo.
- "Foi então que Deus que me separou do seio materno e me chamou pela Sua graça me quis revelar o Seu Filho, para que eu O anunciasse aos Gentios".(2ª Leitura).
Nem sempre é fácil sermos fiéis ao Evangelho sem introduzirmos, na sua apresentação, os nossos pontos de vista pessoais.
A Igreja que Cristo fundou sobre a rocha e confirmou com os Seus Milagres, embora pecadora, anuncia exactamente as mesmas verdades e confere os mesmos poderes de que foi investida pelo próprio Cristo.
O Evangelho é de S. Lucas, que nos apresenta o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim, a confirmar o poder de Jesus sobre a morte.
- «Jovem, Eu te ordeno, levanta-te !».O menino sentou-se e começou a falar, e Jesus entregou-o à mãe".(Evangelho).
O povo descobre em Jesus um grande profeta, não só porque a Sua pregação toca o mais íntimo da alma, mas também porque Se debruça sobre a miséria humana, porque dá a paz aos que se guerreiam, porque dá a alegria aos tristes, como deu paz e alegria à mulher viúva que chorava a morte do seu filho único.
A ressurreição de Jesus não é uma reanimação do corpo, mas uma "animação" nova, gloriosa, diferente daquela da encarnação.
É a entrada de Cristo numa condição de existência.
A ressurreição de Jesus é o acto divino por meio do qual Deus nos salva hoje e à humanidade inteira na nossa existência humana.
A salvação não está, pois, no homem como tal ou na humanidade inteira, nem no seu desenvolvimento progressivo, ainda que prolongado ao infinito.
É necessária uma "passagem", uma intervenção divina absolutamente nova; a passagem do homem Deus, isto é, a páscoa de Cristo, que Deus mesmo realiza no seu Filho feito homem.
Uma passagem do homem em Deus, que inclui o homem todo, corpo e espírito, história e universo.
Lucas, iluminando de luz pascal a narrativa do milagre, diz :
- "O Senhor teve compaixão dela".
Ora, Jesus é "Senhor" enquanto ressuscitado.
Isto significa que Jesus só se revelou plenamente Deus e plenamente homem na ressurreição.
A ressurreição, fazendo o Cristo penetrar totalmente no mundo do Pai, aboliu para sempre os limites impostos quando assumiu o peso da existência humana marcada pelo pecado, e assim retirou os véus que impediam de ver a sua "glória".
Além disso, com a sua morte-ressurreição se completou a encarnação; a mensão humana de Jesus é agora total, e assim a tradução do Filho em termos humanos chegou à sua perfeição, isto é, o Filho tornou-se plenamente homem e o homem tornou-se plenamente Filho.
Crer na ressurreição signjifica, então, crer também que a filiação divinizante e a libertação do pecado já são uma realidade, são Jesus Ressuscitado, que leva todo o homem que se abandona sinceramente a ele, à plena comunhão filial-trinitária com o Pai,
Os primeiros cristãos resistiram à tentação de reduzir Jesus ao papel de um novo Elias e transferiram esse paralelo para João Baptista.
Nós também, hoje, não devemos aceitar que Jesus seja reduzido a simples precursor da humanidade renovada; ele já é essa humanidade; nele o futuro é presente.
Contemplando o mundo, esse teatro imenso onde se desenrola a acção maravilhosa do homem, temos alternadamente a sensação de um gigantesco e assustador vazio ou de uma realidade absoluta e consoladora.
E além do mais, um milagre com poder sobre a própria morte, é um poderoso anúncio do poder messiânico de Jesus no cumprimento da História da Salvação.
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Diz o Catecismo da Igreja Católica :
646. A Ressurreição de Cristo não foi um regresso à vida terrena, como no caso das ressurreições que Ele tinha realizado antes da Páscoa : a filha de Jairo, o jovem de Naim e Lázaro. Esses factos eram acontecimentos milagrosos, mas as pessoas miraculadas, reentravam, pelo poder de Jesus, numa vida terrena «normal». Em dado momento, voltarão a morrer. A Ressurreição de Cristo é essencialmente diferente. No seu corpo ressuscitado, passa do estado de morte a uma outra vida, além do tempo e do espaço(...).
«Jovem, Eu te ordeno. Levanta-te».
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