Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 9 de março de 2014

    [Catolicos a Caminho] LITURGIA DA PALAVRA - 1o DOMINGO DA QUARESMA - A Som !

     











    É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra. 

    • 1º DOMINGO DA QUARESMA - ANO A! 





    A Liturgia da Palavra deste 1º Domingo da Quaresma – A, coloca-nos perante um certo desafio ou compromisso de uma Proposta de Deus e a Resposta do homem.
    Neste 1º Domingo é proposta uma reflexão fundamental sobre o destino do homem.
    É uma meditação religiosa, uma vez que põe em causa o justo relacionamento com Deus, libertando-o de duas concepções erróneas :
    - O homem é escravo de forças naturais ou históricas; a sua presença no mundo é o fruto de um acaso que lhe pregou uma peça breve e cruel, dando-lhe a ilusão de felicidade e abandonando-o ao poder da morte.
    - O homem é árbitro absoluto do seu destino, senhor do bem e do mal, dominador das forças cósmicas, único protagonista da história.
    Dois extremos que não se acomodam ao verdadeiro sentido do homem neste mundo.
    A 1ª Leitura, do Livro do Génesis, diz-nos que o autor sagrado, empregando uma linguagem figurada, como um meio pedagógico ao alcance dos homens de todos os tempos, mesmo os mais rudes, transmite-nos ensinamentos, que continuam a ser válidos e são fundamentais : a criação do homem, com uma intervenção directa, especial de Deus e a destruição do plano divino pelo pecado.
    - "O Senhor Deus formou o homem com o pó da terra, fez-lhe entrar pelas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo".(1ª Leitura).
    «O homem foi criado à imagem de Deus, capaz de reconhecer e amar o seu Criador, que o constituiu senhor de todas as criaturas terrenas, para as governar e usar, glorificando a Deus».(GS 12).
    Mas a este amor gratuito de Deus, o homem responde com ingratidão.
    Na verdade, «seduzido pelo maligno, logo no começo da história, abusou da sua liberdade, erguendo-se contra Deus e desejando alcançar o seu fim à margem de Deus».(GS 13).
    A única atitude do homem perante Deus é a de se reconhecer pecador e pedir perdão como proclama o Salmo Responsorial :
    - "Pecámos, Senhor, tende piedade de nós" !
    Na 2ª leitura, S. Paulo diz aos Romanos, e hoje também a todos os homens pecadores que o mundo em que vivemos, é um mundo em que predomina o pecado.
    Mas, com a desordem moral, que mergulha as suas raízes no pecado de Adão, outra potência inimiga do género humano domina : a morte, consequência natural da nossa separação de Deus, fonte de vida.
    - "Por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte; assim, a morte penetrou em todos os homens, uma vez que todos pecaram".(2ª Leitura).
    Mas, se é certo que não podemos fechar os olhos a esta trágica realidade, também é certo que não temos o direito de desesperar.
    Cristo Ressuscitado é a grande intervenção de Deus, pela qual se operou uma mudança decisiva na História da Salvação.
    N'Ele, novo Adão, todos podemos encontrar a graça e a vida.
    O Evangelho é de S. Mateus e diz-nos que, no deserto, considerado na Bíblia como lugar de encontro com Deus, mas também de luta e provação, Jesus, compartilhando a condição humana, enfrenta a tentação, triunfando do demónio.
    - "O Demónio levou-O consigo a um monte muitíssimo alto; mostrou-Lhe todos os reinos do mundo com a sua glória e disse-Lhe: «Dar-Te-ei tudo isto, se Te prostrares e me adorares».(...) Ao Senhor teu Deus é que hás-de adorar, só a Ele prestarás culto".(Evangelho).
    Convidado a usar o Seu poder taumaturgo para Sua utilidade, Jesus recusa-Se a colocar Deus ao serviço do seu proveito pessoal : a Sua missão será, fazer sempre a vontade do Pai.
    Finalmente rejeita a tentação de um Messianismo temporal, que vise o domínio de vastos impérios : conquistar as consciências para levá-las à obediência ao Verdadeiro Deus.
    Entre todos os domingos do ano, que a devoção cristã honra de vários modos, não há nenhum que supere a festa da Páscoa, porque esta torna sagradas todas as outras solenidades.
    Ora, se considerarmos o que o universo recebeu da cruz do Senhor, reconheceremos que, para celebrar o dia de Páscoa, é justo preparar-nos com um jejum de quarenta dias, para podermos participar dignamente nos divinos mistérios.
    Não só os bispos, sacerdotes e diáconos devem purificar-se das suas faltas, mas todo o corpo da Igreja e todos os fiéis, porque o templo de Deus, que tem por base o seu próprio fundador, deve ser belo em todas as suas pedras, luminoso em cada uma delas.
    A ascese cristã nunca foi um fim em si mesma; apenas um meio, um método ao serviço da vida, e, como tal, procurará adaptar-se às novas necessidades.
    Outrora, a ascese dos Padres do deserto impunha jejuns e privações intensas e extenuantes, mas hoje a luta é outra.
    O homem não tem necessidade de um sofrimento suplementar.
    Os cilícios, as cadeias de ferro e outras flagelações, correriam o risco de o extenuar inutilmente.
    A mortificação da nossa época consistirá na libertação da necessidade de entorpecentes, pressas, ruídos, estimulantes, drogas e álcool sob todas as suas formas.
    A ascese consistirá acima de tudo no repouso imposto a si mesmo, na disciplina da tranquilidade e do silêncio, onde o homem encontra a possibilidade de se concentrar para a oração e para a contemplação, mesmo no meio de todos os ruídos do mundo, nos transportes públicos, entre as multidões dos supermercados ou dos centros desportivos e dos festivais de música, e outros.
    Consistirá principalmente na capacidade de compreender a presença dos outros, dos amigos, em cada encontro e em cada diálogo.
    O jejum, ao contrário da maceração imposta, será a renúncia alegre ao supérfluo, a sua repartição com os pobres, um equilíbrio espontâneo e tranquilo, numa palavra, no espírito de penitência, como serviço que devemos realizar no cumprimento do plano da História da Salvação. ..................................
    Diz o Catecismo da Igreja Católica :
    387. – A realidade do pecado e, dum modo particular, a do pecado das origens, só se esclarece à luz da Revelação divina. Sem o conhecimento que esta nos dá de Deus, não se pode reconhecer claramente o pecado, e somos tentados a explicá-lo unicamente como falta de maturidade, fraqueza psicológica, erro, a consequência necessária duma estrutura social inadequada, etc. Só no conhecimento do desígnio de Deus sobre o homem é que se compreende que o pecado é um abuso da liberdade que Deus dá às pessoas criadas para que possam amá-l'O e amarem-se mutuamente.
    540. – A tentação de Jesus manifesta a maneira própria de o Filho de Deus ser Messias, ao contrário da que Lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-Lhe. Foi por isso que Cristo venceu o Tentador, por nós : «Nós não temos um sumo-sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas; temos um, que possui a experiência de todas as provações, tal como nós, com excepção do pecado»(He.4,15). Todos os anos, pelos quarenta dias da Grande Quaresma, a Igreja se une ao mistério de Cristo no deserto. 





    Colocou-O no cimo do Templo e disse : 


    Dar-Te-ei tudo isto se, prostrado, me adorares 

















    __._,_.___







    através de email 







    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:

    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com













    Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso














    .



    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo