12/01/12
"Bento XVI e as ameaças contra a humanidade" Por Jean Wyllys
Visto no site da Revista Carta Capital
Artigo escrito por Jean Wyllys - jeanwyllyscc@hotmail.com
Eu pensava que o que o ameaçava eram as guerras (muitas delas étnicas ou religiosas), a fome, a miséria econômica, a desigualdade e as injustiças sociais, a violência, o tráfico de drogas e de armas, a corrupção, o crime organizado, as ditaduras de todo tipo, a supressão das liberdades em diferentes países, os genocídios, a poluição ambiental, a destruição das florestas, as epidemias… Porém o papa, mesmo ciente de todos esses males e consciente de que sua instituição – a Igreja Católica Apostólica Romana – contribuiu com muitos deles ao longo da história ocidental, disse que a humanidade é ameaçada pelo fato de dois homens ou duas mulheres se amarem e, por isso, decidirem construir um projeto de vida comum e obter o reconhecimento legal dessa união para gozar de direitos já garantidos aos heterossexuais.
O amor e a felicidade como ameaças contra a humanidade: foi o que afirmou Bento XVI.
O amor, uma ameaça?!
Dentre todos os desatinos do papa, este foi o que mais me chocou. Talvez porque sua afirmação estapafúrdia e anacrônica tenha violado diretamente a minha dignidade humana de homossexual assumido e orgulhoso de minha orientação sexual e de minha formação científica (sim, porque a afirmação de Bento XVI parte da crença absurda de que o casamento civil igualitário vai transformar todos os homens e mulheres em homossexuais e vai impedir que todas as mulheres da Terra recorram às técnicas de reprodução artificial).
Ora, o amor, como a fé, é inexplicável: sente-se ou não. Não há dicionário que possa defini-lo; só o poeta pode dizer alguma coisa a respeito — fogo que arde sem se ver, ferida que dói e não se sente — mas para entendê-lo é preciso sentir tudo aquilo que o papa, os cardeais, os bispos e os padres, pelas regras do trabalho que escolheram desde jovens, são proibidos de sentir – seja por outro homem, seja por uma mulher.
Talvez por isso eles não entendem.
Mas o amor nunca poderia ser uma ameaça para a humanidade; antes, sim, uma salvação para os seus piores males, um antídoto contra os venenos que a intoxicam, uma vacina contra as doenças que a afligem. O papa está errado de cabo a rabo. Ele não entendeu nada mesmo.
Contudo, mesmo não entendendo, ele deveria ter um pouco de responsabilidade. Suas palavras têm poder, influência, entram na cabeça e no coração de milhões de pessoas no mundo inteiro. Ele poderia usá-las para fazer o bem. Em vez de dedicar tanto tempo e esforço a injuriar os homossexuais — eu confesso que não consigo entender o porquê dessa obsessão que ele tem com a gente — o papa poderia se colocar na luta contra os verdadeiros males que ameaçam, sim, a humanidade. Esses que matam milhões, que arruínam vidas, que condenam povos inteiros.
Bento XVI não pode continuar difundindo o ódio e o preconceito contra os gays. Ele não pode dizer que nós, só por amarmos, só por reclamarmos que o nosso amor seja respeitado e reconhecido, somos "uma ameaça". Aliás, porque esse tipo de frases têm uma história. "Os judeus são a nossa desgraça!" ("Die Juden sind unser Unglück!"), disse o historiador Heinrich von Treitschke, e essa desgraçada expressão, publicada na revista alemã Der Sturmer e logo usada como lema pelos nazistas, deu no que deu. Nós, homossexuais, também sabemos disso: o nosso destino na Alemanha nazista, onde Bento XVI passou sua juventude, era o mesmo dos judeus, só que em vez da estrela de Davi, o que nos identificava noscampos de concentração era o triângulo rosa.
A tragédia do nazismo deveria ter servido para aprender que o outro, o diferente, não é uma ameaça, nem uma desgraça, nem o inimigo. E nós, homossexuais, não ameaçamos ninguém. O nosso amor é tão belo e saudável como o de qualquer um. E merecemos o mesmo respeito e os mesmos direitos que qualquer um.
Da mesma maneira que acontece agora com o "casamento gay", o casamento entre negros e brancos — chamado, na época, "casamento inter-racial" — já foi considerado "antinatural e contrário à lei de Deus" e uma ameaça contra a civilização. Numa sentença de 1966, um tribunal de Virgínia que convalidou sua proibição usou estas palavras: "Deus todo-poderoso criou as raças branca, negra, amarela, malaia e vermelha e as colocou em continentes separados. O fato de Ele tê-las separado demonstra que Ele não tinha a intenção de que as raças se misturassem". O casamento entre alemães "da raça ária" e judeus também foi proibido por Hitler. Até os evangélicos tiveram o direito ao casamento negado em muitos países durante muito tempo, porque eram, também, uma ameaça para a Igreja católica. Parece que alguns pastores não se lembram, mas foi assim.
Na Argentina, que em 2010 aprovou o casamento igualitário, a primeira grande reforma ao Código Civil, no século XIX, foi impulsionada pela demanda dos protestantes, que reclamavam o direito a se casar. Vários casais não católicos se apresentaram na Justiça, como agora fazem os homossexuais. Quando o país aprovou a lei de criação do Registro Civil e, depois, o matrimônio civil, em 1888, houve graves enfrentamentos entre o governo argentino e a Igreja Católica, que incluíram a quebra das relações diplomáticas com o Vaticano. No Senado, um dos opositores ao matrimônio civil disse que, a partir de sua aprovação, perdida a "santidade" do matrimônio, a família deixaria de existir. A lei foi chamada de "obra-mestra da sabedoria satânica" por monsenhor Mamerto Esquiú, quem disse sobre os governantes argentinos da época que "amamentam-se dos peitos da grande prostituta, a Revolução Francesa". Todas a predições apocalípticas que foram feitas contra a lei de matrimônio civil, no entanto, não se cumpriram. Anunciaram, garantiram que o mundo ia se acabar… mas o mundo não se acabou.
Passou-se mais de um século, mas as discussões são as mesmas. Os argumentos são os mesmos. E o papa Bento XVI continua sem entender. Não entende, tampouco, que o casamento civil e o casamento religioso são duas instituições diferentes. O casamento civil está regulamentado pelo Código Civil, que pode ser modificado pelo Congresso, já o casamento religioso depende das leis de cada igreja: por exemplo, o casamento católico é diferente do casamento judeu.
O casamento religioso é feito na igreja, templo, mesquita ou terreiro; o civil, no cartório. Para celebrar o casamento religioso na Igreja católica, os noivos devem ser batizados ou fazer um juramento supletório do batismo e devem realizar um curso prévio na igreja – o que não é necessário para o casamento civil, que pode ser celebrado por pessoas de qualquer religião ou por ateus. O casamento religioso, na maioria das igrejas cristãs, é indissolúvel – já o civil admite o divórcio.
Em conseqüência, uma pessoa pode se casar na Igreja apenas uma vez na vida, mas pode casar quantas vezes quiser no cartório, desde que seja divorciada. O casamento religioso, para que produza efeitos jurídicos, deve ser registrado no cartório – os efeitos jurídicos do casamento civil são imediatos. E essas são apenas algumas das muitas diferenças que existem entre o casamento civil e o religioso…
O que nós, homossexuais, reclamamos é o direito ao casamento civil. O projeto de emenda constitucional (PEC) que estou impulsionando no Congresso não mexe em nada com casamento religioso, cujos efeitos jurídicos são reconhecidos no art. 226 § 2 da Constituição, que se manterá inalterado. Meu projeto legaliza o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, mas nada diz sobre o casamento religioso. Da mesma maneira que o Estado não deve interferir na liberdade religiosa, as religiões não devem interferir no direito civil. Este último é uma instituição laica, que deve atender por igual as necessidades daqueles e daquelas que acreditam em Deus — em qualquer Deus ou em vários Deuses — e também daqueles e daquelas que não acreditam.
Chegará o dia no qual uma criança irá à biblioteca da escola para procurar, nos livros de história, alguma explicação sobre um fato surpreendente que o professor comentou em sala de aula: "Até o início do século 21, o casamento entre dois homens ou duas mulheres não era permitido". Para o nosso pequeno cidadão, essa antiga proibição resultará tão absurda como hoje nos resulta a proibição do casamento entre negros e brancos, ou do voto feminino. E se ele descobrir, na biblioteca, que houve um dia em que um papa disse que o casamento gay ameaçava a humanidade, provavelmente sentirá a mesma repulsa que nós sentimos ao lermos a desgraçada frase de von Treitschke.
Bento XVI deveria pensar se ele quer passar à história dessa maneira. Ainda está em tempo.
Tomara que algum dia ele seja capaz de entender e aceitar o amor — qualquer maneira de amor e de amar — e fazer aquilo que Jesus Cristo pregava: "Amarás ao próximo como a ti mesmo".
*Jornalista e linguista, é deputado federal pelo PSOL-RJ e integrante da frente parlamentar em defesa dos direitos LGBT.
Assinar: Postar comentários (Atom)
...
- Homorrealidade
- Reunimos aqui algumas notícias, artigos, produções culturais e perfis de personalidades que tenham alguma relação com o universo homossexual. Esse é mais um espaço para a divulgação da causa LGBT. Leia, questione e participe! CONTATOS: E-mail: homorrealidade@gmail.com Twitter: @homorrealidade Facebook: Homorrealidade Brasil Orkut: Homorrealidade
Buscar:
Visualizações:
374900
Categorias:
- Arte/ Cultura (208)
- Artigos/ Crônicas (270)
- Assexual/ Gouinage (6)
- Assumiu (40)
- Campanhas/ Manifestos (261)
- Conceitos (26)
- Direitos/ Política (495)
- Entrevista (64)
- Esporte/ Lazer (42)
- Eventos LGBT (168)
- Fatos (Brasil) (680)
- Fatos (Mundo) (422)
- Filmes/ Documentários (112)
- História (29)
- Humor (20)
- Livros/ Literatura (30)
- Moda/ Comportamento (79)
- Música/ Clipes (246)
- Perfis (Mundo Melhor) (51)
- Pesquisas (54)
- Por Homorrealidade (82)
- Religião/ Espiritualidade (86)
- Saúde (48)
- TV/ Mídia (388)
- Violência/Crime (189)
Arquivo do blog
- ▼ 2012 (62)
- ▼ Jan (62)
- "FOGO NA BACURINHA" Por Ítalo Damasceno
- "Love Wars": patrulheiros 'in love' no lado gay da...
- "Bento XVI e as ameaças contra a humanidade" Por J...
- Nova York vai ganhar seu primeiro hotel gay. Priva...
- Estudioso confirma: Shakespeare era bissexual
- Trilha Especial: Julia Marcell - "CTRL"
- Dolce & Gabanna convoca gays anônimos para o novo ...
- Patinador olímpico, Johnny Weir, casou-se em Nova ...
- Maria Berenice Dias foi pioneira em defender direi...
- Trilha Especial: Cher Lloyd - "Want U Back" ft. As...
- "Geneticamente Determinado" Por Fernanda Martins
- Centro de Referência da Cidadania LGBT - Rio de Ja...
- Trilha Especial: Pet Shop Boys - "New York City Bo...
- "Rabinos se manifestam biblicamente em relação ao ...
- Atriz americana sai do armário contra preconceito ...
- Casamento homossexual é 'ameaça' à humanidade, diz...
- "O Esporte é também homossexual" Por Luiz Ceará
- Miss Califórnia conta pela 1ª vez com duas lésbica...
- Após polêmica na Superliga, Michael diz que ajudou...
- Curta: "306"
- Alagoas regulamenta o casamento civil entre gays e...
- No Reino Unido, Big Brother tem astro gay do Rugby...
- Trilha Especial: Elton John - "This Train Don't St...
- Mulher de Tietê, SP, que agrediu homossexuais é li...
- O melhor da POP MUSIC 2011 - Recordar é viver!
- Escritor lança livro sobre dieta gay - e garante q...
- Marcelo Serrado não quer que a filha veja beijo ga...
- Curta: "Por outros olhos" - Homofobia na Escola
- Trilha Especial: 1E99 (com Gretchen) - "I'm cool"
- Trilha Especial: Scissor Sisters Vs Krystal Pepsy ...
- Estado laico pela ótica dos movimentos LGBT e femi...
- Cliente mata travesti ao descobrir que não era uma...
- Entidade aponta avanços e desafios do movimento LG...
- Edith Modesto: "Ninguém foi preparado para ter fil...
- "Filhos de Abraão & de Sodoma: Cristãos-novos Homo...
- Mulher é presa por agressão verbal contra homossex...
- Faixa da torcida do Palmeiras sobre homofobia pode...
- Convenção global do Turismo Gay em Florianópolis s...
- Bárbara Evans defende namorado: 'Nunca namoraria u...
- 60% dos brasileiros querem o fim da discriminação ...
- Chaz Bono pretende implantar um pênis, diz jornal
- Ex-jogador quer ser o transexual mais alto do mund...
- Torcedores do Palmeiras polemizam com faixa "homof...
- Trilha Especial: Mika - "Elle Me Dit"
- Entre o Romantismo e a Obscenidade
- Boninho se desmente: BBB 12 terá um único homossex...
- EUA rejeitam deportar lésbica casada com americana...
- CBN Mix Brasil - Momentos marcantes do programa em...
- "PÁGINAS (DES)COLORIDAS: PADRÕES DE MANIPULAÇÃO NA...
- Gloria Estefan viverá mãe de lésbica em 'Glee'
- Caribe mexicano quer aumentar turismo com casament...
- 'BBB 12' terá quatro gays, diz Boninho.
- Filme de Eastwood retrata relação homossexual de e...
- Casal de lésbicas é agredido após rejeitar paquera...
- Movimento LGBT pressionará para criminalizar homof...
- Notícia sobre Richarlyson no Palmeiras causa reaçõ...
- Jornal diz que Ricky Martin se casará no final de ...
- Porto Alegre registra casamento gay sem necessidad...
- Livro: "Soda Cáustica" reúne engraçadas tirinhas d...
- Robbie Williams: "Transaria com homem por U$ 3 mil...
- Os gays e a bíblia - por Frei Betto
- Trilha Especial: Celine Dion - "A New Day Has Come...
- ▼ Jan (62)
Seguidores
Para ler e reler diariamente!
- Gay de 61 anos é morto a pedradas em Florianópolis! - FONTE: MIX BRASIL Um assassinato de cunho homofóbico chocou os moradores do bairro de Capoeiras, em Florianópolis, na madrugada de domingo para segunda-fei...5 meses atrás
-
- "Hang on to your ego" - Estava conversando com um amigo novo. Não que eu acredite em novas amizades, muito menos em amizades entre homens e mulheres. Mas eu estava conversando. C...10 horas atrás
-
- Há vagas! - Todo Bordel que se preze procura sempre se renovar para agradar os seus visitantes. Com as férias da Marjorie Bier, aproveitamos para uma reforma geral...4 meses atrás
-
- Jesus diria sim ao PLC 122 e ainda faria mais - Ilustração: Thales Lima Fazendo um pouco da retrospectiva de fim de ano em meio das celebrações do Natal, não dá pra não comentar um dos assuntos mais abo...3 horas atrás
- David e Jônatas: homo-afetividade bíblica? - *Por Paulo Stekel* Há muitos anos me interesso pela história homo-afetiva de *David *e * Jônatas*, um, o pai do futuro Rei Salomão, o outro, filho do tirâni...14 horas atrás
- Papa Bento 16 diz que casamento homossexual é uma ameaça ao futuro da humanidade - O papa Bento 16, pontífice do catolicismo, disse nesta segunda-feira, 09/jan, que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradici...3 dias atrás
- @HomofoniaNAO @MarkosOliveira @MundoColoriiido "Passará ... on Twitpic - @HomofoniaNAO @MarkosOliveira @MundoColoriiido "Passará ... on Twitpic4 dias atrás
-
- Rabinos emitem documento afirmando que a Lei de Deus não aceita a homossexualidade - Nos Estados Unidos, existe uma campanha do presidente Barack Obama para promover e normalizar a homossexualidade. Mas um grupo de 100 rabinos ortodoxos e...2 dias atrás
- Eu quero muito: Sapatos da marca Tretorn. Putz!!! Incríveis. - Galera, eu nem ia postar mais nada hoje. Tive um dia meio chato, estava sem paciência e para dar uma relaxada foi organizar meus sites favoritos, de link e...1 dia atrás
- Setor de RH: Funcionários da Igreja Católica - Já disse várias vezes que detesto falar de religião e que respeito a religiosidade de cada pessoa como um direito humano. O que cada indivíduo faz de su...2 dias atrás
- o diferente sempre é um perigo? - texto de Marcelo Spitzner copiado das blogueiras feministas Marcelo Serrado e o perigo do beijo gay Minha estreia no Blogueiras Feministas acontece nu...21 horas atrás
- LEA T EM CAMPANHA PARA BLUE MAN - Lembra do escândalo que Lea T provocou ao desfilar de biquíni no Fashion Rio em maio do ano passado? Pois é, ao folhear uma das minhas Vogue's [a de deze...2 horas atrás
- Beyoncé grava "God Bless The USA" para projeto beneficente. - Beyoncé vem provando seu patriotismo nos últimos meses. Após lançar uma música para a campanha da primeira-dama Michelle Obama contra a obesidade infant...8 meses atrás
- formspring.me - O que você quer de mim??? :-) pode perguntar! http://formspring.me/thiagowesley1 ano atrás
- A vida continua... - Então, apesar da ausência, a vida continua. Está caindo um temporal agora, aqui no extremo sul do Brasil. Deixei a vida de lado um pouco, vou permanecer em c...4 meses atrás
-
- Palavras de Natal - Perguntaram-me o que eu desejava de natal, e o que eu esperava para 2012, bem, a resposta é meio obvia para varias pessoas, é sempre aquela mesma histor...2 semanas atrás
- Procon-SP denuncia 29 sites por irregularidades em vendas online - Pessoal, Para tomar cuidado!!! Segue notícia publicada ontem no IDGNOW. "De acordo com o órgão, vários sites não podem ser encontrados nem por correspondên...1 dia atrás
- Uma pausa. - *Prezado Leitor do Outting Cultural,* Estaremos temporariamente em pausa com o Outting, para realizar outros caminhos profissionais. Este blog, durante t...3 semanas atrás
- Quick Notes - Celebremos! - 60% a favor dos Direitos LGBT - Hi guys! Temos mais um motivo para comemorar nesse fim de ano! Segue abaixo o texto publicado no portal de notícias do Senado Federal. *Maioria aprova in...3 semanas atrás
-
- Petição pela retirada de símbolos religiosos é entregue na Assembleia Legislativa e no Governo do RS - Presidente da Assembleia, Adão Villaverde, recebe pedido de retirada dos símbolos religiosos das mãos de Ana Naiara Malavolta, articuladora estadual da Lig...5 semanas atrás
- Planeta dos Ursos - *Gênero:* Aventura Gay *Duração: *19 linhas *Distribuidora:* GenezioGroup *Censura:* A censura é livre para vocês poderem utilizá-la com a gente, via com...4 meses atrás
--
1. | Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. | |
2. | Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: | |
3. | Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! | |
4. | Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! | |
5. | Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! | |
6. | Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! | |
7. | Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! | |
8. | Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! | |
9. | Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! | |
10. | Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! | |
11. | Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. | |
12. | Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
0 comentários:
Postar um comentário