Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Resumo 4604

    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Escuta da Palavra e Meditação - 30/1/2012 - O que o Senhor quer d

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Dom, 29 de Jan de 2012 8:29 pm





    VERDADE (VER)

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Marcos 5,1-20

    "Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galileia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele e gritou:
    - Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o Senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue!
    Ele disse isso porque Jesus havia mandado: "Espírito mau, saia desse homem!"
    Jesus perguntou:
    - Como é que você se chama?
    Ele respondeu:
    - O meu nome é Multidão, porque somos muitos.
    E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os espíritos pediram a Jesus com insistência:
    - Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles!
    Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.
    Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência:
    - Me deixe ir com o senhor!
    Mas Jesus não deixou e disse:
    - Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.
    Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados."

    CAMINHO (JULGAR)
    (O que o texto diz para mim, hoje?)

    Meditação:

    Nossa luta seria vã se não soubéssemos de antemão que poderíamos vencer. Se nos abandonarmos às nossas forças, terminaremos derrotados, porque esta força tem um caráter sobre humano.

    O que nós queremos fazer a partir do momento em que fazemos uma experiência mais profunda do amor de Deus em nossas vidas? Em muitos casos, o que acontece é que a pessoa adota uma postura intimista e individualista de vivência religiosa.

    O Evangelho de hoje nos mostra essa tendência, mas nos mostra também a vontade de Deus. Jesus não permitiu que o homem que tinha sido endemoninhado ficasse com ele, mas o enviou para ser evangelizador através do testemunho da misericórdia de Deus, mostrando-nos, assim, que a verdadeira resposta ao amor de Deus é o compromisso evangelizador.

    Vemos neste episódio, um claro contraste entre a obra do demônio e a de Deus. O que nos faz lembrar das palavras de Jesus registradas em João 10,10: "o ladrão não vem senão para matar, roubar e destruir; mas eu vim para que vocês tenham vida e a tenham com abundância".

    O Diabo é esperto para cativar e ludibriar as pessoas, apresentando uma série de atrativos que têm, por objetivo último, o de matar, roubar e destruir. Tudo o que ele oferece termina em inferno.

    O Gadareno não nasceu endemoniado. Ele foi uma pessoa como outra qualquer. Ele até mesmo tinha mulheres e filhos (v.19).

    A Bíblia adverte: "Não deis lugar ao Diabo" (Ef 4,27). As pessoas podem se afundar no pecado até ao ponto de se verem totalmente dominadas pelo mal. Eis aí o retrato mais grotesco do que os demônios pretendem fazer com os seres humanos.

    Dominado e derrotado pelo mal, aquele gadareno não habitava mais em casa, mas em um cemitério (v.3), e era impelido pelos demônios para a solidão do deserto (Lc 8,29). Tornou-se um ser anti-social e violento (v.4), vivendo inquieto e ansioso, andando de um lado para o outro numa angústia sem tréguas (v.5).

    Ele passou a não apreciar e nem a valorizar mais a própria vida. Perdeu o pudor e, sem nenhum respeito próprio, andava sem roupas (Lc 8,27). Com um espírito autodestrutivo, feria-se a com pedras (v.5).

    Este é um quadro chocante, mas devemos saber que o adversário tem estratégias diferentes para atingir pessoas diferentes. Geralmente ele é mais sutil.

    Quantos não ficam surpresos consigo mesmos ao serem tomados pelo ódio, rancor, chegando mesmo a agirem com assustadora violência? Quantos não estão também estressados e angustiados sem conseguir descansar direito?

    Quantos não estão perdendo o pudor. Por exemplo, o que acontece em certos bailes funk. Onde foi parar a dignidade humana? E quantos não estão também experimentando uma grande solidão?

    Mesmo em meio a multidão, sentem-se como um Robson Crusoé. Não tem amigos em quem possam confiar. Feridos e traumatizados, desenvolveram verdadeiras couraças que servem de barreiras para o desenvolvimento de saudáveis relacionamentos interpessoais. Estão, de fato, sem perceber, sendo impelidos para o deserto.

    A boa notícia é de que há esperança, mesmo para alguém tão arruinado como era o caso do endemoniado gadareno. Jesus o libertou! De modo que, agora, ele podia ser visto assentado tranquilamente na comunhão de Jesus e de seus discípulos (v.15). Sinal de que estava apto a voltar ao convívio social. E não se encontrava mais nu, pois estava agora vestido (v.15)! Recobrou sua honra e dignidade! E já não mais gritava e agia como um louco, pois havia recuperado o bom senso (v.15). Além destas três coisas maravilhosas, outra é que ele agora encontrou razão e motivação para viver (Mc 5,18). Queria seguir o Mestre! Desejava tornar-se um missionário! Pretendia ir para terras distantes, mas Jesus orienta-o a primeiramente retornar para sua família. Pois missões começa em casa (v.19 e At 1,8)!

    Jesus promove a restauração do lar! Ao mesmo tempo, Jesus está deixando um missionário em Decápolis (v.20)! Uma testemunha do seu poder libertador! Sinal de sua compaixão até mesmo por aqueles que se mostram hostis a ele.

    Como o processo de libertação daquele homem implicou no sacrifício de dois mil porcos (v.13), o povo dali acabou expulsando a Jesus da região (v. 17), pois possuíam um sistema de valores onde porcos valem mais que os humanos.

    Jesus representava uma ameaça aos porcos daquele povo. Vemos aí que não só aquele individuo, mas também o próprio povo também estava dominado por distintas legiões, como a daqueles porcos que representam seu egoísmo materialista, e eram também dominados literalmente por uma legião do Exército Romano que ocupava a cidade.

    Aquele povo há séculos vinha sendo dominado e oprimido por uma sucessão de nações estrangeiras. E por fim, entendemos que aquele povo também era dominado por demônios de toda espécie que buscavam afastar as pessoas da vida abundante e impedir o seu progresso em direção a Deus.

    E quanto a nós? Existe algo que impede nossa caminhada cristã, que atrapalha nossos relacionamentos, que nos perturba e oprime ou que nos domina e escraviza? Existe algo que amamos mais do que a Deus? Onde está o nosso tesouro?

    "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mt 6,19-21). "Não podeis servir a dois senhores" (Mt 6,24). É tão triste constatar que "a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas" (Jo 3,20).

    Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1Jo 3,8) e quer conceder a você uma vida abundante e significativa (Jo 10,10). Entregue-se sem reservas ao Senhor da Vida!
    Reflexão Apostólica:

    Aqui temos a cura de um homem que vivia gravemente alienado, sem nenhuma consciência de seus atos. Diz o texto que ele vivia no cemitério entre os túmulos e diz que ele estava endemoninhado. Seria um epilético agravado ainda mais por outros problemas de saúde? Ninguém conseguia dominá-lo.

    Aconteceu aí em favor desse homem uma grande libertação realizada por Jesus. Esse homem foi curado, passou a ter vida normal, a ter condições de viver com dignidade. Isso significa integração, inclusão, agora esse homem pode conviver com os outros na sociedade, vai ser útil aos outros. Tanto assim que o homem agora curado quis ficar com Jesus, mas Jesus disse a ele: "Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti. Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficaram admirados." (Mc 5, 19-20)

    Jesus quer que todos tenham vida, e vida em plenitude. "Chegando até Jesus, viram o endemoninhado sentado, vestido e em pleno juízo, ele que antes estava possuído pela legião. E ficaram com medo." (Mc 5,15).

    Em Jesus nós somos convidados a trabalhar no sentido de eliminar da sociedade tudo o que aliena as pessoas; a trabalhar para que todos tenham vida e vida que caminha para a plenitude.

    VIDA (CELEBRAR)
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, faze-me anunciador da compaixão que tens por mim, a qual se manifesta na libertação de meu egoísmo e na abertura do meu coração para o serviço ao meu semelhante.

    VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

    Propósito: Anunciar tudo o que o Senhor fez e faz por mim.
    2.

    O MISTÉRIO DA IGREJA (05) JESUS O PRIMORDIAL SACRAMENTO  Som !

    Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Seg, 30 de Jan de 2012 12:31 am





    O MISTÉRIO DA IGREJA

    (05) JESUS O PRIMORDIAL SACRAMENTO !

    Por mais maravilhosos que sejam, os sinais, as palavras e os actos de Deus, nenhum deles se pode comparar com o próprio Jesus..

    Ele é a fonte de todos os Sacramentos de todos os sinais e de todos os símbolos.

    E para além de tudo o mais Ele é o ideal ou finalidade, a verdadeira razão pela qual Deus nos concede todas as graças que nos quer dar.

    Todos os Sacramentos estão enraizados n'Ele e encontram n'Ele todo o seu poder.

    Ele é o único que verdadeiramente batiza, confirma e perdoa.

    Ele é o único que une o homem e a mulher no Matrimónio, que ordena os sacerdotes e cura os doentes.

    E, evidentemente, é Ele que nos dá o pão e o cálice da vida e da salvação.

    Mas ainda há aqui alguma coisa mais do que Jesus como o primeiro que concede todas as graças dos Sacramentos.

    Ele próprioo é o Primordial Sacramento.

    Ele é o Eterno Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, e que veio até nós numa forma corporal visível.

    Ele próprio assumiu os elementos da Criação – carne e sangue.

    E foi na sua própria forma corporal – através das palavras e acções, dos ensinamentos e dos milagres – que Ele nos revelou o Evangelho.

    Foi através da Sua morte – morte corporal – que nos revelou a misericórdia e o amor de Deus, perdoando os nossos pecados e abrindo-nos as porta do Céu.

    Ele é a mais alta, a mais profunda e a mais sagrada revelação de Deus.

    Jesus não é apenas o sinal do amor redentor de Deus; Ele traz-nos o amor redentor de Deus, Ele torna o amor redentor de Deus presente em nós.

    E, como disse o teólogo Fr. Edward Schillebeeckx, Jesus é o Primordial Sacramento.

    No Seu corpo, Ele é simultaneamente o sinal da nossa redenção e concede-nos a próprias redenção.

    Ele próprio é a fonte de todas as graças que Deus nos quer dar.

    Nós sabemos que Jesus ressuscitou da morte, subiu aos Céus onde permanece até ao dia da Sua segunda vinda em glória.

    Mas isto não significa que todas as graças que nos mereceu enquanto andou na terra se perdessem para sempre.

    Não, nós temos o milagre do Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os primeiros crentes e lhes concedeu o poder e a missão de pregar o Evangelho em todo o mundo.

    A graça de Jesus, nosso sacramento de redenção, não deixou de existir.

    Através do Espírito, todas as graças e poderes, todo aquele amor, misericóredia e sabedoria estão ainda presentes – na Igreja.

    Nós agora temos a Igreja como o Sacramento de Cristo.

    Através desta assembleia ou Comunidade de crentes, através da consagração batismal, Jesus continua a estar presente no mundo.

    A Igreja é um Sacramento porque é o testemunho ou sinal visível, palpável da presença de Deus..

    Como todos os outros Sacramentos a Igreja é simultaneamente o Sinal da graça de Deus e o agente ou o meio para a conceder.

    Como uma Comunidade de redimidos, a Igreja é o sinal para o mundo de uma nova Criação que Jesus tornou possível.

    E, ao mesmo tempo, é através da Igreja que nós podemos receber a redenção de Jesus e tornarmo-nos parte da nova Criação que a Igreja revela.

    Se Cristo é o Sacramento de Deus, a Igreja é para nós o Sacramento de Cristo.

    Ela representa-O no pleno e primordial sentido do termo.

    Ela, verdadeiramente torna-O presente.

    Para ver a Igreja como uma Comunidade de culto, para ver os seus membros a ensinar, a ministrar e a evangelizar, é ver o próprio Jesus a operar no mundo.

    A Igreja não revela apenas o trabalho de Jesus, mas traz Jesus ao mundo.

    É o próprio Jesus que opera através da Igreja, que orienta as nossas vidas, consola os corações dilacerados e salva os pecadores arrependidos.

    A união entre Jesus e a Igreja é tão profunda que os Padres do Vaticano II a compararam ao Mistério da Encarnação.

    - "Apresenta por esta razão uma grande analogia com o mistério do Verbo encarnado. Pois, assim como a natureza assumida serve ao Verbo divino de instrumento vivo de salvação, a Ele indissoluvelmente unido, de modo semelhante a estrutura social da Igreja serve ao espírito de Cristo, que a vivifica, para o crescimento do corpo".(LG.8).

    Fisicamente, nós podemos ver apenas a "estrutura social" da Igeja, com a sua hierarquia os seus ministros e ministérios e a sua organização em Paróquias e Dioceses.

    Mas nos nossos corações, nós podemos dizer que o Espírito Santo dá vida a toda esta estrutura, enchendo-a com a sua divina graça e dando-lhe o poder de se alimentarem espiritualmente e caminharem para a salvação eterna, através de um chamanento ao arrependimento e à exaltação.

    John

    Nascimento
    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Criar novo tópico | Visite seu Grupo na web
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Encontre a pessoal ideal no Y!Econtros. Comece sua procura agora mesmo!

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo