Mensagens neste resumo (6 Mensagens)
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- Homem doa calça com quase R$4,5 mil no bolso e vítima de enc De: vicentegargiulo@yahoo.com.br
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- França se torna palco de protestos católicos por respeito da f De: vicentegargiulo@yahoo.com.br
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- Beatificada deputada austríaca de origem judaica De: Pedro Afonso Gomes
- 4.
- Escuta da Palavra e Meditação - 2/3/2012 - É preciso reconcili De: Família Arruda
- 5.
- Escuta da Palavra e Meditação - 2/2/2012 - O menino crescia e fi De: Família Arruda
- 6.
- O MISTÉRIO DA IGREJA (06) UM CHAMAMENTO AO ARREPENDIMENTO E À De: John A. Nascimento
Mensagens
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Homem doa calça com quase R$4,5 mil no bolso e vítima de enc
Enviado por: "vicentegargiulo@yahoo.com.br" vicentegargiulo@yahoo.com.br vicentegargiulo
Qua, 1 de Fev de 2012 8:41 am
http://www.patoshoje.com.br/ noticias/ patos-de- minas/14813- patense-doa- calca-com- quase-r-4- 5-mil-e-vitima- de-enchente- devolve-dinheiro .html
Homem doa calça com quase R$4,5 mil no bolso e vítima de enchente devolve dinheiro
Uma desconhecida vítima das enchentes de Minas Gerais deu um exemplo de honestidade.
O morador do Distrito de Itamuri, no município de Muriaé, recebeu uma calça doada por um patense com quase R$4.500,00 no bolso e devolveu o dinheiro.
O vendedor de roupas patense, Reis Simão Tavares, foi quem fez doação.
A surpreendente história começou com um ato de solidariedade do patense.
Reis Simão separou duas embalagens de roupas e levou até a Praça do Fórum, onde os policiais estavam recebendo os donativos.
O engano só foi percebido seis dias depois, quando as doações já tinham partido para atender as vítimas das enchentes.
Ele chegou a ir até o 15 º BPM, mas não havia mais nada que podia ser feito.
Ele, então, registrou uma ocorrência para tentar sustar os cheques e teve muito trabalho.
Reis informou que os cheques eram de clientes que chegaram a desconfiar da história.
âPassei muito trabalhoâ contou.
E mesmo assim não conseguiu sustar alguns cheques e já tinha se conformado com a perda do dinheiro.
Mas, a bela atitude foi agradecida também com uma bela ação.
De acordo com o Ten. Vilela, após passar pela triagem da Defesa Civil em Muriaé, a calça foi levada para o Distrito de Itamuri sem ninguém perceber o que havia no bolso.
Só a pessoa que recebeu a calça que percebeu que o dinheiro estava lá.
Depois de ver o engano, mesmo passando por dificuldades, a pessoa foi até a Defesa Civil e entregou o dinheiro.
Então, a Secretaria de Defesa Social de Muriaé entrou em contato com o Ten. Vilela que entregou os cheques para o verdadeiro proprietário.
Com muita satisfação, Reis recebeu os seis cheques que somam R$4.483,00 e agradeceu.
Ele contou que vai continuar ajudando as pessoas que necessitam e incentivou a população a ser solidária.
O Ten. Vilela, um dos coordenadores da campanha em prol das vítimas das enchentes, elogiou as duas atitudes.
âMesmo em um momento de dificuldade a pessoa que podia ter descontado os cheques devolveu. Foi uma ação humanitária que não tem preçoâ, elogiou.
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França se torna palco de protestos católicos por respeito da f
Enviado por: "vicentegargiulo@yahoo.com.br" vicentegargiulo@yahoo.com.br vicentegargiulo
Qua, 1 de Fev de 2012 8:56 am
http://www1.folha.uol. com.br/mundo/ 1041684-franca- se-torna- palco-de- protestos- catolicos- por-respeito- da-fe.shtml? skin=folhaonline &comment= 299517&reply= 4856418&type= comment&done= http%3A%2F% 2Fwww1.folha. uol.com.br% 2Fmundo%2F104168 4-franca- se-torna- palco-de-
31/01/2012 - 07h50
França se torna palco de protestos católicos por respeito da fé
CÍNTIA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS
Cruzes, velas, fiéis ajoelhados, bandeiras da França, cânticos religiosos, invocação de Joana d'Arc e palavras de ordem contra a "cristianofobia". Esses são os ingredientes das manifestações organizadas recentemente por católicos integristas diante de salas de teatro que apresentam peças consideradas "heréticas".
Antes limitado a protestos esporádicos, nos últimos dois meses, o instituto Civitas, uma organização que se define como um "lobby político pela recristianização da França", ganhou espaço na mídia com manifestações ostensivas em eventos culturais importantes suscitando o debate entre o direito de liberdade artística e o respeito da fé. Foram cerca de 60 protestos desde o começo do ano passado em toda a França.
No fim de outubro, durante as apresentações da peça "Sur le concept du visage du fils de Dieu" ("Sobre o conceito do rosto do filho de Deus", em tradução livre), do italiano Romeo Castellucci, alguns manifestantes invadiram o palco do Théâtre de la Ville, em Paris, e tentaram agredir os atores. O motivo do protesto era a associação da figura de Cristo a cenas de escatologia durante o espetáculo.
Durante as semanas em que a peça esteve em cartaz, os manifestantes permaneceram na entrada do teatro rezando e vaiando quem comprava ingressos. A polícia teve que intervir em diversas ocasiões para impedir populares mais exaltados que ameaçavam atirar pedras no público.
Na última grande manifestação do grupo, no dia 11 de dezembro, uma centena de manifestantes marchou até a entrada do teatro du Rond-Point, perto da avenida dos Champs Elysées na capital francesa, para realizar uma vigília contra a peça "Golgota Picnic", uma das principais atraçõe
O espetáculo do argentino Rodrigo Garcia faz releitura de passagens dos Evangelhos. Numa das cenas mais criticadas pelos integristas católicos, um pianista nu interpreta uma adaptação de "As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz" do compositor Joseph Haydn (1732-1809).
Alain Escada, secretário-geral do Civitas, defende que toda expressão artística deveria ser submetida a valores cristãos. "Essas peças são uma mistura de perversões, de blasfêmias e de ataques gratuitos aos cristãos. Temos que nos defender. Na França, a laicidade tornou-se a religião do Estado e a cristianofobia é uma das suas faces mais visíveis", disse à Folha.
O Civitas, segundo Escada, conta com cerca de 100 mil simpatizantes e utiliza redes sociais e a mobilização de jovens pela internet para organizar os protestos que reúnem as alas mais conservadoras do catolicismo francês.
Escada rejeita, porém, a denominação integrista. "Esse rótulo limita a nossa atuação. Defendemos valores tradicionais do catolicismo. Somos apenas indignados católicos."
O Civitas, no entanto, tem forte elo com a Fraternidade Sacerdotal São Pio 10, movimento católico integrista criado pelo ex-arcebispo Marcel Lefebvre, como pode ser constatado no site da organização. Avesso à modernização litúrgica promovida pela Igreja Católica nos anos 60, Lefebvre foi suspenso de todas as suas atividades religiosas e excomungado. Continuou, porém, a realizar ritos não reconhecidos pelo Vaticano até a sua morte em 1991. Seus seguidores, ainda hoje, continuam a ministrar missas em latim na França.
AMBIÇÕES POLÍTICAS
Para além dos protestos e da mobilização pela internet, o Civitas, apontado como ultraminoritário por teólogos, espera ganhar peso no meio político. Jacques Rémiller, deputado do UMP, partido do presidente Nicolas Sarkozy, encaminhou um texto que condena a perseguição aos cristãos no Oriente Médio e ressalta a ameaça de atos contra os católicos na França.
O texto conseguiu angariar assinaturas favoráveis de 55 deputados, o que representa cerca de 10% da Assembleia. "Não tenho vergonha de dizer que cobramos o apoio dos deputados. Vamos, em breve, encaminhar para os parlamentares um projeto de lei para retirar todas as subvenções publicas de organizações culturais que programem eventos ofensivos à religião", afirmou Escada.
Para Nicolas Senèze, jornalista do jornal católico "La Croix" e especialista do integrismo na França, ao associar a cristianofobia em países como o Iraque à situação na França, o Civitas conseguiu passar a mensagem de que a religião católica estava ameaçada conseguindo, com isso, atrair até alguns cristãos moderados para a sua causa. "Foi um golpe de mestre", resumiu.
O instituto Civitas também planeja lançar candidatos às eleições municipais de 2014. Escada diz que incentiva candidaturas sem "vínculos políticos tradicionais", mas, antes de assumir a secretaria geral do Civitas há dois anos, era ligado a um partido belga de extrema-direita.
SOCIEDADE PURA
Em uma carta aberta, o monsenhor Pascal Wintzer, do Observatorio da Fé e da Cultura da Conferência dos Bispos da França, relativizou o conteúdo das peças teatrais atacadas pelos integristas.
"Nas obras contemporâneas, seja nas artes plásticas seja na expressão teatral, os temas representados não são mais 'religiosos', não são mais cenas bíblicas. Elas expressam inquietudes diante de um mundo em desencanto", escreveu. Para o bispo, a obsessão por uma sociedade cristã "pura" e "naturalmente cristã" defendida pelos integristas é um "sonho do qual é preciso acordar".
As críticas ao movimento integrista também vêm do governo. O ministro da Cultura, Frédéric Mitterand, declarou em resposta aos protestos contra a peça "Golgota Picnic" que todos têm o direito de protestar, mas que "a liberdade de consciência e a laicidade devem ser protegidas a todo custo".
s do Festival de Outono.
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Beatificada deputada austríaca de origem judaica
Enviado por: "Pedro Afonso Gomes" pedroafonsogomes@yahoo.com.br pedroafonsogomes
Qua, 1 de Fev de 2012 12:04 pm
Beatificada deputada austríaca de origem judaica
Viena, 01 fev (SIR) - O Cardeal Christoph Schonborn, de Viena, beatificou no
domingo uma antiga deputada austríaca que morreu em 1933. A beatificação de
Hildegard Burjan é marcante por duas razões. Em primeiro lugar por ser de
origem judaica e também por ser o primeiro membro de um parlamento,
democraticamente eleito, a receber o culto liúrgico. Burjan nasceu em 1883
numa família judaica, mas converteu-se ao Catolicismo ainda jovem e foi
fortemente inspirada pelo Papa Leão XIII, sobretudo a sua encíclica social
Rerum Novarum. Na década de 30 filiou-se no Partido Social Cristão Austríaco
e foi a primeira mulher a ser eleita deputada na Áustria, tendo batalhado
pela introdução de medidas como o salário mínimo, licenças e proteção legal
para a maternidade e igualdade de remunerações. As medidas anti-semitas que
antecederam a subida do nazismo naquele país obrigaram-na a abandonar a
política, mas não desistiu de trabalhar em favor dos pobres, principalmente
através da organização Caritas Socialis, que fundou, e que se dedicava a
auxiliar os pobres, doentes e idosos. Morreu em 1933, tendo sido poupada das
medidas anti-semitas que acompanharam a anexação da Áustria pela Alemanha.
Na cerimônia de beatificação o Cardeal Shonborn elogiou o seu trabalho
social e descreveu-a como uma mulher que "evangelizou com poucas palavras."
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Escuta da Palavra e Meditação - 2/3/2012 - É preciso reconcili
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 1 de Fev de 2012 2:02 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 5,20-26
"Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
Na nova sociedade, abandona-se a economia de mercado que visa ao lucro e à consolidação dos poderosos grupos econômicos que, seja pela guerra, seja pela injustiça, relegam à doença, à fome e à morte multidões de excluídos.
A vivência da reconciliação com os irmãos contribui fundamentalmente para a consolidação da vida e para a construção da Paz a que todos aspiramos.
Todas as pessoas costumam falar em justiça, mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis.
Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia.
Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça.
O texto do evangelho de hoje faz parte de uma unidade maior de Mt 5,20 até Mt 5,48. Nela Mateus mostra como Jesus interpreta e explica a Lei de Deus.
Por cinco vezes ele repete a frase: "Antigamente foi dito, mas eu vos digo!" (Mt 5,21. 27.33.38.43). Um pouco antes, ele tinha dito: "Não pensem que vim acabar com a Lei e os Profetas. Não vim acabar, mas sim dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5,17).
A atitude de Jesus frente à lei é, ao mesmo tempo, de ruptura e de continuidade. Ele rompe com as interpretações erradas, mas mantém firme o objetivo que a lei quer alcançar: a prática da justiça maior que é o Amor.
O primeiro versículo dá a chave geral de tudo que segue no conjunto de Mt 5,20-48. A palavra Justiça aparece nenhuma vez em Marcos, e sete vezes no Evangelho de Mateus (Mt 3,15; 5,6.10.20; 6,1.33; 21,32).
Isto tem a ver com a situação das comunidades para as quais Mateus escreve. O ideal religioso dos judeus da época era "ser justo diante de Deus".
Os fariseus ensinavam: "A pessoa alcança a justiça diante de Deus quando chega a observar todas as normas da lei em todos os seus detalhes!"
Este ensinamento gerava uma opressão legalista e trazia muita angústia para as pessoas, pois era muito difícil alguém observar todas as normas (Rm 7,21-24).
Por isso, Mateus recolhe palavras de Jesus sobre a justiça mostrando que ela deve ultrapassar a justiça dos fariseus (Mt 5,20).
Para Jesus, a justiça não vem do que eu faço por Deus observando a lei, mas sim do que Deus faz por mim, acolhendo-me como filho ou filha. O novo ideal que Jesus propõe é este: "Ser perfeito com o Pai do céu é perfeito!" (Mt 5,48). Isto quer dizer: eu serei justo diante de Deus, quando procuro acolher e perdoar as pessoas da mesma maneira como Deus me acolhe e me perdoa, apesar dos meus defeitos e pecados.
Por meio de cinco exemplos bem concretos, Jesus vai mostrar como fazer para alcançar esta justiça maior que supera a justiça dos escribas e dos fariseus.
Como veremos, o evangelho de hoje traz o primeiro exemplo relacionado com a nova interpretação do quinto mandamento: Não matarás! Jesus vai revelar o que Deus queria quando entregou este mandamento a Moisés.
Para observar plenamente o quinto mandamento não basta evitar o assassinato. É preciso arrancar de dentro de si tudo aquilo que de uma ou de outra maneira possa levar ao assassinato, como por exemplo, raiva, ódio, xingamento, desejo de vingança, exploração, etc.
Para poder ser aceito por Deus e estar unido a ele, é preciso estar reconciliado com o irmão, com a irmã. Antes da destruição do Templo, no ano 70, quando os judeus cristãos participavam das romarias a Jerusalém para fazer suas ofertas no altar e pagar suas promessas, eles sempre se lembravam desta frase de Jesus.
Nos anos 80, no momento em que Mateus escreve, o Templo e o Altar já não existem. Tinham sido destruídos pelos romanos. A própria comunidade e a celebração comunitária passam ser o Templo e o Altar de Deus.
Um dos pontos em que o Evangelho de Mateus mais insiste é a reconciliação. Isto mostra que, nas comunidades daquela época, havia muitas tensões entre grupos radicais com tendências diferentes e até opostas.
Ninguém queria ceder diante do outro. Não havia diálogo. Mateus ilumina esta situação com palavras de Jesus sobre a reconciliação que pedem acolhimento e compreensão.
O único pecado que Deus não consegue perdoar é a nossa falta de perdão aos outros (Mt 6,14). Por isso, procure a reconciliação, antes que seja tarde demais!
Reflexão Apostólica:
Segundo o documento de Aparecida devemos nos empenhar em oferecer o Querigma, ou seja, o anúncio, pois a conversão é individual e tem seu tempo. NOSSO ANÚNCIO ESTÁ NO VIVER COM NOSSA VIDA A LEI, SENDO TESTEMUNHOS E NÃO MEROS "APONTADORES" DE DEFEITOS E SOLUÇÕES".
A programação neurolinguística diz que o corpo "fala". E como fala! Vamos então aproveitar o que ela diz e casarmos com a afirmação que o Senhor nos apresenta: "( ) Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu SE FOREM MAIS FIÉIS EM FAZER A VONTADE DE DEUS do que os mestres da Lei e os fariseus".
O que seria ser MAIS FIEL? Talvez seja o que João um dia mencionou em uma das suas cartas: "( ) Se alguém disser: "Amo a Deus", mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão". (I João 4, 20-21)
Dureza não é? Ainda temos mais a ver.
O corpo não esconde o que de fato pensamos. Não dá pra esconder nossa insatisfação se meu corpo torce a boca, franze a testa, se viro o rosto ou bocejo; não dá pra fingir que presta atenção no irmão, no chefe, no colega se meu corpo insiste em ficar com os braços cruzados, procurando defeitos Mas por outro lado também nosso corpo não consegue esconder as preocupações que se revelam nos cabelos brancos, na cara abatida, no ar cansado
Fidelidade também é não envelhecer pelo que não é pra nós. Digo isso pelas pessoas que lidam com pessoas, em especial nossos irmãos de comunidade que sofrem com os irmãos "abençoados", que também são cristãos e que toda comunidade tem. Pessoas que Jesus nos pede pra amar, mas que ainda não amadureceram para amar as pessoas (hunf).
Ser AINDA mais fiel é não perder o dia com discussões pequenas e fundamentadas em picuinhas. É ser devoto, se necessário, de "são grecin" (tintura de cabelos) e não cultivar sentimentos nocivos e tão poucos cabelos grisalhos por causa deles. É perca de tempo procurar soluções que só virão com o tempo.
Ser AINDA MAIS FIEL é exercer a paciência; é entender o que padre Jonas disse: O sentimento é seu, mas a cara é dos outros! Como convencerei que esse mundo que sonhamos vale a pena com cara de abatidos?
Precisamos estar dispostos e sempre apresentáveis. Criticados, aporrinhados, citados, apontados sempre seremos, pois ao abraçar a cruz estamos sujeitos a levar por Cristo as chicotadas do percurso. O cordeiro não levantou a voz! Ser fiel é prosseguir!
Quais os conflitos mais freqüentes na nossa família? E na nossa comunidade? É fácil a reconciliação na família e na comunidade? Sim ou não? Por que?
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Ser mais FIEL e melhorar o relacionamento dentro da nossa família e da comunidade.
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Escuta da Palavra e Meditação - 2/2/2012 - O menino crescia e fi
Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com xisto_19982000
Qua, 1 de Fev de 2012 2:31 pm
VERDADE (VER)
Evangelho:
Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 2,22-40
"Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus."
CAMINHO (JULGAR)
(O que o texto diz para mim, hoje?)
Meditação:
Na festa da Apresentação de Jesus no Templo, o texto de Lucas repete quatro vezes que as ações de José e Maria eram "de acordo com a Lei" ou "para cumprir a Lei".
Tudo isso é uma maneira muito sutil de mostrar a condição humana e a inserção plena de Jesus na vida de seu povo Israel. Porém, a vida desse menino, que hoje é apresentado, terminará sendo um projeto de salvação para todo o povo e transcenderá "todas as nações".
Os pastores, os magos do Oriente, Simeão e Ana são parte do ciclo das apresentações de Jesus a distintos grupos de seu tempo, que podemos confrontar também com o nosso tempo.
Nesse menino se manifesta a grandeza de Deus, sua misericórdia e sua aliança, que transcendeu todos os povos. Não esqueçamos que esse menino também é "sinal de contradição" porque acaba desmascarando as intenções distorcidas como o egoísmo e a violência que habitam os corações. Pode-se dizer que hoje também se apresenta a nós a salvação.
Na festa de hoje se concentra todo o mistério messiânico de Jesus. Já veremos esse menino crescendo em estatura, sabedoria e graça, pregando sua mensagem de salvação por toda a terra.
Seremos capazes de nos maravilhar por todas as coisas que dizem dele? Percebemos Jesus como Luz que ilumina? Hoje é o Dia da Vida Religiosa na Igreja
Lucas relata a apresentação de Jesus no Templo, e, com isso, quer expressar a novidade de Deus. Lucas mostra o profundo significado da vida e da missão desse pequeno Deus-menino. Essa novidade representa a plenitude das esperanças messiânicas, vindas da tradição judaica, como está escrito no Antigo Testamento.
Por isso Simeão e Ana bendizem e agradecem a Deus, pois foram as testemunhas da salvação de Deus através da presença de Jesus. Entretanto, a salvação plena é mediada por um caminho de entrega e de sofrimento, de cruz e de morte: o caminho da vida de Jesus.
A novidade de Jesus como Messias é apresentada por Simeão que, movido pelo Espírito Santo, compreende que a salvação rompe os limites do povo judaico e se estende por toda a criação, promove a vida, e resgata todos seres humanos da morte.
Resta saber, como pessoas que crêem em Jesus, se estamos assumindo realmente a novidade de Deus, que age em nossa vida e salva os mais debilitados. Assumir a novidade de Deus é agir com os critérios de Jesus: quer dizer, se estamos vivendo na fidelidade a entrega da vida.
Esta passagem evangélica agrupa dois episódios diferentes: a apresentação de Jesus no Templo, e sua vida oculta em família. A liturgia reúne ambos os textos com a finalidade de apresentar uma vida de família com simplicidade, mas com referência explícita a Deus.
A lição sobre a vida oculta de Jesus é muito importante. Embora sendo Deus, ele segue as leis naturais do crescimento humano, tanto no plano físico como no da sabedoria e do conhecimento. Passando pela infância, a puberdade, a adolescência, vive uma Kénosis ou "abaixamento" em que assume a humanidade no ocultamento simultâneo de sua Divindade.
Sendo filho de Deus, como o é, aceita não conhecer, a não ser progressivamente, a orientação de sua vida e não descobrir a vontade de seu Pai, a não ser através do plano de relação e educação que lhe oferece o meio familiar e o povo de onde não podia sair nada bom (Jo 1,46).
A partir de sua consciência de criança ainda balbuciante, e até de sua consciência de mortal terrivelmente assustado na hora do sacrifício, Jesus inscreveu realmente em sua vida humana a Palavra do Pai, e estabeleceu pela primeira vez uma adequação total entre uma vontade de homem e a vontade de Deus.
Reflexão Apostólica:
Os evangelhos diários geralmente seguem uma seqüência de acontecimentos cronológicos e quando por ventura mudam, podem significar um dia especifico, festivo ou crucial da história de Jesus. Hoje, lembramos a apresentação do Senhor.
Repare o encanto no louvor feito por Simeão: "( ) Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação".
Hoje, neste evangelho, nos braços de Maria, Deus apresenta Jesus a um servo fiel e também o liberta das dúvidas que o acorrentavam.
Quantos travam batalhas ha muitos anos para que aconteça a libertação de suas famílias, dos medos, dos preceitos A paciência e a fé do servo foram vistas por Deus e no momento mais oportuno, foi contemplada.
A psicologia define que temos três esferas ou estruturas psíquicas o Id, o ego e o superego. A grosso modo, o ID é nosso estado mais inconsciente, é o que representa nossas vontades de realização imediata. O superego é apresentado pelos nossos valores pessoais, crenças Ele nos apresenta a razão. O Ego, que avalia nosso querer mediante o que o superego o subsidia tomando assim a decisão. Quanto mais tempo pensamos, mais usamos a razão, os valores, Respostas imediatas geralmente têm mais influencia do ID. Quando compro um carro, sem pensar como pagá-lo; quando respondo a uma ofensa com outra ainda maior, quando leio ou escuto algo já procurando os erros para rebater ( )
Muitos de nós como o apóstolo Paulo, precisamos cair do cavalo para termos a primeira apresentação do Senhor. Quebrar a cara, tropeçar, cair, as vezes nos trazem ao real que não posso viver refém do ID de nossas vontades que as vezes são intempestivas. Jesus não abandonou Paulo após o episodio de Damasco, espera seu servo amadurecer pelo caminho para novamente se apresentar a ele e confirmar sua missão.
O evangelho não fala por quantos anos Simeão esperou por essa apresentação, mas deixa claro, que possivelmente como nós, a "trancos e barrancos" tentamos nos manter fieis e esperar. Sim, é duro ir para um lado e ver entes queridos preferirem ir para outro, mas o Deus que é fiel ouvirá nossos clamores e Jesus também atravessará qualquer mar para nos libertar.
Não sejamos reféns do ID e nem inertes justificados pelo superego. Tenhamos fé!
Que o Senhor! Se apresente a nós!
VIDA (CELEBRAR)
(O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)
Oração: Senhor Jesus, possa eu aprender de ti e de tua família a obediência ao Pai e o serviço humilde à humanidade.
VIDA e MISSÃO (AGIR)
(Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)
Propósito: Ser mais humilde e não ter medo de ouvir a verdade.
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O MISTÉRIO DA IGREJA (06) UM CHAMAMENTO AO ARREPENDIMENTO E À
Enviado por: "John A. Nascimento" nascimentoja@shaw.ca johnstarca03
Qua, 1 de Fev de 2012 9:15 pm
O MISTÉRIO DA IGREJA
(06) UM CHAMAMENTO AO ARREPENDIMENTO
E À EXALTAÇÃO !
Tudo quanto se diz dos Sacramentos pode parecer teórico.
Mas tem também um lado prático.
Quanto mais nós sabemos da Igreja como o Sacramento da Presença de Cristo no mundo, mais nós seremos chamados a examinar as nossas atitudes a respeito da Igreja.
Primeiro, devemos perguntar-nos :
- Alguma vez eu tomei alguma atitude de indiferença ou de falta de respeito para com a Igreja, de que tenha que me arrepender ?
- Alguma vez eu considerei a Igreja como uma mera realidade humana ?
- Algumas recentes atitudes de escândalo de alguns membros da Igreja me fizeram perder o respeito ou o interesse pela Igreja como Esposa de Cristo ?
Se algumas destas coisas me fizeram perder o respeito e o amor pela Igreja, é altura para um sincero arrependimento e para pedir força para reconhecer o valor da Igreja.
Podemos perguntar ainda :
- Também eu amo a Igreja como Jesus a amou como Sua Esposa ?
Na sua Epístola aos Efésios, Paulo escreveu :
- "Cristo amou a Igreja, e por ela se entregou, para a santificar, purificando-a no batismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja gloriosa sem mancha nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e imaculada".(Ef. 5,26-27).
De acordo com o que Paulo pensava e escreveu, a Igeja não é nada menos do que a Esposa de Cristo exaltada e amada.
E, tal como Jesus glorifica a Sua Esposa, ele quer que nós façamos o mesmo.
Ele quer dizer-nos : "Ela é imaculada, ela é santa e contra ela nada podem as portas do Inferno".
Nós sabemos que nenhum de nós atinge a beleza e a perfeição que Jesus vê na sua Igreja.
Mas nenhum pecado ou escândalo de algum dos seus membros nos podem impedir de honrar e amar a Igreja e S. Paulo quer dizer-nos que a Igreja é muito mais do que algum de nós.
Nós todos, irmãos e irmãs, somos uma parte do Povo de Deus, santo e imaculado.
E este maravilhoso privilégio concede-nos um conjunto de bênçãos e um chamamento especial.
Devemos aceitar e guardar tudo o que Jesus nos quer dar através da Sua Igreja.
Devemos abrir os nossos corações e a nossa inteligência e vontade à graça que tem o poder de mudar as nossas vidas e de mudar a vida do mundo, tal como aconteceu com Zaqueu.
- «Veio hoje a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido».(Lc.19,9-10).
Chama-se Arrependimento a um sentimento interior que se manifesta e significa ter pena de ter pecado.
Todavia, na dialéctica da Revelação, este continua a ser o tema das relações de Deus com o Povo de Israel e com todos os homens : Pena ou castigo, penitência e perdão são para todos os homens de todos os tempos.
O verdadeiro Arrependimento é o trabalho da misericórdia de Deus, através da Igreja :
- "Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, que havia de ser pregado, em Seu nome, o Arrependimento...".(Lc.24, 46).
- "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados ; àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos...".(Jo.20,23) .
O Arrependimento é um sentimento interior, mas que se deve manifestar por actos exteriores, para garantir a graça de Deus :
- "Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados". (Act.3,19).
Cristo deixou à Sua Igreja toda a santidade e todo o poder para que, através dela e pelo arrependimento, o Povo de Deus possa ser também perdoado e santificado, no difícil caminho da salvação., porque a Igreja, como todos os outros Sacramentos é simultaneamente o Sinal e a garantia da Graça.
E Cristo deixou-nos muitas imagens da Igreja.
John
Nascimento
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