"Cristo vos espera de braços abertos" afirma Cardeal Rylko aos jovens no Cristo Redentor RIO DE JANEIRO, 01 Mar. 12 (ACI) .- "Estou onde bate o coração dessa grande e maravilhosa cidade. Rezamos pelas intenções do Santo Padre Bento XVI e pela próxima JMJ no Rio de Janeiro, em 2013 para que produza abençoados frutos nas vidas dos jovens do Brasil e do mundo inteiro", disse Dom Rylko que animou os jovens de todo o mundo a virem à JMJ Rio onde Cristo os espera "de braços abertos". O cardeal presidiu hoje uma missa pelos 447 anos da cidade do Rio de Janeiro no Santuário do Cristo Redentor no Corcovado.
O cardeal presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar e Dom Antonio Augusto Dias Duarte, pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, pelos sacerdotes responsáveis pelos setores do Comitê Local e da comissão da CNBB.
No início da celebração, Dom Rylko e Dom Orani parabenizam a população do Rio de Janeiro, representada pelas autoridades públicas, pelos 447 anos de sua fundação.
O Cristo e os Jovens
"No centro de cada JMJ encontra-se a pessoa de Jesus Cristo e é sobretudo a Cristo que os jovens querem encontrar. Por isto a estátua do Cristo Redentor do Corcovado é tão importante. Ela nos recorda o que essencial em cada Jornada: os braços abertos de Cristo, pronto a acolher com amor infinito todos os jovens do mundo", afirmou Cardeal Rylko.
Ele recordou que por ocasião das JMJs a Igreja revela ao mundo o seu rosto jovem e cheio de alegria e impulso missionário, ressaltando que, para o Papa Bento XVI, elas são uma cascata de luz e de esperança.
"Atualmente está acontecendo no Brasil a peregrinação da Cruz da Jornada. É impressionante a força atrativa a milhares de jovens em todos os continentes que tem descoberto a verdade fundamental das suas vidas: que somente em Cristo, morto e ressuscitado há salvação e redenção. Esta cruz é como um arado que prepara o terreno para a semeadura da Palavra de Deus durante cada JMJ e de modo especial preparará o terreno na Terra de Santa Cruz, primeiro nome dado ao Brasil", disse o purpurado.
O encontro pessoal com Cristo Redentor é por sua vez inseparável do encontro com a sua Igreja. A JMJ alimenta nos jovens a consciência de ser parte integrante da Igreja, dá a eles a certeza de não estarem sozinhos", disse.
O presidente do PCL destacou que a intensidade do evento faz os jovens descobrirem o caráter planetário e o significado universal da pertença religiosa, põem em evidência a vitalidade da Igreja e da sua extraordinária capacidade de mobilizar e de agregar as jovens gerações, mesmo na sociedade pós-moderna, difusamente secularizada.
Sobre a visita do PCL para acompanhar a preparação da JMJ Rio2013, que começou na segunda-feira, 27 de fevereiro e se encerrará nesta sexta-feira, 2 de março, ele falou: "Nestes dias tivemos a oportunidade de trabalhar com o Comitê Organizador da JMJ.
"Ficamos muito impressionados com o trabalho do COL, com a sua generosidade, com seu empenho e profissionalismo. Parabéns. Ficamos também tocados pela ótima colaboração existente entre o Comitê e a CNBB, assim como com as autoridades civis. Tudo isso nos faz ter ótimas expectativas quanto ao bom êxito da JMJ Rio2013. Queremos manifestar a todos vocês em nome do Santo Padre a nossa profunda gratidão".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Cada JMJ é uma epifania de uma Igreja sempre jovem, afirma Cardeal Rylko aos movimentos e novas comunidades no Rio RIO DE JANEIRO, 01 Mar. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- "Cada Jmj é uma epifania de uma Igreja que não envelhece!", afirmou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, na tarde de terça-feira, 28 de fevereiro, quando se encontrou com os responsáveis e fundadores de movimentos e novas comunidades no Centro de Estudos do Sumaré.
A reunião foi presidida pelo Cardeal Rylko junto com o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades do Rio de Janeiro, Dom Roberto Lopes e os membros da comissão do PCL, Pe. Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem e padre João Chagas.
O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano e a delegação que está em visita ao Rio permanecerá na cidade até o dia 2 de março.
Depois de expressar sua alegria por estar na cidade onde a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada o Cardeal falou um pouco sobre a trajetória das Jornadas iniciadas pelo Beato Papa João Paulo II.
"A história destes encontros dos jovens do mundo inteiro com o Sucessor de Pedro já tem mais de vinte e cinco anos. Neste período, as Jmj's tornaram-se um poderoso instrumento de evangelização do mundo dos jovens e de diálogo com as jovens gerações. Como escreveu o papa Wojtyła, «a Igreja tem tantas coisas para dizer aos jovens e os jovens têm tantas coisas a dizer à Igreja»".
"Cada Jmj é uma epifania de uma Igreja que não envelhece, que é sempre jovem, porque Cristo é sempre jovem e sempre jovem é o seu Evangelho", destacou.
"Um quarto de século após a Jmj realizada em Buenos Aires, este grande evento retorna ao continente Latino-americano. É um momento significativo para poder fazer uma revisão sintética dos frutos até então recolhidos. Quantas mudanças de vida aconteceram após as Jmj's! Quais importantes descobertas para as vidas dos jovens! A descoberta de Cristo: Caminho, Verdade e Vida; a descoberta da Igreja como mãe e mestra e como "companhia de amigos", que sustenta no caminho da existência; a descoberta do Sucessor de Pedro como guia seguro e amigo em quem se pode confiar".
"Para tantos jovens a Jmj tornou-se uma espécie de "laboratório da fé", como gostava muito de defini-la o papa Wojtyła, lugar onde redescobrir uma religiosidade que não se opõe com o "ser jovem", ressaltou o purpurado.
No encontro o presidente do PCL falou sobre a importância das novas comunidades para a Igreja e para a evangelização: "As comunidades católicas geraram novas pedagogias de encontro com Cristo e são locais onde muitos católicos encontram renovação de sua fé".
O Cardeal disse ainda que "graças a fé podemos manter-nos jovens tendo 90 anos de idade e que o Brasil tem muito a oferecer para o mundo sobre a alegria de viver a fé".
Sobre a Jornada, Dom Rylko destacou o que é preciso para preparar a JMJ Rio2013: "Conversão! Os jovens distinguem entre puros mestres e aqueles verdadeiros testemunhos de Deus".
Em nome do Papa Bento XVI, o Cardeal Rilko agradeceu o que já feito pelos jovens e que disse que a Igreja conta com todos para JMJ Rio2013.
«Peço-vos, queridos amigos, que ameis a Igreja, que vos gerou na fé, que vos ajudou a conhecer melhor Cristo, que vos fez descobrir a beleza do Seu amor. Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos», requisitou o cardeal dos membros dos movimentos presentes.
"Ele afirma ainda que nas Jmj's os jovens "vêm que não estão sozinhos, que existe uma grande rede de fé, uma enorme comunidade de crentes no mundo, que é bom viver nesta amizade universal". Apesar das diversas línguas, culturas, todos se sentem profundamente unidos e parte de uma grande família espiritual e isto dá uma grande força à sua fé", concluiu o cardeal.
Para ver o discurso completo do Cardeal, ingresse em: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/227/encontro-com-os-representantes-dos-movimentos-e-novas-comunidade
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
JMJ no Rio vai maravilhar o povo brasileiro, afirma Cardeal Rylko RIO DE JANEIRO, 29 Fev. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, em visita ao Rio de Janeiro desde o dia 27 afirmou nesta terça-feira, 28, após reunir-se com o prefeito e o governador do Rio de Janeiro, que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai maravilhar o povo brasileiro e felicitou o Comitê Local Organizador pelos trabalhos de preparação.
Na entrevista aparecida na página da Arquidiocese carioca, o purpurado afirmou que "A JMJ é um evento extraordinário, é uma manifestação da Igreja jovem, cheia de entusiasmo e de ardor missionário. Eu tenho certeza de que a JMJ vai maravilhar o povo brasileiro com a quantidade de jovens que virão de todo o mundo, especialmente da América Latina e do Brasil. Conhecendo a realidade das jornadas e do Brasil, nós temos certeza de que será um exemplo de grande participação dos jovens".
De acordo com o Cardeal Rilko que junto com representantes do PCL veio à Cidade- Sede da próxima JMJ para saber sobre o andamento dos trabalhos de preparação para 2013 , "o Comitê Organizador Local (Col) faz um trabalho maravilhoso a nível de competência e entusiasmo", especialmente com relação à "preparação pastoral do evento".
O Cardeal presidente também afirmou que o Papa Bento XVI acompanha todos os preparativos para a JMJ 2013com muita atenção e interesse, e expressou a gratidão do Sumo Pontífice:
"Eu queria, em nome do Papa, agradecer ao Rio de Janeiro e ao Brasil por esse grande dom que faz a Igreja do mundo inteiro acolher a próxima edição da JMJ", disse.
O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno, acrescentou que as "impressões do Cardeal Rilko são altamente positivas". Ele está impressionado com a cidade, com os trabalhos que já foram feitos até agora e com a colaboração das autoridades.
"O Cardeal Rilko está muito impressionado, sobretudo, com essa participação tanto do governo municipal como também do governo estadual em colaborar com a Igreja e a Arquidiocese para preparar este grande evento", afirmou Dom Damasceno.
Para o Arcebispo do Rio e Presidente do Instituto JMJ, Dom Orani João Tempesta, a colaboração das entidades governamentais têm sido eficazes.
"O governo está ajudando a preparação para a JMJ dando a estrutura necessária, que compete ao governo do estado, ao governo federal e municipal, com relação a locais, a deslocamentos, às vias públicas, à segurança (...), de modo que o governo se empenha também em fazer do Rio de Janeiro um lugar ainda mais seguro para que os jovens do mundo todo venham participar com tranquilidade", afirmou o arcebispo o Rio.
De acordo com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e animador do Setor Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, um momento importante da visita do PCL à cidade poderá acontecer no dia 1º de março, às 19h30, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de SantŽAna, no Centro.
"O Cardeal Rilko manifestou seu interesse em estar com os jovens, num momento de oração como o da Igreja de SantŽAna, que será uma ocasião oportuna para ele sentir o entusiasmo e a vibração dos jovens cariocas para a jornada do próximo ano", destacou o bispo.
Entre as atividades da comitiva que conta ainda com o Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e os Padres João Chagas e Anísio José estão previstas reuniões com os representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e visita a locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI.
No dia1º de março, quando a cidade comemora seu aniversário de 447 anos, Stanislaw Rilko presidirá uma missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. A visita segue até o dia 2 de março.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário