Ecclesia Una
Confide, Ierusalem; consolabitur enim te, qui te nominavit.
- Feeds:
- Posts
- Comentários
Desrespeito à liberdade de consciência nos Estados Unidos
02/03/2012 por Everth Queiroz Oliveira
Aqueles que certamente não têm muito tempo para ficar acessando sites e blogs católicos devem estar se perguntando: Afinal, o que anda acontecendo nos EUA que tem afetado de maneira tão especial a Igreja nos últimos dias?
O governo do presidente Barack Obama fez uma grande besteira no fim do mês de janeiro. O Departamento de Saúde e de Serviços Humanos (HHS, em inglês) anunciou que instituições associadas à Igreja Católica, bem como as demais instituições seculares, estariam obrigadas a distribuir contraceptivos e abortivos a seus empregados. Sentenciou-se que escolas, hospitais e obras de caridade católicas deveriam se adequar à norma até agosto de 2013.
Está claro que a situação é um triste exemplo de violação da liberdade religiosa. As instituições católicas, que realizam um trabalho importante nas áreas de saúde e educação, são regidas por princípios bem determinados, e estes não são ditados pelo Estado, mas sim pela Igreja Católica. E esta é bem clara ao condenar o aborto provocado e os métodos artificiais de regulação da natalidade – conhecidos comumente como "contraceptivos". Não pretendemos discutir neste texto se é certa ou não esta posição. Limitamo-nos a dizer: é uma forma legítima de opinião. E as pessoas não podem ser obrigadas a agir em contrariedade com os princípios nos quais acreditam. Uma associação católica não pode ser obrigada a distribuir contraceptivos só porque o Estado gosta de preservativos, assim como comunidades puritanas não podem ser obrigadas a distribuírem caixas de cerveja a seus fiéis só porque o presidente aprecia o sabor da cevada.
O arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan – tornado cardeal no Consistório do último mês -, reagiu imediatamente à imposição absurda feita pelo governo. "O presidente está nos dizendo que temos um ano para descobrir como violar as nossas consciências".
No dia 19 de janeiro, em discurso aos bispos dos EUA por ocasião da visita Ad Limina Apostolorum, foi a vez do Papa se manifestar:
"O testemunho da Igreja é por sua natureza público: tenta convencer propondo argumentos publicamente racionais. A separação legítima entre Igreja e Estado não pode ser interpretada como se a Igreja tivesse que se silenciar sobre determinados temas, nem como se o Estado pudesse escolher envolver-se ou não se deixar envolver pelas vozes de crentes empenhados na determinação dos valores que forjarão o futuro da nação."
"À luz destas considerações, é fundamental que toda a comunidade católica nos Estados Unidos consiga compreender as graves ameaças que o secularismo radical representa para o testemunho moral público da Igreja, que encontra cada vez mais expressão nos âmbitos político e cultural. A seriedade destas ameaças deve ser entendida com clareza a todos os níveis da vida eclesial. Particularmente preocupante são algumas tentativas de limitar a liberdade mais apreciada na América, a liberdade religiosa. Muitos de vós sublinharam que foram realizados esforços concertados para negar o direito de objeção de consciência a indivíduos e instituições católicas relativamente à cooperação para práticas intrinsecamente negativas. Outros falaram-me sobre a tendência preocupante de reduzir a liberdade religiosa a uma mera liberdade de culto, sem garantias para o respeito pela liberdade de consciência."
As palavras do Papa são um visível apelo ao bom senso do presidente Obama – se é que este homem ainda sabe o que isto significa. E, ao mesmo tempo, soam, neste ano de eleições presidenciais estadunidenses, como uma desaprovação de Bento XVI a uma possível reeleição de Obama. E não se trata de uma "posição partidarista" do Papa, como muitos podem objetar. É apenas a voz do Sumo Pontífice que, em conformidade com o Magistério da Igreja, condena a adesão a campanhas políticas que defendam temas como contracepção e aborto 1 – temas que ganharam forte apreço do governo no primeiro mandato (e, se Deus quiser, o único!) de Barack Obama. Mais que isto: com esta última decisão, desrespeitosa, fica clara a falta de compromisso do presidente dos Estados Unidos com a liberdade de consciência de um número considerável de seus cidadãos. Utilizando expressões dos pré-candidatos republicanos à presidência do país, o governo Obama declarou uma verdadeira guerra à religião nos EUA, e à Igreja Católica, em particular.
A fim de encerrar este artigo, volto ao excerto do discurso do Santo Padre aos bispos estadunidenses. O último período é particularmente interessante. Remete à "tendência (…) de reduzir a liberdade religiosa a uma mera liberdade de culto". Ora, não é bem esta a tendência que pode ser percebida não só nos Estados Unidos, como também no Brasil? O discurso laicista contido neste ato de desrespeito à fé dos cristãos norte-americanos é bastante semelhante aos ensejos totalitários de alguns políticos tupiniquins comprometidos com a agenda abortista e gayzista. Basta lembrar da senadora petista Marta Suplicy defendo o asqueroso PL 122/06. "Eu tenho que também proteger essa liberdade de eles [os cristãos] falarem dentro de um templo. (…) Em mídia eletrônica não pode fazer isso, né? Mas, dentro de um templo, se não incitar à violência, for alguma pregação religiosa, de culto, de dogma e de fé…"
É preocupante ver a liberdade religiosa sendo violada de modo tão sorrateiro, justamente em um país que é historicamente grande aliado da democracia e dos direitos civis. A ameaça, sabemos, subsiste não só nos EUA. Por isto, rezemos, a fim de que Nossa Senhora da Conceição Aparecida livre também nossa nação da maldição do aborto e da perseguição antirreligiosa.
Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!
1. Vale lembrar que, por ocasião das eleições presidenciais de 2010 no Brasil, o mesmo Bento XVI fez um memorável discurso aos bispos brasileiros, lembrando-lhes o grave dever de pôr a salvo "os direitos fundamentais da pessoa", emitindo, se preciso for, "um juízo moral, mesmo em matérias políticas".
Publicado em Eleições, Escândalos | Etiquetado aborto, ad limina apostolorum, consciência, contracepção, democratas, eleições, estados unidos, liberdade religiosa, obama, papa bento xvi, partido republicano, vida | Deixe um comentário
Deixe uma resposta
Feed
-
"A Esposa de Cristo não pode adulterar, é fiel e casta. Aquele que se separa dela saiba que se junta com uma adúltera, e que as promessas da Igreja já não o alcança. Aquele que abandona a Igreja não espere que Jesus Cristo o recompense, é um estranho, um proscrito, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai no céu quem não tem a Igreja por mãe na terra." (São Cipriano)
"Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece." (São João Crisóstomo)
"Há um caminho real, que é a Igreja Católica, e uma só senda da verdade. Toda heresia, pelo contrário, tendo deixado uma vez o caminho real, desviando-se para a direita ou para a esquerda, e abandonada a si mesma por algum tempo, cada vez mais se afunda em erros." (Santo Epifânio)
"Em tudo me sujeito ao que professa a Santa Igreja Católica Romana, em cuja fé vivo, afirmo viver e prometo viver e morrer." (Santa Teresa de Ávila)
"Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar." (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)
-
Este blog está sob a proteção de Santo Alberto Hurtado.
Este blog está sob a proteção de Santo Afonso de Ligório.
-
Comentários
- Wellington em Vazio musical, sinônimo de vazio cultural
- Nadir em Epístola a Policarpo de Esmirna
- furinibruno em O sacerdote antropólogo – que não batizou nenhum indígena
- A Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2012 « catolicosconservadores em Nova ministra, velho problema
- Fidelis em A Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2012
Os autores
Everth Queiroz Oliveira
E-mail para contato
Seminarista Ian Farias
E-mail para contato
O Ancião
E-mail para contato*A imagem acima é de São Francisco Bórgia, escolhida pelo autor O Ancião para representá-lo na barra lateral deste blog.
-
Últimos Posts
Twitter – Everth Oliveira
- Menina de 14 anos ameaçada de morte por defender casamento heterossexual. Ativistas homossexuais, como sempre, esbanjando tolerância! 50 minutes ago
- Desrespeito à liberdade de consciência nos Estados Unidos http://t.co/Gpoyrydh 1 hour ago
- Ataques teleguiados de pilotos kamikazes acéfalos: http://t.co/Fw2hqVZ5 | Uma resposta aos professores anticlericais (via @OCatequista) 2 days ago
Twitter – Ian Farias
- Praeconium Paschale - Missale Romanum (Editio 1952): http://t.co/baTw7DuW via @youtube 6 hours ago
- "Los métodos naturales son más efectivos que la fecundación in vitro": http://t.co/eaBkfGRe via @youtube 6 hours ago
- A compreensão da dor http://t.co/HBCpMw8D via @arautosbrasil 7 hours ago
Twitter – O Ancião
- O famoso relógio de Sol de Tiradentes - http://panoramio.com/photo/49179438 11 months ago
- Desolada expressão do Crucifixo do Santuário da Piedade - http://panoramio.com/photo/48900669 12 months ago
- Serra do Caraça vista a partir da Serra da Piedade - http://panoramio.com/photo/48806856 1 year ago
- Que marketing imbecil. Depois que comprei online uma cafeteira, o site so me manda ofertas de cafeteiras. Mas eu ja tenho uma, oras! 1 year ago
- Tristes tempos são estes que precisamos torcer para que #Kadafi continue no poder. O que vem ainda é pior! 1 year ago
Páginas
Selos
-
Christe, exaudi nos
-
Estatísticas
- 525,724 visitas
Arquivo
- março 2012 (1)
- fevereiro 2012 (12)
- janeiro 2012 (8)
- dezembro 2011 (4)
- novembro 2011 (6)
- outubro 2011 (3)
- setembro 2011 (11)
- agosto 2011 (15)
- julho 2011 (20)
- junho 2011 (17)
- maio 2011 (13)
- abril 2011 (11)
- março 2011 (12)
- fevereiro 2011 (9)
- janeiro 2011 (20)
- dezembro 2010 (25)
- novembro 2010 (21)
- outubro 2010 (32)
- setembro 2010 (31)
- agosto 2010 (39)
- julho 2010 (36)
- junho 2010 (36)
- maio 2010 (56)
- abril 2010 (52)
- março 2010 (66)
- fevereiro 2010 (97)
- janeiro 2010 (111)
- dezembro 2009 (104)
- novembro 2009 (117)
- outubro 2009 (143)
- setembro 2009 (124)
- agosto 2009 (123)
- julho 2009 (64)
- junho 2009 (85)
- maio 2009 (90)
- abril 2009 (88)
- março 2009 (99)
- fevereiro 2009 (83)
- janeiro 2009 (42)
Tags
aborto amor ano sacerdotal Apologética artigos ateísmo audiência castidade cnbb comunismo concílio vaticano ii Diversos domingo eleições 2010 eucaristia evangelho família fé heresia história homossexualismo igreja católica maria maçonaria Meditação nossa senhora Notícias oração papa papa bento xvi papa joão paulo ii pecado perseguição Pregação protestantismo pt relativismo sacerdócio santo afonso de ligório santos teologia da libertação tradição tradição dos santos verdade vidaChristo Nihil Praeponere
Deus lo Vult!
Salvem a Liturgia!
-
O Catequista
- Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
O Possível e O Extraordinário
Leitura católica
Meta
--
1. | Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. | |
2. | Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: | |
3. | Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! | |
4. | Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! | |
5. | Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! | |
6. | Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! | |
7. | Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! | |
8. | Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! | |
9. | Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! | |
10. | Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! | |
11. | Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. | |
12. | Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário