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    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] QUARESMA DE 2012 - 04 de Abril - A AUTORIDADE DA IGREJA Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Terça-feira, 3 de Abril de 2012 19:32
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] QUARESMA DE 2012 - 04 de Abril - A AUTORIDADE DA IGREJA Som !



     

    QUARESMA DE 2012
                              QUARTA  - FEIRA  4 de ABRIL
                                                   
                                                                           AUTORIDADE DA IGREJA !
     
               Com a Páscoa nasce, portanto, o novo Povo de Deus, a Igreja, pela qual Cristo, entrado agora num novo modo de existência, continua presente no meio do mundo, especialmente pela acção pascal dos Sacramentos e pelo dom do Espírito Santo.
       
    O poder da Igreja de auto-govemo, provém da sua Fundação, por Cristo, e dos ensinamentos de Cristo.
    Assim o declara o Catecismo da Igreja Católica :
    874. - O princípio do ministério na Igreja é o próprio Cristo. Foi Ele quem a instituiu e lhe deu autoridade e missão, orientação e finalidade. Cristo, Nosso Senhor, para apascentar e aumentar continuamente o povo de Deus, instituiu na sua Igreja vários ministérios, para bem de todo o Corpo. Com efeito, os ministros que detêm o poder sagrado estão ao serviço dos seus irmãos, para que todos quantos pertencem ao povo de Deus (...) alcancem a salvação. (LG 18).
    Na prática, a Autoridade da Igreja, reside na cooperação de todos os membros para a total santificação em Cristo.
    Uma vez que a Igreja é uma Sociedade, à sua Autoridade corresponde uma subordinação.
    Uns possuem os ministérios e os outros são os ministeriados, ou, como diz S. Paulo, há uma fusão de autoridade e de humildade.
     A Autoridade da Igreja, em virtude de ela ser uma Sociedade, não pode ser usurpada por outros, por exemplo, pelo Estado, uma vez que a finalidade da Igreja é a de santificar a todos.
     A Autoridade da Igreja, na pessoa dos seus responsáveis, os que exercem os ministérios, deve ser exercida num corpo de seguidores que são os fiéis cristãos.
    Assim os constituídos em autoridade dentro da hierarquia da Igreja, exercem o seu ministério em humilde cooperação, sentindo que a sua responsabilidade consiste em proclamar a Palavra, Cristo, a todo o povo.
    É através desta Autoridade que existe uma harmonia orgânica, não apenas na sua missão espiritual de ensinar, mas também na obrigação de manter a firmeza da estrutura humana que provém, primeiro de Cristo, e depois, dos Apóstolos.
    O Concílio Vaticano II estabeleceu, sobre a Autoridade dentro da Igreja, o seguinte :
    - "Só há um Espírito que, de acordo com a Sua própria riqueza e a necessidade dos ministérios, distribui os seus diferentes dons para o bem da Igreja". (cf. l Cor. 12,1-11).
    Entre esses dons destacam-se as graças concedidas aos Apóstolos. À sua Autoridade, o próprio Espirito sujeitou até aqueles que receberam carismas, (cf. l Cor. 14).(LG 7).
     
                                    SUPREMA AUTORIDADE DA IGREJA
                Para que cada Igreja Particular seja uma Igreja completa, isto é, para que haja nela a presença da Igreja Universal com todos os seus elementos e assim seja constituída pelo modelo da Igreja Universal, deve estar presente nela, como elemento próprio, a Suprema Autoridade da Igreja : o Colégio Episcopal com a sua cabeça, o Sumo Pontífice, e nunca separada dele.
                A primazia do Bispo de Roma e o Colégio Episcopal são elementos próprios da Igreja Universal, que não são derivados da particularidade das Igrejas, mas são, todavia, interiores a cada uma delas.
                Consequentemente, nós devemos ver o ministério do sucessor de Pedro, não apenas como um serviço global que se estende a cada Igreja Particular a partir do exterior, mas como pertencendo efectivamente à essência interior de cada Igreja Particular.
                Além disso, o ministério da Primazia envolve, na essência, um verdadeiro poder episcopal pleno e universal, mas também imediato, sobre todos, pastores ou fiéis.
                O ministério do Sucessor de Pedro, como qualquer coisa interior a cada Igreja Particular é a expressão necessária daquela interioridade fundamental mútua entre a Igreja Universal e a Igreja Particular.
     
                                        John
                                                Nascimento
     
     
     
     
     
     
     
     


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    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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