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    sexta-feira, 6 de abril de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] BÊNÇÃO DO LUME - EXULTET - Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Sexta-feira, 6 de Abril de 2012 20:03
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] BÊNÇÃO DO LUME - EXULTET - Som !

    


     

    BÊNÇÃO DO LUME – EXULTET !
                            ***********
    Recuando no tempo até aos antigos povos Celtas, o costume de Benzer o Lume foi adaptado pelo ritual preliminar da celebração da Ressurreição de Cristo.
    No começo da Vigília Pascal, em Sábado Santo, antes da aurora do Domingo de Páscoa, acende-se o lume, fora da Igreja (ou dentro se não se puder fazer de fora).
    Então o Sacerdote explica à assembleia o sentido da Vigília e da Bênção do Lume.
    Depois recita esta oração :
    - Oremos. Ó Deus, que pelo Vosso Filho trouxestes àqueles que crêem, o clarão da Vossa luz, santificai  este novo Fogo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do Céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por N. S Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amen.
    Depois as velas acendem-se com o lume novo.
    Estas velas acesas, assemelham-se aos que esperam o Senhor ao voltar, para que, quando Ele chegar, os encontrem ainda vigilantes e os faça sentar à Sua mesa.
    Depois da Bênção do Lume a Santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor fez por seu povo, desde o princípio, e confia na sua palavra e na sua promessa, por meio da Liturgia da Palavra.
     

                    EXULTET

    Das cerimónias da Vigília Pascal fazem parte, além de outras celebrações, a Liturgia da Luz com a bênção do Lume novo e do Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado, com estas palavras :
     
    Cristo, ontem e hoje,
    Princípio e Fim
    Alfa e Ómega
    A Ele pertence o Tempo e a Eternidade,
    A Ele glória e Poder para sempre. Amen.
    E enquanto se colocam os grãos de incenso, diz-se :
    Pelas Suas Chagas Santas e gloriosas,
    Nos guarde e nos conserve Cristo Senhor. Amen.
    É depois da bênção do Círio Pascal que se vai cantar o Precónio que lembra a maravilhosa história da nossa salvação, e canta os louvores do Círio Pascal, isto é, de Cristo Ressuscitado.
    A primeira palavra do Precónio é exactamente, na sua forma latina, Exultet, isto é Exulte todo o universo em acção de graças pela luz que Jesus Cristo ressuscitado deu à nossa vida.
    É esta a primeira parte do Precónio ou Exultet :
            - Exulte enfim a turba angélica celeste, e exultem os ministros de Deus,
    e, a celebrar a vitória de tão grande Rei, ressoe a trombeta de salvação.
            - Regozije-se a Terra banhada em tão radiantes fulgores.
            - Iluminado pelos esplendores do eterno Rei, sinta o mundo ter-se já liberto das trevas.
    E Alegre-se a Igreja nossa Mãe, ornada com o clarão de tão intensa luz.
                             - Ressoem neste templo os vozes sonoras do povo, (e vós, irmãos caríssimos,
    aqui reunidos para festejar a admirável claridade de tão santa luz,
    comigo invocai a misericórdia de Deus, todo-poderoso, a fim de que, tendo-Se Ele dignado,
    sem mérito algum da minha parte, admitir-me no número dos seus levitas,
    infunda em mim a claridade da Sua luz  para que eu possa dignamente celebrar os louvores deste  Círio).  
     O Círio Pascal é uma vela especial, de maiores dimensões, feita com 75% de cera pura e representa Cristo ressuscitado.
    É benzido e aceso pela primeira vez nas cerimónias litúrgicas de Sábado Santo ou Vigília Pascal.
               Quando o Círio Pascal é benzido, colocam-se cinco pequenas pinhas com grãos de incenso embutidas, em forma de cruz e que significam as Cinco Chagas de Cristo.
    É desenhada, ou pintada, ou aplicada como Decalcomania uma cruz vermelha.
    No topo aplica-se do mesmo modo a letra grega Alfa (Ά) que significa o princípio ; e na parte inferior a letra grega Ómega (Ώ) que significa o fim, para nos indicar que Cristo é o Princípio e o Fim de todas as coisas que existem.
    A partir de Sábado Santo e até à festa da Ascensão, o Círio Pascal deve acender-se durante a Missa dominical e em outras festas litúrgicas.
    De cada vez que se benze a água baptismal se deve acender o Círio Pascal que nessa cerimónia é mergulhado nessa água para o Baptismo.
    Quando se administra o Baptismo, também deve estar o Círio Pascal aceso e é nele que se acende a vela que é entregue no Baptismo.
    Também durante as exéquias e missa de corpo presente se deve acender o Círio Pascal exactamente por causa do seu significado e simbolismo da ressurreição de Cristo, e esperança da ressurreição final dos que morrem.
     

                    ALFA E ÓMEGA

     
    Quando empregamos esta expressão Alfa A e Ómega, Ω estamos a referir-nos à primeira e última letras do Alfabeto grego.
    É como se disséssemos o A e Z, que são a primeira e última letras do nosso Alfabeto.
    Como símbolo religioso, empregamos as duas letras gregas, desenhadas de várias maneiras, referindo-nos a Cristo que é o Princípio e o Fim de todas as coisas, o nosso Criador.
    Esta expressão aparece várias vezes na Bíblia :
    - "Eu sou o Alfa e o Ómega, diz o Senhor Deus, O que era e que há-de vir, o Todo Poderoso".  (Apc.1,8)
    - "Continuou : Está feito : Eu sou o Alfa e o Ómega".           (Apc.21,6).
    - "Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o último". (Apc.22,13).
    Portanto o Alfa e Ómega, como símbolo religioso significa a divindade de Cristo.
    Já no Antigo Testamento, pela voz de Isaías, Deus disse :
                - "Eu, sou o Senhor que sou o Primeiro…".(Is.41,4).
    - "Eu sou o primeiro e o último e não há outro Deus fora de Mim".         (Is.44,6).
    Portanto S. João no Apocalipse aplica este título a Cristo.
    Todas as vezes que encontrarmos este monograma, já sabemos que se trata de um símbolo cristão que nos fala da Divindade de Cristo, nosso Criador e Senhor, o Princípio e o Fim de todas as coisas.
     
                                                    John
                               Nascimento
     
     
     
     
     
     
                           
     
     
     
     
     


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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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