Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 13 de abril de 2012

    Supremo decide por 8 a 2 que aborto de feto sem cérebro não é crime

    globo.com

    notícias
    esportes
    entretenimento
    vídeos

    e-mail
    central globo.com
    assine já
    todos os sites

    G1
    Brasil
    Buscar

    Editorias
    Economia
    Sua região
    Telejornais
    Serviços
    VC no G1
    Princípios editoriais
    Imposto de Renda

    12/04/2012 20h33 - Atualizado em 12/04/2012 21h14
    • Supremo decide por 8 a 2 que aborto de feto sem cérebro não é crime
    • Com a decisão, STF libera a interrupção de gravidez de feto anencéfalo.
    • Lei criminaliza aborto, com exceção dos casos de estupro e risco para mãe.

    Débora Santos Do G1, em Brasília
    155 comentários

    Após dois dias de debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12) que grávidas de fetos sem cérebro poderão optar por interromper a gestação com assistência médica. Por 8 votos a 2, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime.

    A decisão, que passa a valer após a publicação no "Diário de Justiça", não considerou a sugestão de alguns ministros para que fosse recomendado ao Ministério da Saúde e ao Conselho Federal de Medicina que adotassem medidas para viabilizar o aborto nos casos de anencefalia. Também foram desconsideradas as propostas de incluir, no entendimento do Supremo, regras para a implementação da decisão.
    Plenário do STF durante julgamento do aborto de feto sem cérebro (Foto: Nelson Jr. / STF)

    O Código Penal criminaliza o aborto, com exceção aos casos de estupro e de risco à vida da mãe, e não cita a interrupção da gravidez de feto anencéfalo. Para a maioria do plenário do STF, obrigar a mulher manter a gravidez diante do diagnóstico de anencefalia implica em risco à saúde física e psicológica. Aliado ao sofrimento da gestante, o principal argumento para permitir a interrupção da gestação nesses casos foi a impossibilidade de sobrevida do feto fora do útero.

    “Aborto é crime contra a vida. Tutela-se a vida em potencial. No caso do anencéfalo, não existe vida possível. O feto anencéfalo é biologicamente vivo, por ser formado por células vivas, e juridicamente morto, não gozando de proteção estatal. [...] O anencéfalo jamais se tornará uma pessoa. Em síntese, não se cuida de vida em potencial, mas de morte segura. Anencefalia é incompatível com a vida”, afirmou o relator da ação, ministro Marco Aurélio Mello.

    • "Impedir a interrupção da gravidez sob ameaça penal equivale à tortura"
    • Luiz Fux, ministro do STF

    Ao final do julgamento, uma manifestante se exaltou e os ministros deixaram o plenário enquanto ela gritava palavras de ordem. "Eu tenho vergonha. Hoje para mim foi rasgada a Carta Magna. Se ela não protege os indefesos, que dirá a nós", disse Maria Angélica de Oliveira Farias, advogada e participante de uma associação de espíritas.

    O voto do ministro Marco Aurélio foi acompanhado pelos ministros Ayres Britto, Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso, presidente da corte, foram contra. O caso foi julgado por 10 dos 11 ministros que compõem a Corte. Dias Toffoli não participou porque se declarou impedido, já que, quando era advogado-geral da União, se manifestou publicamente sobre o tema, a favor do aborto de fetos sem cérebro.

    "Um bebê anencéfalo é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivíduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um cérebro descarta complementamente qualquer possibilidade de haver consciência. [...] Impedir a interrupção da gravidez sob ameaça penal equivale à tortura”, disse o ministro Luiz Fux.

    O entendimento do Supremo valerá para todos os casos semelhantes, e os demais órgãos do Poder Público estão obrigados a respeitá-lo. Em caso de recusa à aplicação da decisão, a mulher pode recorrer à Justiça para interromper a gravidez.
    saiba mais


    A decisão foi tomada pelo STF ao analisar ação proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, que pediu ao Supremo a permissão para, em caso de anencefalia, ser interrompida a gravidez.

    Os ministros se preocuparam em ressaltar que o entendimento não autoriza “práticas abortivas”, nem obriga a interrupção da gravidez de anencéfalo. Apenas dá à mulher a possibilidade de escolher ou não o aborto em casos de anencefalia.

    “Faço questão de frisar que este Supremo Tribunal Federal não está decidindo permitir o aborto. [...] Não se cuida aqui de obrigar. Estamos deliberando sobre a possibilidade jurídica de um médico ajudar uma pessoa que esteja grávida de feto anencéfalo de ter a liberdade de seguir o que achar o melhor caminho”, disse Cármen Lúcia.

    O ministro Marco Aurélio Mello, que relatou a ação que pediu liberação do aborto para feto anencéfalo (Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF )

    • Julgamento
    O julgamento começou na manhã desta quarta-feira (11) e cerca de sete horas depois foi interrompido quando já havia cinco votos favoráveis à permissão de aborto de anencéfalos.

    O primeiro dia foi marcado por vigílias de grupos religiosos e de defesa da vida e pela presença, no plenário, de mulheres que sofreram gravidez de feto anencéfalo e de uma criança que chegou a ser diagnosticadascom a doença e sobreviveu após o parto. A sessão foi retomada na tarde desta quinta com o voto do ministro Ayres Britto, em defesa do aborto diante do diagnóstico de anencefalia. Foram mais de seis horas de julgamento nesta quinta - cerca de 13 horas de debates no total.

    “[O aborto do feto anencéfalo] é um direito que tem a mulher de interromper uma gravidez que trai até mesmo a ideia-força que exprime a locução ‘dar à luz’. Dar à luz é dar à vida e não dar à morte. É como se fosse uma gravidez que impedisse o rio de ser corrente”, afirmou o ministro Ayres Britto, cujo voto definiu a maioria dos ministros a favor do aborto de feto anencéfalo.

    Celso de Melo destacou que a gravidez de anencéfalo "não pode ser taxada de aborto". "O crime de aborto pressupõe gravidez em curso e que o feto esteja vivo. E mais, a morte do feto vivo tem que ser resultado direto e imediato das manobras abortivas. [...] A interrupção da gravidez em decorrência da anencefalia não satisfaz esses elementos."

    • Tema controverso
    O pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde foi atendido pelo STF após oito anos de tramitação do processo. Em 2004, o relator chegou a liberar o aborto de anencéfalos em decisão liminar (provisória), que meses depois foi derrubada pelo plenário. Em 2008, audiências públicas reuniram cientistas, médicos, religiosos e entidades da sociedade civil para discutir o tema controverso.

    • "No feto anencefálico, o cérebro sequer começa a funcionar. Então não há vida em sentido técnico e jurídico. De aborto não se trata"
    • Luís Roberto Barroso, advogado que defendeu a interrupção da gravidez de anencéfalo no plenário do STF

    Para a entidade, não se trata de aborto, mas da “antecipação terapêutica do parto”, diante da inviabilidade de sobrevivência do feto.

    "A interrupção nesses casos não é aborto. Então, não se enquadra na definição de aborto do Código Penal. O feto anencefálico não terá vida extra-uterina. No feto anencefálico, o cérebro sequer começa a funcionar. Então não há vida em sentido técnico e jurídico. De aborto não se trata", afirmou o advogado da entidade, Luís Roberto Barroso durante sua sustentação oral no plenário do STF.

    • Entidades religiosas
    O ministro Gilmar Mendes criticou a opção do relator por não incluir como partes da ação entidades religiosas. Para ele, o debate precisava ser “desemocionalizado”.


    “Essas entidades são quase que colocadas no banco dos réus como se tivessem fazendo algo de indevido e não estão. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de delírio desses faniquitos anticlericais”, afirmou Mendes.

    • "No caso de extermínio do anencéfalo encena-se a atuação avassaladora do ser poderoso superior que, detentor de toda força, infringe a pena de morte a um incapaz de prescendir à agressão e de esboçar-lhe qualquer defesa"
    • Cezar Peluso, presidente do STF

    • Divergência
    Apenas os ministros Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso se manifestaram contra o aborto de fetos sem cérebro, entre os dez que analisaram o tema.

    Para Lewandowski, o Supremo não pode interpretar a lei com a intenção de “inserir conteúdos”, sob pena de “usurpar” o poder do Legislativo, que atua na representação direta do povo. Ele afirmou que o assunto e suas conseqüências ainda precisam ser debatidos pelos parlamantares.

    "Uma decisão judicial isentando de sanção o aborto de fetos anencéfalos, ao arrepio da legislação existente, além de discutível do ponto de vista científico, abriria as portas para a interrupção de gestações de inúmeros embriões que sofrem ou viriam sofrer outras doenças genéticas ou adquiridas que de algum modo levariam ao encurtamento de sua vida intra ou extra-uterina", disse.

    O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, que se manifestou contra o aborto de feto sem cérebro (Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF)

    Peluso comparou o aborto de fetos sem cérebro ao racismo e também falou em "extermínio" de anencéfalos. Para o presidente do STF, permitir o aborto de anencéfalo é dar autorização judicial para se cometer um crime.


    "Ao feto, reduzido no fim das contas à condição de lixo ou de outra coisa imprestável e incômoda, não é dispensada de nenhum ângulo a menor consideração ética ou jurídica nem reconhecido grau algum da dignidade jurídica que lhe vem da incontestável ascendência e natureza humana. Essa forma de discriminação em nada difere, a meu ver, do racismo e do sexismo e do chamado especismo", disse Peluso.


    "Todos esses casos retratam a absurda defesa em absolvição da superioridade de alguns, em regra brancos de estirpe ariana, homens e ser humanos, sobre outros, negros, judeus, mulheres, e animais. No caso de extermínio do anencéfalo encena-se a atuação avassaladora do ser poderoso superior que, detentor de toda força, infringe a pena de morte a um incapaz de prescendir à agressão e de esboçar-lhe qualquer defesa", completou o presidente do STF, que proferiu seu voto antes de proclamar o resultado do julgamento.

    • Anencefalia
    O relator do caso, ministro Marco Aurélio, citou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), referentes ao período entre 1993 e 1998, segundo os quais o Brasil é o quarto país no mundo em incidência de anencefalia fetal, atrás de Chile, México e Paraguai. De acordo com o ministro Gilmar Mendes, dos 194 países vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU), 94 permitem o aborto quando verificada a ausência parcial ou total de cérebro no feto.

    A chamada anencefalia é uma grave malformação fetal que resulta da falha de fechamento do tubo neural (a estrutura que dá origem ao cérebro e a medula espinhal), levando à ausência de cérebro, calota craniana e couro cabeludo. A junção desses problemas impede qualquer possibilidade de o bebê sobreviver, mesmo se chegar a nascer.

    Estimativas médicas apontam para uma incidência de aproximadamente um caso a cada mil nascidos vivos no Brasil. Cerca de 50% dos fetos anencéfalos apresenta parada dos batimentos cardíacos fetais antes mesmo do parto, morrendo dentro do útero da gestante, de acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

    Um pequeno percentual desses fetos apresenta batimentos cardíacos e movimentos respiratórios fora do útero, funções que podem persistir por algumas horas e, em raras situações, por mais de um dia. O diagnóstico pode ser dado com total precisão pelo exame de ultrassom e pode ser detectado em até três meses de gestação.
    tópicos:

    Supremo Tribunal Federal

    veja também

    Veja como repercutiu a decisão do STF sobre aborto de feto sem cérebro

    'A decisão do Supremo é motivo para comemorar', afirmou deputado. 'Com essa decisão, o STF está matando fetos por decreto', disse opositora.
    há 3 horas
    Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho dará R$ 50 mil a monografia de Direito
    Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho dará R$ 50 mil a monografia de Direito
    há 4 horas
    Maioria dos ministros do STF vota por liberar aborto de feto sem cérebro
    Maioria dos ministros do STF vota por liberar aborto de feto sem cérebro
    há 8 horas
    Supremo recomeça julgamento sobre aborto de feto anencéfalo
    Supremo recomeça julgamento sobre aborto de feto anencéfalo
    há 9 horas

    Link

    155 comentários

    John Santos

    a morte é sempre a salvação para todos, imaginem um lugar sem DOR, SOFRIMENTO, POBREZA, ÓDIO, FOME E DOENÇA. Sim. É a MORTE.
    5 minutos atrás
    Bruno Marques

    Parem de dizer que anencefalia consiste na ausencia total do cérebro! Ao contrário do que o termo possa sugerir, a anencefalia não caracteriza casos de ausência total do encéfalo! Isso é mais uma prova de há vida, e quando a tirarem estejam CONSCIENTES do crime que cometeram!
    6 minutos atrás
    John Lennon

    Mudei de Opinião, se todas as mulheres que forem grávidas de anencéfalos abortarem QUEM SERÃO OS POLÍTICOS?
    10 minutos atrás

    publicidade

    Brasil veja tudo sobre ›
    Valdir 'toca Raul' durante show gratuito em praça pública de Salvador Valdir 'toca Raul' durante show gratuito em praça pública... há 7 minutos
    Queda nos juros torna momento bom para renegociação de dívidas há 45 minutos
    'Quixabeira de Lagoa da Camisa' se apresenta na Sala do Coro do TCA 'Quixabeira de Lagoa da Camisa' se apresenta na Sala do... há 1 hora
    Suspeitos são presos após tentarem assaltar homem em frente a shopping há 1 hora
    Homem de 41 anos é suspeito de matar ex-namorada de 17, em Goiás há 1 hora
    Em um dia, 17 veículos param em ponte por falta de combustível, no ES há 1 hora
    Interior do AM é prioridade para nova gestão do Tribunal de Justiça Interior do AM é prioridade para nova gestão do Tribunal de... há 2 horas
    Acusado de matar namorada no DF é condenado a 18 anos de prisão há 2 horas
    Peça 'Rosas Brancas para Salomé' é apresentada em Vitória por R$ 1 Peça 'Rosas Brancas para Salomé' é apresentada em Vitória... há 2 horas
    Caminhões com cebola esperam na Argentina para retornar ao Brasil há 2 horas
    Ciência e Saúde
    Política
    Últimas notícias
    Supremo Tribunal Federal

    publicidade
    G1 primeira página

    Aborto de anencéfalo não é crime, diz STF Por 8 votos a 2, Supremo liberou interrupção de gravidez de feto sem cérebro.
    Governo diz que dará suporte em casos de gravidez de anencéfalos
    Demóstenes vai ao Senado e diz que provará inocência Demóstenes vai ao Senado e diz que provará inocência
    Após ter negado, Agnelo diz ter encontrado Cachoeira uma vez
    Depois de BB e Caixa, 1º banco privado anuncia redução de juros

    veja todos os destaques ›

    Shopping

    Zoom.com.br

    Nokia C2-06 Dual Chip

    a partir de 12 x R$ 26,24

    anterior
    proximo
    compare preços de
    veja todos os produtos »

    publicidade

    editorias
    Autoesporte.com
    Blogs e Colunas
    Brasil
    Ciência e Saúde
    Concursos e Emprego
    Correções
    Economia
    Ego
    Esporte
    Loteria
    Mundo
    Natureza
    Planeta Bizarro
    Política
    Pop & Arte
    Tecnologia e Games
    VC no G1
    Vestibular e Educação
    Infográficos
    Vídeos

    especiais
    Carnaval
    Faça e aconteça
    Guia de carreiras
    Imposto de Renda
    IPVA 2012
    Luta contra a dengue
    Páscoa
    Revolta Árabe
    Rock in Rio
    Retrospectiva
    Mais especiais
    serviços
    Fale Conosco
    G1 no seu celular
    Trânsito
    Previsão do Tempo
    Conversor de Moedas
    Índices de Mercado
    Indicadores Econômicos
    Guia Cultural Rio
    Guia Cultural SP
    Downloads
    Receitas.com
    Tabela Fipe

    regiões
    Amazonas
    Bahia
    Ceará
    Distrito Federal
    Espírito Santo
    Goiás
    Maranhão
    Mato Grosso
    Mato Grosso do Sul
    Minas Gerais
    MG - Sul de Minas
    MG - Triângulo Mineiro
    Paraíba
    Paraná
    Pernambuco
    Rio Grande do Sul
    Rio de Janeiro
    São Paulo
    SP - Araraquara e Região
    SP - Bauru e Marília
    SP - Campinas e Região
    SP - Itapetininga e Região
    SP - Piracicaba e Região
    SP - Ribeirão e Franca
    SP - Rio Preto e Araçatuba
    SP - São Carlos e Região
    SP - Sorocaba e Jundiaí
    Sergipe

    tv globo
    Bem Estar
    Bom Dia Brasil
    Jornal Hoje
    Jornal Nacional
    Jornal da Globo
    Fantástico
    Globo Repórter
    Globo Rural
    Profissão Repórter
    Brasileiros
    Globo Mar
    Pequenas Empresas & Grandes Negócios
    Ação
    rádios
    GloboRadio
    CBN
    Rádio Globo
    BEAT98
    BHFM
    Globo FM
    Multishow FM
    Rádio GNT
    Rádio Zona de Impacto

    globo news
    Primeira Página
    Jornal Globo News
    Conta Corrente
    Estúdio I
    Jornal das Dez
    Globo News em pauta
    Almanaque
    Arquivo N
    Cidades e Soluções
    Entre Aspas
    Fatos e Versões
    Globo News Alexandre Garcia
    Globo News Ciência e Tecnologia
    Globo News Documento
    Globo News Dossiê
    Globo News Especial
    Globo News Literatura
    Globo News Miriam Leitão
    Globo News Painel
    Globo News Saúde
    Manhattan Connection
    Milênio
    Mundo S/A
    Nelson Motta Especial
    Pelo Mundo
    Sarau
    Sem Fronteiras
    Starte
    Via Brasil

    publicações
    Época
    Época Negócios
    Época SP
    Autoesporte
    Casa e Jardim
    Crescer
    Criativa
    Galileu
    Globo Rural
    GQ
    Marie Claire
    Monet
    Pequenas Empresas & Grandes Negócios
    Quem
    jornais
    O Globo
    Extra

    globo.com

    notícias
    esportes
    entretenimento
    vídeos

    todos os sites
    © Copyright 2012 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade

    central globo.com
    assine a globo.com
    anuncie conosco

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo