Por Rafael Vitola BrodbeckA Igreja não é refúgio de Carolas
"Retiro a expressão que dá título a este artigo do equivalente assinado pelo senador Gilberto Amado, sob o título “O Brasil e a renascença católica”, publicado em 1930. Na ocasião, o ilustre político, que já exaltara as qualidades intelectuais de outros católicos, como o leigo Carlos de Laet e o Cardeal Arcoverde, punha-se a tecer a elegia de Alceu de Amoroso Lima, o “Tristão de Ataíde”.
De fato, ao contrário do que propugnam os anticlericais – tomada a palavra em sua pior acepção –, nunca se opôs a Igreja ao fomento da cultura, da ciência e das artes. Não são seus templos redutos exclusivos de beatas, senhoras piedosas, e homens iletrados. É católica a Igreja, i.e., universal, acolhendo todas as almas, das mais variadas colorações sociais, étnicas e circunstanciais.
Desde seu surgimento, justificou, como pedira o apóstolo São Pedro, as razões de sua esperança. Explicou-se aos romanos perseguidores, desfez os equívocos da heresia – “a verdade que enlouqueceu”, no dizer de Chesterton –, alcançou os simples e os poetas, os analfabetos e os filósofos. Deu-nos gigantes da têmpera de um Jerônimo, de um Irineu, de um Crisóstomo, de um Atanásio e de um Agostinho. Forjou, em Santo Tomás de Aquino, o diálogo perfeito entre as letras clássicas, sobretudo de Aristóteles, e o Evangelho. E legou-nos, dos escombros do Império dilacerado pelos bárbaros – que ela converterá depois, começando pelos francos de Clóvis e Clotilde –, a civilização que não se envergonhou de chamar-se "Cristandade".
Quando se dá conta dessa verdade, o laicista enfurece. Nem todos os Richard Dawkins juntos poderão negar a evidência de que a Igreja de Cristo não só não se opôs ao desenvolvimento humano, científico e literário, como o incentivou positivamente. Mais do que isso: o pensamento cristão é, como direi, uma causa do método científico. Ao conceber um Deus Criador que rege o mundo por leis imutáveis dispostas em sua sabedoria, e não pelo mito ou pelo acaso, põe-se o pensador impregnado de cristianismo a perscrutar essas leis. Daí a física, a biologia, a química, vindas, é claro, do legado helênico - não por acaso, o menos mitológico e o mais próximo, entre os filósofos, da idéia cristã de divindade -, porém elevadas a um patamar talvez impossível sem a fé. O Deus cristão assume a natureza humana, encarna-se, e suas leis passam a ser objeto de estudo. A própria moralidade do bem supremo que é Deus converte-se em paradigma de um novo Direito, que mescla a cientificidade do latino com a humanidade evangélica.
O incremento das modernas técnicas agronômicas cooube aos monges beneditinos e cistercienses, que transformaram lodos e pântanos em locais de pastagem e agricultura, criando mosteiros sustentáveis. As noções de liberdade e moral em economia são fruto dos neoescolásticos de Salamanca. E o Direito Internacional é cria de padres católicos: Francisco Suárez, Francisco de Vitória, Bartolomeu de las Casas.
Contra isso, o laicista se levanta. Pode tolerar a senhora, com seu véu negro, desfiando as contas de seu rosário na igreja à meia-luz. Rasga suas vestes de pavor, entretanto, ao deparar-se com o já citado Chesterton, ou a descobrir que Pascal era cristão - embora jansenista. Quando percebe que Pasteur era católico e devoto, sua ira se intensifica. É-lhe impossível reconhecer, sem rubor ou violência, a profunda fé de inúmeros responsáveis pelo incremento da ciência - além dos referidos Pascal e Pasteur, Mendel, Copérnico, Jerôme Lejeune, descobridor da origem genética da Síndrome de Down e que está em processo de beatificação, Georges Lemâitre, padre que propôs o que viria a ser a Teoria do Big Bang (provando que ciência e relato bíblico não são excludentes), Pierre Pérignon (sim, o inventor do espumante era monge), Landell de Moura, padre gaúcho que inventou o rádio. Descobrindo o catolicismo de intelectuais do calibre do historiador Christopher Dawson, do escritor J.R.R. Tolkien, autor da monumental saga de "O Senhor dos Anéis", do economista Thomas Woods, do arquiteto Gaudí (que logo será beatificado), da medievalista francesa Régine Pernoud, ou dos grandes pensadores convertidos Cardeal Newman, Marcel de Corte, Dietrich von Hildebrand, Hilaire Belloc, Paul Claudel, Jacques e Raíssa Maritain, Santa Edith Stein, ou um cineasta de sucesso como Mel Gibson, não pode o inimigo da religião ficar impune em seu erro.
O Brasil não foge a tão robusta tradição. Herdou de Camões, o pai da última flor do lácio, que insculpiu em seus Lusíadas, a mais varonil fé católica e uma impactante devoção à Cruz e ao Cristo, a formação cristã de seus intelectuais. Daí que nos honremos da fibra de Dom Vital, mártir branco no regime do padroado, a pena polêmica e sagaz de Laet, Arcoverde, Eduardo Prado, Joaquim Nabuco (o patriarca da abolição), Felício dos Santos, João Gualberto (que refutou magristralmente as tresloucadas teses criminológicas lombrosianas), Júlio Maria, Dom Macedo Costa. Daí o orgulho por Jackson de Figueiredo, por Amoroso Lima, por Leonel Franca, pelo gênio Gustavo Corção, por Maurílio Teixeira-Leite Penido, o grande comentador de Pio XII. Daí a figura ímpar, ainda que por muitos incompreendida, de Plínio Corrêa de Oliveira. Daí a liderança do Cardeal Leme.
Leigos e padres não se furtaram a dar sua contribuição à humanidade. Espiritual e temporal. Tal qual o homem, que não é alma penada, tampouco um cadáver ambulante"
________
Rafael Vitola Brodbeck, casado e pai de família, é Delegado de Polícia no Rio Grande do Sul, e coordena o Salvem a Liturgia, sendo responsável nesse site pelos textos sobre erros litúrgicos, incentivo ao latim, e comentários sobre rubricas e normas. É membro da Sociedade Internacional Santo Tomás de Aquino (SITA/Roma), e da Academia Marial de Aparecida. Desde 1998, é incorporado ao Regnum Christi. Ministra palestras sobre temas litúrgicos e doutrinários
http://razoavelcrer.blogspot.com.br/2012/08/a-igreja-nao-e-refugio-de-carolas.html
Postado por Ana Maria Bueno às 17:37
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Marcadores: Autores Ilustres, Igreja Católica
Reações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Santíssima Virgem!
Santíssima Virgem!
“Digo com os santos: A divina Maria é o Paraíso Terrestre do novo Adão, onde Ele encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande, o divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a magnificência do Altíssímo, onde Ele escondeu, como em seu Seio, o seu Filho Único e n’Ele tudo o que há de mais excelente e precioso. Que grandes e misteriosas coisas fez o Deus onipotente nesta admirável criatura, segundo ela própria é forçada a dizer, a despeito da sua profunda humildade: “ O poderoso fez em mim maravilhas, Santo é seu nome!”(Lc 1,49). O mundo não conhece estas maravilhas, porque é incapaz e indigno disso” - (São Luis Maria Grignon de Monfot – Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria – pag 18)
Santa Missa
Santa Missa
...consiste em irdes à Igreja como se fôsseis ao Calvário, e de vos comportardes, diante do altar, como o faríeis diante do trono de Deus, em companhia dos Santos Anjos. Vede, por conseguinte, que modéstia, que respeito, que recolhimento são necessários para receber o fruto e as graças que Deus costuma conceder àqueles que honram, com sua piedosa atitude, mistérios tão santos - São Leonardo de Porto Maurício
Ave, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita es tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre: Jesus! Santa Maria, mãe de Deus. Rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
Bento XVI
Bento XVI
Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático é atraiçoado nas suas bases." - Bento XVI.
Padre Paulo, Santo Padre e a comunhão na boca
Padre Paulo, Santo Padre e a comunhão na boca
" O Papa está nos dando exemplo de devoção eucarística, de verdadeira união a tradição da Igreja, mas uma tradição que sabe evoluir ao longo dos tempos; a Igreja sabe, como mãe e mestra, colocar o remédio certo na hora certa. E em um tempo em que, infelizmente, acontecem abusos e padres que perdem a fé na Presença de Jesus na Eucaristia, a Igreja como mãe e mestra quer renovar essa fé."
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças
Sobre tua proteção, Mãe, nos colocamos. Este Blog te pertence, para a Glória de teu filho Jesus
Sou contra o Aborto!
Sou contra o Aborto!
No caso de uma lei intrinsecamente injusta, como aquela que admite o aborto ou a eutanásia, nunca é lícito conformar-se com ela, nem participar numa campanha de opinião a favor de uma lei de tal natureza, nem dar-lhe a aprovação com o seu voto. (João Paulo II, Evangelium Vitae, nº 73)
Bem poderia ser nossa Oração
Como seria bom meu Deus, que nesse momento houvesse no mundo um maior número destas almas fortificadas por ti no bem. Dir-se-ia que tudo se vai afundar para sempre...A pobre humanidade assemelha-se a um homem ébrio que procura o caminho às apalpadelas. Não sabe em quem confiar, sobre quem se apoiar...
Mas quem lhe abrirá os olhos e lhe mostrará o caminho? Quem sustentará seus passos hesitantes?Existem almas luminosas e fortes espalhadas por entre a multidão, que lhe podem prestar esse serviço e conduzi-la a Ti. Faz ,ó meu Deus, que esse numero de almas redentoras aumente entre nós, a fim de sejas conhecido, amado e glorificado, e o mundo seja salvo." (François de Saint-Marie)
Mãe Admirável - A Santíssima Virgem
Mãe Admirável - A Santíssima Virgem
Ave, sempre bela/ Ó virgem Mãe de Deus/ Do alto mar estrela/ Porta azul do céu/Novas o anjo traz/ "Ave" te saúda;/Funda-nos na paz/ De Eva o nome muda/Quebra a algema ao réu/ E dá ao cego luz/ Dá-nos Mãe do céu/ O que ao céu conduz/Mostra seres Mãe/ Faze a nós descer/ Quem por nós nascido/ Quis de ti nascer/Dá-nos vida pura/ Um caminho reto/ Para quem procura/ Ver Jesus de perto/Seja ao Pai louvor/ Ao Cristo também/ Ao Consolador/Igualmente. Amém
Editora
Editoria de Conteúdo:
Ana Maria Bueno Cunha
Papa Bento XVI
Papa Bento XVI
"A Igreja não é uma associação qualquer que se ocupa das necessidades religiosas dos homens e cujo objectivo se limitaria precisamente ao de uma tal associação. Não, a Igreja leva o homem ao contacto com Deus e, consequentemente, com o princípio de tudo."
Marcadores
A Legítima Interpretação da Bíblia (2)
A Sabedoria do Cristão (13)
A Vida Interior (6)
Aborto (9)
Ana Maria (20)
Autores Ilustres (44)
Banquete do Cordeiro (15)
Biblia (3)
Catecismo (4)
Chesterton (28)
Contrição (1)
Documentos da Igreja (19)
Espiritismo (1)
Festas da Igreja (50)
Graça (13)
Gustavo Corção (3)
Idade média (2)
Igreja Católica (13)
In Guardia (5)
Liturgia (12)
Mandamentos (4)
Mitos Liturgicos (9)
Mortificação (4)
O Problema da liberdade (7)
Papas (28)
Perfeição Cristã (7)
Poder Global (1)
Quem é Cristo? (7)
Reflexões (2)
Resposta ao leitor (1)
Sacramentos (3)
Santos (37)
São Tomás de Aquino (13)
Símbolo da Fé (11)
Tu és Pedro (7)
Vaso de Argila (26)
Virgem Santíssima (13)
Virtudes teologais (2)
Véu (1)
Vídeos (42)
É Razoável Crer? (6)
Postagens por Mês
Minha lista de blogs
Cozinha e Biblioteca
Comemorar o ano litúrgico em família
9 horas atrás
† Livros Católicos para Download
Livro de Régine Pernoud
12 horas atrás
André Brandalise
Você sabia?
13 horas atrás
Salvem a Liturgia!
Livreto ou "Missal simples" para os fiéis - Forma Extraordinária
22 horas atrás
Deus lo Vult!
Ele não deixaria inacabada!
22 horas atrás
CHESTERTON
O Esboço da Sanidade
1 dia atrás
Sentinela no escuro
CNBB e o Silêncio dos bons
1 dia atrás
+ Voz da Igreja +
Simbolismo e significados do Apocalipse: interpretação exegética do Livro da Revelação - parte 1
2 dias atrás
Contos do Átrio
Vídeo da semana
3 dias atrás
Brasil sem Aborto
Aborto e eutanásia no Código Penal Brasileiro. A sua opinião é importante!
1 semana atrás
Vortex em Português
1 semana atrás
O Campanhense
Igrejas sempre tiveram bancos?
1 semana atrás
In Mulieribus
Diversidade e Identidade
2 semanas atrás
Palavras de Verdade e Vida
"Deixa que os mortos enterrem seus mortos"
5 semanas atrás
Civilitas Christiana
Recordando o gosto pela História em meio à correria...
1 mês atrás
DOM LUIZ BERGONZINI
TESTAMENTO ESPIRITUAL - Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
1 mês atrás
Sociedade Católica
Guardar a fé, o serviço de Bento XVI
3 meses atrás
Encontro com o Bispo
A Paz esteja convosco
3 meses atrás
Foco Católico
Saiba mais sobre a camisinha da mulher
4 meses atrás
Agora defina!
Defina tédio
6 meses atrás
PASTORALIS
Mensagem de Natal: Um Lugar para Deus
7 meses atrás
Blog Ventania
Novo governo da Espanha irá contra o aborto
7 meses atrás
A Hora de São Jerônimo
Catecismo - Aula 10
9 meses atrás
Circa Creationis
Período de discernimento
1 ano atrás
Santa Josefina Bakita
Santa Josefina Bakita
«Vendo o sol, a lua e as estrelas, dizia comigo mesma: Quem é o Patrão dessas coisas tão bonitas? E sentia uma vontade imensade vê-Lo, conhecê-Lo e prestar-lhe homenagem»
Links Importantes
Bíblia
Catecismo
Enciclopédia
Padre Paulo Ricardo
Pergunte e Responderemos
Pro-vida Anápolis
Santa Sé
Veritatis
Zenit
Chesterton
Chesterton
O filósofo moderno me dissera muitas vezes que eu estava no lugar certo, e eu ainda me sentia deprimido mesmo aceitando isso. Mas eu ouvira que estava no lugar ERRADO, e minha alma exultou de alegria, cantando como pássaro na primavera"
Senhor ...
Senhor ...
"... fica comigo para sempre, não me abandones. Deixa-me sentir-te no mais íntimo do meu coração, presente e escondido ao mesmo tempo. Faz da minha alma o lugar das tuas delícias e do teu repouso. Eu não te perturbarei. Estarei a teus pés, contemplar-te-ei, e amar-te-ei sem ruído. Dar-te-ei o pouco que possuo. Reinarás inteiramente sobre mim e Teu reino não acabará mais.Obrigado meu Deus por tanta bondade!Não preciso de dizer mais nada,mas de te amar. Gostaria de dizer incessantemente algo que te agradasse e fosse digno de ti: sou teu Senhor, e desejo indentificar-me contigo: quero o que tu quiseres, isto é, quero-te para mim, todo para mim, cada vez mais para mim e eternamente.(Robert de Langeac)
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas
Seguidores
Santo Antonio de Pádua
Santo Antonio de Pádua
"A criatura carregou no seio seu Criador e a pobre Virgem o Filho de Deus.Tu és ao mesmo tempo o mais alto e o mais humilde. Senhor dos Anjos e súdito dos homens!
Santíssima Virgem e o anjo
Santíssima Virgem e o anjo
Augusta Rainha dos céus e senhora dos Anjos, Vós que desde o princípio recebeste de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás. Nós Vos pedimos humildemente, enviai vossas santas legiões, para que elas, sob o vosso poder e vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam sua audácia e os precipitem no abismo.
São João da Cruz
São João da Cruz
"Deixem o sacerdote celebrar a Santa Missa do modo e maneira conveniente, segundo a liturgia determinada pela Igreja. Não queiram usar de novidades, como se tivessem mais luz que o Espírito Santo e a Sua Igreja".
Santo Agostinho de Hipona
Santo Agostinho de Hipona
"O Símbolo (O Credo) seja para ti um espelho.Olha-te nele para veres se crês tudo o que declaras e alegra-te cada dia pela tua fé"
Santa Catarina de Sena
Santa Catarina de Sena
"Onde estavas, meu Jesus, durante esta tempestade? Jesus: No meio de teu coração!"
Santo Ambrósio
Santo Ambrósio
"Quando te sentires angustiado, acredita que há saída, sem murmúrio.É hora de ires invocando e rezando, sem te enterrares em queixas."
São Pedro
São Pedro
Senhor, Tu sabes que te amo!
Santa Terezinha
Santa Terezinha
"Desde que me foi dado compreender o amor do Coração de Jesus, confesso que expulsei todo temor do meu coração"
Santo Hilário de Poitiers
Santo Hilário de Poitiers
"Foi sempre privilégio da Igreja vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência, quando é atacada".
São Francisco de Sales
São Francisco de Sales
"Um bispo não deve nem pode viver como um cartuxo; os casados, como os capuchinhos; os artesãos, como os religiosos contemplativos, que passam metade do dia e metade da noite em oração. Seria uma piedade tola e ridícula. Cada um segundo a sua espécie. Deus deseja todos os frutos. A verdadeira piedade não destrói, mas enobrece e embeleza."
Santa Teresa de Avila
Santa Teresa de Avila
"Seja teu desejo contemplar a Deus; teu temor, perde-Lo; tua dor, não estar ainda com Ele; tua alegria, a de que possa conduzir-te até Ele. Então viverás em paz".
Papa Pio X
Papa Pio X
“Não se deve inventar a Civilização, nem se deve construir nas nuvens a nova sociedade. Ela existiu e existe: é a Civilização Cristã, é a Sociedade Católica. Não se trata senão de a instaurar e restaurar incessantemente nas suas bases naturais e divinas, contra os ataques sempre renascentes da utopia malsã, da revolta e da impiedade: Omnia instaurare in Christo”
Papa Pio XII
Papa Pio XII
Quem se põe a imaginar insubsistentes decadências e a prever impossíveis acasos para a Igreja, olhe para trás, para a história;reflita sobre o presente e preveja o futuro. Lembre-se do que aconteceu a quem tentou destruir a Esposa de Cristo, veja o que está acontecendo a quem se obstina no insensato intento.Quem se levanta contra a Igreja quebrar-se-á sobre a pedra na qual Cristo seu divino Fundador quis edificá-la
Santo Expedito
Santo Expedito
Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.
São João Crisóstomo
São João Crisóstomo
"Quem estivesse no Calvário veria dois altares, onde se consumiam dois grandes sacrifícios: um era o corpo de Jesus, o outro o coração de Maria".
São Paulo
São Paulo
Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso de Ligório
"O homem santo permanece na sabedoria como o sol, mas o insensato muda como a lua. O pecador é como ela: hoje cheia, amanhã, minguante; hoje ri, amanhã chora de remorso, de angústia e tristeza; hoje parece tranquilo e sereno, amanhã furioso como o tigre. E por que? Porque seu contentamento depende das coisas boas ou más que lhe acontecem, e, por isso, mudam segundo sopram os ventos favoráveis ou contrários.O justo é como o sol, sempre sereno e tranquilo, porque sua paz está fundada na conformidade de sua vontade com a vontade de Deus. Podemos gozar aqui na terra de um paraíso antecipado, pois esta paz causa alegria plena, e foi exatamente o que aconteceu aos santos, independente do que passavam; é uma alegria que o mundo não compreende mas que pode e deve estar no coração daquele que tudo se conforma a Deus, e nada, nem a dor, nem a fome, nem a tribulação, haverá de tirar esta paz e impedir que se cumpra de fato a vontade de Deus em sua vida".
Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário