Gloria Patri et Fílio et Spirítui Sancto. Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum. Amen CONSAGRADO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Banner
Marcadores
Jesus Início
addthis
Addrhis
Canal de Videos
Rio de Janeiro |
Santa Sé |
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
Instale a extensão da Bíblia Católica para Chrome - A melhor maneira de acessar a Palavra de Deus!xInstalar
Bíblia Católica News
Home
Contato
Downloads
Google Católico
Promoção Namoro Católico
Sobre
Posts (RSS)
Comentários (RSS)
A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
14 fevereiro 2013Autor: Bíblia Católica | Postado em: Igreja
11
Fonte: Padre Paulo Ricardo
Que a mídia secular não é o melhor meio para se informar a respeito da Igreja Católica, isso não é novidade. Basta fazer uma rápida leitura nas manchetes dos principais jornais do país a respeito da renúncia do Papa Bento XVI para se ter a certeza de que o amadorismo reina nessas aclamadas agências de notícias. No entanto, acreditar na simples inocência desses senhores e cobri-los com um véu de caridade por seus comentários maldosos e, muitas vezes, insultuosos não seria honesto. É necessário compreender muito bem que muitos desses veículos estão ardorosamente comprometidos com a desinformação e com os princípios contrários à reta moral defendida pela Igreja. Daí a quantidade de sandices que surgiram na mídia nos últimos dias.
Logo após o anúncio da decisão do Santo Padre, publicou-se na imprensa do mundo todo que a ação de Bento XVI causaria uma “revolução” sem precedentes na doutrina da Igreja. Uma atrapalhada correspondente de uma emissora brasileira afirmou que a renúncia do papa abriria caminho para as “reformas” do Concílio Vaticano II e que isso daria mais poderes aos bispos.Já outros declaravam que os recentes fatos colocavam em xeque o dogma da “Infalibilidade Papal”, proclamado pelo Concílio Vaticano I. Nada mais fantasioso.
É verdade que uma renúncia tal qual a de Bento XVI nunca houve na história da Igreja. A última resignação de um papa aconteceu ainda na Idade Média e em circunstâncias bem diversas. Todavia, isso não significa que o Papa Ratzinger tenha modificado ou inventado qualquer novo dogma ou lei eclesiástica. O direito à renúncia do ministério petrino já estava previsto no Código do Direito Canônico, promulgado pelo Beato João Paulo II em 1983. Portanto, de modo livre e consciente – como explicou no seu discurso – Bento XVI apenas fez uso de um direito que a lei canônica lhe dava e nada nos autoriza a pensar que fora diferente. Usar desse pretexto para fazer afirmações tacanhas sobre dogmas e reformas na Igreja é simplesmente ridículo. Quem faz esses comentários carece de profundos conhecimentos sobre a doutrina católica, sobretudo a expressa no Concílio Vaticano II.
Outros comentaristas foram mais longe nas especulações e atestaram que a renúncia do Papa devia-se às pressões internas que ele sofria por seu perfil tradicionalista e conservador. Além disso, as crises pelos escândalos de pedofilia e vazamentos de documentos internos também teriam pesado na decisão. Não obstante, quem conhece o pensamento de Bento XVI sabe que ele jamais tomaria essa decisão se estivesse em meio a uma crise ou situação que exigisse uma particular solicitude pastoral. E isso ficou muito bem expresso na sua entrevista com o jornalista Peter Seewald – publicada no livro Luz do Mundo – na qual o Papa explica que em momentos de dificuldades, não é possível demitir-se e passar o problema para as mãos de outro.
Mas de todas as notícias veiculadas por esses jornais, certamente as mais esdrúxulas foram as que fizeram referência às antigas “profecias” apocalípiticas que prediziam o fim da Igreja Católica. Numa dessas reportagens, um notório jornal do Brasil dizia: “O anúncio da renúncia do papa Bento 16 fez relembrar a famosa “Profecia de São Malaquias”, que anuncia o fim da Igreja e do mundo”. É curioso notar o repentino surto de fé desses reconhecidos laicistas logo em teorias que proclamam o fim da Igreja. Isso tem muito a dizer a respeito deles e de suas intenções.
Por fim, também não faltaram os especialistas de plantão e teólogos liberais chamados pelas bancadas dos principais jornais do país para pedir a eleição de um papa “mais aberto”. Segundo esses doutos senhores, a Igreja deveria ceder em assuntos morais, permitindo o uso da camisinha, do aborto e casamento gay para conter o êxodo de fiéis para as seitas protestantes. A essas pretensões deve-se responder claramente: A Igreja jamais permitirá aquilo que vai contra a vontade de Deus e nenhum Papa tem o poder de modificar isso. A doutrina católica é imutável. Ademais, os fiéis jovens da Igreja têm se mostrado cada vez mais conservadores e avessos à moral liberal. Inovações liberais para atrair fiéis nunca deram certo e os bancos vazios da Igreja Anglicana são a maior prova disso.
O comportamento vil da mídia secular leva-nos a fazer sérios questionamentos sobre a credibilidade e idoneidade dos chefes de redações que compõem as mesas desses jornais. Das duas, uma: ou esses senhores carecem de formação adequada e por isso seus textos são recheados de ignorâncias e nonsenses, ou então, esses doutos jornalistas têm um sério compromisso com a desinformação e a manipulação dos fatos, algo que está diametralmente oposto ao Código de Ética do Jornalismo. Se fôssemos seguir a cartilha desses órgãos de imprensa, hoje seríamos obrigados a crer que Bento XVI liberou a camisinha, excomungou o boi e o jumento do presépio, acobertou padres pedófilos e mais uma série de disparates que uma simples leitura correta dos fatos seria o suficiente para derrubar a mentira.
Na sua mensagem para o Dia Mundial da Comunicação de 2008, o Papa Bento XVI alertou para os riscos de uma mídia que não está comprometida com a reta informação. “Constata-se, por exemplo, que em certos casos as mídias são utilizadas, não para um correcto serviço de informação, mas para «criar» os próprios acontecimentos”, denunciou o Santo Padre. Bento XVI assinalou que os meios de comunicação devem estar ordenados para a busca da verdade e a sua partilha. Pelo jeito, a imprensa secular ainda tem muito a aprender com o Santo Padre.
Posts relacionados:
Crises na Igreja mostram necessidade da imprensa católica
Fé de jovens católicos surpreende jornais americanos
O que disse o Papa sobre os preservativos?
Catecismo é a pedra angular que nos mantém enraizados na…
Fracassam as tentativas de envolver o Papa nos escândalos…
O fundamentalismo é sempre uma falsificação da religião,
A falsidade do livre exame
More Sharing Services
11
RSS para os comentários deste post
TrackBack URI
Tags: dogma, fazer, fonte, houve, Igreja Católica, Imprensa, Isso, joão paulo,leitura, manchetes, meio, Papa Bento XVI, paulo ricardo, Ratzinger, reina,respeito, Santo Padre, senhores, ter, uma, vaticano ii
Twitter Trackbacks
Faça o seu comentário
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Siga-nos
Share on facebookShare on twitterShare on google_followShare on youtubeShare on rss
Bíblia Católica Online
bibliacatolica
bibliacatolica fb.me/28jkUJvpHyesterday · reply · retweet · favorite
bibliacatolica Patriarca Bartolomeu I e a renúncia de Bento XVI Istambul (RV) – Profundo pesar expressou o Patriarca... fb.me/2JjWWZNpT2 days ago · reply · retweet · favorite
bibliacatolica fb.me/14SF3X4962 days ago · reply · retweet · favorite
bibliacatolica fb.me/2gpw7eGxk2 days ago · reply · retweet · favorite
Join the conversation
Novidades deste blog
Digite seu endereço de e-mail para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.
Tag cloud
Scherer Reflexões crueldade governo lula obstante mohammed Unumvilipendiar taxas convocaram artePentateuco yangon 1 de maio Janaínaacontecendo Timóteo pss documento de puebla Carlos Martins Nabeto rechaço homenageouconhece tarefa sob Turksonnecessitado entregaram levar redigidonancy keenan Laurie GoodsteinDoutrinas e finalmente Grímssoncantores dublin notar viam iluminadisponível monaquismo AppleItália cidadania
Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
"Jesus disse: "Eu não lhe disse que, se acreditar, você verá a glória de Deus?""(João 11,40)
Categorias
Apologética
Bíblia
Doutrina Católica
Espiritualidade
Evangelho do dia
História da Igreja
Igreja
Mundo
Outros
Podcast
Protestantismo
Santa Sé
Santos da Igreja
Seitas e Heresias
Sem categoria
Vídeos
Tópicos recentes
A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher
Bento XVI exorta aos jovens a redescobrir a amizade com Cristo para transformar a sociedade
Lançamento: Manual de Defesa dos Livros Deuterocanônicos
O Papa: Deus cria o homem para o amor e não para o pecado que tudo destrói
Autoridade vaticana promove as “Twitthomilias”: Ideias para homilias em 140 caracteres
Documentário sobre a vida de Padre Pio
Arquivos
Links Católicos
Apologistas Católicos
Bíblia Católica Online
Católicos do Brasil
Comunidade Mariana Boa Semente
Cristoatividade Web Rádio Católica
Doutrina Católica
Encontro com o Bispo
Google Católico
O Catequista
Padre Marcelo Rossi
Padre Paulo Ricardo
Pastoralis
Reino da Virgem Mãe de Deus
Respostas Católicas
Sociedade Católica
Tradição Católica
Universo Católico
Vaticano
Veritas Ipsa
Veritatis Splendor
Voz da Igreja
Web Rádio Rainha dos Apostolos
Wikatolica
QR Code
Publicidade
Nossos Parceiros
Meta
Registrar-se
Login
Posts RSS
RSS dos comentários
WordPress.org
Login rápido
Mais populares
Carta aberta ao Pe. Fábio de Melo (63)
Quem fundou a sua Igreja? (58)
Quem é a Pedra: Jesus ou Pedro? (45)
DENÚNCIA: Perseguição contra o Padre Paulo Ricardo na Arquidiocese de Cuiabá (45)
Adorar imagens? (40)
Protestantes dizem que Católicos não lêem a Bíblia (38)
Escola da Fé – Pe. Paulo Ricardo responde a telespectador protestante! (38)
Resposta à Carta Aberta – Pe. Fábio de Melo(35)
Creio em Deus Pai (31)
Ex-Protestante responde: O que significa o termo Católico? (28)
Comentários Recentes
Maria Gabrielly Bezerra Falcao: vou fazer minha primeira comuniao
Fabiana Ester: Eu fiquei muito feliz de
esmirna bliss: o engraçado é que uma
Deus e o homossexualismo « Namoro Católico – Blog: [...] e Santos da Igreja
Juvenal Lopes Furtado: Agora que comecei a ver
MARCOS IVON: COMO CATÓLICO DIGO: ISTO É
Celesio Rocha: Bento e a palavra de
Edigar Caires: O neo-ateísmo é tão falho
Bíblia Católica: Obrigado pelo aviso. A correção
valdeipereira de sousa: Concordo plenamente com o padre,se
Posts Recentes
A renúncia do Papa e os oportunistas da imprensa secular
Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher
Bento XVI exorta aos jovens a redescobrir a amizade com Cristo para transformar a sociedade
Lançamento: Manual de Defesa dos Livros Deuterocanônicos
O Papa: Deus cria o homem para o amor e não para o pecado que tudo destrói
Autoridade vaticana promove as “Twitthomilias”: Ideias para homilias em 140 caracteres
Documentário sobre a vida de Padre Pio
Fé de jovens católicos surpreende jornais americanos
Bento XVI pela Quaresma: Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus
650 mil pessoas marcharam pela vida e contra o aborto nos EUA
Copyright © 2007 - Bíblia Católica News - is proudly powered by WordPress
Gossip City Theme is created by: Design Disease brought to you by Celebrific.
Anterior
Autoridade vaticana esclarece aos meios sobre uniões homossexuais e recorda que o matrimônio é entre um homem e uma mulher
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Curtir
Apoio
Immaculata mea
In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.
Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim
“Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”
(Diário de Santa Faustina, n. 1037)
Nenhum comentário:
Postar um comentário