NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
30 de agosto de 2013
WASHINGTON DC, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Gemma Holmes, de 26 anos, sofreu um terrível acidente dirigindo sua pequena motocicleta em Hilperton (Reino Unido), em setembro do ano passado, ficando em estado de coma. Ao despertar, inteirou-se que tinha 12 semanas de gravidez, mas se negou a abortar apesar da pressão dos médicos.
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
MANCHETES DO DIA
VATICANO
O Papa expressa pesar pela morte do arcebispo emérito de Lusaka na Zâmbia
O Papa nomeia novo secretário geral do Governatorato do Vaticano
O Papa nomeia novo Bispo para Barinas, na Venezuela
AMÉRICA
O sonho de Martin Luther King Jr. ainda não é realidade para muitos nos EUA, dizem Bispos católicos
MUNDO
Cáritas Espanha enviará 30 mil euros para a Índia depois das inundações
VIDA E FAMÍLIA
Jovem grávida que sofreu um acidente e acordou do coma com amnésia salva o seu bebê do aborto
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
Um pensamento:
Ama at que te doa, se doer o melhor sinal.
Beata Teresa de Calcutá
VATICANO
VATICANO, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco enviou hoje um telegrama de pêsames pelo falecimento do Arcebispo emérito de Lusaka (Zâmbia), Cardeal Medardo Joseph Mazombwe.
O Cardeal Mazombwe estava próximo de completar 82 anos, e era membro da Congregação para a Evangelização dos Povos e do Conselho Pontifício Cor Unum.
O Santo Padre expressou sua "gratidão a Deus Todo-poderoso" pelo compromisso inquebrantável do Cardeal Mazombwe "na difusão do Evangelho na África e seus incansáveis esforços a favor dos pobres".
O Papa também se uniu em oração "a todos os que choram pelo Cardeal Mazombwe para que Deus, o Pai das misericórdias, possa conceder-lhe a recompensa por seus trabalhos e dar as boas vindas a esta nobre alma para a paz e alegria do céu".
Àqueles que choram a perda do Arcebispo africano "reunidos para a missa solene de seu funeral, o Papa oferece de coração a sua bênção apostólica como objeto de fortaleza e consolo no Senhor".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
VATICANO, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco nomeou como novo secretário geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano o Padre Fernando Vérgez Álzaga, dos Legionários de Cristo. Até o momento, o religioso era o Diretor de Telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano.
O Padre Vérgez Álzaga nasceu em Salamanca (Espanha), no dia 1º de março de 1945, e fez sua profissão perpétua na Congregação dos Legionários de Cristo em 25 de dezembro de 1965.
Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1969.
O novo secretário geral do Governatorato do Vaticano é formado em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Entrou ao serviço da Santa Sé em agosto de 1972, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
VATICANO, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco aceitou hoje a renúncia de Dom Ramón Antonio Linares Sandoval ao governo pastoral da Diocese de Barinas (Venezuela), por ter chegado aos 75 anos, e nomeou como seu sucessor Dom José Luis Azuaje Ayala, até o momento Bispo de Vigia – San Carlos del Zulia (Venezuela).
Dom José Luis Azuaje Ayala nasceu em Valera (Venezuela), em 6 de dezembro de 1957.
Terminou seus estudos eclesiásticos nos seminários de Trujillo e Caracas e se formou em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Ordenou-se sacerdote em 5 de maio de 1984 e exerceu diversos cargos pastorais na diocese de Trujillo.
Em 18 de março de 1999 foi nomeado Bispo auxiliar de Barquisimeto, e em 15 de julho de 2006 foi nomeado Bispo de Vigia - San Carlos del Zulia.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
NOVA IORQUE, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Apesar de reconhecer os significativos avanços em matéria de direitos civis de afro-americanos e outras minorias raciais conseguidos depois da Marcha de Washington de 1963 -em que Martin Luther King Jr. pronunciou seu célebre discurso "Eu tenho um sonho"-, os Bispos católicos nos Estados Unidos advertiram que "o sonho do Dr. King e de todos os que marcharam e trabalharam com ele, não se realizaram completamente para muitos em nosso país".
Em um comunicado publicado no site da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, por suas siglas em inglês), com ocasião da comemoração, em 28 de agosto, dos 50 anos da Marcha de Washington, os Prelados destacaram que aqueles que manifestaram nessa ocasião "vieram de diferentes raças e denominações de fé, mas estavam todos unidos por uma causa justa".
"Procurando tocar e comover o coração dos Estados Unidos, vieram à capital da nação e marcharam pela causa dos Direitos Civis, pedindo o fim da segregação".
Os Bispos recordaram que "os participantes marcharam a pé e proclamaram a boa nova de Nosso Senhor, que obra em favor dos marginalizados no nosso país; pediram à nação realizar uma legislação que beneficie a todos os que sofrem e os esquecidos".
Entre as pessoas que marcharam, recordaram os Bispos, estiveram o Arcebispo de Washington, Cardeal Patrick O'Boyle, e muitos sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos católicos.
Os Bispos reconheceram que "cinquenta anos depois, não podemos negar o amplo espectro do avanço em muitas áreas da sociedade. Reconhecemos o fato de que em nosso país haja mais diversidade racial e cultural entre os líderes dos setores públicos e privados".
Entretanto, advertiram que "ainda que não possamos negar a mudança que aconteceu, ainda fica muito por conseguir".
Os Prelados assinalaram que "nunca devemos permitir que outros assuntos eclipsem nossa confiança na dignidade humana fundamental de cada pessoa, e em nossa responsabilidade para construir e transformar a sociedade na maneira em que a mensagem evangélica de Jesus Cristo claramente faz evidente para nós".
Neste 50º aniversário da Marcha de Washington, os Bispos recordaram as palavras do Papa Francisco, que em sua encíclica Lumen Fidei escreveu que "a fé nos ensina a ver que cada homem e mulher representa uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus brilha sobre mim através dos rostos de meus irmãos e irmãs".
Os Bispos asseguraram que se unem "ao chamado para uma ação positiva que procura acabar com a pobreza, eliminar a inequidade racial e de classes, assegurar os direitos eleitorais, e que proveja oportunidades justas para todos".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
MUNDO
MADRI, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Depois das fortes inundações que a Índia sofreu desde junho deste ano, a Cáritas Espanha se mobilizou para ajudar mais de 3.000 famílias de 60 aldeias das zonas mais afetadas no norte deste país.
Trata-se de uma resposta ao urgente chamado feito pela Cáritas Índia, através da Caritas Internationalis, para ajudar a recuperação das aldeias do estado de Uttarakhand, o mais afetado pelas chuvas torrenciais que estão afetando o país há mais de dois meses.
Este ano as chuvas torrenciais originadas pelas monções (fortes ventos que provocam chuvas torrenciais), e que afetam o país de maneira periódica, estão sendo especialmente destrutivos para a zona norte. Em junho deixaram na zona de Uttarakhand e nos estados vizinhos graves inundações e deslizamentos de terra nos que morreram 6.500 pessoas e afetaram mais de 100.000. Recentemente, depois de outra chuva de monção pela região de Jammu, 10 pessoas morreram e centenas foram obrigadas a deslocar-se.
A força destas chuvas destruiu infraestruturas de comunicação, estradas, edifícios e colheitas e causou a morte de gado e animais de granja. Também começaram a propagar-se doenças infecciosas causadas pela contaminação das águas.
Por isso, as pessoas afetadas pelas inundações estão recebendo materiais de emergência, como lonas, mantimentos e remédios graças à ajuda da Cáritas Espanha que também lhes proporcionará material para a construção de refúgios para mais de 3.000 famílias de 60 aldeias do norte da Índia que vive principalmente da agricultura, da criação de gado e que normalmente têm graves dificuldades para acessar as fontes de água seguras, atenção médica ou serviços educativos, algo que se viu aumentado depois das chuvas.
Também está prevista a criação de acampamentos, a oferta de serviços médicos, a recuperação dos meios de vida das populações danificadas e o início do programa de redução do risco por desastres naturais.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
VIDA E FAMÍLIA
WASHINGTON DC, 30 Ago. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Gemma Holmes, de 26 anos, sofreu um terrível acidente dirigindo sua pequena motocicleta em Hilperton (Reino Unido), em setembro do ano passado, ficando em estado de coma. Ao despertar, inteirou-se que tinha 12 semanas de gravidez, mas se negou a abortar apesar da pressão dos médicos.
Os médicos tiveram poucas esperanças na recuperação de Gemma depois de seu acidente. Argumentando que não poderiam operar suas costas, que ficou fraturada, até que termine a gravidez, apresentaram a alternativa do aborto, enquanto a jovem se encontrava ainda em coma.
A mãe de Gemma, Julie, negou o pedido dos médicos e lhes disse que esperassem até que acorde para que ela mesma pudesse tomar a decisão.
Quando finalmente acordou, depois de seis semanas do acidente, Gemma tinha perdido a memória dos últimos três anos, e se inteirou que estava grávida. Devido a sua condição, não podia lembrar quem era o pai.
Apesar de ter as costas fraturada e a cabeça e outras partes do corpo muito machucados, a jovem decidiu continuar com a sua gravidez.
"Pensei simplesmente que se este pequeno bebê que está dentro de mim tinha conseguido sobreviver a este terrível acidente, então ele estava destinado a ser", disse Gemma.
Depois de uma gravidez dolorosa, devido as suas muitas lesões, que não podiam ser controladas por analgésicos para não afetar o bebê, Gemma deu a luz por cesárea, em maio de 2013.
A jovem decidiu chamar o seu pequeno Ruben Miracle ("milagre") Holmes.
"Ruben é meu pequeno milagre, e realmente espero que um dia eu possa ser capaz de correr com ele", assinalou.
Em declarações ao site Reveal, Gemma assegurou que "Ruben foi o melhor que lhe aconteceu. Posso não lembrar como chegou a mim, mas tenho o resto de nossas vidas para compensar isso".
A jovem atualmente anda em cadeira de rodas, e é cuidada pela sua mãe, enquanto espera para nos próximos meses submeter-se aos procedimentos que a permitirão voltar a caminhar.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário