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"Queridos amigos, neste momento eu posso dizer apenas: rezai por mim, para que eu aprenda cada vez mais a amar o Senhor. Rezai por mim, para que eu aprenda a amar cada vez mais o seu rebanho, a Santa Igreja, cada um de vós singularmente e todos vós juntos. Rezai por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos lobos." - Homilia pelo início do Ministério Petrino, 24 de abril de 2005.
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Na homilia proferida durante a missa crismal, que inaugura o Tríduo sagrado no coração do ano litúrgico cristão, Bento XVI interrogou-se – falando do sacerdócio e referindo-se explicitamente a um apelo à desobediência, publicado por um grupo de sacerdotes a propósito de «decisões definitivas do Magistério» – se a desobediência é o caminho para renovar a Igreja. E pondo-se depois, como costuma fazer, da parte de quem interroga, perguntou se ao contrário a obediência não defende o imobilismo e não petrifica a tradição.
A resposta do Papa, como sempre, não foi evasiva nem genérica: «Não. Quem olha para a história da época pós-conciliar, pode reconhecer a dinâmica da verdadeira renovação». Renovação que ele descreveu subdividida em quatro aspectos, ou seja, «o estar cheio da alegria da fé, a radicalidade da obediência, a dinâmica da esperança e a força do amor». Portanto, o caminho não é a desobediência, mas nem sequer a petrificação. Bento XVI interpretou a sua resposta à luz da história, aludindo ao meio século transcorrido desde a abertura do Concílio Vaticano II e evocando implicitamente a lógica da reforma, oposta à da ruptura que ele tinha recordado diante da Cúria romana no discurso fundamental de 22 de Dezembro de 2005: «À hermenêutica da descontinuidade opõe-se a hermenêutica da reforma, como antes a apresentaram o Papa João XXIII no seu discurso de abertura do Concílio em 11 de Outubro de 1962 e, posteriormente, o Papa Paulo VI no discurso de encerramento a 7 de Dezembro de 1965».
Portanto, é à herança do Vaticano II – novissimus, ou seja, último na série dos concílios e coerente com todos, segundo a tradição viva da Igreja, aberta ao futuro à espera da vinda do Senhor – que o Pontífice exorta toda a comunidade dos fiéis. Num momento que Bento XVI, citando a análise recente de vários cardeais, descreve sem meios-termos marcado por «um analfabetismo religioso que se difunde no meio da nossa sociedade tão inteligente». Eis por conseguinte, a cinquenta anos da abertura do acontecimento religioso mais importante do século XX, o Ano da fé, ocasião para que ela seja anunciada com zelo e alegria. Sem medo de usar termos fora de moda, como precisamente «zelo» ou «alma», combinados na expressão animarum zelus, que quase caiu em desuso e que ao contrário o Papa propõe aos sacerdotes para que estejam verdadeiramente próximos de cada pessoa e lhes mostrem o rosto de Cristo.
Uma reflexão lúcida e suave, que mais uma vez anula o estereótipo de um Papa frágil, que não governaria a Igreja. Enquanto, precisamente neste dia, é divulgado na Itália pela revista dos jesuítas «La Civiltà Cattolica» o longo documento da Comissão teológica internacional sobre a teologia hoje, já acessível em inglês no site do Vaticano. Elaborado pelo organismo desejado em 1969 por Paulo VI, que imediatamente quis incluir nela Joseph Ratzinger, com quarenta e dois anos, então docente na universidade de Regensburg o texto começa, também ele, com uma avaliação amplamente positiva da renovação impressa à teologia pelo Vaticano II, insistindo ao mesmo tempo sobre a necessidade de um «discurso comum». Em comunhão com a Igreja, para oferecer a verdade de Cristo às mulheres e aos homens de hoje.
GIOVANNI MARIA VIAN
6 de Abril de 2012
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Posted on abril 9, 2012 at 12:55 pm in Atualidades, O Papa, Vaticano II | Feed RSS | Respond | URL de trackback
Tags: Atualidades, O Papa, Vaticano II
3 Comentários para “Editorial de L’Osservatore Romano: No sulco do Concílio Vaticano II.”
osires costa
abril 9, 2012 às 1:56 pm
Já está se tornando ENFADONHO comentar sobre este concílio. Que Deus intervenha na sua Igreja, do mesmo jeito como fez com Saulo. Clero infiel… clero infiel por que me persegues?
Ricardo
abril 9, 2012 às 2:09 pm
Ahh, tá! Parole, parole, parole…..
Gederson Falcometa
abril 9, 2012 às 6:14 pm
E pondo-se depois, como costuma fazer, da parte de quem interroga, perguntou se ao contrário a obediência não defende o imobilismo e não petrifica a tradição.
Aqui, a pergunta feita de forma correta é: a obediência não defende o caráter dogmático da tradição, que como fonte da revelação, não pode ser móvel e nem evoluir ?
Se a tradição não é imóvel e nem petrificada, ela não pode ser fonte de revelação. Porque aquilo que Deus disse ontem, deve ser válido ontem, hoje e sempre. Daí não há como não lembrar a ultima homília de Dom Fellay, onde diz que Roma parece ter um outro conceito de tradição e até mesmo de coerência…
Fiquem com Deus.
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"... muitos dos que se dizem católicos ajudam os «revolucionários» . São esses, sempre «moderados», que estimam a «tranquilidade pública» como o bem supremo. Esses católicos tolerantes, condescendentes, brandos, doces, amáveis ao extremo com os maçons e furiosos inimigos de Jesus Cristo, guardam todo seu mal humor para os que gritam «Viva a Religião!» e a defendem sofrendo contínuas penalidades e expondo suas vidas. Para eles, esses últimos são «exagerados e imprudentes, que tudo comprometem com prejuízo dos interesses da Igreja» ".
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Que tenho eu, Senhor Jesus, que não me tenhais dado?… Que sei eu que Vós não me tenhais ensinado?… Que valho eu se não estou ao vosso lado? Que mereço eu, se a Vós não estou unido?… Perdoai-me os erros que contra Vós tenho cometido. Pois me criastes sem que o merecesse… E me redimistes sem que Vo-lo pedisse… Muito fizestes ao me criar, muito em me redimir, e não sereis menos generoso em perdoar-me. Pois o muito sangue que derramastes e a acerba morte que padecestes não foram pelos anjos que Vos louvam, senão por mim e demais pecadores que Vos ofendem… Se Vos tenho negado, deixai-me reconhecer-Vos; Se Vos tenho injuriado, deixai-me louvar-Vos; Se Vos tenho ofendido, deixai-me servir-Vos. Porque é mais morte que vida, a que não empregada em vosso santo serviço… - Padre Mateo Crawley-Boevey
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- Editorial de L’Osservatore Romano: No sulco do Concílio Vaticano II.
Na homilia proferida durante a missa crismal, que inaugura o Tríduo sagrado no coração do ano litúrgico cristão, Bento XVI interrogou-se – falando do sacerdócio e referindo-se explicitamente a um apelo à desobediência, publicado por um grupo de sacerdotes a propósito de «decisões definitivas do Magistério» – se a desobediência é o caminho para renovar a Igreja. E pondo-se depois, como costuma fazer, da parte de quem interroga, perguntou se ao contrário a obediência não defende o imobilismo e não petrifica a tradição.
A resposta do Papa, como sempre, não foi evasiva nem genérica: «Não. Quem olha para a história da época pós-conciliar, pode reconhecer a dinâmica da verdadeira renovação». Renovação que ele descreveu subdividida em quatro aspectos, ou seja, «o estar cheio da alegria da fé, a radicalidade da obediência, a dinâmica da esperança e a força do amor». Portanto, o caminho não é a desobediência, mas nem sequer a petrificação. Bento XVI interpretou a sua resposta à luz da história, aludindo ao meio século transcorrido desde a abertura do Concílio Vaticano II e evocando implicitamente a lógica da reforma, oposta à da ruptura que ele tinha recordado diante da Cúria romana no discurso fundamental de 22 de Dezembro de 2005: «À hermenêutica da descontinuidade opõe-se a hermenêutica da reforma, como antes a apresentaram o Papa João XXIII no seu discurso de abertura do Concílio em 11 de Outubro de 1962 e, posteriormente, o Papa Paulo VI no discurso de encerramento a 7 de Dezembro de 1965».
Portanto, é à herança do Vaticano II – novissimus, ou seja, último na série dos concílios e coerente com todos, segundo a tradição viva da Igreja, aberta ao futuro à espera da vinda do Senhor – que o Pontífice exorta toda a comunidade dos fiéis. Num momento que Bento XVI, citando a análise recente de vários cardeais, descreve sem meios-termos marcado por «um analfabetismo religioso que se difunde no meio da nossa sociedade tão inteligente». Eis por conseguinte, a cinquenta anos da abertura do acontecimento religioso mais importante do século XX, o Ano da fé, ocasião para que ela seja anunciada com zelo e alegria. Sem medo de usar termos fora de moda, como precisamente «zelo» ou «alma», combinados na expressão animarum zelus, que quase caiu em desuso e que ao contrário o Papa propõe aos sacerdotes para que estejam verdadeiramente próximos de cada pessoa e lhes mostrem o rosto de Cristo.
Uma reflexão lúcida e suave, que mais uma vez anula o estereótipo de um Papa frágil, que não governaria a Igreja. Enquanto, precisamente neste dia, é divulgado na Itália pela revista dos jesuítas «La Civiltà Cattolica» o longo documento da Comissão teológica internacional sobre a teologia hoje, já acessível em inglês no site do Vaticano. Elaborado pelo organismo desejado em 1969 por Paulo VI, que imediatamente quis incluir nela Joseph Ratzinger, com quarenta e dois anos, então docente na universidade de Regensburg o texto começa, também ele, com uma avaliação amplamente positiva da renovação impressa à teologia pelo Vaticano II, insistindo ao mesmo tempo sobre a necessidade de um «discurso comum». Em comunhão com a Igreja, para oferecer a verdade de Cristo às mulheres e aos homens de hoje.
GIOVANNI MARIA VIAN
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Posted on abril 9, 2012 at 12:55 pm in Atualidades, O Papa, Vaticano II | Feed RSS | Respond | URL de trackback
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3 Comentários para “Editorial de L’Osservatore Romano: No sulco do Concílio Vaticano II.”
osires costa
abril 9, 2012 às 1:56 pm
Já está se tornando ENFADONHO comentar sobre este concílio. Que Deus intervenha na sua Igreja, do mesmo jeito como fez com Saulo. Clero infiel… clero infiel por que me persegues?
Ricardo
abril 9, 2012 às 2:09 pm
Ahh, tá! Parole, parole, parole…..
Gederson Falcometa
abril 9, 2012 às 6:14 pm
E pondo-se depois, como costuma fazer, da parte de quem interroga, perguntou se ao contrário a obediência não defende o imobilismo e não petrifica a tradição.
Aqui, a pergunta feita de forma correta é: a obediência não defende o caráter dogmático da tradição, que como fonte da revelação, não pode ser móvel e nem evoluir ?
Se a tradição não é imóvel e nem petrificada, ela não pode ser fonte de revelação. Porque aquilo que Deus disse ontem, deve ser válido ontem, hoje e sempre. Daí não há como não lembrar a ultima homília de Dom Fellay, onde diz que Roma parece ter um outro conceito de tradição e até mesmo de coerência…
Fiquem com Deus.
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Cor Iesu Sacratissimum, miserere nobis!
Que tenho eu, Senhor Jesus, que não me tenhais dado?… Que sei eu que Vós não me tenhais ensinado?… Que valho eu se não estou ao vosso lado? Que mereço eu, se a Vós não estou unido?… Perdoai-me os erros que contra Vós tenho cometido. Pois me criastes sem que o merecesse… E me redimistes sem que Vo-lo pedisse… Muito fizestes ao me criar, muito em me redimir, e não sereis menos generoso em perdoar-me. Pois o muito sangue que derramastes e a acerba morte que padecestes não foram pelos anjos que Vos louvam, senão por mim e demais pecadores que Vos ofendem… Se Vos tenho negado, deixai-me reconhecer-Vos; Se Vos tenho injuriado, deixai-me louvar-Vos; Se Vos tenho ofendido, deixai-me servir-Vos. Porque é mais morte que vida, a que não empregada em vosso santo serviço… - Padre Mateo Crawley-Boevey
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