Tribuna da Internet
informação e opinião
Comentários Posts
posts de hoje
Artigo do dia
Helio Fernandes
Nery
abril 2012 S T Q Q S S D
« mar
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30
Últimas postagens
Mais genialidade de Millôr Fernandes, o livre-pensador
Marta Suplicy será embaixadora do Brasil em Washington
Termina hoje o prazo para o ministro Fernando Pimentel se explicar na Comissão de Ética do Planalto
Charge do Alpino (Yahoo)
Sobre o capital-motel
Categorias
Colaboradores
Argemiro Ferreira
Roberto Monteiro de Pinho
Sebastião Nery
Leitores
Arquivos
« Charge do Sponholz
Chineses já estão entrando no mercado bancário do Brasil »
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 | 11:16
- O pior corrupto é o corrupto 'de esquerda'. Faz suas trapaças e acusa quem quiser investigá-las de 'conspiração de direita'.
Pedro Porfírio
“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios” – Montesquieu, filósofo iluminista francês ( 1689-1755)
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre, líder da Revolução Francesa, ao ser levado para a guilhotina, em 1794, aos 36 anos de idade:
“Nasci para combater o crime, não para governá-lo. Ainda não chegou o tempo em que os homens honestos podem servir impunemente à pátria; os defensores da liberdade serão proscritos enquanto dominar a horda dos bandidos”.
Sempre soube que o poder, seja ele qual for, tem encantos que o próprio encanto desconhece. Mas também por muitos anos acreditei que ideologia e safadezas eram antônimas. Acertei na primeira e equivoquei-me redondamente na segunda. O poder exerce tal fascínio que engendra seus próprios valores.
Ou simplesmente os dispensa, num passe de mágica. E quanto maior a distância percorrida, mais vulnerável é aquele que se torna senhor dos anéis. O que se vê hoje no Brasil é a ausência de todo e qualquer recato.
A corrupção grassa como elemento difuso de efeitos multiplicadores. O assalto ao alheio não conhece limites, nem se tangencia em determinados espaços e momentos. Não é exclusivo da vida pública, até porque decorre de negociatas com interesses privados. Reina a bel prazer, na imensidão desse país continental, como fatalidade corriqueira.
Dir-se-ia sem pestanejar que seu caráter amplo, geral e irrestrito a todos seduz. Tal é seu magnetismo que, a rigor, não encontra óbices: não se é contra a corrupção, mas, sim, contra a corrupção dos outros.
###
- SEDUÇÃO INEBRIANTE
Andei concluindo com a maior amargura: entre os tipos de corruptos, há os que desfilam de crachás, os que permanecem nos armários (e ainda não deram bandeira) e os que esperam ansiosamente que a fila ande. As práticas inerentes à corrupção movimentam muito mais dinheiro nos subterrâneos de que toda a atividade econômica visível a olho nu.
Não há elementos de cálculo, mas é possível dimensioná-la como acachapante e avassaladora. Porque ela se origina em toda e qualquer movimentação que envolva dinheiro. Sua manifestação mais exuberante é a propina, irmã siamesa do superfaturamento. A corrupção é como jogo do bicho: todo mundo sabe que é ilegal, mas todo mundo vê, não diz nada e, se der, ainda faz uma fezinha.
Ainda na minha adolescência, quando, meus olhos alcançaram o horizonte perdido, tive a atenção voltada para esse delito, praticado em larga escala na administração pública.
Tinha 11 anos de idade quando Armando Falcão, candidato a governador do Ceará, em 1954, fez do slogan “contra o roubo e a corrupção” a bandeira de sua campanha. Aquela “proposta de governo” chamou minha atenção até porque, ao fim, ele acabou derrotado numa eleição muito apertada.
Desde então vim aprendendo muitas lições. Nessa, a de que nem sempre os que acusam os outros como corruptos têm autoridade moral para tal. E muitas vezes pode ocorrer até de papagaio comer o milho e o periquito levar a fama. Mas em todas as circunstâncias considerava que a ideologia da transformação social incluía entre seus pertences o combate implacável ao vício de meter a mão no dinheiro alheio.
###
- REVOLUCIONÁRIOS CONTRA A CORRUPÇÃO
Quando, aos 17 anos, fui a Cuba pela primeira vez, em 1960, uma das novidades que mais me impressionaram foi a existência do Ministério de Recuperação dos Bens Malversados pela ditadura. Confiado ao comandante Faustino Perez Hernández, um dos 12 primeiros guerrilheiros que subiram a Sierra Maestra, esse inusitado ministério funcionava na esquina das ruas 21 e D, no Vedado, não muito longe do Hotel Havana Livre, onde participei do I Congresso Latino-americano de Juventudes.
Desde sua primeira operação, no primeiro mês do regime revolucionário, quando descobriu 6 milhões de dólares escondidos pelo ditador Fulgêncio Batista num cofre do Bank Trust Company de Cuba, o austero ministério se tornou o terror dos corruptos e seu titular foi apontado por Fidel Castro como o símbolo do revolucionário, por sua exemplar honestidade e transparência.
Naqueles idos, pelo que me constava, ser contra a roubalheira era ingrediente indispensável na ideologia de esquerda. Tinha certeza dessa premissa até pela obsessão de Maximilien Robespierre, o líder da Revolução Francesa, cognominado “o incorruptível”.
Por aqui, a conversa é outra Já quando estive em cargos importantes na Prefeitura do Rio de Janeiro, comecei a perceber que a banda não tocava como eu imaginava, apesar da promessa de Brizola de lavar a sujeira com água e sabão.
Quando, em 1984, como coordenador das regiões administrativas da Zona Norte, prendi em flagrante um fiscal corrupto que extorquia um pequeno empresário na Penha, e senti os primeiros olhares de censura aos meus “excessos”. Depois, prendi uma equipe da Secretaria de Obras que, mediante propina, desviava asfalto de uma “rua reconhecida” para a favela do Jacarezinho.
Foi um Deus nos acuda. Tive que recuar, porque ia sobrar exclusivamente para os operários. Levado ao primeiro escalão, como secretário de Desenvolvimento Social, apreendi e acautelei numa delegacia manilhas comuns, entregues enganosamente como “armadas”. Declarei a firma fornecedora inidônea e, como ela era apenas uma das várias pertencentes ao mesmo empresário, de nada adiantou.
Determinei sindicância para apurar uma mutreta com 500 metros de areia, que nunca chegaram ao depósito da Secretaria. Mas o engenheiro que assinou o recebimento era bem articulado dentro do PDT: o processo sumiu e isso me causou muita dor de cabeça. O mesmo aconteceu quando demiti o encarregado do depósito de Campo Grande, pilhado em delito semelhante, com carregamento de pedras.
Poderia contar outras dificuldades que enfrentei para reforçar com todas as letras a convicção de que a corrupção, a roubalheira e os desvios de conduta moral são tão lesivos ao país e ao povo como as políticas econômicas perversas, o entreguismo e a selvagem exploração do homem pelo homem.
###
- A CARA DE PAU DO CORRUPTO DE ESQUERDA
Poderia, mas hoje só queria dizer uma coisa, doa a quem doer: o pior corrupto é o que se jacta de esquerda. É essa súcia desonesta que morre de medo de uma investigação e, para proteger-se, chega ao cúmulo de convencer os mais ingênuos de que a apuração de maracutaias em empresas públicas, como a Petrobras, é apenas uma manobra privatizante.
O corrupto de “esquerda” é cínico e arrogante. Pela facilidade de meter a mão no dinheiro público sob proteção do manto escarlate e pelo deslumbramento com os podres poderes, é capaz de delitos muitos mais danosos porque, ao contrário dos corruptos tradicionais, age em bandos, interagindo em verdadeiras teias em que faz o meio de campo com lideranças corporativas, doma a mídia e banha de um invólucro “social” e até “patriótico” suas pernadas no erário.
Esse corrupto, diferente do tradicional, serve à sua patota, mas cria expectativas para que terceiros se beneficiem no futuro de outros butins. Tem um discurso bem articulado e sabe como imobilizar, pela cooptação, com algumas prebendas e favorecimentos a granel, aqueles que poderiam atrapalhar seus passos. Esse corrupto, por coincidência, é aquele que, estando do outro lado do balcão, amanhecia o dia pensando em quem ia apresentar como ladrão à distinta platéia.
É o corrupto que faz as mesmas armações, crente de que ganhará o a anuência da opinião pública, devidamente convencida de que pior do que sua turma é a “direita privatizante”. Esse corrupto de “esquerda” é um típico cara de pau, que se socorre de parceiros manjados, tipos Collor, Sarney, Romero Jucá e Renan Calheiros, como se a cocaína farta no país tivesse explodido nossa memória.
Tão cara de pau que está entregando o pré-sal a trustes estrangeiros através dos leilões das jazidas, perdoou dívidas de empresas privatizadas, como as da norte-americana AES (da Eletropaulo) está trabalhando a privatização dos aeroportos, numa jogada da pesada, e fala mal da privataria passada, sem nada ter feito para desfazê-la, sabe Deus porque.
(Este artigo foi publicado em 31 de maio de 2009, e continua cada vez mais atual)
Be Sociable, Share!
inShare
admin | Geral | 14 comentários |
Digg
del.icio.us
Technorati
StumbleUpon
- 14 comments to O pior corrupto é o corrupto ‘de esquerda’. Faz suas trapaças e acusa quem quiser investigá-las de ‘conspiração de direita’.
- Victor
- janeiro 20th, 2012 at 11:37
- Perfeito artigo. Atualíssimo.
- Robert silva
- janeiro 20th, 2012 at 11:45
- Nao importa se vindo da direita ou da esquerda, os investimentos dos poderes publicos em propaganda tb nao sao uma especie de corrupção? corrupção eleitoral, o q importa é apenas a imagem…
- Excelente artigo na folha de sp de hoje sobre a perpetuação e glamourização das favelas
- “Rio de Janeiro da desesperança”
- autor: Barbara Gancia
- No Vidigal, crianças brincam sentadas ao lado de fezes. O entorno cheira a podre, não há para onde fugir
- disponivel aqui
- http://sergyovitro.blogspot.com/2012/01/barbara-gancia-rio-de-janeiro-da.html
- e aqui p/assinantes:
- http://www1.folha.uol.com.br/colunas/barbaragancia/1036883-rio-de-janeiro-da-desesperanca.shtml
- Vagner
- janeiro 20th, 2012 at 11:53
- São todos farinhas do mesmo saco. Não existe “cara de pau” nessa situação.
- Dalton C. Rocha
- janeiro 20th, 2012 at 13:28
- No negócio de roubo, ninguém passa os regimes comunistas. Na ex-URSS, até para se comprar um bifinho, se tinha de subornar os funcinários do açougue. Na parte mais alta, o enorme cofre que um dia teve centenas de toneladas das reservas de ouro da URSS foi achado vazio, em 1991; seu ladrões nunca foram encontrados. Cada grama daquelas centenas de toneladas de ouro foi extraída pelo trabalho escravos, em milhões de mortes. Todo partido “comunista” ou “dos trabalhadores” é uma máfia pintada de vermelho. Quanto ao Fidel Castro, tem centenas de milhões de dólares. Enquanto isto, o presidiário e ex-general-presidente Videla da Argentina só tem de imóvel, seu apartamento, comprado antes dele entrar no poder.
- wendell
- janeiro 20th, 2012 at 14:00
- me desculpe a todos comentaristas do blog, o que vou falar, sei que a ditadura cometeu varios erros, perseguindo gente de bem, gente trabalhadora, muita gente que não merecia.
- mas, porém, contudo, entretanto, todavia. ao meu ver o maior erro dos militares foi não ter eliminado de vez todos os companheiros, tucanos e outros bichos. pois essa corja que se diz perseguida na época da ditadura voltou para ser vinar do país saqueando a nação.
- Mauro julio Vieira
- janeiro 20th, 2012 at 14:01
- Perfeita a descrição de Pedro Porfírio, como sempre em todo trabalho jornalístico que ele apresenta. Vai aos fatos e os mostra com maestria.
- É aquilo que sempre escrevo por aqui sobre a sentimentalização que as ideologias e religiões transmitem aos frágeis emocionais e culturais, e os transformam em fiéis seguidores ou escravos mesmos. Com isso, seus mentores ou sacerdotes ao chegarem ao poder, ou tomá-lo, já chegam com a aura de salvadores ou pais da pátria. Transformam-se em deuses muitas vezes. Assim, com o poder multiplicado por mil nas mãos, pelo misticismo com que o conseguiram, seus mentores e sacerdotes se corromperão totalmente.
- Non ducor, duco!
- janeiro 20th, 2012 at 14:07
- Acusar o inimigo exatamente daquilo que se faz, é um dos primeiros “mandamentos” da cartilha de Lenin: Xingue-o do que você é; acuse-o do que você faz… É a inversão total dos valores e da realidade, estratégia mental que abre caminho para a penetração do comunismo. Quem já esqueceu a história, é bom lembrá-la – quem nunca a estudou, é bom fazê-lo, para a própria sobrevivência e dos seus…
- J. SANTOS
- janeiro 20th, 2012 at 14:30
- RJ: POLICIAS CIVIS, MILITARES E BOMBEIROS PODEM ENTRAR EM GREVE NO CARNAVAL.
- http://youtu.be/5WnfgPcVURg
- vicente limongi netto
- janeiro 20th, 2012 at 14:55
- GRANDE PEDRO, NÃO CAIA NO ARDIL DOS PILANTRAS, RECALCADOS E VENAIS, REPETINDO A SURRADA E INJUSTA LOROTA SEGUNDO A QUAL TODOS PRESTAM, MENOS SARNEY, COLLOR, JUCÁ E RENAN. FRANCAMENTE. VOCÊ É ESCOLADO, NÃO É MAIS CRIANÇA.
- J. SANTOS
- janeiro 20th, 2012 at 16:45
- Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2012
- UMA LIÇÃO PARA O (DES)GOVERNADOR cabral!!
- Em mais uma negociação direta e transparente com o funcionalismo público, o governo do Pará evitou nesta quinta-feira (19) que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar paralisassem suas atividades. Após mais de 10h de reunião, no Centro Integrado de Governo (CIG), a categoria aceitou as propostas apresentadas pelo governo, que concedeu reajustes que variam de 18% a 26% aos salários dos policiais militares.
- Por volta das 21h, a decisão de não paralisar os serviços da PM foi anunciada pelos diretores das várias associações representativas da PM e dos Bombeiros – Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Bombeiro Militar (Acsombmpa); Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (Assubsarpm); Associação dos Subtenentes dos Bombeiros (Assbm/PA); Associação dos Militares da Reserva Remunerada (Aspomire), e Associação de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Familiares (Aspol).
- O governo concedeu ainda intersídio de 5% para os praças, ganho de 70% sobre a gratificação de risco de vida e ganho real de 7%. Também ficou definida a permanência da mesa de negociação com a categoria, a fim de discutir outras reivindicações dos militares do Estado, como o prazo de implantação da jornada de trabalho para 40 horas semanais; o adicional de interiorização e o auxílio fardamento para cabos e soldados, além de mais 30% na gratificação por risco de vida.
- Todas essas reivindicações serão discutidas na mesa de negociação, considerando sempre as condições financeiras do Estado.
- O governo foi representando na negociação pela secretária de Estado de Administração, Alice Viana; pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Daniel Mendes, e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hegésipo Donato.
- Assim como fez com os profissionais de educação, o governo do Estado priorizou o diálogo com os policiais e bombeiros militares, a fim de garantir o atendimento às reivindicações da categoria e, principalmente, manter o sistema de segurança pública funcionando sem anormalidades.
- FONTE: CEL PAÚL
- JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS!!
- Jose Guilherme Schossland
- janeiro 20th, 2012 at 17:58
- No final do artigo o “corroborador” lembrete: “(Este artigo foi publicado em 31 de maio de 2009, e continua cada vez mais atual)”
- Luiz Cláudio
- janeiro 20th, 2012 at 19:30
- Excelente artigo. Bastante atual. Devemos tomar sempre cuidado com pilantras que se colocam como solução da nação para os problemas. Devemos sempre tomar cuidado com esses que mais acusam e fazem oposição, eficientíssima, como o PT no passado. São os potenciais ladrões de amanhã.
- Ronaldo Luiz
- janeiro 21st, 2012 at 19:34
- Corrupção! Sem provas não tem como iniciar um processo. Ninguem será condenado. É perda de tempo. Porque não se fala em outros assuntos?
- Roberto César
- janeiro 21st, 2012 at 23:23
- Companheiros, o autor da matéria quer chamar a atenção para ele e para um assunto totalmente previsível em qualquer governo, portanto não existe nada de novo nas relações de produção social. A corrupção é uma patologia inerente ao convívio social. O amigo, relator, sem provas concretas se iguala ao comentarista de assuntos desprezíveis, pendentes para objetivos duvidosos em proveitos próprios.
Leave a Reply
Name (required)
Mail (will not be published) (required)
Website
You can use these HTML tags
ESTE BLOG É LIVRE. CONTRIBUA PARA MANTÊ-LO LIVRE.
Contribua (em qualquer Loteca): Caixa Econômica Federal (104); Agência -0211; Conta Corrente -323-4; Titular - Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91 ************************************************É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DAS MATÉRIAS DO BLOG, DESDE QUE SE MENCIONE QUE É TRANSCRIÇÃO DA TRIBUNA ============================================ COMENTÁRIOS RECEBIDOS - Dos mais de 68.050 já recebidos, 3.055 estão bloqueados: 2.596 deles, ainda obstados por "spam" ou vírus, e 459 não foram aceitos, dos quais 116 por conterem agressões ou ofensas pessoais e 343 por terem sido enviados em duplicidade
As mais comentadas
As paredes nuas, sem crucifixos, no Tribunal gaúcho (25)
Castro agride a liberdade e desfecha bofetada política em Bento XVI (24)
Helio Fernandes, que ameaça voltar ao Blog, ironiza a comemoração dos 90 anos do PCdoB. (19)
Últimos comentários
Wilson Baptista Junior em Sobre o capital-motel
Carlos Pereira em Termina hoje o prazo para o ministro Fernando Pimentel se explicar na Comissão de Ética do Planalto
kjado em Justiça deformada e divorciada do seu texto
Copyright © 2012 Tribuna da Internet - Todos os direitos reservados.
Powered by WordPress & the Atahualpa Theme by BytesForAll. Discuss on our WP Forum
Nenhum comentário:
Postar um comentário