Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Teologia da Libertação: o Comunismo invade a Igreja

    Apostolado Veritatis Splendor - Memória e Ortodoxia Cristã



    Tuesday, Apr 03rd

    Last update:03:58:48 PM GMT
    Notícias:
    Vaticano: as cinzas dos defuntos não devem ser pulverizadas após a cremação

    Início
    Apologética
    Doutrina
    Direito Canônico
    Teologia
    Patrística
    Colunas
    Revista P&R
    Pesquisa Google



    Pagina atual: Doutrina Doutrina Social Teologia da Libertação: o Comunismo invade a Igreja
    • Teologia da Libertação: o Comunismo invade a Igreja
    Qua, 30 de Maio de 2007 09:00 Carlos Ramalhete


    Um dos muitos problemas que assolam a Igreja nos dias de hoje é a gravíssima heresia chamada “Teologia da Libertação”. Trata-se de uma heresia materialista, que apresenta uma visão de mundo contrária à Doutrina da Igreja disfarçada com um vocabulário aparentemente cristão.

    Esta heresia é um dos muitos aspectos que tomou o modernismo, heresia que o Santo Padre Pio X qualificou de “síntese de todas as heresias”. Segundo o modernismo, a Verdade absoluta não existe; toda “verdade” é apenas uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar com o tempo. Assim, para o modernista, a Doutrina da Igreja, ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pode e deve ser substituída por algo mais... “moderno”.

    A “Teologia da Libertação” (TL) é o nome dado a esta vertente do modernismo, peculiar à América Latina. Este nome, na verdade, é enganoso; “Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e esta heresia aplica-se apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o termo “Libertação” é por eles utilizado como significando algo diametralmente contrário à noção cristã de libertação.

    Os erros da TL são muitos, todos eles baseados em uma negação da ação sobrenatural de Deus. “Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima da natureza humana”.

    Sabemos, porque a Igreja o ensina, que é pela ação sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o pecado e alcançar a Santidade.

    Sabemos, porque a Igreja o ensina, que o nosso objetivo maior é sermos Santos.

    Sabemos, porque a Igreja o ensina, que no fim dos tempos Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e então, só então, haverá um paraíso na terra.

    A TL, porém, prega um conceito marxista (inspirado pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos Marx) segundo o qual haverá um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos ricos as riquezas e as distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes.

    O mecanismo desta revolução seria a “luta de classes”: os pobres, revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam o poder e assegurariam uma distribuição igualitária de todos os bens materiais. Para o marxista, logo para o TL, o único pecado que existe é a acumulação de riquezas, vista por eles como essencialmente ruim. Do mesmo modo, eles vêem em qualquer hierarquia um pecado contra a “igualdade” que eles crêem existir entre os homens.

    Assim, a TL considera que o que realmente importa é pregar entre os pobres a revolta contra os ricos, com o fim de estabelecer uma sociedade igualitária. Para a TL, a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do poder que pertenceria ao Povo feito pelos Bispos e padres.

    Para a TL, a Doutrina da Igreja não interessa, assim como não interessa o céu. Interessa sim a organização de movimentos populares para lutar por reivindicações puramente materiais: terras (como o MST), aumentos salariais, etc.
    Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a Doutrina Cristã e a ideologia da TL:

    1 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que o homem tende ao mal devido às conseqüências do Pecado Original. É mais fácil fazer o mal que o bem, e assim os vícios devem ser combatidos e as virtudes incentivadas.
    b) Para a TL, o homem é naturalmente bom, mas a organização social “opressora” é má e deve ser combatida.

    2 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é pela Graça de Deus, infundida e aumentada pelos Sacramentos, que podemos fazer o bem.
    b) Para a TL, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os Sacramentos são apenas símbolos - a Eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o Batismo é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.

    3 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que somos chamados à Santidade, ou seja, à libertação do pecado, de que só gozaremos em plenitude no Céu após a nossa morte e na Terra após a nossa ressurreição.
    b) Para a TL, “Libertação” significa a obtenção de condições materiais adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa própria, sistemas sanitários, etc.

    4 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a propriedade particular é uma coisa boa e querida por Deus; é perigoso o apego aos bens materiais, mas ser rico não é pecaminoso.
    b) Para a TL, a propriedade particular é uma abominação, o único pecado existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém, é visto por eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente lutar por bens materiais.

    5 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a Hierarquia da Igreja é instituída e mantida por Deus.
    b) Para a TL a existência da Hierarquia é sinal de um roubo de poder que deveria pertencer ao “Povo”. É por isso que nas dioceses ainda em poder da TL, não são incentivadas as vocações sacerdotais e as paróquias são substituídas por comunidades dirigidas por leigos.

    6 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é essencial conhecer e seguir a Verdade para podermos chegar à Santidade.
    b) Para a TL qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou seja, que participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo que, por exemplo, um Santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo do que deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas são considerados por eles como modelos a seguir, enquanto Santa Terezinha do Menino Jesus é para eles um exemplo de vida inútil.

    7 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a oração é de suma importância, e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado com mais cuidado que o corpo, evitando-se o pecado e buscando-se a Virtude.
    b) Para a TL, a alma não importa, a oração é vista apenas como uma preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há problema em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria o pecado social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras pessoas. Assim, para a TL, todo pobre é santo e todo rico é bandido.

    Devemos, portanto, procurar evitar ao máximo a leitura de livros e folhetos escritos pela TL, assim como procurar sempre impedir suas investidas em nossas regiões, principalmente através da oração. Alguns dos autores TL mais conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou, traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo Barros...

    Fonte: Site "A hora de São Jerônimo".
    Tags:

    comunismo
    heresias
    marxismo
    teologia da libertacao

    twitterfacebookScribdAdd to Google
    Leia mais sobre Doutrina Católica

    Tradição Católica
    Presbíteros
    Sociedade Católica
    Obras Raras do Catolicismo
    Ascese e Mística
    Padre Paulo Ricardo
    Fé, Verdade e Caridade
    Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales
    Escola Mater Ecclesiae
    Salvem a Liturgia
    Cristianismo.org

    Artigos Relacionados

    Padre Paulo Ricardo comenta o PNDH
    O Protestantismo não quer ser protestante
    Beto e Coringa
    Combate com Arquidemônios
    Não temos outro Rei senão César
    Alguns versículos que os protestantes esqueceram de ler em suas bíblias
    Características das Heresias
    As maldições hereditárias e sua incompatibilidade com a Sã Doutrina
    Heresias Cristológicas (I)
    Heresias Cristológicas (II)
    Gramsci, lavagem cerebral e o aborto

    A Doutrina Cristã é atribuída a Pe. José de Anchieta, principalmente a título de tradução para o tupi, porque ele foi tradutor principal dos textos apresentados em português, latim ou espanhol e também de textos tupis para serem corrigidos segundo as regras da Gramática. Igualmente, se lhe deve atribuir por conter a Doutrina partes compostas por ele, como os Preâmbulos da Fé que aparecem no manuscrito. Peça o seu aqui.
    Marcadores - Tags
    aborto alessandro lima biblia bíblia catolicismo crise na igreja cristianismo direito canonico dom estevao bettencourt eclesiologia igreja catolica magisterio ordinario magisterio pontificio nossa senhora padre da igreja papa papado patrologia protestantismo rad trad reforma protestante revista pergunte e responderemos sola scriptura tradicionalismo vaticano ii
    Blogs Recomendados

    Novos Areopagos
    A Vida Sacerdotal
    É Razoável Crer?
    Fazei o que ele voz disser
    Acarajé Conservador
    Pe Paulo Ricardo
    Deus lo Vult
    Julio Severo
    Reinaldo Azevedo
    Vida sim, aborto não!
    Cultura da Vida
    Dominus Vobiscum

    Edição típica latina, elaborada pelo Conselho de Cardeis e Bispos em 1993. Traz uma exposição "genuína e sistemática da fé e doutrina católica", procurando conjugar o mistério cristão e as necessidades do dia-a-dia. Traz um prefácio do papa João Paulo II. Peça o seu aqui.
    Recursos

    Bíblia Católica
    Google Católico
    Catholic Encyclopedia
    Catecismo da Igreja Católica
    Hierarquia Católica
    The Cardinals of the Holy Roman Church
    Obras Raras do Catolicismo
    Alexandria Católica
    Enciclopédia Católica Popular

    Parceiros

    Cleofas
    Apologética.org
    Católicos do Brasil
    Bíblia Católica
    Doutrina Católica
    Pastoralis
    Presbíteros
    Primera Luz
    Reino da Virgem Mãe de Deus
    Sociedade Católica
    Pró-Vida Anápolis

    Notícias Católicas

    ACI Digital
    Agência Ecclesia
    Agência FIDES
    ZENIT

    São Francisco de Sales
    São Francisco de Sales
    Padroeiro dos apologistas, dos escritores e do Apostolado Veritatis Splendor, rogai por nós!
    Flashes da Cidade Estado do Vaticano
    San Pietro chiesa.jpg

    Contato
    Como Colaborar
    Aviso Legal
    Conteúdo Antigo

    Reset user setting
    Topo

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo