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    segunda-feira, 25 de junho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] Liturgia da Palavra - 13o DOMINGO COMUM - B Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Segunda-feira, 25 de Junho de 2012 19:58
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] Liturgia da Palavra - 13o DOMINGO COMUM - B Som !



     

                               É de aconselhar que se leia primeiro toda a Liturgia da Palavra.
                       13º DOMINGO  COMUM - ANO  B !
     
      
                A Liturgia da Palavra deste 13º Domingo Comum – B, convida-nos hoje a uma reflexão sobre o Senhor da Vida, que o mesmo é dizer, uma sugestão sobre o problema da morte, porque o homem não foi criado para a morte, e o cristão deve interrogar-se sobre o problema da vida e da morte.
                Cristo salvou a humanidade pela Sua morte na cruz, portanto a cruz é libertação.
                O homem santifica-se pelo sofrimento, porque ele faz parte integrante da vida, por causa do pecado.
                Não  é destruindo-se que o homem se liberta, mas sim aceitando, na sua plenitude, a Boa-Nova de Cristo que é caminho para a Vida.
                 Ele próprio é a Vida !
                Na 1ª Leitura, o Livro da Sabedoria ensina-nos que a Criação é portadora de vida e não de morte, porque Deus criou o homem para que viva eternamente.
                A Criação é portadora de vida e não de morte.
                - "Deus criou o homem para ser incorruptível e fê-lo à imagem do que Ele é em Si mesmo".(1ª Leitura).
                 A morte só entrou pelo pecado, e sem o pecado a morte não teria sentido, no mundo, para ensombrar a vida do homem.
                Sem o pecado nunca o universo nos daria a impressão de estar sob o poder da morte.
                Mas Cristo, vencendo o pecado, salvou-nos, abriu-nos de novo o caminho para a Vida Eterna, como proclama o Salmo Responsorial :
                - "Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes".
                 Na 2ª Leitura, S. Paulo falando aos Coríntios nas esmolas que recolheu para ajudar as terras pagãs quer-nos dizer a nós que o ideal da nossa vida em Comunidade consiste na justa distribuição dos bens, como condição de vida na justiça, na paz e no amor :
                - "Ele que era rico, fez-se pobre por vossa causa, para que vos tornásseis ricos pela sua pobreza".(2ª Leitura).
                 Contudo o ideal que ele nos apresenta não é o da esmola, mas o da justa distribuição dos bens por forma a que não haja opulentos e miseráveis.
                O amor cristão não consiste na destruição de um para que o outro sobreviva, mas na partilha comum dos bens materiais e espirituais.           
                 Foi para isto que o Senhor nos criou, dando-nos uma vida que há-de continuar na eternidade.
                O Evangelho é de S. Marcos, e apresenta-nos o milagre da ressurreição da filha de Jairo, para nos pôr bem a claro que Cristo é o Senhor da Vida e da morte.
                Com o mesmo poder cura a mulher que O toca e restitui a vida à menina que, para todos, já tinha morrido.
                - «Porque estais nesta agitação e a chorar ? A criança não morreu, está a dormir». E riam-se d'Ele. (Evangelho).
                 Jesus realiza  vários milagres em favor dos homens e evita toda a aparência de triunfalismo.
                À dúvida e até ao escárnio dos circunstantes, opõem-se, a fé da mulher que O tocou e a menina que voltou à vida pelo poder do Senhor da Vida.
                 Na visão da fé, a morte também é uma derrota da criação, um xeque-mate da vida.
                Deus não criou o homem para que fosse lançado no espiral do nada; "Deus não criou a morte nem se alegra com a ruína dos que vivem; pois Ele criou tudo para a existência".
                Na sua epístola diz S. Tiago :
                 - "Assim como o corpo sem alma é morto, assim a fé sem obras é morta". (Tg.2,26).
                 Era este o conceito que tinham as pessoas já desde o Antigo Testamento a respeito da morte : a separação da alma do corpo .
                Elias ressuscitou o filho da viúva de Sarepta, orando assim :
                 - "Senhor, meu Deus, fazei que a alma deste menino volte a entrar nele". (1 Reis 17,21).
                Jesus, antes de morrer, exclamou :
                 - "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". (Lc.23,46).
                 A Morte é um acontecimento pessoal : o fim da vitalidade e o fim da existência pessoal e  histórica de uma pessoa.
                Na morte, o princípio espiritual da pessoa humana assume uma relação diferente para com o corpo da pessoa.
                A nível pessoal, a Morte é o fim da auto-realização pessoal livre; na Morte a alma é atraída para mais perto de Deus do que antes e é o princípio da eternidade.
                  Uma reflexão sobre a natureza da Morte revela-nos que ela contém o mistério da pessoa humana, porque a morte de Cristo foi o acontecimento mais importante de toda a história.
                O Antigo Testamento diz que a Morte é a consequência do pecado, segundo a lei que Deus deu a Adão e Eva :
                 - "Podemos comer o fruto das árvores do jardim, mas, quanto ao fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse : "Nunca o deveis comer, nem sequer tocar nele, pois, se o fizerdes, morrereis"..(Gen. 3,2).
                 O Novo Testamento afirma também que a Morte é a consequência do pecado :
                 - "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim também a morte penetrou em todos os homens, pois todos pecaram". (Rom.5,12). (cf. CIC 1008).
                 A raça humana foi criada imortal, mas a vida vem através de Cristo :
                 - "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também, em Cristo, todos serão vivificados". (1Cor. 15,22).
                 A Morte é o último adversário confrontado e vencido por Cristo :
                 - "É necessário que Ele reine, "até que haja posto todos os inimigos debaixo dos Seus pés". O último inimigo a ser destruído será a morte". (1 Cor. 15,25).
                 A Igreja ensina que a morte não é o fim último porque a raça humana foi criada para uma felicidade eterna após a morte corporal e todos devem aspirar a alcançar essa felicidade :
                - Enquanto, diante da morte, qualquer imaginação se revela impotente, a Igreja, ensinada pela revelação divina, afirma que o homem foi criado por Deus para um fim feliz, para além dos limites da miséria terrena. (GS 18).
               
                 Assim Jesus vai dando cumprimento ao plano da História da Salvação.
                               .......................
                Sobre o Senhor da Vida, que atende a oração, diz o Catecismo da Igreja Católica :
                2616. – A oração dirigida a Jesus já é respondida por Ele durante o ministério, mediante prodígios que antecipam o poder da Sua Morte e Ressurreição : Jesus ouve a oração de fé, expressa por palavras (o leproso), Jairo, a cananeia, o bom ladrão; ou feita em silêncio (os que trouxeram o paralítico, a hemorroíssa que Lhe toca na veste, as lágrimas e o perfume da pecadora).(...) Seja a cura das doenças ou o perdão dos pecados, Jesus responde sempre à oração de quem Lhe implora com fé : «Vai em paz, a tua fé te salvou».
                 Jesus é o Senhor da Vida !
     
                                                 
                                                                          Ela ergueu-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos.  
     
     


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    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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