Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 28 de junho de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4754





































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
















    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 28 de junho de 2012 04:51
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4754
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (2 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Escuta da Palavra e Meditação - 28/6/2012 - ... ensinava com a au

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Qua, 27 de Jun de 2012 4:14 pm



    Leituras do dia:

    2Rs 24,8-17
    Sl 79(78)

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 7,21-29

    "- Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
    - Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
    - Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
    Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    A Palavra do Senhor Jesus vem nos alertar para o essencial na vida de um cristão, que é converter-se e praticar a vontade de Deus.

    Jesus é muito claro no seu ensinamento, de nada nos adianta, proclamar sua Palavra, profetizar em seu nome e até mesmo realizar curas, se não fizermos verdadeiramente a Sua vontade.

    Aquele que procura fazer a vontade de Deus é homem prudente que constrói sua casa (vida) sobre a rocha e então nem as mais fortes provações e tentações prevalecerão sobre esta casa, mas aquele que não busca fazer a vontade de Deus (e só proclama a Sua Palavra em favor de seus próprios interesses), é homem insensato que construiu sua casa (vida) sobre a areia, então a menor das provações ou tentações destruirão esta casa.

    Com uma sentença muito clara e uma parábola singela, Jesus encerra o Sermão da Montanha, conforme apresentado no evangelho de Mateus.

    A invocação "Senhor! Senhor!" sugere uma piedade cultual que por si só é inconsequente. A piedade se concretiza no agir de acordo com as palavras de Jesus, que revelam a vontade do Pai.

    A vontade do Pai, Deus de amor, é que todos tenham vida em abundância, usufruindo dos bens da criação, eliminando-se as cercas e os muros que protegem as minorias privilegiadas e relegam as maiorias ao empobrecimento e à exclusão.

    A autêntica religiosidade não é coisa de ficar gritando cada dia: "Senhor, Senhor!" nem de se andar buscando milagres, curas e exorcismo.

    A maior parte das vezes estas expressões se reduzem à pura manifestação da emotividade, mas não comprometem o cristão com os valores autênticos do Evangelho.

    Todas as exteriorizações religiosas cristãs são sadias na medida em que concorram para a realização do grande ideal de Jesus de Nazaré: o reino. A comunidade cristã é convidada a construir sua casa sobre a rocha, ou seja, sobre a prática de Jesus.

    As diversas manifestações, piedosas, devocionais e emotivas são chamadas a ajudar o cristão a se identificar com a proposta de Jesus e a motivá-lo para seu seguimento. Mas este último é o mais essencial e importante.

    A comunidade cristã nos deixou no Sermão da Montanha um ensinamento imperecível que culmina com esta contemplação entre as duas casas.

    A multidão que segue a Jesus reconhece nele a especial capacidade de conectar o rigor das exigências éticas do reino com as urgências cotidianas, e a profundidade da mensagem com a simplicidade da exposição.

    Reflexão Apostólica:

    Pedra e areia entram na composição do cimento da civilização atual. Nossas cidades estão cheias destes dois materiais com os quais se prepara o concreto.

    Estas mesmas palavras estão na música que identifica nosso tempo, o famoso "Rock and roll", mistura sons de origem afro-americana, europeu e camponês. Pois bem, o evangelho nos propõe o dilema de edificar sobre um cimento forte, como é a rocha, ou sobre a areia.

    A rocha também se identifica com o topo da montanha, enquanto a areia se encontra no vale. A rocha exige sacrifício, tensão e muita capacidade para deixar de lado as facilidades e gratificações, pois uma casa no alto da rocha dificilmente se consegue edificar em algumas semanas. A outra opção é o caminho fácil e simples da planície.

    Na vida cristã enfrentamos os mesmos dilemas. Podemos aceitar o convite de Jesus para segui-lo pelo caminho difícil, ou podemos tomar o caminho de uma espiritualidade difusa e confortável. Podemos construir nossa vida de fé sobre o cimento de sua palavra, que exige subir das generalidades da nossa religião ao cume de sua sabedoria, ou podemos tomar o caminho de um cristianismo que não passa de algumas idéias culturais.

    "Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. "

    E qual é a vontade do Pai? Que amemos uns aos outros. E como faremos isso? Tratando os outros exatamente como gostaríamos que eles nos tratassem. É desejando para os outros tudo aquilo que desejamos para nós. Coisa Linda! Maravilhoso! Mais na prática não é bem assim que acontece.

    O nosso egoísmo estraga tudo. Por que lá no nosso íntimo do nosso ser, queremos mesmo é o melhor para nós, e nos mínimos detalhes, deixamos deamar o próximo como a nós mesmo.

    Isso começa dentro da nossa casa. Será que não pegamos o melhor pedaço do frango? Ou será que não reservamos para nós o melhor prato, o melhor garfo, e o copo mais bonito?

    O chefe do departamento recebe novas mesas, cadeiras e armários de arquivos para serem distribuídos pelas demais sessões. Só que para a sua sala, serão as melhores e mais conservadas peças. Aquelas com alguns defeitos, irão para os funcionários dos andares de baixo...

    Fazer a vontade do Pai não é apenas rezar dizendo Senhor, Senhor. É matar a fome daquele que está na calçada. E isso Ele vai nos cobrar. Tive fome e não me deste de comer!

    Fazer a vontade do Pai, é ajudar a Igreja na hora da coleta, por amor a Deus. Mais quanto foi mesmo que eu dei na última missa? Será que eu pensei na sobrevivência do sacerdote? Ou pensei no meu conforto apenas? Uma moedinha não basta para as despesas da paróquia e a sobrevivência do padre. Mas eu sou pobre! Ninguém é tão pobre que não pode ajudar. Aliás, os pobres são aqueles que ajudam com mais boa vontade.

    Nas paróquias de bairros pobres, acontece isso. É o pedreiro que vem doar ser serviço, o eletricista faz o mesmo e todos unidos num mutirão, vem montar as barracas para a festa junina. Na festa vão comparecer em massa, pois as opções de laser são muito poucas.

    Na paróquia de bairro rico, poucos vêm para doar seu esforço na montagem da quermesse. Preferem terceirizar ou coisa parecida. No dia da festa junina, alguns passam por lá só por uma obrigação religiosa.

    Jantar no restaurante é bem melhor que comer aqueles sanduíches caseiros. Ou ficar no conforto do seu lar assistindo um filme ou jogando videogame ou mexendo nos seus computadores e depois pedir uma pizza é a sua rotina preferida. Enfrentar o frio para ir até a quermesse? Não! Depois eu dou um pouco de dinheiro para o padre.

    Não é difícil saber qual a vontade do Pai, pois de tudo que Jesus falou, Ele mesmo resumiu em: Amara a Deus e ao Próximo.

    Percebo que para viver no Reino dos céus é preciso coragem, coragem para dizer "Senhor, fazei em mim o que tu quer e não o que eu quero", coragem para sair de si, renunciar a si mesmo e fazer a vontade do Pai.

    Muitas vezes podemos pensar que é fácil, mas é difícil sim, deixar nossas vontades, desejos e até mesmo paradigmas e conceitos para viver o que o Senhor tem para nós.

    Portanto, hoje precisamos acreditar na misericórdia de Deus, pedirmos verdadeira conversão, até mesmo a graça de falar menos e praticar mais, nunca esquecendo que o caminho para viver a vontade de Deus é o AMOR. Deus nos Ama, por isso nos educa.

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade. Senhor Jesus, hoje venho te pedir coragem, para assumir a Tua vontade nas nossas vidas. Em tuas mãos entrego nossas vidas, fazei delas o que Tu quiseres, Jesus eu confio em vós.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Viver os ensinamentos de Jesus no dia-a-dia.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.
    2.

      SUMA TEOLÓGICA E TOMISMO  Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Qua, 27 de Jun de 2012 11:22 pm





    SUMA TEOLÓGICA
    E TOMISMO


    SUMA TEOLÓGICA é o maior trabalho de Teologia Sistemática, da autoria de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que foi um célebre doutor e teólogo a que a Igreja deu o nome de "Doutor Angélico".

    Ele aplicou a filosofia de Aristóteles na sistemática e racional explicação da moral e do dogma, sem qualquer modificação substancial do ensino tradicional da Igreja Católica.

    O seu tema principal é Deus, considerado em três partes :

    1. Deus como Criador.

    2. Deus visto como Deus, isto é, como o fim dos seres criados, especialmente os anjos e os homens.

    3. Deus como o caminho necessário para a remissão do mundo em estado de pecado.

    Uma última parte sobre os sacramentos, isto é, o homem no mundo, ficou incompleta pela morte de S. Tomás de Aquino e foi depois acabada por Reginaldo de Piperno.

    TOMISMO, foi este o nome que se deu a um extenso corpo de doutrinas que foi primeiramente sistematizado por S. Tomás de Aquino (11274).

    O Tomismo é considerado como a síntese do ensino da Igreja nos anos que precederam S. Tomás de Aquino, e procura harmonizar a fé com a razão.

    O trabalho fundamental do ensinamento Tomístico é, evidente­mente, a Suma Teológica de S. Tomás, considerada a coroa de glória da teologia Católica e o último acabamento do Escolasticismo.

    O Tomismo foi subsequentemente desenvolvido por um grupo de Teólogos e de Filósofos, especialmente da ordem Dominicana a que S. Tomás também pertencia.

    Em algumas partes, o Tomismo encontrou alguns opositores, com o desenvolvimento da Igreja na Europa da Idade Média e da Renascença, e com o desenvolvimento do chamado Neo-Escolasticismo que começou em 1800.

    Em 1567, o Papa S. Pio V declarou S. Tomás de Aquino doutor da Igreja.

    Leão XIII, com a Bula Æterni Patris (1879) tornou obrigatório o estudo de S. Tomás para os estudantes de Teologia e, em 1880 nomeou-o patrono das Universidades Católicas.

    Virtualmente, todos os Papas a partir daí confirmaram e renovaram a posição de Leão XIII, sobretudo na formação sacerdotal.

    O Papa João Paulo II, que tinha sido professor do Escolasticismo, desde sempre usou os ensinamentos de S. Tomás de Aquino nos escritos, decretos e exortações do seu pontificado.

    Entre os grandes Teólogos Tomistas, podemos citar :

    * João Capreolo (1444), chamado o Princeps Thomistarum.

    * Tomás Caetano (1534).

    * João de S. Tomás (1644).

    * Jacques Maritain (1973).

    O Tomismo transcendental foi um movimento filosófico do século XX como esforço para dar resposta às exigências do pensamento contemporâneo, através do Tomismo.

    Particularmente interessado em estimular este movimento, foi o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que desenvolveu um sistema chamado o Transcendentalismo e afirmava que a inteligência humana não era capaz de conhecer nada determinado da própria realidade.

    O Tomismo transcendental rejeitou muitos dos sistemas de Kant.

    O fundador do Movimento transcendental do Tomismo foi Joseph Maréchal (1878-1944), um Jesuíta Belga, influenciado por Maurice Blondel(1861-1949).

    Outros notáveis Tomistas Transcendentais foram, Karl Rahner, Bernard Lonergan e Emeric Coreth.

    E todos estes iminentes teólogos, usaram o melhor do seu conhecimento e da sua fé, para desenvovrem e apresentaram toda a doutrina da Igreja a que chamamos "Os Bicos da Fé".

    Quando se fala em Básicos da Fé, é em referência às principais Verdades da Fé em que devemos crer.

    Todos os Catecismos, e portanto, muito especialmente o Catecismo da Igreja Católica, apresentam os Básicos da Fé, pela ordem seguinte :

    1)- A Profissão de Fé.

    Aqueles que, pela fé e pelo Baptismo, pertencem a Cristo, devem confessar a sua fé baptismal diante dos homens.

    Em que consiste a Revelação, pela qual Deus Se dirige e Se dá ao homem, e a fé pela qual o homem responde a Deus.

    O Símbolo da fé resume os dons que Deus faz ao homem, como autor de todo o bem, redentor e santificador, e articula-os em volta dos "três capítulos" do nosso baptismo - a fé num só Deus : Pai Todo-Poderoso, Criador; seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador; e o Espírito Santo na Santa Igreja.

    2)- Os Sacramentos da fé.

    Os Catecismos expõem como a salvação de Deus, realizada, uma vez por todas, por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, se torna presente nas acções sagradas da Liturgia da Igreja, especialmente os Sacramentos.

    3)- A Vida da fé.

    Nesta terceira parte expõe-se o fim último do homem, criado à imagem de Deus - a bem-aventurança e os caminhos para a ela chegar : um comportamento recto e livre, com a ajuda da lei de Deus e da sua graça; um comportamento que realize o duplo mandamento da caridade, explicitado nos dez Mandamentos de Deus.

    4)- A oração na vida da fé.

    Trata-se do sentido e da importância da oração na vida dos crentes, com base na Oração Dominical (O Pai Nosso).

    John

    Nascimento

    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com


    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo