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    quinta-feira, 28 de junho de 2012

    Enc: [MUNDO CATÓLICO] SUMA TEOLÓGICA E TOMISMO Som !

     
    Paz e bem!
    AUGUSTO CÉSAR RIBEIRO VIEIRA
    Teresópolis - RJ
    "Verdadeiramente és admirável, ó Verbo de Deus, no Espírito Santo, fazendo com que ele se infunda de tal modo na alma, que ela se una a Deus, conheça a Deus, e em nada se alegre fora de Deus" (Sta. Maria Madalena de Pazzi)

    ----- Mensagem encaminhada -----
    De: "nascimentoja@shaw.ca" <nascimentoja@shaw.ca>
    Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
    Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 20:10
    Assunto: [MUNDO CATÓLICO] SUMA TEOLÓGICA E TOMISMO Som !



     

                      SUMA TEOLÓGICA
                            E TOMISMO

     

                             SUMA TEOLÓGICA é  o maior trabalho de Teologia Sistemática, da autoria de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), que foi um célebre doutor e teólogo a que a Igreja deu o nome de "Doutor Angélico".
                Ele aplicou a filosofia de Aristóteles na sistemática e racional explicação da moral e do dogma, sem qualquer modificação substancial do ensino tradicional da Igreja Católica.
                O seu tema principal é Deus, considerado em três partes :
                            1. Deus como Criador.
                                  2. Deus visto como Deus, isto é, como o fim dos seres criados, especialmente os anjos e os homens.
                                  3. Deus como o caminho necessário para a remissão do mundo em estado de pecado.
                Uma última parte sobre os sacramentos, isto é, o homem no mundo, ficou incompleta pela morte de S. Tomás de Aquino e foi depois acabada por Reginaldo de Piperno.
                       TOMISMO, foi este o nome que se deu a um extenso corpo de doutrinas que foi primeiramente sistematizado por S. Tomás de Aquino (11274).
                O Tomismo é considerado como a síntese do ensino da Igreja nos anos que precederam S. Tomás de Aquino, e procura harmonizar a fé com a razão.
                O trabalho fundamental do ensinamento Tomístico é, evidente­mente, a Suma Teológica de S. Tomás, considerada a coroa de glória da teologia Católica e o último acabamento do Escolasticismo.
                O Tomismo foi subsequentemente desenvolvido por um grupo de Teólogos e de Filósofos, especialmente da ordem Dominicana a que S. Tomás também pertencia.
                Em algumas partes, o Tomismo encontrou alguns opositores, com o desenvolvimento da Igreja na Europa da Idade Média e da Renascença, e com o desenvolvimento do chamado Neo-Escolasticismo que começou em 1800.
                Em 1567, o Papa S. Pio V declarou S. Tomás de Aquino doutor da Igreja.
                Leão XIII, com a Bula Æterni Patris (1879) tornou obrigatório o estudo de S. Tomás para os estudantes de Teologia e, em 1880 nomeou-o patrono das Universidades Católicas.
                Virtualmente, todos os Papas a partir daí confirmaram e renovaram a posição de Leão XIII, sobretudo na formação sacerdotal.
                O Papa João Paulo II, que tinha sido professor do Escolasticismo, desde sempre usou os ensinamentos de S. Tomás de Aquino nos escritos, decretos e exortações do seu pontificado.
                Entre os grandes Teólogos Tomistas, podemos citar :
                            * João Capreolo (1444), chamado o Princeps Thomistarum.
                            * Tomás Caetano (1534).
                            * João de S. Tomás (1644).
                            * Jacques Maritain (1973).
                O Tomismo transcendental foi um movimento filosófico do século XX como esforço para dar resposta às exigências do pensamento contemporâneo, através do Tomismo.
                Particularmente interessado em estimular este movimento, foi o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que desenvolveu um sistema chamado o Transcendentalismo e afirmava que a inteligência humana não era capaz de conhecer nada determinado da própria realidade.
                O Tomismo transcendental rejeitou muitos dos sistemas de Kant.
                O fundador do Movimento transcendental do Tomismo foi Joseph Maréchal (1878-1944), um Jesuíta Belga, influenciado por Maurice Blondel(1861-1949).
                Outros notáveis Tomistas Transcendentais foram, Karl Rahner, Bernard Lonergan e Emeric Coreth.
                E todos estes iminentes teólogos, usaram o melhor do seu conhecimento e da sua fé, para desenvovrem e apresentaram toda a doutrina da Igreja a que chamamos "Os  Bicos da Fé".
               
    Quando se fala em Básicos da Fé, é em referência às principais Verdades da Fé em que devemos crer.
    Todos os Catecismos, e portanto, muito especialmente o Catecismo da Igreja Católica, apresentam os Básicos da Fé, pela ordem seguinte :
    1)- A Profissão de Fé.
    Aqueles que, pela fé e pelo Baptismo, pertencem a Cristo, devem confessar a sua fé baptismal diante dos homens.
    Em que consiste a Revelação, pela qual Deus Se dirige e Se dá ao homem, e a fé pela qual o homem responde a Deus.
    O Símbolo da fé resume os dons que Deus faz ao homem, como autor de todo o bem, redentor e santificador, e articula-os em volta dos "três capítulos" do nosso baptismo - a fé num só Deus : Pai Todo-Poderoso, Criador; seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador; e o Espírito Santo na Santa Igreja.
    2)- Os Sacramentos da fé.
    Os Catecismos expõem como a salvação de Deus, realizada, uma vez por todas, por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo, se torna presente nas acções sagradas da Liturgia da Igreja, especialmente os Sacramentos.
    3)- A Vida da fé.
    Nesta terceira parte expõe-se o fim último do homem, criado à imagem de Deus - a bem-aventurança e os caminhos para a ela chegar : um comportamento recto e livre, com a ajuda da lei de Deus e da sua graça; um comportamento que realize o duplo mandamento da caridade, explicitado nos dez Mandamentos de Deus.
    4)- A oração na vida da fé.      
    Trata-se do sentido e da importância da oração na vida dos crentes, com base na Oração Dominical (O Pai Nosso).
                                                              John
                                                                       Nascimento
     
               
     
     


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    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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