NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS
(007) DAR ESMOLA COM GENEROSIDADE !.
"Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, premiar-te-á ". (Mt.6,3-4).
Jesus aceita e apoia-Se nos ensinamentos do Antigo Testamento no que diz respeito às esmolas e às Obras de Misericórdia.
Em referência às palavras do Anjo Rafael de que falámos ontem, os três actos característicos da piedade judaica do tempo de Jesus eram :
- A Esmola.
- A Oração.
- O Jejum.
No Livro de Tobias, Dar Esmolas era a primeira das três :
- "Melhor é dar esmolas que acumular tesouros, pois a esmola livra da morte e limpa de todo o pecado".(Tob.12,8).
Igualmente Jesus põe as esmolas em primeiro lugar; segundo S. Mateus, Jesus dá-nos uma série de conselhos para que a nossa esmola ocupe o primeiro lugar.
Assim, primeiro as esmolas :
- "Quando pois, deres esmola, não permitas que toquem trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas...Já receberam a recompensa".(Mt.6,2).
Depois a Oração :
- "Quando orardes, não seja como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas...Já receberam a sua recompensa".(Mt.6,5).
Por fim o jejum :
- "E quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas...Já receberam a sua recompensa".(Mt.6,16).
Em resumo, não se deve dar esmola, ou orar ou fazer jejum para dar nas vistas e ser louvado pelos homens; não multiplicar as palavras na oração porque Deus lê no fundo do coração.
Dar, perdoar e confiar que Deus cuida de nós.
Jesus não só põe as esmolas em primeiro lugar, antes da oração e do jejum, mas também recomenda quais são os melhores tesouros :
- "Não acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem os corroem nem os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração".(Mt.6,19-21).
Em S. Lucas podemos ler a mesma recomendação de Jesus por outras palavras :
- "Vendei os vossos bens e dai-os de esmola. Fazei para vós bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável nos Céus, no qual o ladrão não se aproxima e a traça o não corrói".(Lc.12,33).
Estas foram, portanto as prioridades de Jesus.
Uma reflexão que podemos fazer para nós, no sentido de também acomularmos tesouros no Céu para nós ou para sufragarmos também a almas do Purgatório.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com







Nenhum comentário:
Postar um comentário