Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 4 de novembro de 2012

    Os riscos de um aborto provocado



    Os riscos de um aborto provocado

    Publicado em 3/11/2012, às 16h38

    Última atualização em 3/11/2012, às 16h38
    Arquivo

    Volta Redonda
    Apesar de a prática ser permitida em alguns países, no Brasil o aborto é crime contra a vida, previsto pelo Código Penal Brasileiro, em vigor desde 1984. As restrições são em algumas situações, como quando há risco de vida para a mulher, quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico, a partir de uma decisão do STF (Superior Tribunal Federal) votada em 2012.

    Sempre um dos assuntos que mais divide opiniões, toda vez que a decisão do aborto é citada ou há projeto de lei sobre o tema, a discussão recomeça. Lembrando que a prática prevê pena de detenção de um a quatro anos, para a mulher que se submeter ao aborto. E de três a dez anos para o profissional de medicina que o fizer sem consentimento.

    No final da semana passada, um feto humano foi encontrado por pescadores, às margens do Rio Preto, em Visconde de Mauá. Segundo a Polícia Militar do 37º Batalhão, não há informações sobre a mãe da criança, nem se o aborto foi provocado.

    De acordo com o médico ginecologista obstetra, Reinaldo Hidalgo Ferreira, existem dois tipos de aborto: o espontâneo e o provocado. No caso do espontâneo, diversos fatores ligados tanto a mulher quanto ao conjunto embrião e placenta podem provocar podem ser os causadores. No caso daquelas que abortam espontaneamente é preciso investigar as causa e se submeter aos cuidados médicos.

    Já no caso do aborto provocado, as mulheres podem correr diversos riscos, principalmente se forem feitos de forma irregular, em clínicas clandestinas.

    Para o médico Reinaldo, existem diversas formas de provocar um aborto, ainda sem cirurgias. Por meio de procedimentos cirúrgicos, medicamentos e chás abortivos ou até com objetos caseiros e pontiagudos introduzidos pelo órgão sexual feminino. Quando feito com procedimentos cirúrgicos de forma irregular, as mulheres podem sofrer hemorragias, obstrução da trompa e consequentemente ficar estéril. Além de infecções e sinéquia uterina, que ocorre quando após a raspagem do útero, as partes internas grudam uma com a outra. O aborto provocado por medicamentos ou chás abortivos pode causar cólicas e hemorragias.

    O médico ainda explica que o grande problema que para as mulheres que provocam o aborto é o psicológico. As mais jovens principalmente são usadas, endeusadas e estimuladas na sua sexualidade, o que pode resultar em uma gravidez inesperada. Caso optem por um aborto, elas carregam a marca pelo resto de suas vidas. E muitas vezes se arrependem.

    A grande maioria das mulheres que opta pelo aborto provocado é jovem. Em toda a região sudeste, por exemplo, elas são solteiras e estão na faixa etária de 18 a 24 anos.

    - Como médico, acredito que em casos de gravidez provocado por estupro ou feto for anencefálico, a decisão do aborto cabe somente às mulheres. Creio que faltam informações por parte do poder público em relação às mulheres sobre as consequências da decisão e seus direitos. O médico que for tomar parte de um aborto em situações permitidas por lei tem que verificar se realmente há a necessidade do procedimento - alertou.

    O Conselho Regional de Medicina (CRM) já tinha opiniões adiantadas para que todos os médicos usassem o bom senso neste caso de anencefálicos. É decidido que certos pontos de vista dos diversos setores da sociedade devem ser respeitados. Como no caso das mulheres que alegam motivos religiosos e querem manter a gravidez até o fim independente das consequências.

    - Como médico, aconselho que as mulheres que engravidam inesperadamente e não querem ter o filho, pensem muito e não tomem decisões precipitadas. E não provoquem o aborto, pois serão duas vidas correndo risco e psicologicamente esta decisão irá acompanhá-la para o resto de sua vida - lamentou.

    Como o aborto é discutido e tratado em alguns países

    Canadá

    O aborto não é restringido pela lei canadense. Desde 1973, a interrupção voluntária da gravidez deixou de ser ilegal. O acesso ao aborto é fornecido pela assistência médica pública para os cidadãos canadenses e para os residentes permanentes, nos hospitais do país.

    Chile

    No Chile o aborto é proibido em qualquer circunstância, incluído fins terapêuticos, durante todo o período da gestação. Mas a prática já foi legal de 1964 a 1973.

    Cuba

    O aborto é permitido até as dez primeiras semanas de gravidez, regra que vigora desde a revolução comunista, em 1959. Cuba é o único país hispânico em que o aborto é legal sem restrições. A Cidade do México e outra exceção.

    México

    No México a legislação sobre o aborto é regional. Existem estados onde é legal, quando o feto apresenta alguma deformação genética ou quando é resultado de violação. Em outros lugares, é permitido desde 2008, com a desde que seja praticado nos três primeiros meses de gestação.

    Europa

    Em todos os países da Europa, exceto Malta, o aborto não é penalizado em situações controladas.

    República da China (Formosa ou Taiwan)

    O poder executivo da República da China (Taiwan) estabelece um período de "reflexão" de três dias para todas as mulheres que desejem abortar, a emenda também obrigaria as mulheres a provar que consultaram seu médico antes de buscar um aborto. Menores de 18 anos teriam que contar com autorização de seus pais ou tutores.

     http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,65172,Os-riscos-de-um-aborto-provocado.html#axzz2BG2p3QlS



    Imprimir E-mail


    3 comentario(s)
    01 VÍVIAN | 3-11-2012 - 23:54h
    2 coisas chamaram minha atenção na matéria escrita acima. Primeiro após apresentar todos os riscos que o aborto clandestino pode causar a mulher me pergunto como no Brasil a prática ainda é ilegal, ... mais
    O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

    02 FERNANDO JUSTO | 3-11-2012 - 23:53h
    Kd o meu comentário D.V??????
    O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem

    03 GALOCHA VR | 3-11-2012 - 20:49h
    Conselho de um médico: "E não provoquem o aborto, pois serão duas vidas correndo risco e psicologicamente esta decisão irá acompanhá-la para o resto de sua vida - lamentou."
    O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem



    * Nome: * E-mail:

    Telefone:
     

    * Comentário:

    Declaro expressamente que li as Condições Gerais
    e aceito seus termos de forma integral.
     

     
    Imprimir

    Espalhar
    E-mail
    Saiba mais

    Volta Redonda
    Adolescente de 13 anos é suspeito de estuprar sobrinho de 2 anos

    Comemoração
    Festa para as crianças da Nova Angra

    Barra Mansa
    Encerrando com chave de ouro

    Morte
    Criança morre após cair em vala de esgoto em Angra

    Volta Redonda
    Casa da Criança e do Adolescente realiza capacitação para Guarda Municipal

    Encerramento
    Semana da criança é encerrada em Joaquim Leite

    Brinquedos irregular
    Operação Dia das Crianças apreende 3.837 brinquedos irregulares

    Saúde
    Pais lutam pela saúde do filho de nove meses



    Home | Cidade | Política | Polícia | Economia | Mosaico | Cartas | Esportes | Diarinho | Copa Diarinho | Social | Lazer | Circuito | Decoração | Viver Melhor | Caderno TV
    Veículos | Educação | Nacional | Internacional | Vídeos | Edição Digital | Cultura | Flip | Classificados | Eu, Diário | Arquivo | Fale Conosco | Newsletter | Twitter | Pesquisar | Ciência e Tecnologia | Tempo Real

    © 2011 - Diário do Vale. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. Termos de uso.




































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus
    discípulos aproximaram-se dele.  
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:  
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino
    dos céus!  
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!  
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!  
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão
    saciados!  
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!  
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!  
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!  
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque
    deles é o Reino dos céus!  
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem
    e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.  
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos
    céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.












    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo