Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 22 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 23/12/2012 - Maria visita Isabel

     

    Leituras do dia:

     

    Mq 5,1-4a
    Sl 79/80

    Hb 10,5-10

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 1,39-45

     

    "Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
    - Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    O  evangelho de Lucas, acompanhando o evangelho de Mateus, narrará o nascimento do menino Jesus em Belém de Judá, como sendo o cumprimento da profecia de Miqueias (Mq 5,1-4a). Por aquela que aceita conceber o Filho de Deus, nascerá aquele que traz a paz.

     

    Atualmente, continua sendo de vital importância que nossa preparação para o nascimento de Jesus seja também uma ação missionária. O mundo de hoje clama pela paz, solidariedade e fraternidade. No evangelho lido, encontramos Maria em atitude missionária.

    A visita a Isabel se caracteriza por uma série de ações que revelam o anúncio da Boa Nova. Maria viaja desde o Norte, até a região da Judéia, para visitar Isabel; esse ato de desprendimento é um gesto que mostra o poder de envio de Deus.

    É a materialização de sua generosidade. A saudação de Maria a Isabel é uma festa da maternidade de Deus. O menino João, dando saltos de alegria no ventre em reação às palavras de Maria, é um símbolo do poder da Palavra divina que vai semeando alegria e gozo por todas as partes.

    No evangelho de hoje, Lucas relata o encontro de Isabel e Maria. As duas mulheres: uma, idosa, esposa de um sacerdote, que encarna as tradições da Judéia e outra, jovem, do campo, que reflete as tradições da Galiléia.

     

    Ambas confiaram plenamente nele e assumiram conscientemente a novidade de sua vontade. Nelas, Deus convoca Israel a inaugurar um novo tempo onde toda diferença ou exclusão fiquem superadas pela fraternidade.

    Encontram-se no meio de júbilo intenso. O filho de Isabel salta de alegria, sinal do reconhecimento da presença de Deus em Maria. Sem dúvida, o projeto de Jesus é diferente do de João, mas são convergentes na busca de uma conversão real na solidariedade e na justiça.

    Em nossas igrejas, existem muitos grupos que, de diferentes maneiras, colaboram no plano de Deus. Este encontro é um convite para superar as tentações de exclusividade, ao acreditarmos que somos os únicos a ter compreensão sobre Deus ou sobre seu projeto.

    Como Maria, é preciso ir ao encontro do outro, e como Isabel, recebê-lo em casa, reconhecendo o dom de Deus que se expressa de maneira plural nos diferentes apostolados, trabalhos ou teologias que testemunham a fé no serviço e cuidado da Vida.

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Hoje, como cristãos, somos chamados a participar do plano de Deus, vivendo com generosidade o serviço dos irmãos mais necessitados. A fé não se cultiva somente no culto, mas na prática da solidariedade.

     

    O evangelho nos coloca em contato com o relato que evidencia a presença da maternidade de Deus. A visita de Maria a Isabel é uma grande lição de solidariedade, de fé e de alegria pelas coisas que Deus fez e como as fez. A generosidade de Maria com Isabel mostra a maneira como ela entendeu a missão que Deus lhe encomendou.

    A fé de Maria, exaltada por Isabel, é uma manifestação do amor e da responsabilidade com a qual Maria assume seu apel na obra da salvação. Ela é destinatária da felicidade, da alegria de Deus.

     

    Maria e Isabel viveram grandes milagres da concepção em situações difíceis. Maria, nós já conhecemos bem suas dificuldades: muito jovem, sonhando com o próximo casamento com José, tem o encontro especial com Deus que transformaria sua vida.

     

    Isabel, já idosa, não podia mais ter filhos, mas é informada, a partir do encontro de Zacarias com um anjo, que será mãe de um garoto que se chamará João. Ambas sempre contaram com a força de Deus, e sempre aparecem desempenhando missões comprometidas com a fé.

    Há milagres cotidianos que nem percebemos. A nossa vida é cheia deles. Não vemos, nem sempre sentimos, mas eles estão ai, perto de nós.

     

    Não pensemos em coisas grandiosas, vindas em formas de tempestades e anjos voando ao nosso redor. Pensemos nas coisas práticas, como no sorriso de alguém, na esperança por um dia melhor, no perdão que conseguimos dar, no emprego que chega, no nascimento de alguém. Existir nos faz próximos da Graça de Deus, e esse é o maior milagre que podemos viver.

    Que bela lição este encontro entre estas duas grandes mulheres pode nos trazer! E como podemos aprender com isto: a solidariedade, o carinho, a preocupação com o outro e o acolhimento da vontade de Deus. Isabel e Maria são símbolos do quanto Deus pode fazer Sua graça frutificar em nós.

    Que Deus nos abençoe e guarde. 

     

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Pai, a exemplo de Isabel, anseio conhecer a verdadeira identidade de Maria que, na sua humildade, tornou-se o ser humano abençoado por excelência.
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Ser humilde e servir àqueles que necessitam.             

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo