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    quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] TEMPO DO ADVENTO - C - (21) CÂNTICO DE ZACARIAS (Benedictus) Som !

     

     

                       

                                    TEMPO DO ADVENTO !

     

                                                        - (21) CÂNTICO DE ZACARIAS (Benedictus)

                                                   

               

    -"Bendito seja o Senhor, Deus de Israel que visitou e libertou o Seu povo, e nos suscitou um poderoso Salvador na Casa de David, Seu servo".(Lc.1,68-69)..               

                                       

       O longo silêncio de Zacarais emerge com o seu Cântico, em resposta às aspirações e interrogação dos seus vizinhos :.

    - "Quem virá a ser este menino?". (Lc.1,66).

                 Zacarias, com a força do Espírito Santo, faz as suas profecias.

                Isabel, cheia do Espírito Santo pôde reconhecer o significado de Maria no plano de Deus :

    - "Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o Menino saltou-lhe de alegria  no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc.1,41).

     Zacarias pôde também reconhecer o significado do nascimento de seu filho no plano de Deus e profetizou :

    - "Então Zacarias, ficou cheio do Espírito Santo, e profetizou : Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o Seu povo". (Lc.1.67-68).

    No princípio e no fim do cântico de Zacarias (Benedictus), aparece o sentido de uma "visita".

    Lucas sugere que a rica ideia bíblica de uma "visita", descreve melhor o que Deus quer fazer através de João e de Jesus.

    Uma "visita" na tradição bíblica significa que Deus "visita" o povo para o salvar.

    O grande problema está em saber como essa "visita" será recebida.

    Tal como o Magnificat de Maria, o Benedctus de Zacarias, segue os temas tradicionais hebraicos nos cânticos de acção de graças.

    O Benedictus é um hino que descreve uma "profecia" sob a inspiração do Espírito Santo.

    Uma profecia, no sentido bíblico fundamental, não significa primariamente, prever e anunciar o futuro, na linguagem moderna, mas uma proclamação iluminada do sentido dos acontecimentos.

    Zacarias vê no nascimento de seu filho, a recordação da Aliança que Deus prometeu a David e a salvação definitiva de todo o povo :

    - "Dirás, pois, agora, ao Meu servo David : Diz o Senhor dos exércitos : Eu tirei-te das pastagens onde apascentavas as tuas ovelhas, para fazer de ti o chefe do Meu povo Israel".(2 Sam.7,8).

    A maneira como Lucas termina a história do nascimento de João é uma boa indicação da sua técnica de  prender a atenção do leitor num acontecimento de cada vez, ainda que o pensamento dos vários acontecimentos esteja em todos eles.

    E isto aparece bem claro quando o Benedictus diz :

    - "Entretanto, o menino crescia e o seu espírito robustecia-se. E viveu no deserto até ao dia da sua apresentação a Israel".(Lc.1,80).

    Faz-se aqui uma referência ao que se havia de dizer mais adiante :

    - "...A palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto : Começou a percorrer  toda a zona do Jordão, pregando um baptismo de penitência para remissão dos pecados...".(Lc.3,2-3).

    A imagem descrita sobre a força salvadora de Deus, e aqui usada no mesmo sentido, vem já no salmo 18 :

    - "Senhor, minha rocha, minha fortaleza e meu refúgio, meu Deus e meu abrigo em que me refugio, meu escudo, minha defesa e meu castelo".(Sl.18,3).

    A imagem é também usada para se referir ao reino de David como instrumento da salvação de Deus e assim torna-se também um título messiânico.

    O Benedictus de Zacarias proclama que Deus Se lembrou da Sua Aliança de relação com o Seu povo como a base de todas as Suas promessas dando ao Seu povo o poder de culto, pondo em prática as virtudes da santidade e da rectidão.

    Devemos considerar toda a Criação operada por Deus, como uma bênção e como a prova da presença de Deus junto de nós, segundo as Suas promessas da Aliança.

     

                                           John

                                                                            Nascimento         

     

     

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    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

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