Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

    [Catolicos a Caminho] Escuta da Palavra e Meditação - 21/12/2012 - Maria, habitação viva de Deus entre nós.

     

    Leituras do dia:

     

    Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a
    Sl 32/33

     

    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Lucas 1,39-45

     

    "Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 
    Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 
    Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 
    E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 
    Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 
    Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 
    Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"
    " 

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

     

    Meditação

     

    Chegamos a ler, alguma vez, o Cântico dos Cânticos? Trata-se de um dos livros poéticos mais lindos do Antigo Testamento e da literatura universal.

    Parece que se tratava de canções de amor para serem entoadas por ocasião das festas de casamento em Israel.
    Porém, o Povo de Deus acabou vendo nele o drama amoroso das relações de Deus com o seu povo.

    Os protagonistas são um casal de namorados que se buscam, se encontram, se perdem e voltam a encontrar-se. Expressam as ânsias da paixão e do desejo, a atração da beleza mútua, a felicidade dos abraços e do beijo.

    Os noivos não poupam elogios de um para o outro, com imagens poéticas dignas de Salomão, o rei a quem a piedade judaica terminou atribuindo a composição do livro.

    Nas sinagogas judaicas se lê na festa da Páscoa, porque expressa a íntima relação de Deus com o seu povo. É uma lástima que nós, cristãos apenas leiamos em nossas igrejas apenas quatro fragmentos, em quatro ocasiões distingas.

    Os santos e os místicos apreciaram por demais este Livro, tentaram imitá-lo, até com genialidade, como o faz são João da Cruz em seu “Cântico espiritual”.

    Às vésperas do Natal nos é proposta esta leitura do Cântico dos Cânticos (Ct 2,8-14). Aí se fala do Amado que já vem, “saltando pelos montes, brincando pelas colinas”.

    A Amada o espera, o busca, sente-se chamada por ele. Tudo num belíssimo marco bucólico de campos floridos, de rolas que turturinam, de perfumes e frutos do pomar.

    A leitura quer ambientar-nos para a festa do Natal que já é iminente. O Amado é Jesus que vem para nós. A Amada é a Igreja que o espera, que sente seu chamado, que o busca e o encontra.

    A Igreja não pode estar melhor representada senão por Maria, a mãe de Jesus, que pressurosa foi ao encontro de Isabel, sua prima, para confirmar as palavras do anjo, e para cantar as maravilhas de Deus.

    O amor apresentado pelo Cântico dos Cânticos quer manifestar-nos a encarnação mais alta do amor de Deus; esse amor feito pessoa humana se chama Jesus.

    Para chegar a entender a Deus como amor é de suma importância amar plenamente a humanidade. Quando somos capazes de afirmar o amor humano, é possível descobrir nele a revelação de Deus, que é amor.

    Maria compreendeu o mistério de Deus-Amor; ela aceitou com fé profunda este mistério, como Isabel o reconhece (Lc 1,45). Maria demonstra sua fé no Deus que aceitou através do amor feito disponibilidade para servir a Isabel. Neste relato evangélico Maria aparece como a crente cuja fé contrasta com a desconfiança de Zacarias (Lc 1,20).

    Maria, uma mulher simples que crê, e Zacarias um ancião religioso que desconfia, são símbolos do Israel que se encontrava dividido, como produto do modelo religioso que levou a muitos a desconfiar da possibilidade de um tempo novo.

    O encontro de Maria e Isabel, é o encontro, na realidade, de dois filhos: João inaugura sua missão anunciando, pela boca de sua mãe, o senhorio de Jesus (Lc 1,43), a realização de seu messianismo e de sua profunda relação com Deus.

    O título de Senhor que Isabel confessa nasce do profundo amor a Jesus que já a Igreja primitiva experimentou. Toda sua vida foi um testemunho verdadeiro de que o Pai tinha um projeto para levar a humanidade à sua plenitude.

    A comunidade primitiva conseguiu experimentar na pessoa de Jesus o amor que Deus havia manifestado ao longo de todo o Antigo Testamento.

    É importante compreender que se Jesus foi chamado “Senhor” antes de seu nascimento, é porque Jesus se converteu em paradigma da humanidade e revelador da divindade. Todos os homens e mulheres que seguiram a Jesus, descobriram nele o Deus verdadeiro feito homem.

    Preparemo-nos, neste tempo, para experimentar em nossas vidas e em nossas comunidades o mistério do amor de Deus derramado na pessoa de Jesus, conseguindo aceitar esse mistério como fez Maria e confessando-o com a mesma valentia e regozijo de Isabel.

    Essa é nossa grande tarefa; somente assim poderemos assumir o projeto do amor em nossas vidas. Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres convencidos da força do amor. Cremos que o amor é a única força que pode transformar o mundo para a justiça e a paz.

    O testemunho que a Bíblia nos apresenta é este: sempre é possível pensar e construir um mundo mais justo e mais humano quando cada um assumir esse projeto de amor que Deus nos propõe em seu filho Jesus.

    Que o mistério do Natal que vamos celebrar, mistério do amor de Deus pela humanidade,. Consiga formar nossas consciências a fim de nos configurar com o projeto do Reino anunciado e vivido por Jesus. Comecemos de uma vez, não esperemos outro Natal!

     

    Reflexão Apostólica:

     

    Ontem, deixamos para a reflexão a frase do anjo a Maria: DEUS ESTÁ COM VOCÊ. E hoje? Qual seria a conexão da mensagem desse evangelho com o de hoje? Como poderíamos casar essas duas narrativas?

    Primeiro vamos especular…

    Maria deve ter ficado intrigada com a visita do anjo. Imagino como deve ter sido aquela noite, pois não creio que Nossa Senhora tenha dormido… Quem dormiria? Quando temos um evento, uma prova uma competição importante no dia seguinte não conseguimos relaxar o suficiente para que caiamos rapidamente no sono… Isso chamamos de ansiedade.

    Imagino a “pulga atrás da orelha” que ainda a perseguiu durante os dias que se passaram por não poder compartilhar o que havia acontecido e o que estaria por acontecer.

     

    Deve ter pensado o que José, seus pais e a sociedade pensaria, mas creio que a maior dúvida que passou por seu pensamento deve ter sido o que teria feita para agradar a Deus ao ponto de escolhe-la.

    O anjo havia dito da gravidez de Isabel, portanto seria a única pessoa que a entenderia e com quem poderia falar sobre o assunto.

     

    Imagino o quanto Maria queria ver sua prima para poder talvez sanar sua dúvida. “(…) Alguns dias depois, MARIA SE APRONTOU E FOI DEPRESSA para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia“.

     

    Quantos de nós carregamos também a dúvida de querer entender por que Deus nos chamou se haviam tantas pessoas mais capacitadas e habilidosas que nós?

    Maria segue e ao encontrar sua prima, antes mesmo que pudesse perguntar Isabel já responde: “(…) Você é abençoada, pois acredita…”.

    Pronto! Temos uma possível solução! DEUS FICA FELIZ COM QUEM ACREDITA!

    Não duvide desse meu pensamento ou especulação, pois é totalmente plausível de ter acontecido, pois a mãe do nosso Senhor foi uma mulher como qualquer uma, no entanto diferenciada aos olhos do Pai

    O que nos diferencia aos seus olhos é o quanto acredito, pois dúvidas, medos, resistências sempre teremos por enfrentar.

     

    Talentos serão dados na medida certa que os forem necessários, pois Deus suscita o necessário para que aconteça o milagre mas, se queremos respostas, é preciso subir também no lombo do camelo e ir à luta, pois Deus já terá a resposta antes mesmo de perguntarmos ou pedirmos, mas a entregara a quem insistir.

    Vamos guardar essa mensagem para amanhã: DEUS FICA FELIZ COM QUEM ACREDITA!

    Que Maria mãe de Deus nos abençoe!

     

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

     

    Oração: Deus, nosso Pai, que em Jesus nos destes vossa Palavra, feita carne e sangue, força e ternura, morte e ressurreição; nós vos pedimos vossa inspiração para seguir seus passos pelo caminho que ele nos traçou, abraçando neste caminho para Vós a todos os irmãos e irmãs.   
     

    REGRA VIDA e MISSÃO (AGIR)
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Como vou vivê-lo na missão?)

     

    Propósito: Servir a Deus e aos irmãos. 
                 

     

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO

    (Para onde Deus quer me conduzir?)

     

    - Mergulhar no mistério de Deus.

    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).

    - Saborear Deus. Repousar em Deus.

    - Ver a realidade com os olhos de Deus.

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo