Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 23 de junho de 2013

    Padre Alberto Gambarini






    Padre Alberto Gambarini




    Ano da fé: Os gestos da proclamação do evangelho


    Posted: 22 Jun 2013 07:33 AM PDT



    Durante a missa fazemos alguns gestos muito simples e significativos. Podem ser uma repetição mecânica, guiada pelo hábito – ou podem ser a tradução de algumas atitudes espirituais importantes. Se os gestos são feitos sem atenção ou com pressa perdem toda a sua razão de ser.

    A Igreja sempre valorizou a Palavra de Deus na liturgia, e de um modo especial dedicou uma grande reverência ao evangelho. Tanto é verdade que a sua leitura foi reservada a um ministro ordenado (bispo, padre ou diácono). Tal atitude revela que o evangelho não é uma simples palavra, mas por meio do ministro ordenado, o próprio Cristo fala com à igreja reunida. Santo Agostinho ensina: "Nós devemos ouvir o Evangelho como se o Senhor estivesse presente e nos falasse…As mesmas palavras que saíram da boca do Senhor foram escritas, guardadas e conservadas para nós."

    Esta importância do evangelho fica clara na sequência dos gestos que acompanham a sua proclamação:

    - Toda a assembléia se coloca em pé. Não se trata de um simples gesto de respeito. É muito mais do que isso. Para os primeiros cristãos ficar em pé é o gesto daqueles que ressuscitaram com Cristo, e na proclamação do Evangelho o acolhem em seu meio.

    - Se um diácono proclama o evangelho, dirige-se ao celebrante para pedir a benção. Esta é dada com as seguintes palavras:

    "O Senhor Esteja em Teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o Seu evangelho, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém"

    - Se não houver diácono o sacerdote, inclinado, reza em silêncio:

    "Ó Deus Todo Poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho."

    - No momento em que se anuncia o evangelho todos fazem um sinal da cruz na testa, na boca e no peito. Este tríplice sinal da cruz tem por finalidade pedir o auxílio de Deus para que as palavras que vamos ouvir se tornem uma fonte de bênçãos. Fazemos o sinal da cruz na testa para pedir que os nossos pensamentos sejam renovados, e se tornem os pensamentos de Cristo. Na boca para que jamais nos envergonhemos do evangelho e possamos anunciá-lo a todos. No peito, para conservar sempre no coração as palavras de Jesus, e assim vencer todas as sugestões diabólicas que tentam nos afastar de Deus.

    - O beijo no evangelho em sinal de veneração, demonstra a certeza de que foi o próprio Cristo quem acabou de falar. O sacerdote diz em silêncio: "Que as palavras do Santo Evangelho perdoem nossos pecados."

    Autor: Pe. Alberto Gambarini – reitor do Santuário de N. Sra. dos Prazeres e Divina Misericórdia em Itapecerica da Serra





    You are subscribed to email updates from Padre Alberto Gambarini

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

    Email delivery powered by Google


    Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo