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    sexta-feira, 23 de agosto de 2013

    [Catolicos a Caminho] JESUS O ILHO DE DEUS, O REI DE ISRAEL Som !

     











    • JESUS O FILHO DE DEUS



    Natanael é um nome pessoal e era um homem de Caná da Galileia, que foi apresentado a Jesus por Filipe :

    - "Filipe encontrou Natanael e disse-lhe -."Acabámos de encontrar Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei que os profetas anunciaram" [...] Jesus, ao ver que Natanael se aproximava, disse acerca dele :"Aqui está um autêntico Israelita, em quem não há fingimento...". (Jo.1/45, 47).

    - "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia".(Jo.21/2).

    É só S. João que fala neste nome de Natanael.

    A ausência de Natanael na Lista dos Doze, criou certos problemas de exegese.

    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



    . John

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    Natanael é um nome pessoal e era um homem de Caná da Galileia, que foi apresentado a Jesus por Filipe :

    - "Filipe encontrou Natanael e disse-lhe -."Acabámos de encontrar Aquele de Quem escreveu Moisés na Lei que os profetas anunciaram" [...] Jesus, ao ver que Natanael se aproximava, disse acerca dele :"Aqui está um autêntico Israelita, em quem não há fingimento...". (Jo.1/45, 47).

    - "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia".(Jo.21/2).

    É só S. João que fala neste nome de Natanael.

    A ausência de Natanael na Lista dos Doze, criou certos problemas de exegese.

    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    - "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia".(Jo.21/2).

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    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    - "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia".(Jo.21/2).

    É só S. João que fala neste nome de Natanael.

    A ausência de Natanael na Lista dos Doze, criou certos problemas de exegese.

    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    - "Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia".(Jo.21/2).

    É só S. João que fala neste nome de Natanael.

    A ausência de Natanael na Lista dos Doze, criou certos problemas de exegese.

    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    A ausência de Natanael na Lista dos Doze, criou certos problemas de exegese.
    Foi identificado com Bartolomeu por uns e com Matias por outros.

    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



    . John

    Nascimento












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    Todavia, desde o século IX até hoje, considera-se que se trata de Bartolomeu.

    Pois foi este Natanael (ou Bartolomeu) que, segundo a Liturgia da Palavra de hoje, que é o dia da sua festa litúrgica, que disse a Jesus :

    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    -"Rabbi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o rei de Israel".(Jo.1,49).

    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

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    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    O Credo dos Apóstolos põe discretamente a profissão de Fé em Jesus Filho de Deus, antes de declarar que Ele nasceu da Virgem Maria.

    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

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    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Não houve um único mistério no Cristianismo mais largamente difundido e mais fortemente contestado do que a inqualificada Divindade de Cristo.

    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Pode dizer-se que tudo o mais depende disto.

    As palavras chave, foram SEU ÚNICO FILHO, em que cada palavra foi cuidadosamente discutida entre ortodoxos e heterodoxos nos seus ensinamentos cristãos.

    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.

    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

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    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

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    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

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    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

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    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

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    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

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    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

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    - Uma vez no Apocalipse.

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



    . John

    Nascimento












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    Mas nos meados do século V, a Igreja já estava preparada para formular a sua crença na única e divina filiação de Jesus de Nazaré.
    Já na Anunciação o tinha dito a Maria que o filho que ela tinha concebido no seu seio se havia de chamar o Filho do Altíssimo.

    Desde a Anunciação muitas vozes se tinham levantado para tentar explicar o sentido literal daquelas palavras do Anjo.

    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Alguns nomes estranhos, como Ario e Nestório, Eutiques e Sibélio, Prisciliano e Apolinário, estão identificados com as heresias que, de uma maneira ou de outra punham reservas na verdadeira divindade de Cristo.

    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

    - 42 vezes nas Epístolas;

    - 23 vezes em S. João;

    - 3 vezes nos Actos dos Apóstolos;

    - Uma vez no Apocalipse.

    No Novo Testamento o mais solene uso deste título é no Baptismo do Senhor, apontado por todos os Evangelistas :

    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

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    Nesse mesmo século V foi formulado o conhecido Credo de Niceia, que estabeleceu em linguagem bem clara o que significa esta filiação real de Jesus Cristo.

    O Credo de Niceia declara :

    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

    No Antigo Testamento a expressão de Filho de Deus foi aplicado a todo o Israel :

    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

    No Novo Testamento o título de Filho de Deus é aplicado com muita frequência a Jesus :

    - 31 vezes nos Sinópticos;

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

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    - Nós acreditamos... em um só Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

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    - "Assim fala o Senhor: Israel é o Meu filho primogénito". (Ex.4/22).

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).

    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

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    - "E uma voz vinda do céu dizia : "Este é o Meu filho muito amado, no Qual pus toda a Minha complacência". (Mt.3/17).
    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).

    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



    . John

    Nascimento












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    - "E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência". (Mc. 1/11).
    - "E uma voz veio do céu : "Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo". (Lc.3/22).

    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    - Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo. Vi com os meus olhos, e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus. (Jo.1/33).



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    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo