-
Instale a extensão da Bíblia Católica para Chrome - A melhor maneira de acessar a Palavra de Deus!xInstalar
Posts (RSS)
Comentários (RSS)
“A criatividade nunca esteve presente na Liturgia cristã” – Dom Henrique Soares da Costa30 setembro 2013Autor: Bíblia Católica | Postado em: Espiritualidade
Fonte: Salvem a Liturgia
Por Dom Henrique Soares da Costa (grifos nossos):
Criatividade. Este conceito nunca esteve presente na Liturgia cristã. É-lhe totalmente estranho!
Na antiguidade mais primitiva, não havia ainda textos litúrgicos formados. É natural, é claro: a Igreja não nascera feita! Fundada pelo Cristo-Deus, foi plasmada pelo Seu Santo Espírito, conforme Sua própria promessa.
Mesmo não havendo ainda textos fixos para o rito liturgico, havia, no entanto, esquemas fixos, que os ministros sagrados deveriam seguir à risca. Portanto, cada ministro, tanto quanto pudesse, uns mais, outros, menos, compunham as orações. Em geral, escreviam-nas antes. Mas, dentro de um esquema fixo. A palavra chave nunca foi criatividade, mas fidelidade à Regra de Fé da Igreja e à lex orandi, isto é, à norma de oração da Igreja.
Logo cedo, os primeiros formulários litúrgicos foram sendo colocados por escrito e fixados. Finalmente, no século IV, com a liberdade de culto concedida aos cristãos, surgiram os grandes textos litúrgicos no Oriente, como a estupenda liturgia de São João Crisóstomo, e do Ocidente (pense-se na antiquissíma Tradição Apostólica de Hipólito de Roma). No Ocidente, a formação dos grandes textos foi mais complexa por vários motivos históricos e culturais. Em todo caso, no séculos VI e VII já se tinham os grandes formulários litúrgicos e a soleníssima Missa Estacional romana, que influenciaria toda a liturgia da Missa da Igreja latina (a Igreja do Ocidente, da qual o Bispo de Roma é o Patriarca, além de Papa de toda a Igreja do Oriente e Ocidente).
Em toda esta complexa e rica evolução histórica nunca se teve em mira a criatividade, mas a ortodoxia. Aliás, a palavra ortodoxia significa reta fé (reta opinião) e também reto louvor, reta glorificação de Deus! Assim, na Celebração litúrgica, o importante, a finalidade é o reto louvor ao Senhor Deus, exprimindo a reta fé pelos ritos sagrados que tornam autuantes na vida de cada crente e de toda a Igreja a salvação celebrada. A criatividade como ideal, objetivo e valor em si simplesmente não faz parte da realidade litúrgica, ao menos não nos vinte e um séculos de história da Igreja do Ocidente e do Oriente. Sendo assim, cedo ou tarde, com a graça de Deus, a ideologia da criatividade litúrgica desaparecerá do horizonte da Igreja, pois não faz parte do genuíno sentir eclesial. É questão de tempo…
Para fins de ilustração, trago alguns exemplos que exemplificam o problema da criatividade e como ela termina por retirar o culto a Deus do centro da Liturgia:
- “Missa Mágica”
- “Missa fantoche”
Posts relacionados:
Participe da nossa comunidade!
Busca
Siga-nos
Novidades deste blog
Digite seu endereço de e-mail para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.
Bíblia Católica Online
Livro:
Capítulo:
Posts mais compartilhados
Tópicos recentes
Links Católicos
Categorias
Tags
ACI alegria Alma Amor aoArcebispo Bento Bento XVI BíbliaCardeal Catolica comCristo De Cristo Deus EleEvangelho ewtn foi fonteIgreja Jesus Jesus Cristo Maria Missa não oraçãoPadre Palavra Papa Bento XVI Paulo Pedro pela SantoSanto Padre Senhor sua SãoSão Pedro ter uma VaticanoVerdade XVI Youtube
Arquivos
QR Code
Publicidade
Meta
Mais populares
Adorar imagens? (40)
Creio em Deus Pai (32)
Comentários Recentes
angla de sousa barbosa: deus cuida de nois todos
Tony Henrique: "Queridos filhos, um movimento nascerá
Pe. André Zhao Delei: Se os muçulmanos realmente fossem
Gina Rolim: surpreendente e maravilhoso!!!
Anderson Antonio Mengatto: Concordo com Dom Henrique.
Danillo Pereira: Realmente, como cristãos, precisamos aprender
Jose Francisco Vereda: CONCORDO plenamente com Dom Henrique.
Floriano Grácio Machado: Perante este mundo tão sangrento
magda: Devemos a renunciar a tudo
Lorena Casagrande: Senão me engano, é o
Posts Recentes
Copyright © 2007 - Bíblia Católica News - is proudly powered by WordPress
Gossip City Theme is created by: Design Disease brought to you by Celebrific.
Nenhum comentário:
Postar um comentário