Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 27 de junho de 2012

    Fwd: [Catolicos a Caminho] Resumo 4753





































    1.    Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.    
    2.    Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:    
    3.    Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!    
    4.    Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!    
    5.    Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!    
    6.    Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!    
    7.    Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!    
    8.    Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!    
    9.    Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!    
    10.    Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!    
    11.    Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.    
    12.    Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
















    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: <catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br>
    Data: 27 de junho de 2012 04:50
    Assunto: [Catolicos a Caminho] Resumo 4753
    Para: catolicosacaminho@yahoogrupos.com.br


    Mensagens neste resumo (6 Mensagens)

    Mensagens

    1.

    Terça-feira, 26 de Junho de 2012

    Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br   lferrarez

    Ter, 26 de Jun de 2012 9:09 am





     
    Dia26deJunhoâ€" Terça-feira
    12a.SemanaComum
    Formulário12ºDomingoComum
    (CorVerde)

    ÉprecisocompreenderoquesejaoinfinitoamordeDeuspornós.Assim,nãovamos“desperdiçá-lo†ourelativizá-locomotantasoutrascoisas.Eleésublime,ecomotaldevemosvivê-lo.Porisso,lembra-nosJesus:“Tudoquantoquereisqueosoutrosvosfaçam,fazeitambémaeles†.Háumachaganasociedadequeprecisasercombatida,prevenidaerejeitadaportodasaspessoasdebem:adroga.Tomemosconsciênciadestemal,nesteDiaNacionaldecombateàsDrogas.

    AntífonadeEntrada(Sl27,8-9)
    OSenhoréaforçadeseupovo,fortalezaesalvaçãodoseuUngido.Salvai,Senhor,vossopovo,abençoaivossaherançaegovernaiparasempreosvossosservos.

    Deusnosfala
    AameaçadoreidaAssírianãoabalouaconfiançadeEzequiasedeseupovo.Queméfielnãotemoquetemer.AssimfoiJesusnorelacionamentocomoPaienasuamissão:Nãotemeuasameaças,adversidadesecontestações.Eporissoestabeleceuoscritérioscristãosparanós:Fazeraosoutros,oquequeremosqueelesnosfaçam.

    PrimeiraLeitura(2Rs19,9b-11.14-21.31-35a.36)
    LeituradoSegundoLivrodosReis.
    Naquelesdias,9bSenaquerib,reidaAssíria,envioudenovomensageirosaEzequiasparadizer-lhe:10NãoteseduzaoteuDeus,emquemconfias,pensando:Jerusalémnãoseráentreguenasmãosdoreidosassírios.11PorquetumesmotensouvidooqueosreisdaAssíriafizeramatodasasnaçõesecomoasdevastaram.Sótutevaissalvar?â€
    14Ezequiastomouacartadamãodosmensageiroseleu-a.DepoissubiuaotemplodoSenhor,estendeuacartadiantedoSenhor15e,napresençadoSenhor,fezaseguinteoração:“Senhor,DeusdeIsrael,queestássentadosobreosquerubins!TuésoúnicoDeusdetodososreinosdaterra.Tufizesteocéueaterra.16Inclinaoteuouvido,Senhor,eouve.Abre,Senhor,osteusolhosevê.OuvetodasaspalavrasdeSenaquerib,quemandouemissáriosparainsultaroDeusvivo.17Éverdade,Senhor,queosreisdaAssíriadevastaramasnaçõeseseusterritórios;18lançaramosseusdeusesaofogo,porquenãoeramdeuses,masobrasdasmãosdoshomens,demadeiraepedra;porissoospuderamdestruir.19Masagora,Senhor,nossoDeus,livra-nosdesuasmãos,paraquetodososreinosdaterrasaibamquesótu,Senhor,ésDeus†.
    20EntãoIsaías,filhodeAmós,mandoudizeraEzequias:“AssimfalaoSenhor,DeusdeIsrael:OuviaprecequemedirigistearespeitodeSenaquerib,reidaAssíria.21EisoqueoSenhordissedele:AvirgemfilhadeSiondespreza-teezombadeti.AfilhadeJerusalémmeneiaacabeçanastuascostas.31PoisumrestosairádeJerusalém,esobreviventes,domonteSião.EisoquefaráozelodoSenhortodo-poderoso.
    32Porisso,assimdizoSenhoracercadoreidaAssíria:Elenãoentraránestacidade,nemlançaránenhumaflechacontraela,nemaassaltarácomescudo,nemacercarácomtrincheiraalguma.33Pelocaminho,porondeveio,hádevoltar,enãoentraránestacidade,dizoSenhor.34ProtegereiestacidadeeasalvareiematençãoamimmesmoeameuservoDavi†.
    35aNaquelamesmanoite,saiuoAnjodoSenhoreexterminounoacampamentoassíriocentoeoitentaecincomilhomens.36Senaquerib,reidaAssíria,levantouacampamentoepartiu.VoltouparaNíniveeaípermaneceu.
    â€"PalavradoSenhor.
    â€"GraçasaDeus.

    Responsório(Sl47)
    â€"OSenhorestabelecesuacidadeparasempre.
    â€"OSenhorestabelecesuacidadeparasempre.
    â€"GrandeéoSenhoremuitodignodelouvoresnacidadeondeelemora;seuMontesanto,estacolinaencantadora,éaalegriadouniverso.
    â€"MonteSião,noextremonortesituado,ésamansãodograndeRei!Deusrevelou-seemsuasfortescidadelasumrefúgiopoderoso.
    â€"Recordamos,SenhorDeus,vossabondadeemmeioavossotemplo;comovossonomevaitambémvossolouvoraosconfinsdetodaaterra.

    Aclamação(Jo8,12)
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Eusoualuzdomundo,aquelequemeseguenãocaminhaentreastrevas,masteráaluzdavida.

    Evangelho(Mt7,6.12-14)
    â€"OSenhorestejaconvosco.
    â€"Eleestánomeiodenós.
    â€"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo+segundoMateus.
    â€"Glóriaavós,Senhor.

    Naqueletempo,disseJesusaosseusdiscípulos:6“Nãodeisaoscãesascoisassantas,nematireisvossaspérolasaosporcos;paraqueelesnãoaspisemcomopése,voltando-secontravós,vosdespedacem.12Tudoquantoquereisqueosoutrosvosfaçam,fazeitambémaeles.NistoconsisteaLeieosProfetas.13Entraipelaportaestreita,porquelargaéaportaeespaçosoéocaminhoquelevaàperdição,emuitossãoosqueentramporele!14Comoéestreitaaportaeapertadoocaminhoquelevaàvida!Esãopoucososqueoencontram†!
    â€"PalavradaSalvação.
    â€"Glóriaavós,Senhor.
    2.

    Quarta-feira, 27 de Junho de 2012

    Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br   lferrarez

    Ter, 26 de Jun de 2012 9:10 am





     
    Dia27deJunhoâ€" Quarta-feira
    NossaSenhoradoPerpétuoSocorro
    (CorBranca)

    A
    Santíssima Virgem Maria coopera de modo todo singular com a obra de
    salvação da humanidade, ela que foi aqui na terra Mãe do Redentor e se
    associou a seu Filho que morria na cruz. A ela recorremos sempre, pois
    é nosso Perpétuo Socorro, onde podemos recobrar nossa força de vida e
    de esperança. Quando dela nos aproximamos, temos certeza que seremos
    acolhidos, amados e socorridos. “Ã" Virgem Maria, Rainha de amor, tu és
    a Mãe santa, do Cristo Senhor†.

    AntífonadeEntrada(LiturgiaSiríaca)
    Debaixodevossomantoprotegei-nosdetodososperigos,óMãedeDeus.Soisnossorefúgio,nossagrandeesperança.Quebraiereduzianadaosquenosprejudicamporcausadenossospecados.Conduzi-nosaoportodasalvação,quesoisvósmesma,óSantíssima.

    Deusnosfala
    Deusdá-noscontinuamenteaoportunidadederetomarocaminhodaAliança.OpovodoAntigoTestamentoredescobriuaPalavradoSenhor,enósacadadiadevemosredescobriraPalavradeJesus,oEvangelho.EscutemoseguardemosparaviveroqueElehojenosdiz.

    PrimeiraLeitura(2Rs22,8-13;23,1-3)
    LeituradoSegundoLivrodosReis.
    Naquelesdias,22,8osumosacerdoteHelciasdisseaosecretárioSafã:“AcheiolivrodaLeinacasadoSenhor!†HelciasdeuolivroaSafã,quetambémoleu.9EntãoosecretárioSafãfoiàpresençadoreiefez-lheumrelatórionestestermos:“Osteusservosjuntaramodinheiroqueseachounotemploeentregaram-noaosempreiteirosencarregadosdotemplodoSenhor†.
    10Emseguida,osecretárioSafãcomunicouaorei:“OsacerdoteHelciasentregou-meumlivro†.ESafãleu-odiantedorei.11AoouviraspalavrasdolivrodaLei,oreirasgouassuasvestes.12EordenouaosacerdoteHelcias,aAicam,filhodeSafã,aAcobor,filhodeMi­quéias,aosecretárioSafãeaAsaías,ministrodorei:13“IdeeconsultaioSenhorameurespeito,arespeitodopovoedetodooJudá,sobreaspalavrasdestelivroquefoiencontrado.GrandedeveserairadoSenhorqueseinflamoucontranós,porquenossospaisnãoobedeceramaspalavrasdestelivro,nempuseramempráticatudooquenosforaprescrito†.
    23,1EntãooreimandouqueseapresentassemdiantedeletodososanciãosdeJudáedeJerusalém.2EsubiuaotemplodoSenhorcomtodososhomensdeJudáetodososhabitantesdeJerusalém,ossacerdotes,osprofetasetodoopovo,domaioraomenor.LeudiantedelestodooconteúdodolivrodaAliançaquetinhasidoachadonacasadoSenhor.3Depé,sobreoseuestrado,oreiconcluiuaaliançadiantedoSenhor,obrigando-seaseguiroSenhoreaobservarseusmandamentos,preceitosedecretos,detodooseucoraçãoedetodaasuaalma,cumprindoaspalavrasdaAliançaescritasnaquelelivro.EtodoopovoaderiuàAliança.
    â€"PalavradoSenhor.
    â€"GraçasaDeus.

    Responsório(Sl118)
    â€"Ensinai-meavivervossospreceitos,óSenhor!
    â€"Ensinai-meavivervossospreceitos,óSenhor!
    â€"Ensinai-meavivervossospreceitos;queroguardá-losfielmenteatéofim!
    â€"Dai-meosaber,ecumprireiavossalei,edetodoocoraçãoaguardarei.
    â€"Guiaimeuspassosnocaminhoquetraçastes,poissóneleencontrareifelicidade.
    â€"Inclinaimeucoraçãoàsvossasleis,enuncaaodinheiroeàavareza.
    â€"Desviaiomeuolhardascoisasvãs,dai-meavidapelosvossosmandamentos!
    â€"Comoanseiopelosvossosmandamentos!Dai-meavida,óSenhor,porquesoisjusto!

    Aclamação(Jo15,4a.5b)
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Ficaiemmim,eeuemvósficarei,dizJesus:quememmimpermanecehádedarmuitofruto.

    Evangelho(Mt7,15-20)
    â€"OSenhorestejaconvosco.
    â€"Eleestánomeiodenós.
    â€"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo+segundoMateus.
    â€"Glóriaavós,Senhor.

    Naqueletempo,disseJesusaosseusdiscípulos:15“Cuidadocomosfalsosprofetas:Elesvêmatévósvestidoscompelesdeovelha,maspordentrosãolobosferozes.16Vósosconhecereispelosseusfrutos.Poracasosecolhemuvasdeespinheirosoufigosdeurtigas?17Assim,todaárvoreboaproduzfrutosbons,etodaárvoremá,produzfrutosmaus.18Umaárvoreboanãopodedarfrutosmaus,nemumaárvoremápodeproduzirfrutosbons.19Todaaárvorequenãodábonsfrutosécortadaejogadanofogo.20Portanto,pelosseusfrutosvósosconhe­ce­reis†.
    â€"PalavradaSalvação.
    â€"Glóriaavós,Senhor.
    3.

    Quinta-feira, 28 de Junho de 2012

    Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br   lferrarez

    Ter, 26 de Jun de 2012 9:11 am





     
    Dia28deJunhoâ€" Quinta-feira
    SantoIrineu
    (BMt.,Mem.,CorVermelha)

    Santo
    Irineu teve a graça de ser educado por São Policarpo, discípulo de São
    João. Afirma-se que é o primeiro teólogo da Igreja, pois dedicou-se ao
    estudo da Sagrada Escritura e da Tradição cristã. Diante da conturbação
    das ideias em seu tempo, combateu contra as aberrações do gnosticismo.
    Seus argumentos defendiam o Cristo histórico, como aquele que nos
    revelou o Pai e é nosso Salvador. Demos graças a Deus por aqueles que
    defenderam a verdade de Cristo.
    AntífonadeEntrada(1Sm2,35)
    Fareisurgirumsacerdotefiel,queagirásegundoomeucoraçãoeaminhavontade,dizoSenhor.

    Deusnosfala
    Jesus
    convida-nos a construir a casa sobre a rocha, isto é, construir a vida
    sobre a justiça divina. A vida em Cristo e seu Evangelho não é uma
    teoria, que posso aceitar ou não, mas é sim a verdade para todos nós.
    Longe dele não há realização humana nem salvação.

    PrimeiraLeitura(2Rs24,8-17)
    LeituradoSegundoLivrodosReis.
    8JoaquimtinhadezoitoanosquandocomeçouareinarereinoutrêsmesesemJerusalém.Suamãechamava-seNoestã,filhadeElnatã,deJerusalém.9EelefezomaldiantedoSenhor,segundotudooqueseupaitinhafeito.10Naqueletempo,osoficiaisdeNabucodonosor,reidaBabilônia,marcharamcontraJerusalémeacidadefoisitiada.11Nabu­codonosor,reidaBabilônia,veioempessoaatacaracidade,enquantoseussoldadosasitiavam.
    12EntãoJoaquim,reideJudá,apresentou-seaoreidaBabilônia,comsuamãe,seusservos,seuspríncipeseseuseunucos.EoreidaBabilôniaosfezprisioneiros.
    Istoaconteceunooitavoanodeseureinado.13NabucodonosorlevoutodosostesourosdotemplodoSenhoredopalácioreal,equebroutodososobjetosdeouroqueSalomão,reideIsrael,haviafabricadoparaotemplodoSenhor,conformeoSenhorhaviaanunciado.14LevouparaocativeiroJerusaléminteira,todosospríncipesetodososvalentesdoexército,numtotaldedezmilexilados,etodososferreiroseserralheiros;sódeixouapopulaçãomaispobredopaís.
    15DeportouJoaquimparaaBa­bilônia,edomesmomodoexiloudeJerusalémparaaBabilôniaarainha-mãe,asmulheresdorei,seuseunucosetodososnobresdopaís.
    16Todososhomensfortes,numtotaldesetemil,osferreiroseosserralheirosemnúmerodemil,todososhomenscapazesdeempunhararmas,foramconduzidosparaoexíliopeloreidaBabilônia.17E,emlugardeJoaquim,elenomeouseutiopaterno,Matanias,mudando-lheonomeparaSedecias.
    â€" PalavradoSenhor.
    â€" GraçasaDeus.

    Responsório(Sl78)
    â€"Porvossonomeevossaglória,libertai-nos,óSenhor!
    â€"Porvossonomeevossaglória,libertai-nos,óSenhor!
    â€" Invadiramvossaherançaosinfiéis,profanaram,óSenhor,ovossotemplo,Jerusalémfoireduzidaaruínas!Lançaramaosabutrescomopastooscadáveresdosvossosservidores;eàsferasdaflorestaentregaramoscorposdosfiéis,vossoseleitos.
    â€" DerramaramoseusanguecomoáguaemtornodasmuralhasdeSião,enãohouvequemlhesdessesepultura!Nósnostornamosoopróbriodosvizinhos,umobjetodedesprezoezombariaparaospovoseàquelesquenoscercam.Masatéquando,óSenhor,veremosisto?Conservareiseternamenteavossaira?Comofogoarderáavossacólera?
    â€" Nãolembreisasnossasculpasdopassado,masvenhalogosobrenósvossabondade,poisestamoshumilhadosemextremo.Ajudai-nos,nossoDeuseSalvador!Porvossonomeevossaglória,libertai-nos!Porvossonome,perdoainossospecados!

    Aclamação(Jo14,23)
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€" Quemama,realmente,guardaráminhapalavraemeuPaioamaráeaelenósviremos.

    Evangelho(Mt7,21-29)
    â€" OSenhorestejaconvosco.
    â€" Eleestánomeiodenós.
    â€" ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo+segundoMateus.
    â€" Glóriaavós,Senhor.

    Naqueletempo,disseJesusaosseusdiscípulos:21“Nemtodoaquelequemediz:‘Senhor,Senhor’,entraránoReinodosCéus,masoquepõeempráticaavontadedemeuPaiqueestánoscéus.22Naqueledia,muitosvãomedizer:‘Senhor,Senhor,nãofoiemteunomequeprofetizamos?Nãofoiemteunomequeexpulsamosdemônios?Enãofoiemteunomequefizemosmuitosmilagres?23Entãoeulhesdireipublicamente:Jamaisvosconheci.Afastai-vosdemim,vósquepraticaisomal.
    24Portanto,quemouveestasminhaspalavraseaspõeemprática,écomoumhomemprudente,queconstruiusuacasasobrearocha.25Caiuachuva,vieramasenchentes,osventosderamcontraacasa,masacasanãocaiu,porqueestavaconstruídasobrearocha.26Poroutrolado,quemouveestasminhaspalavrasenãoaspõeemprática,écomoumhomemsemjuízo,queconstruiusuacasasobreaareia.27Caiuachuva,vieramasenchentes,osventossopraramederamcontraacasa,eacasacaiu,esuaruínafoicompleta!†28QuandoJesusacaboudedizerestaspalavras,asmultidõesficaramadmiradascomseuensinamento.29Defato,eleasensinavacomoquemtemautoridadeenãocomoosmestresdalei.
    â€" PalavradaSalvação.
    â€" Glóriaavós,Senhor.
    4.

    Sexta-feira, 29 de Junho de 2012

    Enviado por: "Luciano" lferrarez@yahoo.com.br   lferrarez

    Ter, 26 de Jun de 2012 9:12 am





     
    Dia29deJunhoâ€" Sexta-feira
    12aSemanaComum
    PelaReconciliaçãoâ€" 22bis.
    (CorVerde)

    Reconciliar-nos
    é tão importante para nós, como a água e o ar. Sem reconciliação não
    podemos viver, pois nela experimentamos de novo a alegria de viver.
    Reconciliar-nos é experimentar a misericórdia divina, que faz brotar o
    ramo seco. Jesus estendeu a mão para aquele leproso, dizendo: “Eu
    quero, fica limpo†. E o leproso pode viver de novo. A misericórdia
    divina cura-nos por dentro e por fora.

    AntífonadeEntrada
    Eusouasalvaçãodopovo,dizoSenhor.SeclamarpormimemqualquerprovaçãoeuoouvireiesereiseuDeusparasempre.

    Deusnosfala
    Os
    leprosos eram colocados à margem. No meio de nós nem sempre os pobres
    são tratados como o deveríamos fazer. Jesus não só falou com o leproso,
    mas tocou nele. Para libertar os oprimidos e pobres é preciso tocar nas
    injustiças, na corrupção, na ganância que insistem em ficar entre nós,
    dizendo a todos que é outro o projeto da vida humana.

    PrimeiraLeitura(2Rs25,1-12)
    LeituradoSegundoLivrodosReis.
    1NononoanodoreinadodeSedecias,nodiadezdodécimomês,Nabucodonosor,reidaBa­bilônia,veioatacarJerusalémcomtodooseuexército.Puseram-lheocercoeconstruíramtorresdeassaltoaoseuredor.2AcidadeficousitiadaerodeadadevalasatéodécimoprimeiroanodoreinadodeSedecias.3Nodianovedoquartomês,quandoafomeseagravavanacidadeeapopulaçãonãotinhamaisoquecomer,4abriramumabrechanamuralhadacidade.Entãooreifugiudenoite,comtodososguerreiros,pelaportaentreosdoismuros,pertodojardimreal,sebemqueoscaldeuscercavamacidade,eseguirampelaestradaqueconduzaArabá.
    5Masoexércitodoscaldeusperseguiuoreiealcançou-onaplaníciedeJericó,enquantotodooseuexércitosedispersoueoabandonou.6Oscaldeusprenderamoreielevaram-noaRebla,àpresençadoreidaBabilônia,quepronunciousentençacontraele.7MatouosfilhosdeSedecias,nasuapresença,vazou-lheosolhose,presocomumacorrentedebronze,levou-oparaBabilônia.8Nodiasetedoquintomês,dataquecorrespondeaoanode­zenovedoreinadodeNa­bu­co­do­nosor,reidaBabilônia,Nabuzardã,comandantedaguardaeoficialdoreidaBabilônia,fezasuaentradaemJerusalém.
    9EleincendiouotemplodoSenhoreopaláciodoreieentregouàschamastodasascasaseosedifíciosdeJerusalém.10Todooexércitodoscaldeus,queacompanhavaocomandantedaguarda,destruiuasmuralhasquerodeavamJerusalém.11Nabuzardã,comandantedaguarda,exilouorestodapopulaçãoquetinhaficadonacidade,osdesertoresquesetinhampassadoaoreidaBabilôniaeorestodopovo.12E,dospobresdopaís,ocomandantedaguardadeixouumaparte,comovinhateiroseagricultores.
    â€"PalavradoSenhor.
    â€"GraçasaDeus.

    Responsório(Sl136)
    â€"Queseprendaaminhalínguaaocéudaboca,sedetiJerusalém,eumeesquecer!
    â€"Queseprendaaminhalínguaaocéudaboca,sedetiJerusalém,eumeesquecer!
    â€"JuntoaosriosdaBabilônianossentávamoschorando,comsaudadesdeSião.Nossalgueirosporalipenduramosnossasharpas.
    â€"Poisfoiláqueosopressoresnospediramnossoscânticos;nossosguardasexigiamalegrianatristeza:“Can­taihojeparanósalgumcantodeSião!â€
    â€"ComohavemosdecantaroscantaresdoSenhornumaterraestrangeira?Sedeti,Jerusalém,algumdiaeumeesquecer,queressequeaminhamão!
    â€"Quesecoleaminhalínguaeseprendaaocéudaboca,sedetinãomelembrar!SenãoforJerusalémminhagrandealegria!

    Aclamação(Mt8,17)
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"Aleluia,aleluia,aleluia.
    â€"OCristotomousobresinossasdores,carregouemseucorpoasnossasfraquezas.

    Evangelho(Mt8,1-4)
    â€"OSenhorestejaconvosco.
    â€"Eleestánomeiodenós.
    â€"ProclamaçãodoEvangelhodeJesusCristo+segundoMateus.
    â€"Glóriaavós,Senhor.

    1TendoJesusdescidodomonte,numerosasmultidõesoseguiam.2Eisqueumleprososeaproximoueseajoelhoudiantedele,dizendo:“Senhor,sequeres,tutensopoderdemepurificar†.3Jesusestendeuamão,tocouneleedisse:“Euquero,ficalimpo†.Nomesmoinstante,ohomemficoucuradodalepra.4EntãoJesuslhedisse:“Olha,nãodigasnadaaninguém,masvaimostrar-teaosacerdote,efazeaofertaqueMoisésordenou,paraservirdetestemunhoparaeles†.
    â€"PalavradaSalvação.
    â€"Glóriaavós,Senhor.
    5.

      IGREJA CATÓLICA (053) CONCÍLIOS  Som !

    Enviado por: "nascimentoja@shaw.ca" nascimentoja@shaw.ca   johnstarca03

    Ter, 26 de Jun de 2012 8:02 pm





    IGREJA CATÓLICA !

    (053) CONCÍLIOS !

    Concílio significa, por via de regra, uma assembleia de bispos, para deliberar sobre assuntos eclesiásticos, de ordem dogmática ou disciplinar, cujas decisões passarão à história com o nome de Decretos ou Cânones.

    Através da História da Igreja, houve várias espécies de Concílios, particulares ou gerais.

    Os Concílios Particulares são formados pelos bispos de certas Igrejas particulares.

    Os Concílios Gerais ou Ecuménicos, são formados pelos bispos da Igreja Universal.

    Em todos os Concílios está moralmente representada toda a Igreja em união com o papa, que a eles preside pessoalmente ou por seus delegados e confirma as suas decisões.

    CONCÍLIOS ECUMÉNICOS

    O Concílio Ecuménico é, portanto, uma reunião geral de todos os bispos da Igreja Universal, com a presença do papa ou seu delegado, que tem a suprema autoridade sobre a Igreja em matérias pertencentes à Fé, à Moral, ao Culto e à Disciplina.

    O Concílio Vaticano II estabeleceu :

    - "Nunca se dá um Concílio Ecuménico sem que seja como tal confirmado ou pelo menos aceite pelo sucessor de Pedro ; e é uma prerrogativa do Romano Pontífice convocar estes Concílios, presidi-los e confirmá-los". (LG22).

    O papa é a cabeça do Concílio Ecuménico; preside-lhe pessoalmente ou por meio de um legado.

    Os Decretos conciliares e outras acções têm força de lei, só quando são confirmados e promulgados pelo papa.

    Se o papa morrer durante o Concílio Ecuménico, ele deve ficar suspenso até à eleição de um novo papa.

    Isto aconteceu várias vezes na história dos Concílios Ecuménicos, e a última vez aconteceu no Concílio Vaticano II, convocado pelo papa João XXIII e continuado pelo Papa Paulo VI.

    Um Concílio Ecuménico não é superior ao papa; por isso não pode haver apelo do papa para o Concílio.

    Colectivamente, os bispos com o papa, representam toda a Igreja.

    Eles não são uma representação democrática dos fiéis numa espécie de parlamento da Igreja, mas são os sucessores dos Apóstolos com uma autoridade divina, e com poder e responsabilidade sobre toda a Igreja.

    Os participantes no Concílio Ecuménico com voto deliberativo são :

    - Os cardeais, mesmo que estejam aposentados.

    - Os patriarcas residenciais, primazes, arcebispos e bispos, mesmo que não estejam ainda consagrados.

    - Os abades superiores de Congregações monásticas e cabeças de religiosos clericais isentos.

    - Os bispos titulares, convidados.

    Pessoas formadas em teologia e direito canónico, podem ter um voto consultivo.

    Outras pessoas, incluído leigos, podem assistir como observadores, mas sem qualquer voto.

    A legislação respeitante aos Concílios Ecuménicos, consta dos Cânones 337-341 do Direito Canónico.

    Os Concílios Ecuménicos tiveram o seu protótipo no Concílio de Jerusalém, no ano 51, em que os Apóstolos, sob a presidência de Pedro, decidiram que os convertidos à Fé Cristã, não estavam obrigados a observar todas as prescrições da Lei do Antigo Testamento. (Act. cap. 15) .

    Logo no século II, os bispos começaram a reunir-se em assembleias regionais, sínodos ou Concílios para, em conjunto, organizarem a doutrina e a pastoral, para o benefício das comunidades dos fiéis.

    A expansão destas assembleias regionais e limitadas para os Concílios Ecuménicos, foi uma lógica e histórica evolução, devida às necessidades da Igreja.

    Os Imperadores estiveram ativos em sugerir e convocar os oito primeiros Concílios, especialmente os cinco primeiros e o oitavo.

    Entre as razões deste género de intervenções, estiveram :

    - O facto de que os Imperadores se consideravam como guardas e defensores da fé;

    - As decisões das controvérsias religiosas, que tinham repercussões na política e nos tumultos sociais e serviam a causa da paz no Estado;

    - Os Imperadores tinham à sua disposição meios de facilitar e reunir os bispos.

    Todavia, esta acção imperial não contava para a natureza formal dos Concílios Ecuménicos.

    Alguns Concílios tiveram uma pequena assistência de bispos, pelo que o carácter ecuménico de alguns foi posto em dúvida.

    Todavia a confirmação e o reconhecimento de facto das suas acções pelos papas subsequentes a esses Concílios, estabeleceram-nos como Ecuménicos .

    Os Concílios desempenharam um papel importante e altamente significativo na história da Igreja, porque testemunharam e definiram verdades reveladas, estabelecendo formas de culto e de disciplina, e promovendo medidas sempre necessárias para a reforma e renovação da fé católica.

    Em geral, eles representaram as atenções da Igreja para ela se mobilizar a si mesma em tempos de crise, para sua auto-preservação, auto-purifícação e auto-crescimento.

    Os primeiros oito Concílios tiveram lugar na região de Leste; os outros treze realizaram-se no Oeste.

    A maioria das Igrejas separadas de Leste - como por exemplo, a Ortodoxa - reconheceram o carácter Ecuménico dos primeiros sete Concílios, que formulavam o estabelecimento da doutrina básica.

    Todavia Nestório, só reconheceu os dois primeiros Concílios.

    Os Monofisistas, Arménios, Sírios e Coptas, só reconheceram os três primeiros Concílios como Ecuménicos.

    Só houve até agora, 21 Concílios Ecuménicos na história da Igreja, que foram, pela ordem cronológica, os seguintes :

    1)- Niceia I, 325, S. Silvestre I. (Imperador Constantino (I). Magno). –(20 de Maio).

    Estiveram presentes 300 bispos ; as sessões duraram de 20 de Maio ou 19 de Junho até ao fim de Agosto.

    O Papa não esteve presente, mas enviou dois sacerdotes e dois diáconos para o representarem.

    Este Concílio condenou o Arianismo e declarou que o Filho é consubstancial com o Pai..

    Niceia estava situada onde é hoje Iznik, a Noroeste da Turquia.

    2)- Constantinopla I, 381, S. Dâmaso I. (Imperador Teodósio I).

    Estiveram presentes, cerca de 150 bispos.

    As sessões demoraram os meses de Junho e Julho.

    O papa não esteve presente.

    Este Concílio confirmou o de Niceia I, condenou as heresias de Ario e de Macedónio e declarou a divindade do Espírito Santo como consubstancial ao Pai e ao Filho.

    Constantinopla estava situada no Bósforo, a sede do império Bizantino.

    3)- Éfeso, 431; S. Celestino I. (Imperador Teodósio II).

    Estiveram presentes entre 150 e 200 bispos; fizeram-se cinco sessões entre 22 de Junho e 11 de Julho.

    Condenou as heresias de Pelágio e de Nestório.

    Este Concílio é notável por ter definido o dogma segundo o qual Maria Santíssima é a mãe de Deus.

    Definiu também a união hipostática de duas naturezas, a divina e a humana, numa só Pessoa divina, Jesus Cristo.

    Embora este Concílio pretendesse a harmonia entre as escolas do pensamento cristão, não o conseguiu, mas estabeleceu o Credo de Niceia como Documento de fé.

    Éfeso era uma cidade situada na foz do rio Cayster, a Oeste da Ásia Menor.

    4)- Calcedónia, 451, S. Leão I. (Imperador Marciano).

    Estiveram presentes cerca de 600 bispos ; fizeram-se 17 sessões entre 8 de Outubro e 1 de Novembro,

    O papa não esteve presente mas enviou os seus representantes.

    Em 450 faleceu o imperador Teodósio e sucedeu-lhe sua irmã, Pulquéria, que vivia com Marciano.

    Foi então convocado o Concílio de Calcedónia em que ficou confirmado : em Cristo há duas naturezas e uma só Pessoa, contra a heresia Monofisista segundo a qual a natureza humana de Jesus teria sido absorvida pela Sua natureza divina.

    Fazendo-se eco da linguagem usada no Concílio de Constantinopla, os bispos da Calcedónia declararam com o seu Cânone 28 que Constantinopla era a Nova Roma e Jerusalém foi elevada a Patriarcado.

    Dessa forma, as cinco principais cidades seriam : Constantinopla, Roma, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.

    Todavia, o papa não aceitou nem confirmou este Cânone, pelo que Roma ficou sempre à cabeça.

    As conclusões teológicas deste Concílio criaram furor no Egipto e na Palestina, e Jerusalém permaneceu nos seus problemas por vários anos.

    Os que não quiseram aceitar as definições teológicas do Concílio de Calcedónia, ficaram então conhecidos como Monofisistas.

    Esta heresia teve como resultado a divisão em três Igrejas independentes : Igreja Arménia, Igreja Copta do Egipto e Igreja Jacobita da Síria.

    A Calcedónia era uma cidade antiga, situada no Bósforo, tal como Constantinopla e que é hoje Kadikoy.

    Sabe-se que era rica num mineral a que ela deu o seu nome, a Calcedónia, (sílica criptocristalina) .

    Ficou conhecida pelo seu Concílio e pelo Cân. 28.

    Quando se fala no Calcedónio entende-se por duas naturezas.

    5)- Constantinopla II, 553 - Vigilio. (Imperador Justiniano).

    Estiveram presentes 165 bispos ; fizeram-se 8 sessões entre 5 de Maio e 2 de Junho.

    O papa não esteve presente mas enviou representantes.

    Condenou a doutrina herética de Nestório e os chamados três capítulos isto é, a pessoa e os escritos de Teodoro de Mopsuéstia (†428); certos escritos de Teodoreto de Cirro (†458), e Ibas de Edessa (†457), os quais mantinham a doutrina das duas naturezas de Cristo, cuja ortodoxia o Concílio de Niceia não tinha posto em dúvida.(451).

    Nestório era um sacerdote de Antioquia, que se tornou Patriarca de Constantinopla em 428.

    Dizia que Nossa Senhora era apenas mãe de Cristo-homem (natureza humana), excluindo o termo theotokos, mãe de Deus.

    6)- Constantinopla III, 680-681 Santo Agato e S. Leão II. (Imperador Constantino IV).

    Estiveram presentes 170 bispos ; fizeram-se 16 sessões entre 7 de Novembro de 680 e 16 de Setembro de 681.

    O papa não esteve presente, mas enviou dois representantes (dois futuros papas, João V, 685-686, e Constantino, 708-715), que levavam uma carta do papa Agato para o Imperador e um decreto sinodal do concílio Romano assinado por 150 bispos, condenando o monotelismo.

    O monotelismo (ou monofisismo) afirmava que Cristo tinha uma só vontade-divina, negando assim a Sua natureza humana.

    7)- Niceia II, 787, Adriano I. (Imperatriz Irene).

    Estiveram presentes cerca de 300 bispos ; fizeram-se 8 sessões entre 24 de Setembro e 23 de Outubro.

    O papa não esteve presente mas enviou dois delegados que levavam um tratado que foi muito aplaudido no Concílio, defendendo o próprio uso das imagens.

    Este Concílio condenou o iconoclasmo e restaurou o culto e veneração das imagens em Setembro de 787.

    Ao mesmo tempo pedia ao poder imperial a restituição do património papal que tinha sido confiscado pelo imperador Leão III, e o reconhecimento de Roma como metropolitana de Ilírico.

    Defendendo a veneração das imagens, o papa Adriano, acrescentou que deveria anatematizar a imperatriz Irene, viúva do imperador Leão IV , o Czar, e seu filho, se lhe não fosse restituída a jurisdição de Roma sobre Ilírico.

    8)- Constantinopla IV. 869-870. Adriano II. (Imperador Basílio I).

    Estiveram presentes 102 bispos ; fizeram-se 6 sessões entre 5 de Outubro de 869 e 28 de Fevereiro de 870.

    O papa não esteve presente, mas por convite do Imperador Basílio, enviou dois representantes.

    Confirmou a condenação de Fócio, feita no sínodo Romano e colocou os grandes patriarcados pela sua ordem de precedências : Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.

    Fócio foi patriarca de Constantinopla em 858 e deposto em 867 pelo Imperador Basílio.

    Defendia os direitos dos gregos sobre as missões na Bulgária e negava a doutrina que ficou com o nome de Filioque.

    Voltou a ser patriarca em 877 e de novo deposto em 886.

    Só a partir do século XII é que este Concílio foi reconhecido como o Oitavo Concílio Ecuménico.

    9)- Latrão I, 1123, Calisto II. (Henrique V).

    Estiveram presentes cerca de 300 bispos; fizeram-se sessões entre 18 de Março e 6 de Abril.

    Foram publicados 22 cânones disciplinares.

    Foi confirmada a Concordata de Worms sobre a lei da Investidura, reservando à Igreja o direito de nomear os bispos.

    Este Concílio teve lugar na Basílica de Latrão, Catedral da Diocese de Roma, com a presença do papa.

    Aqui se tinham já realizado quarto Concílios não ecuménicos, em 313,649,769 e 1059,

    10)- Latrão II, 1139, Inocêncio III. (Conrado III).

    Estiveram presentes cerca de 1000 bispos e abades; fizeram-se três sessões em Abril.

    Condenou o antipapa Anacleto II, anulando todas as suas acções, decisões e ordenações; suspendeu e exilou Arnold de Bréscia ; condenou várias heresias contra os Sacramentos de Batismo, Confirmação e Matrimónio; regulamentou a disciplina do clero.

    Voltou a publicar e consolidou a legislação das décadas anteriores.

    11)- Latrão III, 1179. Alexandre III. (Frederico I o Barba Roxa).

    Estiveram presentes cerca de 300 bispos ; fizeram-se três sessões entre 5 e 19 de Março.

    O papa esteve presente.

    Ratificou a paz com o Imperador ; Regulamentou a eleição dos papas estabelecendo que deviam estar presentes dois terços dos cardeais ; confirmou a doutrina das Investiduras ; condenou as heresias dos Valdenses e dos Albigenses.

    O papa manifestou-se como um grande advogado e muitas das suas decisões entraram depois no Direito Canónico.

    12)- Latrão IV, 1215, Inocêncio III. (Frederico II).

    Fizeram-se sessões entre 11 e 30 de Novembro.

    Sob a presidência do papa, este Concílio fez a Profissão de Fé contra os Albigenses e Valdenses ; condenou os trabalhos de João da Fiori e de Pedro Lombardo ; estabeleceu o Preceito pascal da confissão anual e comunhão pela Páscoa.

    13)- Lyon I, 1245, Inocêncio IV. (Frederico II).

    Estiveram presentes 150 bispos; fizeram-se 3 sessões entre 28 de Junho e 17 de Julho, sob a presidência do papa.

    Este Concílio tinha sido planeado por Gregório IX mas foi frustrado pelo Imperador.

    Concorreu para a libertação do Santo Sepulcro e condenou o Imperador por ele perseguir a Igreja e o estado papal e ajudar os Muçulmanos.

    Frederico II foi citado, mas não apareceu e, por isso, foi acusado de perjuro, sacrílego, herético e inimigo da paz.

    Frederico II convidou o papa para um debate público, sob pretexto de que o papa não tinha poder para depor um imperador.

    O papa respondeu que Cristo tinha investido Pedro e os seus sucessores com absoluto poder e autoridade temporal e espiritual.

    14)- Lyon II, 1274. Gregório X. (Rudolfo I de Habsburgo).

    Estiveram presentes cerca de 500 bispos ; fizeram-se 6 sessões entre 7 de Maio e 17 de Julho, sob a presidência do papa.

    Foi estabelecida a união com a Igreja Grega.

    Foram publicados 31 decretos, referentes a uma grande variedade de assuntos eclesiásticos.

    Foi ratificada a doutrina sobre a Processão do Espírito Santo, o pão sem fermento para a Eucaristia, a Transubstanciação e a autoridade e primazia da Igreja Romana sobre todas as outras Igrejas.

    Santo Tomás de Aquino foi convidado como doutor, mas faleceu antes de lá chegar.

    S. Boaventura esteve presente mas faleceu durante este Concílio.

    Ficaram ainda estabelecidas algumas regras para os conclaves, das quais ainda algumas estão em vigor.

    15)- Viena. 1311-1312. Clemente V.

    Estiveram presentes 132 bispos ; fizeram-se 3 sessões entre 16 de Outubro de 1311 e 6 de Maio de 1312.

    Condenação e supressão da ordem dos Templários ; condenação de várias doutrinas heréticas ; foram publicados pelo menos 38 cânones, dos quais apenas 20 foram incluídos nas Clementinæ (colecção de leis do Direito Canónico).

    É possível que alguns se tivessem perdido em virtude do histórico problema do papado em Avinhão de que Clemente foi o primeiro.

    Foi analisada a pobreza dos Franciscanos.

    16)- Constância. 1414-1418. Gregório XII e Martinho V.

    Estiveram presentes 200 bispos e outros prelados e alguns especialistas ; fizeram-se 45 sessões entre 5 de Novembro de 1414 e 22 de Abril de 1418.

    Nesta altura era antipapa João XXIII que foi deposto, mas foi ele que abriu o Concílio em 5 de Novembro e abdicou de 20 para 21 de Maio, indo para Freiburgo, pensando interromper o Concílio, o que não aconteceu e, na 4a e 5a sessões foram escritos e publicados decretos revolucionários que proclamaram a superioridade do Concílio sobre o papa, fizeram João XXIII voltar para trás e foi deposto em 29 de Maio.

    Este Concílio foi convocado para pôr termo ao Grande Cisma (1378-1417).

    Foram também condenados J. Hus e John Wyclif.

    Ainda durante o Concílio Gregório XII abdicou e um conclave com apenas 22 cardeais de cinco nações, em três dias elegeram o cardeal Oddo Colona em 11 de Novembro de 1417, que tomou o nome de Martinho V,

    17)- Florença.1438 - 1445. Eugênio IV.

    Foi aberto em Ferrara pelo Legado do papa, o cardeal Albergati, em 8 de Janeiro de 1438.

    Depois foi transferido para Florença em 1439.

    Por esta razão foi chamado Concílio de Ferrara - Florença.

    Estiveram presentes bispos do rito latino e do rito Oriental.

    Tentou-se a união da Igreja da Sé de Roma com as Igrejas Ortodoxas, e foi feito um decreto nesse sentido que não agradou e a partir daí os bispos do rito oriental abandonaram o Concílio. (1439).

    Havia desentendimentos entre as duas Igrejas sobre o Purgatório, a Eucaristia e a doutrina do Filioque.

    Tinham sido feitas sessões preliminares em Basel e em Ferrara, e só depois se passou para Florença.

    18)- Latrão V. 1512 - 1517. Júlio H e Leão X.

    Fizeram-se 12 sessões entre 3 de Maio de 1512 e 16 de Março de 1517, sob a presidência dos papas.

    Condenou o Concílio cismático de Pisa e as Sanções Pragmáticas de Bourges.

    Júlio II faleceu depois da quinta sessão e Leão X reabriu o Concílio com a sexta sessão.

    A partir daí confirmou a condenação do 2° Concílio cismático de Pisa e a abolição das Sentenças Pragmáticas de Bourges e ratificou a definição do dogma da personalidade e imortalidade da alma humana.

    Foram tomadas decisões sobre as reformas da celebração da Missa e sobre a reserva de certos livros.

    19)- Trento 1545 - 1563. Paulo III, Júlio III e Pio IV.

    Fizeram-se 25 sessões entre 13 de Dezembro de 1545 e 4 de Dezembro de 1563.

    Quando Paulo III anunciou o Concílio, era para ser em Mântua (1537) ou em Veneza (1538) e acabou por ser em Trento onde abriu em 13 de Dezembro de 1545 e o papa fez-se representar por três delegados.

    Nas primeiras sete sessões fizeram-se decretos sobre a Escritura e a Tradição, o pecado original, a justificação e os Sacramentos.

    Quiseram depois transferi-lo pala Bolonha (11/3/1547), mas foi rejeitado, e Paulo III foi obrigado a suspendê-lo na oitava sessão em 1/2/1548.

    Nada se sabe das sessões 8 a 10, pois que não constam do pontificado de Júlio III.

    Reabriu em 1 de Maio de 1551 e fizeram-se mais sessões de 11 a 16, e o papa foi mais uma vez obrigado a suspender o Concílio em 28 de Abril de 1552, depois da 16a sessão.

    Depois da morte de Júlio III foi eleito Marcelo II que apenas pontificou de 9 de Abril a 1 de Maio de 1555, e o Concílio não chegou a reabrir.

    Veio depois Paulo IV que, pensando não precisar do Concílio, formou um concílio papal em 1556, mas nunca foi realizado nem foi reaberto o Concílio.

    Veio por fim Pio IV que reabriu o Concilio em 18 de Janeiro de 1562 que viria a terminar em 4 de Dezembro de 1563 depois de 25 sessões e foi publicada a Bula Benedictus Deus em 30 de Junho de 1564 com a confirmação dos Decretos orais de 26 de Janeiro.

    Foi condenado Lutero com as suas doutrinas, bem como Zwingli e Calvino.

    Realizou-se a Contra-Reforma.

    Foram feitos decretos sobre a vida da Igreja, sobre o Sacrifício da Missa e renovada a doutrina sobre o culto dos santos e sobre as Imagens.

    20)- Vaticano I. 1869 - 1870. Pio IX.

    Estiveram presentes cerca de 800 bispos e outros prelados ; fizeram-se 4 sessões públicas e 89 reuniões entre 8 de Dezembro de 1869 e 7 de Julho de 1870, com a presença do papa.

    Foi definida a infalibilidade do papa em matérias de Fé e Moral pela Constituição Pastor Æternus de 18 de Julho de 1870, e com a Constituição Dei Fílius de 24 de Abril de 1870 condenou os erros modernos do Materialismo e do Racionalismo contra a fé e a Revelação.

    Definiu o Deus Criador e a Igreja, centralizando a autoridade no governo da Igreja e a doutrina na Santa Sé.

    21)- Vaticano II.

    Foi convocado por João XXIII para 25 de Janeiro de 1959.

    Fizeram-se 4 sessões na Basílica de S. Pedro.

    O papa João XXIII convocou e abriu a primeira sessão que decorreu entre 11 de Outubro e 8 de Dezembro de 1962.

    Depois da morte de João XXIII em 3 de Julho de 1963, o papa Paulo VI reabriu o Concílio para mais três sessões que decorreram entre 29 de Setembro e 4 de Dezembro de 1963 ; 14 de Setembro e 21 de Novembro de 1964 ; 14 de Setembro e 8 de Dezembro de 1965.

    Os participantes foram num total de 2.860, e os que tomaram parte nas várias sessões foram entre 2.000 e 2.500.

    Por várias razões, incluindo os que viviam em países comunistas, 274 não puderam estar presentes.

    O Concílio formulou e promulgou 16 Documentos : dois dogmáticos ; dois de constituições pastorais ; nove Decretos, e três Declarações.

    Cada um deles reflecte a orientação pastoral básica para a reforma e renovação da Igreja.

    Foram os seguintes:

    * Lumen Gentium. (Constituição Dogmática da Igreja).

    Em 21 de Novembro de 1964.

    * Dei Verbum. (Constituição Dogmática da Revelação Divina).

    Em 18 de Novembro de 1965.

    *Sacrosanctum Concilium. (Constituição da Sagrada Liturgia).

    Em 4 de Dezembro de 1965.

    * Gaudium et Spes. (Constituição Pastoral para a Igreja do Mundo Moderno).

    Em 7 de Dezembro de 1965.

    * Christus Dominus. (Decreto sobre a Pastoral dos Bispos na Igreja).

    Em 28 de Outubro de 1965.

    * Ad Gentes. (Decreto sobre a actividade missionária da Igreja).

    Em 7 de Dezembro de 1965.

    * Unitatis Redintegratio. (Decreto sobre o ecumenismo).

    Em 21 de Novembro de 1964.

    * Orientalium Ecclesiarum. (Decreto sobre as Igrejas Católicas do Oriente).

    Em 21 de Novembro de 1964.

    * Presbyterorum Ordinis. (Decreto sobre o Ministério e vida dos Sacerdotes.).

    Em 7 de Dezembro de 1965.

    * Optatam Totius. (Decreto sobre a formação Sacerdotal).

    Em 28 de Outubro de 1965.

    * Perfectæ Caritatis. (Decreto sobro a renovação apropriada da vida religiosa).

    Em 28 de Outubro de 1965.

    * Apostolicam Actuositatem. (Decreto sobre o Apostolado dos Leigos).

    Em 18 de Novembro de 1965.

    * Inter Mirífica. (Decreto sobre os Instrumentos da Comunicação Social).

    Em 4 de Dezembro de 1963.

    * Dignitatis Humanæ. (Declaração sobre a Liberdade de Religião).

    Em 7 de Dezembro de 1965.

    * Nostra Ætate. (Declaração sobre as relações da Igreja com as Igrejas Não-Cristãs).

    Em 28 de Outubro de 1965.

    * Gravissimum Educationis. (Declaração sobre a Educação Cristã).

    Em 28 de Outubro de 1965.

    Os Documentos chaves foram as quatro Constituições que assentam as bases ideológicas para os outros.

    Actualmente, os Documentos com efeitos mais visíveis são : a Liturgia ; a Igreja ; a Igreja no Mundo ; Ecumenismo ; Renovação da vida religiosa ; Vida e Ministério dos Sacerdotes e o Apostolado dos Leigos.

    A missão principal do Concílio foi explorar e dar as dimensões explícitas da doutrina e da vida cristã, com ênfase para o pleno desenvolvimento da Igreja e o melhor cumprimento da sua missão no mundo contemporâneo.

    E por toda esta vasta documentação nós podemos concluir que, desde o seu primeiro papa, o Apóstolo Pedro, até ao último papa reinante, a Igreja se tem continuado numa linha ininterrupta, numa linha Apostólica.

    Como é natural, nos Concílios Ecuménicos também estiveram portugueses.

    Assim :

    Em Latrão II (1139), assistiu o grande artífice da nossa Nacionalidade, D. João Peculiar, arcebispo de Braga.

    No Latrão IV (1215), entre os bispos que obtiveram as indulgências concedidas aos Cruzados da Terra Santa, encontravam-se os bispos de Lisboa, Porto, Coimbra e Guarda.

    No Lyon II (12 74).O futuro papa João XXI, o nosso famoso lisboeta e filósofo Pedro Julião, arcebispo de Braga, tomou parte como cardeal,

    No Latrão V (1512),Entre os participantes estiveram Fr. Gomes de Lisboa, professor de Teologia da Universidade de Pavia, e o futuro cardeal Miguel da Silva, embaixador de D. Manuel I.

    No Concílio de Trento (1545-1563), estiveram muitos portugueses iminentes, como o bispo do Porto D. Fr. Baltazar Limpo, Fr. Jerónimo da Azambuja e outros.

    No Vaticano II, estiveram muitos Bispos portugueses e D. José da Cruz Policarpo, actual Catrdeal Patriaraca de Lisboa, eminente teólogo.

    John

    Nascimento

    6.

    Escuta da Palavra e Meditação - 27/6/2012 - Cuidado com os falsos

    Enviado por: "Família Arruda" xisto@xistonet.com   xisto_19982000

    Ter, 26 de Jun de 2012 9:13 pm



    Leituras do dia:

    2Rs 22,8-13; 23,1-3
    Sl 119(118),33-37.40
    ESCUTA DA PALAVRA - VER

    Evangelho:

    Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus 7,15-20

    "- Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem."

    MEDITAÇÃO - JULGAR
    (O que diz o texto para mim?)

    Meditação:

    Estamos chegando às recomendações finais do Discurso da Montanha. Comparando o evangelho de Mateus com aquele de Marcos se percebe uma grande diferença no jeito dos dois apresentarem o ensinamento de Jesus.

    Mateus insiste mais no conteúdo do ensino e o organiza em cinco grandes discursos, sendo que o primeiro é o Discurso da Montanha (Mt 5 a 7). Marcos, por mais de quinze vezes, afirma que Jesus ensinava, mas raramente apresenta o que ensinava.

    Apesar destas diferenças, os dois concordam num ponto: Jesus ensinava muito. Ensinar é o que Jesus mais fazia (Mc 2,13; 4,1-2; 6,34). Queria ensinar sempre (Mc 10,1). Mateus se interessa ao conteúdo. Mas isso quer dizer que Marcos não o faz? Depende daquilo que entendemos dizer quando falamos de conteúdo! Ensinar não é só questão de comunicar verdades de modo que as pessoas as aprendam de cor.

    O conteúdo não se limita a palavras, mas é formado também de gestos e consiste no jeito de Jesus se relacionar normalmente com as pessoas. O conteúdo jamais deve ser separado da pessoa que o comunica. A pessoa, de fato, é a raiz do conteúdo.

    O conteúdo bom sem bondade é como leite derramado no chão. Não convence e não acontece a conversão. • As recomendações finais e o resultado do Discurso da Montanha na consciência das pessoas interessam o evangelho de hoje (Mt 7,15-20) e de manhã (Mt 7,21-29). (A sequência dos evangelhos dos dias da semana nem sempre a a mesma dos próprios evangelhos.)

    O profeta é conhecido pelos seus frutos Mateus 7,21-23: Não só falar, mas agir Mateus 7,24-27: Construir a casa sobre a rocha Mateus 7,28-29: A nova consciência do povo.

    No tempo de Jesus, havia profetas de todo tipo, pessoas que anunciavam mensagens apocalípticas para atrair as pessoas nos diferentes movimentos da época: Essênios, fariseus, zelotas e outros (cfr. At 5,36-37). Quando Mateus escreve havia também profetas que anunciavam mensagens bem diferentes da mensagem proclamada pelas comunidades.

    As cartas de Paulo citam estes movimentos e tendências (cfr. 1Cor 12,3; Gl 1,7-9; 2,11-14;6,12). Não deve ter sido fácil às comunidades realizar o discernimento de tudo o que se passava ao redor dela. Por isso a importância das palavras de Jesus sobre os falsos profetas.

    A advertência é muito forte: "Tomai cuidado com os falsos profetas que chegam a vós como ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes". Esta mesma imagem é usada por Jesus quando Jesus envia os discípulos e as discípulas em missão: "Vos envio como cordeiros em meio a lobos" (Mt 10,16 e Lc 10,3).

    A oposição entre o lobo feroz e o manso cordeiro é irreconciliável, a menos que o lobo se converta e perca sua agressividade como sugere o profeta Isaías (Is 11,6; 65,25). O que interessa aqui em nosso texto é o dom do discernimento.

    Não é fácil discernir os espíritos. Às vezes sucede que interesses pessoais ou de grupo levem as pessoas a apontarem falsos aqueles profetas que anunciam a verdade que incomoda. Isto aconteceu com o próprio Jesus.

    Ele foi eliminado e morto, considerado um falso profeta pelas autoridades religiosas do tempo. De quando em quando, a mesma coisa aconteceu e continua acontecendo na nossa igreja.

    Para ajudar a discernir os espíritos, Jesus utiliza a comparação do fruto: "Vós os conhecereis pelos seus frutos". Um critério semelhante já tinha sido sugerido pelo livro do Deuteronômio (Dt 18,21-22). E Jesus acrescenta: "or acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá dons frutos é cortada e jogada no fogo". No evangelho de João completa a corta. Os ramos que dão frutos, os poda para que tragam mais fruto. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Estes ramos são ajuntados, lançados no fogo e queimados" (Jo 15,2.4.6).

    Falsos profetas! Conheces algum caso em que uma pessoa boa e honesta que proclamava a verdade incômoda foi condenada como um falso profeta? A julgar pelos frutos da árvore da tua vida pessoal, como te defines: falso/a ou verdadeiro/a?

    Reflexão Apostólica:

    Os verdadeiros profetas que anunciam a presença de Deus no meio do povo dão frutos de serviço, acolhida, respeito, compaixão e promoção da vida, tecendo os laços do amor e da paz entre os povos.

    Um dos problemas mais frequentes na evangelização do Povo de Deus é discernir entre os profetas autênticos e os que buscam seus próprios interesses.

    Já o Antigo Testamento deu algumas pistas para distinguir os autênticos dos falsos profetas. A primeira consiste em afastar a figura profética de qualquer concepção mágica.

    Profeta também não pode ser confundido com videntes e visionários. Estes, mesmo que sejam valiosas e respeitáveis, não são profetas autênticos. A segunda forma de descobrir um verdadeiro profeta consiste em descobrir o genuíno interesse pelo Povo de Deus.

    Por fim, existe o "efeito profético", que é o apoio de uma comunidade que continue seu testemunho ou sua missão e a atualize em momentos oportunos. O evangelho acrescenta também o critério dos frutos ou boas obras.

    A figura dos frutos simboliza a oportunidade, qualidade e maturação que necessita qualquer chamado profético para alcançar seu objetivo. Produzir fruto requer cultivo e cuidado e verdadeira vocação profética. Está lançado o desafio: cultivar a vocação profética em tempos em que a ânsia de bens sufoca a espiritualidade.

    Em nossa última Reunião de Equipe, o SCE demonstrou certa preocupação a respeito do interesse de algumas pessoas diante da apresentação de uma palestra. Conversas paralelas, cochilos e bocejos... E eu?

    Naquele momento, pensei com os meus botões: Será que já perguntei os motivos que me levam a gostar da homilia desse padre e não gostar daquele?

    Já me questionei os motivos que me levam a ouvir uma pregação de uma hora e não conseguir ouvir outra por dez minutos? Então é importante salientar que em nenhum momento vou dizer que este é um profeta verdadeiro e o outro não é apenas pelos meus gostos pessoais.

    Na condução da mensagem de Deus o profeta precisa resistir à tentação de falar apenas para agradar, pois a exortação faz parte de um duro caminho de aprendizado que TODOS nós um dia precisamos passar.

    Vejo Grupos de Oração muito preocupados em fazer atividades que tragam pessoas como se fosse esse o objetivo de um grupo. Missas de cura e libertação, semanas especiais, jejuns coletivos, [...] tudo isso ajuda, mas não deve ser a razão de existir.

    Sim! Existem gratas exceções quando por de trás de um convite existe uma proposta CONCRETA que com as palavras certas conseguirão chegar aonde Deus quer, pois o centro de toda mensagem do evangelho está na mudança de vida e não nos milagres. É preciso lembrar que dos dez leprosos apenas um voltou para agradecer. Deus fica feliz com a volta desse um, mas se o foco da pessoa fosse outro, poderíamos ver outros ficar.

    Reparem a insistente e talvez persistente venda de milagres que vemos nesses canais de TV aberta. Creio eu que até os evangélicos mais sérios devam ter vergonha desses irmãos que giram suas mensagens apenas em se obter dinheiro do fiel que sofre e muitas vezes têm pouca formação ou informação para ver o lobo em pele de cordeiro que ali está.

    Outro ponto… Gostar de um pregador, padre ou ministro e não gostar de outros pode também estar no calor com que transmite a palavra. Ninguém gosta de ouvir aquilo que não deseja ouvir, mas como disse, às vezes é necessário. Não vou curar uma perna quebrada com um BAND-AID concorda?

    Por mais dura que sejam as palavras de um bom pregador elas devem ser acolhidas com o coração aberto, pois a dureza momentânea de uma palavra nunca vem desacompanhada, há sempre um doce e tênue conforto de Deus. Acredite nisso

    Escolher aonde quero ir a Missa por causa desse ou daquele padre deve ser revisto, pois talvez na dureza daquele outro celebrante que esteja a mensagem que EU preciso muito viver e ouvir.

    Àqueles que carregam a missão de levar a Palavra profeir palestras formativas, deixo uma reflexão: SEJAMOS DÓCEIS AO ESPÍRITO SANTO. NÃO CONFUNDAMOS TAMBÉM EXORTAÇÃO COM "CARÃO"! A mensagem de Deus é dócil até mesmo quando é dura! Deus conhece nossos frutos.

    ORAÇÃO
    (O que o Evangelho de hoje me leva a dizer a Deus?)

    Oração: Pai, dá-me o discernimento necessário para perceber quem, revestido de pele de cordeiro, pode levar-me a arrefecer meu entusiasmo por ti e por teu Reino.

    REGRA DE VIDA e MISSÃO - AGIR
    (Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Qual compromisso me leva?)

    Propósito: Estar atento aos frutos que devo produzir, hoje.

    RETIRO - CONTEMPLAÇÃO
    (Para onde Deus quer me conduzir?)

    - Mergulhar no mistério de Deus.
    - Passar da cabeça para o coração (Silêncio).
    - Saborear Deus. Repousar em Deus.
    - Ver a realidade com os olhos de Deus.
    Atividade nos últimos dias
    Visite seu Grupo
    Yahoo! Mail

    Conecte-se ao mundo

    Proteção anti-spam

    Muito mais espaço

    Yahoo! Barra

    Instale grátis

    Buscar sites na web

    Checar seus e-mails .

    Yahoo! Grupos

    Crie seu próprio grupo

    A melhor forma de comunicação

    Precisa responder?

    Para responder a uma mensagem no Resumo diário, clique em um dos links "Responder" na mensagem em questão.

    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com


    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo