Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quarta-feira, 1 de agosto de 2012

    [catolicos_respondem] TGEOLOGIA MORAL - TEOLOGIA ASCÉTICA E ASCETISMO Som !

     

     

                     TEOLOGIA  MORAL !

                                                            TEOLOGIA ASCÉTICA E ASCETISMO !

     

                            TEOLOGIA ASCÉTICA

                Chama-se Teologia Ascética à disciplina académica que trata dos caminhos ordinários para alcançar a perfeição cristã.

                É um meio termo entre a Teologia Moral (que estuda as leis de Deus e os actos bons e maus), e a Teologia Mística (que estuda os caminhos extraordinários para alcançar a perfeição).

                Assim, a Teologia Ascética sobe acima da Teologia Moral e considera os métodos pelos quais nós podemos fazer progresso e tentar a perfeição pelo estudo e a prática ordinária da auto-disciplina, da oração e dos sacramentos, pelos quais nós nos conformamos gradualmente com a vontade de Deus no caminho da nossa salvação pessoal.

                Portanto, a Teologia Ascética trata da nossa salvação com a ajuda da graça, tendo como fundamentos, a Sagrada Escritura e a Tradição, e se desenvolve em três etapas de perfeição : purgativa, iluminativa e unitiva.

                Os estudos mais importantes da teologia Ascética são :

                             * Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

                            * A Introdução à Vida Devota de S. Francisco de Sales.

                            * As Três Esposas de Jesus Cristo de S. Afonso Maria de Ligório.

                Também costumam chamar à Teologia Ascética, a Ciência dos santos; a Ciência Espiritual e a Ciência da Perfeição.

               

                ASCETISMO

    Uma palavra de origem grega que se pode traduzir por esforço ou regra de vida que alguém procura levar no sentido de obter uma maior perfeição cristã.

    Numa base bíblica as práticas do Ascetismo ou da Vida Ascética, consistem sobretudo em evitar a concupiscência da carne e dos olhos, e a vaidade da vida :

     - "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não vêm do Pai, mas do mundo". (1 Jo. 2/15-16).

    A prática do Ascetismo é um sistema disciplinar que estabelece a ordem é a harmonia na alma, expia os pecados e ajuda a imitar a vida de sacrifício de Cristo.

    Ela surge de Deus e procura ultrapassar todos os obstáculos que possam impedir a mais íntima união com Deus.

    O ponto central das práticas do Ascetismo consiste em entender que é necessário negar-se a si mesmo para poder seguir a Cristo :

    - "Quem não tomar a sua cruz para vir após Mim, não pode ser Meu discípulo:". (Lc. 74/27).

    Há, portanto, duas facetas da Vida Ascética : Negar-se a si mesmo e seguir a Cristo.

    Prática do jejum, vigilância, castidade e auto-disciplina, são os meios para a purificação da alma e libertação das suas paixões como meios necessários para crescer no amor de Deus.

    Na Idade Média o Ascetismo consistia essencialmente numa partilha dos sofrimentos do Redentor.

    No princípio da Idade Moderna, houve uma forte reacção contra o Ascetismo dos Reformadores e dos humanistas da Renascença.

    Todavia, os Ascetas modernos, como os Jesuítas e outros católicos modernos adoptaram um Ascetismo particular e pessoal que foi muito praticado, especialmente depois do Concílio de Trento.

    O Ascetismo cresceu sobretudo com as exigências da vida monástica.

    Entre os Protestantes foi adoptada uma forma de rigoroso mas negativo Ascetismo, enquanto os Metodistas e outras formas de religião, adoptaram um Ascetismo bastante mais livre.

    O Catecismo da Igreja Católica, recomenda :

    2015. - O caminho desta perfeição passa pela Cruz. Não há santidade sem renúncia e combate espiritual. O progresso espiritual implica a ascese e a mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças.

    2340. - Aquele que quer permanecer fiel às promessas do seu Baptismo e resistir às tentações, terá o cuidado de procurar os meios : o conhecimento de si, a prática duma ascese adaptada às situações em que se encontra, a obediência aos mandamentos divinos, a prática das virtudes morais e a fidelidade à oração. "A castidade recompõe-nos; reconduz-nos à unidade que perdemos quando perdemos o domínio de nós"(S.Agost.).

     

                                                                John

                                                              Nascimento

     

     

     

     

     

     

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Mais um Dia dos Namorados sozinho? Nada disso! Encontre companhia agora

    Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online

    Ofertas HP: ProBook 4430s
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo