Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    quinta-feira, 6 de setembro de 2012

    Sacerdote expulso da Síria pede orações pela viagem do Papa ao Líbano

       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      6 de setembro de 2012  
    Sacerdote expulso da Síria pede orações pela viagem do Papa ao Líbano
    ROMA, 06 Set. 12 (ACI) .- O sacerdote jesuíta Paolo Dall'Oglio que foi expulso da Síria em junho deste ano por promover manifestações pacíficas a favor da reconciliação, animou desde Roma a todos para que participem da Semana pela Solidariedade, uns dias de oração pela Síria e incluiu nas intenções desta semana a viagem do Papa Bento XVI ao Líbano.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK!
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    MUNDO

    CONTROVÉRSIA

    VIDA E FAMÍLIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Lucas 5,1-11
    Um pensamento:
    Ama at que te doa, se doer o melhor sinal.
    Beata Teresa de Calcutá
     
     

     

    VATICANO


    Jovem com síndrome de Down abraça o Papa Bento XVI

    VATICANO, 06 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Um jovem com síndrome de Down, que recebeu recentemente o Sacramento da Crisma na Itália, realizou ontem seu sonho de conhecer o Papa Bento XVI e o cumprimentou e abraçou logo depois da audiência geral.

    Conforme informa o jornal Vaticano L’Osservatore Romano, o moço de nome Luca foi eleito por unanimidade pelos outros 449 jovens da arquidiocese de Lucca (Itália) que se crismaram a pouco tempo e que assistiram à audiência, para cumprimentar e conversar brevemente com o Santo Padre.

    Alessia, uma das jovens do grupo, comentou que Luca é certamente "com sua própria deficiência, a pessoa que melhor expressa nossa presença aqui juntos hoje pelo Papa depois de receber o Sacramento da Crisma".

    Também assistiu à audiência um grupo de 1700 focolares do movimento Gen de 44 países.

    Um nigeriano, um iraquiano, um paquistanês e um mexicano conversaram brevemente com o Papa sobre o encontro que tiveram faz uns dias em Budapest (Hungria) para continuar com o "esforço de construir em primeira pessoa pontes de fraternidade para contribuir à realização do mandato de Jesus: que todos sejam um".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    "Fiscal" do Vaticano: Palavra do Papa é limpa e clara contra todo tipo de abuso

    VATICANO, 06 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano, Dom Charles Scicluna, destacou que a palavra do Papa Bento XVI "é limpa, clara e está teologicamente sustentada" contra todo tipo de abuso, incluindo claramente os abusos sexuais.

    Em diálogo com Rádio Vaticano do Reino Unido aonde participa do encontro titulado "Poder redentor: Superando o abuso na Igreja e na sociedade" que acontece no St. Mary’s University College, Dom Scicluna explicou as medidas tomadas pela Igreja para evitar os abusos sexuais.

    Para o sacerdote, existe a vontade no Vaticano de olhar a fundo os problemas que originaram os abusos sexuais. "Em minha opinião esta vontade é clara, quando se segue verdadeiramente o magistério do Santo Padre. Sabemos que sua palavra é uma palavra limpa, clara, que está teologicamente sustentada e que é de grande inspiração para todos".

    "Diria também que o Vaticano é feito de pessoas e evidentemente estamos todos em um caminho de conversão, mas se queremos dizer para onde vai a Barca de Pedro, é necessário olhar quem a guia. E Bento XVI é um ótimo guia e tem uma liderança indiscutível neste campo que é apreciado por todos".

    No encontro que participa, o Promotor de Justiça explica que participam teólogos europeus para discutir um tema fundamental para a Igreja que é "a vontade de purificar a autoridade–que é um serviço– de todo tipo de abuso".

    "Isto quer dizer uma ‘corresponsabilidade’ não só dos leigos, mas também dos teólogos, que em uma realidade verdadeiramente eclesiástica procuram dar respostas às consequências do abuso do poder –falamos também dos abusos sexuais contra menores por exemplo– que são uma praga na Igreja".

    Depois de ressaltar que o encontro foi uma instância importante de enriquecimento multidisciplinar, Dom Scicluna disse que assim a "Igreja pode crescer no que justamente Bento XVI chama de vontade de purificação e ser assim testemunhas mais eficazes do Evangelho".

    O Promotor de Justiça disse também que "o mais importante é seguir dando passos neste caminho e estar abertos a discussões e debates que sejam inclusivos na Igreja. Não só teólogos que falem entre si".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa aos leigos da África: Difundam mensagem de alegria e esperança de Cristo

    VATICANO, 06 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI insistiu aos leigos da África a receber e difundir com forças renovadas a mensagem de alegria e esperança de Cristo, que é capaz de purificar e fortalecer os grandes valores de sua cultura.

    Em uma mensagem dada a conhecer ontem e enviada ao Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, em ocasião do Congresso dos Leigos Católicos da África que está sendo realizado desde o dia 4 até 9 de setembro, o Santo Padre recordou também que a África está chamada a ser "o continente da esperança".

    No texto dirigido aos participantes do evento que se realiza em Yaoundé, Camarões, sob o lema "Testemunhas de Jesus Cristo na África hoje. Sal da terra... luz do mundo", Bento XVI exorta a nunca deixar "que a sombria mentalidade relativista e niilista que afeta a várias partes do mundo, abra uma brecha na realidade de vocês".

    "Recebam e difundam com forças renovadas a mensagem de alegria e esperança de Cristo; uma mensagem capaz de purificar e fortalecer os grandes valores da sua cultura. Fazer da África o 'Continente da Esperança' é um compromisso que deve orientar a missão dos fiéis leigos africanos de nossa época", respira.

    O Santo Padre afirma que a esperança "indica o horizonte luminoso que se abre ante os olhos da fé", não obstante os numerosos problemas espirituais e materiais do continente e da mesma Igreja na África.

    "Inclusive os valores tradicionais mais valiosos da cultura africana hoje se veem ameaçados pelo secularismo, que causa desorientação, rupturas na malha social e pessoal, exasperação do tribalismo, violência, corrupção na vida pública, humilhação e exploração das mulheres e crianças, crescimento da miséria e da fome. A isto se acrescenta a sombra do terrorismo fundamentalista que recentemente tem como alvo às comunidades cristãs de alguns países africanos".

    Apesar disso, os povos do continente contam com "uma grande quantidade de recursos espirituais, preciosos em nossa época: o amor à vida e à família, a alegria e o gosto por compartilhar, o entusiasmo de viver a fé no Senhor".

    A missão encomendada aos católicos da África, prossegue o Papa, "surge da fé, dom de Deus, que deve ser recebido, nutrido e aprofundado porque 'não podemos aceitar que o sal se torne insípido, e a luz se mantenha oculta'".

    "Nesta obra de transformação de toda a sociedade, hoje tão urgente para a África, os leigos têm um papel insubstituível. Mulheres e homens, jovens, idosos e crianças, famílias e sociedades".

    Para concluir, Bento XVI afirma que "toda a África espera aos 'embaixadores' da Boa Nova: fiéis leigos das paróquias, dos movimentos eclesiais e das novas comunidades, apaixonados por Cristo e pela Igreja, cheios de alegria e gratidão pelo batismo que receberam, valentes construtores da paz e arautos da esperança autêntica".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Sacerdote chileno alenta romper ceticismo dos que não conhecem a Cristo

    SANTIAGO, 06 Set. 12 (ACI) .- O Pe. Carlos Arancibia, novo sacerdote da Congregação dos Clérigos de São Viator, assinalou que a missão da Igreja é "romper as barreiras da desconfiança e do ceticismo" dos que não a conhecem para assim poder levá-los a Cristo.

    "Esta tarefa difícil é justamente nossa missão. E foi a missão da Igreja desde as suas origens só que as circunstâncias e os atores vão mudando", afirmou em declarações difundidas em 4 de setembro pela Página Web Iglesiadesantiago.cl

    O sacerdote, ordenado no dia 2 de setembro pelo Arcebispo de Santiago (Chile), Dom Ricardo Ezzati, insistiu que "os desafios da Igreja são os de sempre: ser uma Igreja dialogante, que mostre a Cristo na cotidianidade, que interpele as estruturas que nos desumanizam. E que acima de tudo seja uma Igreja que não se esqueça de viver, respirar, de descansar, de sonhar, de agradecer e de ter o olhar posto no temporal sem esquecer que aspira à eternidade".

    Sobre sua vocação, indicou que nasceu da "experiência de compartilhar a vida em comunidade e reler minha história à luz do Evangelho" durante sua participação no Movimento das Juventudes Viatorianas.

    Nesse sentido, destacou os ensinamentos do fundador da sua congregação, o sacerdote francês Luis Querbes, que "dizia que devemos aspirar à prática das virtudes ordinárias. Essa devia ser nossa alegria. Por isso, meu sonho é ser um bom sacerdote, poder agradar a Deus no que eu faça e servir alegremente a meus irmãos".

    "Quero ser um pastor que se deixa apascentar. Meu lema como sacerdote será trabalhar para a glória de Deus e o serviço à Igreja", afirmou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    MUNDO


    Sacerdote expulso da Síria pede orações pela viagem do Papa ao Líbano

    ROMA, 06 Set. 12 (ACI) .- O sacerdote jesuíta Paolo Dall'Oglio que foi expulso da Síria em junho deste ano por promover manifestações pacíficas a favor da reconciliação, animou desde Roma a todos para que participem da Semana pela Solidariedade, uns dias de oração pela Síria e incluiu nas intenções desta semana a viagem do Papa Bento XVI ao Líbano.

    A Semana pela Solidariedade começou no dia 3 de setembro desde a Seção Italiana de Religiões para a Paz em Roma, que hospeda a iniciativa do Pe. Dall’Oglio com uma semana de jejum, oração, reflexão e sensibilização para apoiar ao povo sírio afetado pela guerra civil, assim como reivindicar a democracia, dignidade e respeito dos direitos humanos no país.

    Em declarações ao grupo ACI, o Pe. Dall’Oglio assinalou que Síria "está sofrendo enormemente, mas as pessoas estão esperançadas".

    "Querem ter uma Síria democrática onde a vontade de estar juntos não venha de fora, mas seja realmente uma primavera desde dentro, da alma do povo".

    "Tivemos 40 anos de ditadura totalitária, um regime com uma profunda falta de respeito pelos direitos humanos. Ao mesmo tempo, a sociedade civil começou a crescer em consciência, necessidades e exigências.", adicionou.

    O presbítero, que também fundou a Comunidade Monástica do Deir Mar Musa (perto de Damasco), que oferece ajuda à população civil em apuros, denunciou o derramamento de sangue que se vive todos os dias nas ruas do país. "Muita gente está perdida, há muitos lutando pela liberdade e pela democracia que foi perdida, muitos bons e jovens. É uma tremenda tragédia e as relações sociais são mais difíceis agora do que há um ano e meio atrás", denunciou.

    Apesar das circunstâncias, para o Pe. Dall’Oglio, ainda há esperança. "Vejo isso no fato de que os sírios são muito apegados a seu país, muito apegados ao fato de ser um país mosaico. O povo quer conservar isso. Estão comprometidos com o pluralismo e acho que entendem hoje mais que nunca que não podem pensar que seja possível viver com os muçulmanos sem respeito, amor ou consideração religiosa", disse.

    Durante a Semana pela Solidariedade, muitos sírios comprometidos com a democracia se reunirão em Roma para dar testemunho dos problemas da guerra civil e da violência. Terão atenção especial as vítimas: refugiados, deslocados, prisioneiros, encarcerados, torturados, raptados, desaparecidos, mulheres e crianças civis, menores armados e obrigados a participar da repressão.

    O objetivo destes dias é semear a semente de uma solidariedade duradoura para a reconciliação nacional, e a revitalização civil, social e psicológica dos jovens relacionados com o conflito armado.

    "Não podemos viver com outros sem uma consideração religiosa ou teológica do peso e do papel destas pessoas na história da salvação", disse o Pe. Dall’Oglio. Por isso, "acredito, como católico, que os muçulmanos têm o mesmo problema: como aceitar a presença dos cristãos, de judeus na região, como parte da sua visão teológica?".

    "Mais que nunca, se não somos inclusivos, mas fiéis a nossa convicção, não poderemos ser construtivos e positivos para conseguir equilíbrio em nossas sociedades", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Plataforma do Partido Democrata nos EUA apoia aborto e uniões gay

    CHARLOTTE, 06 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- A plataforma do Partido Democrata nos Estados Unidos, ao que pertence o presidente Barack Obama, adotou formalmente no dia 4 de setembro uma plataforma política que apoia o aborto, as uniões homossexuais e os anticoncepcionais.

    A plataforma, que estabelece as prioridades partidárias, com Obama ganhando ou não as eleições, foi adotada oficialmente na Convenção Nacional Democrata que está sendo realizada em Charlotte.

    O texto expressa seu apoio à "igualdade do matrimônio", frase usada por quem promove a legalização das uniões de casais do mesmo sexo. É a primeira vez que um partido político importante nos Estados Unidos expressa formalmente seu apoio à redefinição do matrimônio.

    A plataforma também insiste em rejeitar totalmente a lei de 1996 (Defense Marriage Act) que define o matrimônio como a união de um homem e uma mulher, e que protege este conceito nos estados ante as pressões de alguns setores para aprovar as uniões gay.

    Sublinhando seu apoio ao aborto sem restrições, a redefinição do matrimônio e dos anticoncepcionais, o Partido Democrata assinala que está comprometido com a "obtenção de políticas que realmente valorizem as famílias".

    A plataforma originalmente extirpou qualquer referência "Deus" embora admitisse que as organizações de distintos credos tiveram um papel "central" na história dos Estados Unidos. Ante as críticas provenientes dos republicanos, os democratas decidiram finalmente, em meio de protestos e depois de três votações, inserir um item no que sim expressam sua fé em Deus.

    O texto também expressa seu apoio ao mandato abortista da administração Obama que violenta a liberdade religiosa e de consciência ao obrigar às organizações religiosas a adquirir planos de saúde que cubram pílulas abortivas, a esterilização e os anticoncepcionais. Os bispos do país se opuseram em bloco e de maneira muito clara a este mandato.

    O Partido reiterou seu compromisso com o "aborto legal e seguro, sem considerar a capacidade de pagamento" e expressou sua oposição a qualquer tentativa "de debilitar ou minar esse direito".

    A plataforma também apoia a eliminação de restrições às pesquisas com embriões humanos para obter células estaminais, assim como uma "adequada educação sexual", embora não precisa a que se refere com este último conceito.

    "O Presidente Obama e o Partido Democrata estão comprometidos com o planejamento familiar em todo o mundo", afirma e ressalta a decisão do mandatário de reverter a política conhecida como Cidade do México, que proíbe aos Estados Unidos financiar a grupos que promovam ou realizem abortos.

    Também insiste em que "os direitos gay são direitos humanos" e alenta a decisão da Secretaria de Estado de financiar atualmente "um programa que sustenta às organizações de direitos gay" e exorta a "combater ativamente" as ações de outras nações que consideram que estão comprometidas com a "discriminação".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    VIDA E FAMÍLIA


    Cardeal Bergoglio: Sacerdotes devem batizar os filhos de mães solteiras

    BUENOS AIRES, 06 Set. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Cardeal Jorge Mario Bergoglio, chamou os sacerdotes a batizar os filhos das mães solteiras e não ser "os hipócritas de hoje" que terminam afastando o povo de Deus da salvação.

    Durante o encerramento do Encontro da Pastoral Urbana da Região Buenos Aires, o Cardeal disse que é necessário mostrar "uma ternura especial com os pecadores" e com os mais afastados porque "Deus vive em meio deles". Por isso, lamentou que alguns tenham "clericalizado à Igreja do Senhor".

    "Enchem a Igreja com preceitos, e falo isso com dor, se parecer uma denúncia ou ofensa, me perdoem, mas na nossa região eclesiástica há presbíteros que não batizam as crianças das mães solteiras porque não foram concebidos na santidade do matrimônio".

    "Estes são os hipócritas de hoje. Os que clericalizaram à Igreja. Os que afastam o povo de Deus da salvação. E essa pobre mãe que poderia ter tirado esta criança, mas que teve a valentia de dar à luz vai peregrinando de paróquia em paróquia para que a batizem", expressou o Cardeal no dia 2 de setembro durante a Missa celebrada na Universidade Católica Argentina.

    Ele insistiu no chamado a ser mais próximos com o próximo. "Deus põe seu povo em situação de encontro. E com essa proximidade, com esse caminhar, cria essa cultura do encontro que nos faz irmãos, filhos e não sócios de uma ONG ou partidários de uma multinacional. Proximidade. Essa é a proposta", afirmou.

    "Não à hipocrisia, não ao clericalismo hipócrita e não a tornar mundana nossa vida espiritual, porque isto é demonstrar que alguém é mais empresário que homem ou mulher de Evangelho", expressou.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo