Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    segunda-feira, 5 de novembro de 2012

    [catolicos_respondem] NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS (05) JOB PROTÓTIPO DA POBREZA Som !

     

     

                       

                          NOVEMBRO, MÊS DAS ALMAS

     

                                                                      (05) JOB PROTÓTIPO DA POBREZA !

     

             

              "Quem me ouvia falar, felicitava-me e os que me viam davam testemunho de mim, porque livrava o pobre que pedia socorro e o órfão que não tinha defensor".(Job.29,11-12)

     

              Todos nós sabemos em linhas gerais a história  de Job, um homem rico e próspero que caiu na miséria e gritava para Deus :

              - "Porque é que isto me aconteceu a mim"?

              A maior parte do Livro de Job  lê-se como se se tratasse de um processo de tribunal com Job a argumentar com o seu ponto de vista e os seus amigos a defender Deus (sem uns nem outros entenderem verdadeiramente Deus).

              O Capítulo XIX começa com o resumo das suas queixas contra Deus, invocando o que ele tinha sido antes :

              - "Quem me dera voltar a ser como antes, nos dias em que Deus me protegia, quando a Sua luz resplandecia sobre a minha cabeça, e o seu resplendor me guiava nas trevas". .. (Job.29,1-2).

              Invoca assim o que tinha sido a sua vida no passado e o que fez como respeitado cidadão :

              - "Ajudava os pobres, era os olhos dos que não viam e os pés dos que não andavam e o pai dos necessitados".(Job.29,15-16).

              No seu discurso, tendo em conta a sua responsabilidade diante de Deus,  mais tarde havia de dizer :

              - "Se violei o direito do meu servo e da minha serva nas suas discussões comigo, que será de mim quando Deus se levantar, que Lhe responerei quando me interrogar"? (Job.31,13-14).

              Na sua defesa, Job apoia-se e descansa com a consciência de ter praticado as obras de misericórdia.

              Por fim Deus diz-lhe que ele não pode compreender a infinita majestade de Deus  nem os Seus caminhos, mas Deus não diz a Job que os seus actos de bondade e misericórdia não têm valor ou não são aceites, nem lhe diz que a sua auto-defesa não há-de estar presente no julgamento final em que ele há-de estar entre os eleitos.

              O fim de toda esta história de Job, que vale a pena ler na íntegra, é dar-nos um modelo de paciência no meio das tribulações da vida, assim como mostrar-nos a justiça e transcendência dos desígnios divinos que ao homem cumpre aceitar, mesmo que os não compreenda.

              Mostra-nos que os males terrenos nem sempre são o castigo do pecado, mas também são um  meio de provação para aperfeiçoamento dos justos e amigos de Deus.

              E mostra-nos ainda que o bem que  fazemos aos necessitados e a misericórdia que  usamos para com eles, é como se o fizéssemos ao próprio Deus.

                                                  ................................   

              Normalmente, na nossa sociedade moderna, contam mais os nossos direitos, sejam eles quais forem, do que os nossos deveres, e muito mais do que a nossa bondade e misericórdia para com os necessitados, sem termos em conta que, tal como Job, que de homem rico se tornou o mais pobre de todos, algo de semelhante nos pode também acontecer.

              Quando a vida nos dá fartura, não esqueçamos os que mais precisam; e quando a vida nos dá problemas, saibamos aceitá-los com paciência para termos méritos diante de Deus, em desconto dos nossos pecados e em sufrágio pelas almas do Purgatório.

              O Ano da fé vai convidar-nos a todos para este sentimento de solidariedade para com os outros, como meio de aprofundarmos o nosso conhecimento e os nossos sentimentos da Fé.

                                                                  John

                                                                                Nascimento         

     

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.

    Quantidade ou qualidade? No Y!Encontros vc encontra de tudo um pouco.

    Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo