Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    domingo, 16 de dezembro de 2012

    ACI Digital: Bento XVI: A justiça e a caridade não se opõem

    Documento sin título
       
    NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
     
      16 de dezembro de 2012  
    Bento XVI: A justiça e a caridade não se opõem
    VATICANO, 16 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Angelus, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assegurou que “justiça e caridade não se opõem, mas são ambos necessários e se completam mutuamente”.
    NOTÍCIA COMPLETA

    SUGERIMOS HOJE:

    FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
    http://www.facebook.com/acidigitalport

    SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
    https://twitter.com/acidigital

    SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
    https://twitter.com/ssbentoxvi

    ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

    MANCHETES DO DIA



    VATICANO

    AMÉRICA

    CONTROVÉRSIA

    Católico em Dia
    Evangelho:
    Santo ou Festa:
    Santa Adelaide, Viúva
    Um pensamento:
    Onde entra Cristo ressuscitado, com Ele entra a verdadeira paz.
    João Paulo II
     
     

     

    VATICANO


    Bento XVI pede que os jovens não tenham medo de seguir o Senhor Jesus na vocação sacerdotal

    VATICANO, 15 Dez. 12 (ACI) .- Em sua mensagem com motivo da próxima celebração da 50ª Jornada Mundial de oração pelas vocações, o Papa Bento XVI exortou os jovens de todo o mundo a não terem medo de seguir Jesus nem de percorrer com intrepidez os exigentes caminhos da caridade e do compromisso generoso.

    A Jornada Mundial de oração pelas vocações se realiza no dia 21 de abril de 2013, IV Domingo de Páscoa, e terá como tema “As vocações, sinal da esperança fundada na fé”, e no marco do Ano da Fé e o 50 aniversário do início do Concílio Ecumênico Vaticano II.

    O Santo Padre assinalou aos jovens em sua mensagem que, ao seguir Jesus, “serão felizes de servir, serão testemunhas daquele gozo que o mundo não pode dar, serão chamas vivas de um amor infinito e eterno, e aprenderão a dar razão de sua esperança”.

    O Papa remarcou que é necessário para as vocações “crescer na experiência de fé, entendida como relação profunda com o Jesus, como escuta interior de sua voz, que ressona dentro de nós”.

    Bento XVI indicou que a oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã na certeza de que Deus nunca abandona o seu povo e o sustenta suscitando vocações especiais ao sacerdócio e à vida consagrada, para que sejam sinais de esperança para o mundo.

    O Santo Padre afirmou que “Também hoje, como aconteceu durante a sua vida terrena, Jesus, o Ressuscitado, passa pelas estradas da nossa vida e vê-nos imersos nas nossas atividades, com os nossos desejos e necessidades”.

    “É precisamente no nosso dia-a-dia que Ele continua a dirigir-nos a sua palavra; chama-nos a realizar a nossa vida com Ele, o único capaz de saciar a nossa sede de esperança. Vivente na comunidade de discípulos que é a Igreja, Ele chama também hoje a segui-Lo. E este apelo pode chegar em qualquer momento. Jesus repete também hoje: «Vem e segue-Me!» (Mc 10,21)”.

    “Para acolher este convite, é preciso deixar de escolher por si mesmo o próprio caminho. Segui-Lo significa entranhar a própria vontade na vontade de Jesus, dar-Lhe verdadeiramente a precedência, antepô-Lo a tudo o que faz parte da nossa vida: família, trabalho, interesses pessoais, nós mesmos. Significa entregar-Lhe a própria vida, viver com Ele em profunda intimidade, por Ele entrar em comunhão com o Pai no Espírito Santo e, consequentemente, com os irmãos e irmãs. Esta comunhão de vida com Jesus é o «lugar» privilegiado onde se pode experimentar a esperança e onde a vida será livre e plena”, assinalou.

    Bento XVI indicou que a resposta de um discípulo de Jesus para dedicar-se ao sacerdócio ou à vida consagrada é um dos frutos mais amadurecidos da comunidade cristã, que ajuda a olhar com particular confiança e esperança ao futuro da Igreja e a sua tarefa de evangelização.

    Esta tarefa, disse o Santo Padre, sempre necessita de novos operários para a predicação do Evangelho, a celebração da Eucaristia e o sacramento da reconciliação. 

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa expressa suas condolências a famílias de vítimas de massacre no EUA

    VATICANO, 15 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Bento XVI manifestou sua dor de coração e proximidade na oração aos familiares e vítimas do tiroteio perpetrado ontem na Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, no estado de Connecticut (Estados Unidos).

    A manhã de 14 de dezembro, um jovem armado identificado como Adam Lanza ingressou na escola e assassinou 26 pessoas, 20 deles meninos de entre 5 e 10 anos, antes de suicidar-se.

    Em um telegrama remetido ao Administrador diocesano de Bridgeport, Mons. Jerald A. Doyle, e assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, indica-se “o Santo Padre foi prontamente informado do tiroteio da Escola Primária de Sandy Hook, em Newtown, e pediu-me para transmitir o seu sentimento de pesar e a certeza da sua proximidade na oração às vítimas e suas famílias, e a todos os afetados pelo chocante acontecimento”.

    “No rescaldo desta tragédia insensata", o rezou para que Deus "console todos aqueles que choram e sustente toda a comunidade com a força espiritual que triunfa sobre a violência pelo poder do perdão, esperança e amor reconciliador”.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    O Papa: Deus não exige nada extraordinário

    VATICANO, 16 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Na Missa celebrada hoje na paróquia de São Patrício, em Roma (Itália), que o Papa, o Papa Bento XVI assegurou que “Deus não exige nada extraordinário”. O Senhor  apenas exija que cada um viva segundo “critérios de solidariedade e de justiça”, com fidelidade, valentia e humildade.

    O Santo Padre recordou a proximidade do Natal neste terceiro Domingo de Advento, e assinalou que “Deus se faz homem como nós para dar-nos uma esperança que é certeza: se o seguirmos, se vivermos com coerência a nossa vida cristã, Ele nos atrairá para Si, nos conduzirá à comunhão com Ele. E em nosso coração vibrará a verdadeira alegria e a verdadeira paz, até nas dificuldades e nos momentos de debilidade”.

    “Jesus brinda aos homens a salvação, uma nova relação com Deus que vence o mal e a morte e traz a verdadeira alegria por esta presença do Senhor que deve iluminar nosso caminho, que está frequentemente oprimido pelas trevas do egoísmo”.

    Por esta razão o Santo Padre convidou os fiéis a perceberem a presença do Senhor entre nós, pois não é um Deus longínquo, mas um Deus conosco, em meio de nós, que está na Santa Eucaristia, na Igreja viva.

    Bento XVI indicou que a semelhança do anúncio do Anjo a Maria, “Alegra-Te! cheia de graça, o Senhor está contigo”, os cristãos devem estar alegres pela proximidade do Nascimento de Deus.

    “Dentro de poucos dias celebraremos o Natal, a festa da vinda de Deus, que se fez menino e nosso irmão para estar conosco e compartilhar nossa condição humana. Devemos nos alegrar por esta proximidade e por sua presença”.

    O Papa assinalou que São Paulo em sua carta aos Filipenses diz enfaticamente “que nada pode nos separar do amor de Deus, que se manifestou em Cristo. Só o pecado nos afasta Dele, mas este é um fator de separação que nós mesmos introduzimos em nossa relação com o Senhor”.

    “E inclusive quando nos afastamos, Ele não cessa de amar-nos e segue estando perto de nós com sua misericórdia, com sua disponibilidade ao perdão”.

    O Santo Padre sublinhou que “a alegria que o Senhor nos comunica deve encontrar em nós amor agradecido. De fato, a alegria é completa quando reconhecemos sua misericórdia e agradecemos pelo que recebemos d’Ele cada dia”.

    “Quem recebe os dons de Deus de uma maneira egoísta, não encontra a verdadeira alegria; enquanto que, aquele que nos dons recebidos encontra a ocasião para amá-Lo com sincera gratidão e para comunicar a outros seu amor, tem um coração que está realmente cheio de alegria. Recordemo-nos!”.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    “Profecia” maia sobre fim do mundo não tem base científica alguma, esclarece astrônomo do Vaticano

    VATICANO, 15 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o jesuíta argentino José Gabriel Funes, escreveu em um artigo para o jornal L’Osservatore Romano que o mundo não acabará no dia 21 de dezembro deste ano tal como assegura uma publicitada profecia dos maias.

    Segundo esta "profecia", o mundo deve terminar com o alinhamento dos planetas e do sol com o centro da Via Láctea e a inversão dos pólos magnéticos do campo terrestre. O Pe. Funes considera que atualmente "a base científica dessas afirmações é obviamente falsa".

    O sacerdote jesuíta afirma que conhece bem a cultura maia e toma com humor o fato de que o mundo acabar. Em 2003 visitou as ruínas do centro maia de Copán -onde se percebe o assombroso avanço astronômico desta civilização-. Então, o perito ensinava na Universidade de Tegucigalpa (Honduras) um curso de astronomia extragaláctica, "que não se trata de um estudo dos jogadores do Real Madrid, mas sim das galáxias", brinca.

    Ele refere que o Google oferece mais de 40 milhões de resultados sobre a temática maia e os cientistas da atualidade que falam do impressionante avanço sobre o conhecimento dos astros entre os maias, mas isso não significa que suas teorias sejam perfeitas.

    Os maias mediam o tempo de maneira cíclica e estavam interessados em encontrar um desenho repetitivo do cosmos que pudesse dar-se no futuro, de maneira que sua astronomia se desenvolvia em base à política e a religião com a obsessão dos ciclos temporários.

    Neste sentido assinalou que embora possa tonar fascinante o estudo da astronomia maia, o universo foi criado há 14 trilhões de anos e segundo os dados atuais sabe –se que este se encontra em expansão contínua.

    Para o jesuíta, o universo e a história têm sentido e no interior do ser humano está a convicção fundamental de que a morte não pode ter a última palavra.

    "A cosmologia nos mostra que o universo caminha a um estado final de frio e de escuridão; a mensagem cristã nos ensina por outro lado que na ressurreição final, o último dia, Deus reconstituirá cada homem e cada mulher e o universo inteiro", concluiu.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    Bento XVI: A justiça e a caridade não se opõem

    VATICANO, 16 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Em suas palavras prévias à oração do Angelus, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI assegurou que “justiça e caridade não se opõem, mas são ambos necessários e se completam mutuamente”.

    O Santo Padre explicou que o Evangelho deste terceiro domingo do Advento apresenta novamente a figura de João Batista, e o retrata enquanto fala ao povo que ia até ele no rio Jordão para ser batizado.

    “Enquanto João, com palavras enérgicas, exorta todos a se prepararem para a vinda do Messias, alguns perguntam a ele: “O que devemos fazer?”.

    A primeira resposta é dirigida à multidão em geral. O Batista diz: “Quem tem duas túnicas, dê uma a quem não tem, e quem tem comida, faça o mesmo”.

    "Aqui podemos ver um critério de justiça, animado pela caridade. A justiça pede para superar o desequilíbrio entre quem tem o supérfluo e a quem falta o necessário; a caridade incentiva a ser atento ao outro e a ir ao encontro dos necessitados, ao invés de encontrar justificativas para defender os próprios interesses. Justiça e caridade não se opõem, mas são ambos necessários e se completam mutuamente.”.

    Citando a sua encíclica Deus Caritas Est, o Santo Padre assinalou que ‘“o amor será sempre necessário, mesmo na sociedade mais justa”, porque “sempre existirão situações de necessidade material nas quais é indispensável um auxílio na linha de um amor concreto ao próximo””.

    Em sua segunda resposta, dirigida a alguns “publicanos”, isto é, cobradores de impostos para os romanos. 

    “Já por isto os publicanos eram desprezados, e também porque sempre se aproveitavam de sua situação para roubar. A esses, Batista não diz para mudar de profissão, mas de não exigir nada além do quanto foi fixado (cfr v.13). O profeta, em nome de Deus, não pede gestos excepcionais, mas antes de tudo, o cumprimento honesto do próprio dever. O primeiro passo para a vida eterna é sempre a observância dos mandamentos; neste caso, o sétimo: “Não roubar””, destacou o Pontífice.

    “A terceira resposta refere-se aos soldados, uma outra categoria dotada de um certo poder e por isto tentada de abusos. Aos soldados João diz: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” (v.14). Também aqui, a conversão começa na honestidade e no respeito pelos outros: uma indicação que vale para todos, especialmente para quem tem maior responsabilidade”.

    Bento XVI sublinhou que o conjunto destes diálogos  chama a atenção a concretude das palavras de João: “a partir do momento que Deus nos julgar segundo nossas obras, é ali, nas atitudes, que é necessário demonstrar seguir a sua vontade".

    "E justamente por isto as indicações de Batista são sempre atuais: também no nosso mundo tão complexo, as coisas andariam muito melhor se cada um observasse estas regras de conduta", assinalou.

    "Oremos então ao Senhor, por intercessão de Maria Santíssima, para que nos ajude a nos preparar para o Natal, levando bons frutos de conversão”.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    AMÉRICA


    Basílica de Guadalupe surpreende com espetáculo de luz e som

    MEXICO D.F., 15 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Do dia 13 de dezembro até o 5 de janeiro de 2013, os peregrinos que visitem durante a noite o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em Ciudad de México poderão desfrutar de um surpreendente espetáculo de luz e som.

    O espetáculo foi inaugurado pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, segundo assinala o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME).

    O show tem início quando são apagadas as luzes do sistema de iluminação e se ilumina o Templo Expiatório a Cristo Rei e o Convento das Capuchinhas com estrelas projetadas por oito aparelhos.

    Enquanto vê-se luzes coloridas, pode-se escutar o diálogo, em língua náhuatl, entre a Virgem de Guadalupe e São Juan Diego.

    O Cardeal Rivera Carrera agradeceu aos produtores deste espetáculo que escolheram este sagrado recinto para apresentá-lo, de maneira gratuita, ao público assistente.

    Com uma duração aproximada de 15 minutos os projetores mostraram a imagem da Padroeira da América refletida na fachada exterior do Templo Expiatório a Cristo Rei, e os organizadores ofereceram também aos presentes no primeiro dia um show de fogos artificiais que saíram da cúpula da Basílica.

    Os presentes ficaram gratamente supresos, como Marcelo, que afirmou que o espetáculo "é muito bonito, muito lindo, e certamente será muito apreciado para divulgar ao mundo o que se faz aqui, e que mais pessoas pensem e acreditem na Virgem de Guadalupe".

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    MCL se solidariza com Asia Bibi, a mulher cristã condenada à morte no Paquistão por “blasfêmia”

    HAVANA, 15 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- O Movimento Cristão Liberação (MCL), um grupo defensor dos direitos humanos e da liberdade em Cuba, solidarizou-se com a cristã Asia Bibi, condenada à morte no Paquistão sob a lei de blasfêmia, pois se trata de uma das tantas vítimas perseguidas pelos grupos intolerantes à fé.

    Em declarações exclusivas ao grupo ACI, o porta-voz do MCL, Regis Iglesias, explicou que a solidariedade a Bibi se deve ao fato que “os cubanos têm sofrido em carne própria durante muito tempo a maior tentativa de descristianização no hemisfério ocidental” quando o comunismo tomou o poder em Cuba com Fidel Castro em 1959.

    “Nós sempre fomos solidários com todos os cristãos, com todos os crentes do mundo, em qualquer lugar onde a repressão dos intolerantes, do materialismo e do ateísmo vai contra as pessoas de fé”, expressou.

    Regis Iglesias recordou que em diversas partes do mundo e sob diversos regimes, “os fiéis, por manter-se firmes em sua fé, são vítimas de sistemas que tentam anular e desaparecer com nosso Deus e nossas crenças para erigir-se eles como deuses e controladores da vida de cada pessoa. Isto acontece em Cuba e em países com religiões intolerantes como no Paquistão”.

    O caso da Asia Bibi

    Asia Bibi é uma católica com cinco filhos que em 2009 foi acusada por umas camponesas muçulmanas de ter poluído a água que deviam beber ao tocar o recipiente com suas mãos "impuras" por ser cristã.

    Esta acusação foi feita ante um clérigo muçulmano e levou a que fosse presa e julgada por blasfemar contra o profeta Maomé.

    Em 8 de novembro de 2010, Asia Bibi foi condenada a morrer na forca, mas sua execução se encontra pendente depois de um recurso apresentado ante um tribunal superior.

    Atualmente está isolada em uma cela por temor a que os extremistas muçulmanos a assassinem dentro da prisão.

    No dia 17 de novembro de 2010, o Papa Bento XVI expressou sua proximidade espiritual a Asia Bibi e a seus familiares, e pediu que lhe restituam o antes possível a plena liberdade.

    A plataforma espanhola HazteOír reativou sua campanha de pressão ao governo do Paquistão para conseguir que Bibi seja liberatda. Em 2010  o grupo recolheu mais de 60 mil assinaturas que foram entregues ao presidente Asif Ali Zardari através da Embaixada do Paquistão na Espanha.

    Neste 15 de dezembro a plataforma entregará o Prêmio HazteOír ao marido de Asia, Ashiq Masih, que o receberá em nome de sua esposa.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

    CONTROVÉRSIA


    Massacre nos EUA deixa 20 crianças mortas: Sacerdotes católicos respondem à crise

    DENVER, 15 Dez. 12 (ACI/EWTN Noticias) .- Vários sacerdotes católicos se mobilizaram rapidamente para responder à crise gerada após o tiroteio ocorrido ontem em um colégio público de Newtown, no estado de Connecticut (Estados Unidos) no qual morreram 26 pessoas, entre elas 20 crianças entre 5 e 10 anos. O fato é um dos mais graves acontecidos na história recente do país.

    O atirador, que logo após o massacre se suicidou, é um jovem de 20 anos identificado como Adam Lanza. No princípio se acreditava que o autor da massacre era seu irmão Ryan, mas, este se encontra depondo ante as autoridades.

    Adam Lanza é um jovem cuja mãe era professora na escolaSandy Hook. Primeiro o joven matou seu api em sua casa antes de ir ao colégio para acabar com a vida de sua mãe na sala-de -aula onde se achavam a maioria das vítimas. A cadeia CNN reportou que a diretora e o psicólogo do colégio faleceram no tiroteio.

    Brian Wallace, diretor de comunicações da diocese do Bridgeport, onde se encontra a escola que foi cenário desta afirmou ao grupo ACI que vários sacerdotes da paróquia St. Rose of Lima (Santa Rosa de Lima) "já saíram às ruas" para atender os afetados.

    Wallace disse que "apenas alguns minutos depois do fato ter sido comunicado, o pároco, Mons. Bob Weiss, se dirigiu à cena do crime para ajudar as famílias" das vítimas.

    "Rapidamente ele alertou outros sacerdotes da paróquia que o acompanharam. À medida que a crise foi crescendo, demos aviso ao clero na área de Danbury", adicionou.

    Wallace disse que os assassinatos tiveram um profundo impacto na comunidade e "sentimo-nos desorientados por isso. É extremamente chocante. É um momento muito difícil e acredito que vai piorar. Dizem-nos que há várias crianças entre os assassinados".

    O diretor de Comunicações explicou ademais ao grupo ACI que "nossos capelãos nos hospitais também estão atendendo as pessoas. Nossos sacerdotes na cena estão fazendo tudo o que podem para sustentar as famílias que estão de luto e com aqueles que ficaram traumatizados com o que sucedeu".

    A escola Sandy Hook alberga crianças entre cinco e 10 anos de idade. Newtown, com uma população de 27,000 habitantes, encontra-se a 128 quilômetros ao nordeste de Nova Iorque. Todas as escolas do povoado foram fechadas depois do tiroteio.

    Ontem mesmo à noite houve uma missa em sufrágio por todas as vítimas do tiroteio na paróquia St. Rose of Lima, da diocese de Bridgeport.

    voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


    PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
    COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
    http://www.acidigital.com

    Nenhum comentário:




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo