TEMPO DO ADVENTO !
- (20) COM A AJUDA DE DEUS TUDO É POSSÍVEL
-"Chegou entretanto, o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho".(Lc.1,57).
Como já vimos antes (nove meses em tempo) Zacarias teve uma mensagem de um anjo que lhe comunicou que sua esposa Isabel ia ter um filho.
Perante as dúvidas de Zacarias, em virtude de ambos serem de idade avançada, o anjo deu-lhe um sinal, fazendo com que Zacarias ficasse mudo até ao dia em que a promessa de Deus se realizasse :
- "Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria".(Lc.1,20).
Portanto estas palavras e este sinal referem-se ao dia em que o filho de Isabel deverá nascer e lhe hão-de pôr um nome.
Agora, passados os nove meses de gestação, Isabel teve o seu filho e então os seus familiares e vizinhos mais próximos quizeram partilhar da alegria da família e todos em conjunto deram graças a Deus pela Sua misericórdia.
As palavras do grego que nós traduzimos por misericórdia têm também o sentido de "compaixão" significando que todos sofreram em conjunto com Isabel e Zacarias porque Deus os fez sofrer e agora os abençoa com o nascimento de seu filho.
Todos concentrados com os principais interlocutores – Isabel e Zacarais – é fácil compreender agora que todos queiram saber e se interroguem sobre o nome a dar à criança, mesmo sem saberem o verdadeiro significado deste nascimento e dos planos que Deus tem para ele, pois que nem sequer têm conhecimento da aparição do anjo que Zacarias não podia explicar por não poder falar.
Sugestões não faltam e a primeira é de que se deve chamar Zacarias, que é o mesmo nome do pai.
Mas, por mais estranho que pareça, Isabel não está de acordo e, por alguma inspiração interior que ninguém pode saber, diz que o menino se deve chamar João.
Como não havia na família ninguém com o nome de João, surgiram muitos reparos por parte da família e dos vizinhos ali presentes, e resolveram perguntar, por sinais, ao pai, qual deveria ser o nome de seu filho.
Bem claro estava que a promessa de Deus, para Zacarias, estava prestes a cumprir-se e, quando lhe pediram para dizer o nome de seu fllho, Zacarias fê-lo por escrito :
- "Este, pedindo uma placa, escreveu : O seu nome é João".(Lc.1,63).
As placas ou tábuas, em que escreviam com um punção de ferro, estavam cobertas por uma fina camada de cera.
Ora isto já foi uma grande revelação para todos, mas o mais importante estava ainda para acontecer, segundo a promessa do anjo :
- "Imediatamente abriu-se-lhe a boca, a língua se lhe desprendeu, e começou a falar, bendizendo a Deus".(Lc.1,64).
Este facto, só por si, seria suficiente para todos compreenderem que alguma coisa de extraordinário tinha acontecido ou estaria para acontecer.
A primeira reacção de todos os presentes foi de apreensão e temor :
- "O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos".(Lc.1,65).
Entretanto, Zacarias, agora a poder falar sem problemas, deve ter contado como tudo tinha acontecido nove meses antes, enquanto exercia as suas funções litúrgicas no Templo e, perante os factos, todos muito mais admirados, mais se interrogavam :
- "Quem virá a ser este menino ? E, de facto, a mão do Senhor estava com ele.". (Lc.1,66).
O nome de João estava desde há muito decidido no plano de Deus, pois ele viria a ser o seu enviado e o precursor de Cristo.
Na verdade e contra todas as expectativas, mesmo as de Isabel e Zacarias, com Deus e segundo a Sua vontade tudo é possível.
É bom que nos habituemos também a confiar mais no poder e na bondade de Deus e, para isso saibamos viver segundo a Sua vontade porque, mesmo sem milagres, Deus nos pode ajudar a todo o momento, se for do Seu agrado e para nosso maior bem.
Nascimento
catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário