Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sábado, 2 de março de 2013

    [Catolicos a Caminho] CONVERSÃO - METANOIA Som !

     

     

                  CONVERSÃO – METANOIA !

                           *******************

            «Olha, Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém,  restituirei quatro vezes  mais».

     

    Estas expressões Conversão e Metanoia, podem ser usadas em muitos sentidos, mas, no sentido religioso, significam uma mudança de um estilo de vida de pecado, para o caminho de Deus através da Igreja.

    No Antigo e Novo Testamento, a conversão significava geralmente a mudança dos caminhos do pecado para a vida de Deus.

    No Novo Testamento especialmente Cristo pregou a conversão como uma preparação para o Reino que havia de vir :

    - Convertei-vos que está próximo o Reino dos céus. (Mt. 4,17).

    - Arrependei-vos e acreditai na Boa-Nova. (Mc.1,15).

    O tema da conversão foi o centro de toda a pregação de João Baptista e de Cristo.

    Santo Tomás de Aquino diz que a conversão se opera em três fases, para cada uma das quais há uma graça correspondente :

    - Preparação que é a operação da graça divina através de Deus.

    - Mérito que é o estado habitual da graça.

    - Glória que é a consumação destas graças e de todas as outras.

    Estas etapas da conversão supõem liberdade, como supõem também evangelização e conhecimento, como diz S. Paulo :

    - Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditam ? E como hão-de acreditar n'Aquele que não ouviram ? E como ouvirão se ninguém lhes prega ? E como pregarão se não foram enviados ? (Rom.10,14).

    Diz o Catecismo da Igreja Católica :

    160 . - ...De facto, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo nenhum constrangeu alguém. «Deu testemunho da verdade, mas não a impôs pela força aos seus contraditores. O seu reino(...) dilata-se graças ao amor, pelo qual, levantado na cruz, Cristo atrai a Si todos os homens».(DH 11).

    E o Concílio Vaticano II diz no Decreto sobre a Actividade Missionária da Igreja :

    - Portanto, é preciso que todos se convertam a Cristo conhecido pela pregação da Igreja e que sejam incorporados, pelo Baptismo, a Ele e à Igreja, o Seu Corpo. (AG 7).

                Assim, ao falarmos em Convertidos podemos entender o seguinte :

    1- De maneira geral são aquelas pessoas cujas ideias e convicções se mudaram de uma posição para outra.

    2)- Religiosamente são aquelas pessoas que deixaram uma vida de pecado e entraram na prática da virtude e da integridade moral.

    3)- No sentido de Profissão Religiosa são aquelas pessoas que aceitaram uma nova filiação religiosa incluindo a renúncia à crença e a práticas religiosas da anterior filiação.

    4)- Quanto à Igreja Católica, são aquelas pessoas que se tornaram cristãos e católicos pelo Baptismo.

                A Metanoia   é uma expressão grega que significa, contrição, conversão, mudança de vida.

                Dentro do pensamento e do ensino modernos da Igreja esta expressão Metanoia, hoje muito usada, significa a relação da Comunidade Cristã dentro da Igreja como deve ser sentida e vivida por cada pessoa.

                A primeira "conversão" é o dom fundamental que cada um recebe no Baptismo; se este dom se perde pelo pecado, é necessária uma outra "conversão" (regresso à comunidade eclesial), que torne a pessoa mais vigorosa, através do Sacramento da Reconciliação.

                Assim, Metanoia significa o exercício da virtude da penitência pela qual se completam os sofrimentos de Cristo, se atinge uma vida em união com o corpo de Cristo e se vive para Cristo na fé :

                - Produzi, pois, frutos de arrependimento e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: Temos por pai Abraão... (Mt.3,8).

                - João Baptista apareceu no deserto a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. (Mc.1,4).

                - Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lc.15,7).

                - Foi a Ele que Deus elevou[...] a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos seus pecados. (Act.5,31).

                Por todos estes textos da Sagrada Escritura se entende que, para uma verdadeira Conversão ou Metanoia, é preciso o Arrependimento.

                S. Paulo fala numa "nova criatura", no "homem velho" que deve morrer para dar lugar ao "homem novo", e a tudo isto se pode chamar a verdadeira Metanoia, que é a verdadeira Conversão ou mudança do coração.

                Uma verdadeira Conversão ou Metanoia, foi o que aconteceu a Zaqueu, a partir do momento em que, ao chamamento de Jesus, toda a sua vida entrou numa nova fase de arrependimento, de renúncia aos seus erros e de recuperação pela entrega dos seus bens aos pobres.

                A Conversão ou Metanoia é o único caminho de salvação para todos aqueles que, pelo pecado grave, perderam o estado de graça ou de união com Deus.

                Conversão, arrependimento e penitência são os temas principais deste Tempo da Quaresma.

                                              

                                                    John

                                                                Nascimento        

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, envie um e-mail para:
    catolicosacaminho-unsubscribe@yahoogroups.com

    .

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo