Banner

Jesus Início

Início


Visitas



addthis

Addrhis

Canal de Videos



    •  


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    • -


    Rio de Janeiro

    Santa Sé






    sexta-feira, 1 de março de 2013

    Padre Alberto Gambarini


    Padre Alberto Gambarini


    Posted: 26 Feb 2013 06:00 PM PST
    Missa parte a parte: LITURGIA DA PALAVRA

    liturgia da palavraA missa ou celebração eucarística é composta de duas grandes partes: liturgia da Palavra e liturgia eucarística. Na primeira parte, Deus fala conosco por meio da Palavra; e na segunda, a Palavra se faz carne, para ser alimento e remédio da nossa fé.
    Para entender a importância da liturgia da Palavra, vale a pena lembrar um alerta de Santo Agostinho:
    "Se durante a proclamação da Palavra, você se encontra desatento e aborrecido, e assim ela escorrega de sua vida sem entrar em sua mente e coração, tal atitude seria como se, durante a santa comunhão, você deixasse cair a Eucaristia de suas mãos ou boca, e a pisasse com os pés."
    A liturgia dominical da Palavra é composta de três leituras.
    A primeira leitura é uma passagem do Antigo Testamento, e no tempo Pascal, os Atos dos Apóstolos ou o Apocalipse. As passagens escolhidas tem uma ligação com o tema dos evangelhos.
    Em seguida temos um salmo, isto é, uma oração bíblica, que tem como finalidade nos ajudar a interiorizar a primeira leitura. É chamado de salmo responsorial, pois toda a assembléia é convidada a cantar o refrão, como resposta aos trechos cantados ou rezados pelo salmista.
    A segunda leitura é tirada das cartas dos apóstolos, ou outros trechos do Novo Testamento.
    A terceira leitura é sempre uma passagem de um dos evangelhos. Para facilitar uma leitura continuada dos evangelhos, as leituras foram divididas em três anos. No Ano A é lido o evangelho de São Mateus; no Ano B, o evangelho de São Marcos; e no Ano C, o evangelho de São Lucas. O evangelho de São João é distribuído nos três anos, principalmente no Tríduo Santo (os três dias principais da semana santa), e no tempo pascal.
    O verdadeiro acolhimento da Palavra exige humildade, sincero amor, atenção da mente e coração, pela certeza de se estar ouvindo a voz de Deus. Somado a esta atitude de escuta também é necessária a disposição de deixar-se transformar, curar e libertar.
    "Não foi uma erva nem algum ungüento que os curou, mas a vossa palavra que cura todas as coisas, Senhor." ( Sb 16,12)







    Nenhum comentário:

    Apoio




    _


    Immaculata mea

    In sobole Evam ad Mariam Virginem Matrem elegit Deus Filium suum. Gratia plena, optimi est a primo instanti suae conceptionis, redemptionis, ab omni originalis culpae labe praeservata ab omni peccato personali toto vita manebat.


    Cubra-me

    'A Lógica da Criação'


    Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim




    “Se não fosse a Santa Comunhão, eu estaria caindo continuamente. A única coisa que me sustenta é a Santa Comunhão. Dela tiro forças, nela está o meu vigor. Tenho medo da vida, nos dias em que não recebo a Santa Comunhão. Tenho medo de mim mesma. Jesus, oculto na Hóstia, é tudo para mim. Do Sacrário tiro força, vigor, coragem e luz. Aí busco alívio nos momentos de aflição. Eu não saberia dar glória a Deus, se não tivesse a Eucaristia no meu coração.”



    (Diário de Santa Faustina, n. 1037)

    Ave-Maria

    A Paixão de Cristo