acrvcatolico deseja recomendar o seguinte arquivo:
É oficial: Congregações gerais começarão no dia 4 de março
Favor clicar no seguinte link para ver a colaboração:
NOTÍCIAS DIÁRIAS · www.acidigital.com
1 de maro de 2013
Prévias ao conclave
É oficial: Congregações gerais começarão no dia 4 de março
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- No primeiro dia da Sé Vacante, e conforme o estabelece a Constituição apostólica "Universi Domini Gregis", o Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, convocou nesta manhã aos cardeais à primeira congregação geral que será na próxima segunda-feira, 4 de março.NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:
FAÇA PARTE DA NOSSA REDE NO FACEBOOK
http://www.facebook.com/acidigitalport
SIGA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO TWITTER
https://twitter.com/acidigital
SIGA AS NOTÍCIAS DO PAPA NO TWITTER
https://twitter.com/ssbentoxvi
ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE
MANCHETES DO DIA
VATICANO
É oficial: Congregações gerais começarão no dia 4 de março
Vaticanista: Conclave é vulnerável a pressões externas e internas
Bento XVI está sereno, dormiu bem e celebrou Missa, diz porta-voz do Vaticano
Cardeal Sepe: Primeira congregação de cardeais será no dia 4 de março
A Sede de Pedro está vacante e a Igreja reza pelo novo Papa
Patriarca pede que não enviem mais armas à Síria
Cardeais que investigaram caso vatileaks participam de reuniões prévias ao Conclave
Sede Vacante: Camerlengo e Vice Camerlengo da Igreja selam aposentos papais e basílica de São João de Latrão
Vaticano emite selo pelo fim do Pontificado de Bento XVI
AMÉRICA
Núncio em Cuba: Bento XVI é exemplo de fé indômita e valente
Mil e oitocentas crianças mexicanas enviam cartas de agradecimento a Bento XVI
BRASIL
Presidência da CNBB envia carta aos bispos brasileiros sobre o período de Sé Vacante
Católicos de Minas Gerais se reúnem para rezar por Bento XVI e dar graças pelo seu papado
PERFIS
Faleceu o Cardeal Jean Honoré, um dos redatores do Catecismo
Católico em Dia
Evangelho:
Santo ou Festa:
São Suitberto
Um pensamento:
"Os coraes dos homens amam um dia e no outro so indiferentes. S Deus no muda".
Santa Teresa dos Andes
VATICANO
É oficial: Congregações gerais começarão no dia 4 de março
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- No primeiro dia da Sé Vacante, e conforme o estabelece a Constituição apostólica "Universi Domini Gregis", o Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, convocou nesta manhã aos cardeais à primeira congregação geral que será na próxima segunda-feira, 4 de março.Está previsto que esta primeira congregação geral, as reuniões dos cardeais que se reúnem antes do conclave para conversar sobre os desafios da Igreja, comece às 9:30 a.m. na Sala Nova do Sínodo dos Bispos. A segunda congregação geral será também nesta segunda-feira, às 5:00 p.m. no mesmo lugar.
Nas congregações não só participam os 115 cardeais eleitores, mas também os cardeais maiores de 80 anos que contribuem com a sua sabedoria e experiência neste importante momento para a Igreja Católica.
A carta enviada pelo Cardeal Sodano a outros cardeais assinala que "as Congregações gerais continuarão depois, com normalidade, até que se alcance o número completo de cardeais eleitores e o Colégio de Cardeais dita a data do ingresso no Conclave de ditos cardeais eleitores".
Este procedimento se realizará, assinala o texto, "conforme o estabelecido no recente Motu Proprio do último dia 22 de fevereiro sobre algumas modificações das normas relativas à eleição do Romano Pontífice".
Na norma que se refere o Cardeal Sodano, o agora Papa Emérito Bento XVI fez uma série de modificações relativas ao conclave. A mais importante se refere à faculdade dos cardeais de adiantar a data de seu início antes dos 15 dias de iniciada a Sé vacante.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vaticanista: Conclave é vulnerável a pressões externas e internas
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O vaticanista italiano Sandro Magister afirmou que a eleição do novo sucessor de Pedro não estará isenta de pressões internas e externas e que o próximo Pontífice não poderá deixar de reformar drasticamente a Cúria Romana."Não se recorda, no último século, um pré-conclave tão às escuras e tão vulnerável a pressões externas e internas", expressou Magister em sua última coluna publicada no jornal italiano "L'Espresso".
O vaticanista recordou que a última vez que um país pressionou um Conclave foi em 1903 quando o império austro-húngaro vetou um cardeal que ia ser eleito Papa. Entretanto, hoje não são os países mas os meios de comunicação os que não dão trégua aos cardeais.
"Um deles já caiu, o (cardeal) escocês Keith Michael Patrick O'Brien", cuja demissão foi aceita por Bento XVI como Arcebispo de Edimburgo, "e ele mesmo anunciou que não viajará a Roma". Além disso estão "o ex-arcebispo de Los Angeles, Roger Mahony, censurado por seu próprio sucessor, José Horacio Gómez. Um terceiro é o ex-arcebispo de Bruxelas, Godfried Danneels", afirmou.
"Para os três os cargos de acusação se referem a essa 'sujeira' contra a qual o Papa Ratzinger combateu sua valente batalha. Mahony e Danneels resistiram até agora à purgação, mas dentro do colégio cardinalício seu prestígio já está virtualmente anulado", afirmou.
Magister recordou que estes três cardeais integraram os nove votos a favor do Cardeal Carlo Maria Martini no Conclave passado, "o candidato bandeira dos cardeais progressistas contrários à eleição de Ratzinger". "Hoje, desta corrente progressista já não quase resta nada dentro do sacro colégio", acrescentou.
Entretanto, assinalou que às pressões externas se somam as que procedem de dentro da Igreja.
Nesse sentido, referiu-se ao relatório secreto que os cardeais Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi entregaram "a Bento XVI, e só a ele", sobre o caso dos documentos filtrados e que terminou com a condenação –e posterior perdão-, do ex-mordomo do Papa, Paolo Gabriele.
Este relatório, recordou Magister, Bento XVI "pôs a disposição exclusiva de seu sucessor, um relatório sobre o qual não se filtrou nem sequer uma linha mas que se sabe que retrata um quadro preocupante sobre o mal funcionamento da cúria romana, e isto pesa sobre o conclave como uma bomba relógio".
"Isso condicionará a eleição do novo Papa, porque ao eleito se pedirá que realize urgentemente essa reforma da 'governance' que Bento XVI deixou inacabada, sob pena de que a Igreja se precipite em uma desordem institucional tal que possa obscurecer sua missão última e verdadeira: reavivar a fé cristã ali onde esteja debilitada e levá-la onde ainda não chegou", expressou.
O vaticanista recordou que em 1978 houve pressões sobre os cardeais. "Foi-lhes entregue um dossiê preparado pelo 'think tank' bolonhês de Giuseppe Dossetti, Giuseppe Alberigo e Alberto Melloni, que incluía um capitulo detalhado sobre o que o novo eleito deveria fazer nos primeiros 'cem dias': abolir as nunciaturas, que as respectivas regiões eclesiásticas escolham os bispos, conferir poderes deliberativos aos sínodos dos bispos, instituir ao vértice da Igreja um órgão colegial 'que sob a presidência pessoal e efetiva do Papa trate pelo menos a cada dois meses os problemas que expostos à Igreja em seu conjunto, tomando as decisões oportunas'".
Além disso, pedia-se que o novo Papa "se libertasse do medo à revolução sexual'".
Isto foi ignorado totalmente por João Paulo II e posteriormente por Bento XVI.
"Ao seu sucessor (de Bento XVI) os cardeais eleitores pedirão muito menos em matéria de governo. Bastará que nos primeiros cem dias inicie uma drástica reforma da cúria. Esta vez será difícil que o novo Papa se possa eximir-se disto", finalizou Magister.
O artigo completo em italiano se encontra em: http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1350449?sp=e
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Bento XVI está sereno, dormiu bem e celebrou Missa, diz porta-voz do Vaticano
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou que o Papa Emérito Bento XVI se encontra bem, lê, vê o telejornal e passeia "em um clima de serenidade e paz".Oficialmente, Bento XVI deixou vacante a Sé de Pedro ontem quinta-feira, às 8:00 p.m. hora de Roma. Este período se prolonga até a eleição do novo Papa.
Atualmente Bento XVI está no Palácio de Castel Gandolfo, onde decidiu passar os últimos momentos de seu pontificado e ficará uns dois meses até mudar-se para o mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano.
O secretário pessoal do Papa Emérito, Dom Georg Gaenswein, explicou ao Padre Lombardi através de uma conversa telefônica, que depois de saudar os fiéis pela sacada do Palácio, Bento XVI passou a noite tranquilo e sereno. Jantou, viu alguns noticiários e depois deu "um pequeno passeio –como já é de acostume-, nos salões dentro do Palácio".
Segundo o Padre Lombardi, o Papa Emérito manifestou seu apreço pelo trabalho com o que os jornalistas retransmitiram o "belo sentir profundo do povo de Deus", nestes momentos "tão emocionantes da tarde de ontem". Bento XVI deitou-se, dormiu e descansou "muito bem", acrescentou.
Na manhã de hoje, seu primeiro dia como Papa Emérito, Bento XVI passou o dia com normalidade. Às 07:00 a.m. celebrou como de costume a Santa Missa, rezou o breviário, tomou o café da manhã e se dedicou à leitura.
O porta-voz do Vaticano explicou que Bento XVI levou consigo diversos livros de "teologia, história e espiritualidade", e nestes momentos lê "A estética teológica" do teólogo Hans Urs von Balthasar.
Depois passou o dia rezando, refletindo e lendo sua correspondência. Na tarde rezou o terço e passeou pelos jardins. Finalmente, o Pe. Lombardi assinalou que provavelmente Bento XVI retome o hábito de tocar piano de noite.
"Embora ontem não tenha tocado, ele o tocou nos dias anteriores e, certamente, o faça nestes dias, o que demonstra sua serenidade", concluiu.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Cardeal Sepe: Primeira congregação de cardeais será no dia 4 de março
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Arcebispo de Nápoles (Itália), Cardeal Crescenzio Sepe, anunciou que a primeira congregação de cardeais para preparar o Conclave se reunirá na segunda-feira, 4 de março.O Cardeal, que participará do Conclave por ser Cardeal eleitor, fez este anuncio durante a adoração Eucarística que se realizou na Catedral de Nápoles para despedir-se de Bento XVI, atual Papa Emérito.
Como se recorda, em 25 de fevereiro o Santo Padre publicou um "motu proprio" no que permitia aos cardeais iniciar o Conclave antes dos 15 dias estipulados pela Universi Dominici Gregis.
O Pe. Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé explicou que a partir desta primeira congregação de cardeais se poderá anunciar a data do Conclave.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
A Sede de Pedro está vacante e a Igreja reza pelo novo Papa
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Com a retirada da Guarda a Suíça e o fechamento das portas da residência pontifícia de Castel Gandolfo nesta quinta-feira 28 de fevereiro às 8:00 p.m. (hora de Roma) marcou-se o início do período conhecido como Sede vacante (ou Sé Vacante), e os católicos do mundo elevam suas orações pelos cardeais que no conclave escolherão o novo Papa e sucessor de Bento XVI.O agora Papa Emérito, Sua Santidade Bento XVI, despediu-se dos cidadãos de Castel Gandolfo antes de ingressar na residência pontifícia aonde chegou logo de um vôo em helicóptero de aproximadamente 20 minutos de duração.
O Romano Pontífice Emérito residirá nestas vilas pontifícias durante dois meses e logo se transladará ao mosteiro Mater Ecclesiae, localizado-se nos jardins vaticanos, onde viverá uma vida de oração após quase 8 anos de pontificado.
Na quarta-feira 27 de fevereiro, em sua última audiência geral, Bento XVI dirigiu uma especial mensagem ante 200 mil pessoas que encheram a Praça de São Pedro. Em seu discurso ele disse que não abandona a cruz nem a Igreja, deu graças a todos, e assinalou que seguirá acompanhando os católicos através de sua oração.
Agora, com a Sede vacante, corresponde aos 115 cardeais eleitores escolher o sucessor de São Pedro no conclave que deve ser convocado pelo decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Angelo Sodano.
Neste período as questões de governo da Igreja são exercidas pelo camerlengo da Igreja Romana, o Cardeal Tarcisio Bertone, que foi Secretário de estado de Bento XVI. Seu cargo é um dos poucos (como o Penitenciário Mor, assumido pelo Cardeal português Manuel Monteiro de Castro) que não cessa durante a Sede vacante, como ocorre com todos os outros cargos da cúria do Vaticano.
Logo depois das congregações gerais, que são reuniões dos cardeais eles ingressarão no conclave para eleger o novo Papa.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Patriarca pede que não enviem mais armas à Síria
ROMA, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Sua Beatitude o Patriarca greco católico Gregorios III Laham exortou a comunidade internacional a deixar de enviar mais arma à Síria e escutar "nossa voz e o sofrimento do povo sírio" que em 21 de fevereiro experimentou um novo atentado que deixou 53 mortos, 235 feridos e graves danos em algumas construções, entre elas uma escola e um hospital."Fazemos uma chamada ao mundo inteiro para que se detenha o envio de armas à Síria", expressou o Patriarca em uma mensagem difundida pela agência Fides que também pede à comunidade internacional "que apoiem a Síria nos esforços de diálogo, para chegar a uma solução diplomática à crise".
"Do fundo de nossos corações, lançamos um grito à consciência do mundo inteiro, aos dirigentes dos Estados, em particular dos países árabes e das organizações internacionais, aos ativistas pela paz, à Sua Santidade o Papa e os bispos de todo o mundo cristão", manifestou.
Sua Beatitude disse que "ninguém tem o direito a exonerar-se e negar sua responsabilidade ante o massacre, a destruição, as explosões, a violência, ou ante o ódio e o rancor entre os filhos de uma mesma pátria".
Finalmente, pediu em concreto aos Estados Unidos e à Rússia que prossigam "com seus esforços sinceros para trabalhar pelo diálogo e por uma solução política e global" e "à Sua Santidade o Papa e aos responsáveis pela Santa Sé Apostólica de Roma, para que lancem uma iniciativa diplomática da Igreja Católica apoiando-se em sua influência espiritual em nível mundial".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Cardeais que investigaram caso vatileaks participam de reuniões prévias ao Conclave
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou que os cardeais que integram a comissão investigadora da filtração de documentos reservados do Vaticano, não estão impossibilitados de participar com o resto de cardeais das Congregações gerais, quer dizer, as reuniões dos cardeais prévias ao Conclave.Os cardeais Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi, encarregados das investigações, entregaram ao Papa Bento XVI um dossiê onde se recolhe toda a informação arquivada durante seus meses de indagação em relação à filtração de documentos reservados, denominada pela imprensa como "Vatileaks".
O conteúdo do documento é totalmente privado e Bento XVI dispôs que só poderá ser conhecido pelo próximo Papa. Solo os três cardeais e Bento XVI conhecem o conteúdo do dossiê.
Segundo o Pe. Lombardi, no tempo prévio ao conclave os cardeais se encontram, aconselham-se entre eles e podem ver quais elementos podem ser dados para avaliar a escolha do sucessor do Papa, sem necessidade de que este documento específico, que permanece reservado como tal ao sucessor, seja mostrado.
O Papa já recebeu em audiência a Comissão e agradeceu aos cardeais por seu "proveitoso trabalho", que "ressaltou, junto com os limites e imperfeições próprios do fator humano de toda instituição, a generosidade, retidão e dedicação de quantos trabalham na Santa Sé ao serviço da missão confiada por Cristo ao Romano Pontífice".
A Sede de Pedro ficará vacante a partir de 28 de fevereiro às 20 horas locais, e o Código de Direito Canônico dispõe que as Congregações gerais dos cardeais não podem começar antes de 1 de março.
A data limite para celebrar o Conclave se situa entre o 15 e em 20 de março, mas esta data poderia sofrer alteração caso todos os eleitores já se encontrem reunidos em Roma conforme à potestade de adiantar as datas do Conclave outorgada por Bento XVI aos cardeais através do seu último Mottu Proprio.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Sede Vacante: Camerlengo e Vice Camerlengo da Igreja selam aposentos papais e basílica de São João de Latrão
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI) .- O Cardeal Tarcisio Bertone, Cardeal Camerlengo que assume as tarefas administrativas de governo enquanto dura a Sede Vacante, selou os aposentos pontifícios no Vaticano ontem às 8:00 p.m., enquanto a Guarda Suíça abandonava o Palácio Apostólico do Castel Gandolfo ao fazer-se efetiva a renúncia de Bento XVI ao pontificado.Depois de ser recebido pelo Vice-Camerlengo, o Arcebispo Pier Luigi Celata, o Cardeal Bertone e outros integrantes da Câmara Apostólica rezaram brevemente, para logo proceder ao selo dos apartamentos pontifícios, com a presença de um notário.
Junto ao retiro da Guarda a Suíça da residência de Castel Gandolfo, o selo dos apartamentos pontifícios serve para marcar o início do período de Sede Vacante com o qual Bento XVI é agora Papa Emérito.
Bento XVI residirá em Castel Gandolfo uns dois meses enquanto duram os trabalhos de renovação do mosteiro Mater Ecclesia nos jardins do Vaticano que será logo sua residência permanente.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Vaticano emite selo pelo fim do Pontificado de Bento XVI
VATICANO, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Escritório Postal da Santa Sé emitiu um selo referente ao final do Pontificado do Papa Bento XVI, que culminou neste 28 de fevereiro às 8pm hora de Roma (Itália).O anúncio foi feito na própria quinta-feira. O selo mostra o Papa Bento XVI em primeiro plano com os braços levantados em gesto de saudação.
Ao fundo se encontra a cúpula da Basílica de São Pedro e na parte inferior aparece uma inscrição em latim que diz "O Papa Bento XVI renuncia ao Ministério Petrino. Correio Vaticano, 28.2.2013".
As pessoas que desejem ter este selo em seus correios devem enviá-lo a partir do dia 3 de abril de 2013.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
AMÉRICA
Núncio em Cuba: Bento XVI é exemplo de fé indômita e valente
HAVANA, 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- O Núncio Apostólico em Cuba, Dom Bruno Musaró, presidiu ontem na Catedral de Havana (Cuba), a Missa de agradecimento a Deus pelo Pontificado do Papa Bento XVI, quem durante oito anos deu testemunho de "uma fé indômita e valente"."Ele nos deu o testemunho de uma vida inteiramente entregue a Jesus e à Igreja; de uma fé indômita e valente; de humildade no serviço; da paixão pela verdade e do empenho pelo anúncio do Evangelho; do amor pelo homem e sua dignidade; do cuidado pelos fracos e pelos pobres. Falou-nos que Deus, anunciou a Jesus Cristo", afirmou o Prelado ante os fiéis que encheram o templo.
Dom Musaró recordou que embora "ficamos surpreendidos, e também entristecidos, pela inesperada notícia (da renúncia), ao mesmo tempo admiramos a profunda humildade e o grande valor do Papa Bento XVI".
"'Sou um humilde trabalhador na vinha do Senhor': assim disse ele, aquela tarde de 19 de abril de 2005, apresentando-se como novo Sumo Pontífice aos milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro. Humilde trabalhador na vinha do Senhor! A humildade, efetivamente, junto com um luminoso e valente magistério, foi a característica de seu pontificado", afirmou.
Nesse sentido, disse que o programa de Bento XVI durante estes oito anos foi "falar-nos de Deus, falar-nos de Jesus Cristo", tal como fez há quase um ano quando visitou Cuba com motivo dos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira da ilha.
"Nós os cubanos temos nesta noite um motivo a mais para agradecer a Deus pelo Pontificado de Bento XVI. Há pouco menos de um ano, ele nos visitou como peregrino ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre", recordou.
O Núncio destacou as palavras que o Papa pronunciou na Missa em Santiago de Cuba em 26 de março. "Queridos irmãos, sei com quanto esforço, audácia e abnegação trabalham cada dia para que, nas circunstâncias concretas de seu País, e neste tempo da história, a Igreja reflita cada vez mais seu verdadeiro rosto como lugar no que Deus se aproxima e encontra com os homens", disse então o Santo Padre.
Dom Musaró recordou várias passagens da visita de Bento XVI a Cuba e animou aos fiéis a participar do Ano da Fé convocado pelo agora Papa Emérito. "Ele com seu magistério, como todos os Papas, confirmou-nos na fé", afirmou.
"Apoiados na promessa de Cristo, nós acreditamos que as portas do inferno, do mal, nunca prevalecerão contra ela. Por isso, ao dizer "Obrigado" a Bento XVI, junto com ele, em comunhão com toda a Igreja, invocaremos nestes dias a assistência do Espírito Santo para a eleição do novo Sumo Pontífice", finalizou.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Mil e oitocentas crianças mexicanas enviam cartas de agradecimento a Bento XVI
MEXICO D.F., 01 Mar. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Mil e oitocentas crianças enviaram ao Vaticano uma carta dirigida ao Papa Bento XVI para dizer "obrigado" ao Papa e pedir que tenha presente em suas orações a todos os menores do mundo.As cartas foram escritas pelos participantes do Congresso Regional da Infância e Adolescência Misionaria (CORIAM), celebrado em Hermosillo (México), por iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias do México, cujo objetivo é impulsionar nos católicos desde a infância, o sentido missionário verdadeiramente universal.
O congresso celebrou-se entre os dias 15 aos 17 de fevereiro com crianças e adolescentes de diferentes estados mexicanos.
O responsável pela inciiativa, o Secretário da Santa Infância do México, Padre Aldo Israel Estrella García, assinalou à Agência Fides que ficaram sem espaço para transportar as cartas, mas finalmente puderam enviar todas ao Papa Bento XVI.
Os crianças também realizaram uma marcha missionária e durante o caminho, elevaram cânticos e orações para pedir pelos missionários de todo o mundo, e pelo fim da violência no México.
Os responsáveis explicaram que durante a marcha, houve um momento de "forte emoção e silêncio total", ao encontrar as cruzes que recordam um incêndio em uma creche que no ano 2009 causou a morte de 49 crianças.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
BRASIL
Presidência da CNBB envia carta aos bispos brasileiros sobre o período de Sé Vacante
BRASILIA, 01 Mar. 13 (ACI) .- No final da tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, após as 16 horas (horário de Brasília), ao início início do período de vacância da Sé Apostólica, a CNBB enviou carta aos bispos do Brasil na qual "se une aos irmãos Arce/Bispos e a todas as comunidades espalhadas pelas Igrejas Particulares, para vivenciar esse tempo com particular dedicação à oração em ação de graças pelos oito anos de pontificado do Santo Padre Bento XVI, e pelos Cardeais que elegerão o novo Papa".Na carta, a CNBB recomenda que seja lembrada a mesma súplica sugerida pelo então Cardeal Ratzinger, em 2005, antes do Conclave que o elegeu Sucessor de Pedro: "Peçamos com insistência ao Senhor que (...) nos ofereça um pastor segundo o seu coração, um pastor que nos guie ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria".
Os bispos da presidência da Conferência recordam que "durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa 'PELA ELEIÇÃO DO PAPA', a 'ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO', a exortação aos fiéis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz".
A conclusão da carta traz a renovação da compromisso com a comunhão entre os sucessores dos apóstolos e a confiança no Espírito Santo: "permaneçamos unidos na fé, fortes no amor, esperançosos na ação que conduz e anima a Igreja. Acima de tudo, sejamos dóceis ao Espírito Santo que "introduz a Igreja no conhecimento de toda a verdade (cf. Jo 16, 13), unifica-a na comunhão e no ministério, edifica-a e dirige-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e enriquece-a com os seus frutos (cf. Et 4, 11-12; 1 Cor 12, 4; Gál 5, 22)" (João Paulo II)".
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
Católicos de Minas Gerais se reúnem para rezar por Bento XVI e dar graças pelo seu papado
BELO HORIZONTE, 01 Mar. 13 (ACI) .- Um grande número de fiéis participou da missa em agradecimento a Bento XVI, celebrada no Santuário São Judas Tadeu em Belo Horizonte. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Por sua parte, uma centena de jovens da arquidiocese da capital mineira se reuniu à noite para rezar pelo Santo Padre e agradecer pelos quase oito anos de seu pontificado.Durante a Homilia na celebração eucarística no santuário mineiro, Dom Walmor pediu que todos permaneçam em oração e comunhão com toda a Igreja nesse momento: "Peço ao coração de cada irmão, cada irmã, que estejamos em comunhão com nossa Igreja, nesse momento singular. Que possamos cumprir a grande tarefa que Jesus Cristo deu ao apóstolo São Judas Tadeu, de congregar todos no amor de Deus".
"Esse é o tempo de oração e compromisso para fortalecer o coração de nossa Igreja com a intercessão de São Judas Tadeu. Bento XVI demonstrou simplicidade e humildade pelo gesto de confiança em Deus, nesse Ano da Fé", destacou.
Diversas paróquias e santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte também realizaram momentos especiais em homenagem ao Papa Emérito. No Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, que fica em Caeté (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outras atividades, também foi celebrada missa em agradecimento a o Papa Emérito. Na igreja Nossa Senhora do Carmo, região Centro-Sul da capital, os sinos repicaram durante oito minutos, representando cada ano do pontificado de Bento XVI.
Já no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, entre outras atividades, fiéis rezaram pelo Papa Emérito ao longo do dia.
Durante a noite, jovens se reuniram na Praça do Papa, um dos pontos mais conhecidos da capital mineira, que recebeu em 1980 a visita do Papa João Paulo II, para a oração do Terço. O ato, que reuniu mais de 100 pessoas, foi organizado pela internet, por meio das redes sociais.
Segundo o portal Estado de Minas, o professor de história e mestrando em filosofia Guilherme Ferreira, do Centro Schuman, falou sobre a importância do papa "ao enfrentar os problemas da Igreja com coragem, serenidade e fortaleza".
Diante do retrato de Bento XVI, iluminado por dois tocheiros, e da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e da América Latina, Guilherme afirmou que o papa manteve a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro (RJ), com presença estimada de mais de 2 milhões de pessoas.
"Enquanto o terço era recitado em volta da cruz, tendo a cidade e a Serra do Curral como cenário, jovens levantaram uma faixa de apoio ao pontífice. Ao fim, duas orações foram distribuídas entre os presentes: uma pela fidelidade ao papa e outra pela eleição", destaca ainda a nota do portal de notícias Estado de Minas.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PERFIS
Faleceu o Cardeal Jean Honoré, um dos redatores do Catecismo
PARIS, 28 Fev. 13 (ACI/EWTN Noticias) .- Quando ainda era Papa, Bento XVI enviou um telegrama ao Arcebispo de Tours (França), Dom Bernard-Nicolas Aubertin, por motivo do falecimento, nesta quinta-feira 28 de fevereiro, aos 92 anos, do Cardeal Jean Honoré, que contribuiu na edição do Catecismo da Igreja Católica.Bento XVI pediu a Deus que receba "em sua luz e sua paz este pastor fiel que serviu aIgreja com devoção na educação católica e na catequese, e logo como bispo deEvreux e arcebispo deTours".
O cardeal Honoré foi também um "artífice competente e apaixonado da redação do Catecismo da Igreja Católica e sempre teve o desejo de anunciar o Evangelho ao mundo contemporâneo".
Nascido em 13 de agosto de 1920 em Saint-Brice-en Coglès, Arquidiocese de Rennes, na França. Estudou no colégio de Saint-Malo. Ingressou no Seminário Maior deRennes, no Instituto Católico de Paris fez seu doutorado em Teologia com uma tese sobre a espiritualidade do Cardeal John Henry Newman; diplomado na Escola Prática de Altos estudos (Ecole Pratique de hautes Études).
Foi Ordenado sacerdote em 29 de junho de 1943, e nomeado Bispo de Evreux em 24 de outubro de 1971.
O Cardeal Honoré foi membro do Conselho Editorial do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 23 de julho de 1997.
Foi criado Cardeal em 21 de fevereiro de 2001 pelo Beato João Paulo II.
voltar ao início | comentar a notícia | arquivo
PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com
http://www.gloria.tv/?media=407722
Que Deus te abençoe,
Gloria.tv
Nenhum comentário:
Postar um comentário