Voz da Igreja +
Passe livre ou transporte livre? Protestos no Brasil
Posted: 21 Jun 2013 02:30 PM PDT
Nesse momento histórico para o Brasil, de protestos e grandes manifestações populares que tomam conta de todo o território nacional, é fundamental refletir, ponderar, considerar. Podemos estar às vésperas de mudanças profundas que marcarão definitivamente o futuro do nosso país, o país dos nossos filhos e filhas. Essas mudanças serão para melhor? Será que pessoas bem intencionadas não estão servindo de massa de manobra para atender a interesses políticos ocultos (ou nem tanto)?
Preocupados, observamos que o grande movimento não representa um pensamento uniforme, com ideais em comum, bem definidos, de princípios e objetivos claros. Há gente de todo tipo nas ruas: tem a turma do "oba-oba", que só quer se divertir; tem a turma dos punks e anarquistas, que só querem quebrar tudo e ver o circo pegar fogo (literalmente); tem ladrões que se aproveitam da confusão para roubar; tem os cabeças de partidos e grupos de esquerda radicais, infiltrados no meio do povo, que querem ver a estatização de tudo, insistindo num modelo que a História já mostrou que sempre deu errado onde quer que tenha sido implantado...
Um bom exemplo é que, dentro de todo esse processo, a maioria parece achar que a implantação do "passe livre" é uma ótima ideia. Claro, à primeira vista, transporte público gratuito para todos parece muito bom... Mas será que estão parando para pensar? Combustível, salário de motoristas e manutenção de veículos não é de graça. De onde virá, então, o dinheiro para cobrir os custos do tal "passe livre"? Dos impostos que pagamos, é claro. E lembre-se que o nosso governo já é campeão mundial em cobrança de impostos, taxas e tarifas... Sendo assim, a situação pode piorar, e muito, ao invés de melhorar.
Aquela famigerada turminha de estudantes alienados da realidade, que há tempos vêm sendo sistematicamente doutrinada por professores comunistas, e que é radicalmente contra qualquer tipo de privatização, parece não se lembrar que há poucas décadas o custo de uma linha telefônica no Brasil, por exemplo, era a mesma de um automóvel usado... Graças à privatização, a situação melhorou muitíssimo, e hoje praticamente toda família possui ao menos um telefe em casa. Outro exemplo é o da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD): com a privatização, a empresa organizou-se, tornando-se realmente produtiva, trouxe grandes benefícios ao Brasil e a milhares de brasileiros, tanto aos empregados quanto às empresas satélites que lhe prestam serviços; não deixou de ser orgulho nacional, pelo contrário: tornou-se referência mundial. A questão das privatizações é tema recorrente nas campanhas eleitorais, sendo frequentemente "demonizada", mas nunca se esclarece ao eleitorado quanto às suas reais consequências, nem se fala de quais empresas trariam reais benefícios ao país por serem estatais, permanecendo os debates sempre nos discursos marcados pela demagogia.
Antes de protestar, é preciso pensar e definir muito bem contra o que estamos protestando, e a favor do que nos posicionamos. O vídeo abaixo apresenta alguns pontos importantes, que andam sendo esquecidos por muitos dos manifestantes brasileiros.
vozdaigreja.blogspot.com
You are subscribed to email updates from Voz da Igreja
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
Nenhum comentário:
Postar um comentário